O livro “Ciência para Educação: uma Ponte entre Dois Mundos” é a primeira obra da Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE), um grupo de mais de 100 pesquisadores brasileiros comprometidos em fazer ciência pensando na melhoria da educação do país.

A publicação, lançada pela editora Atheneu, tem por objetivo ilustrar, com linguagem acessível, alguns dos temas relacionados ao aprendizado e à educação para os quais o conhecimento científico internacional já traz uma contribuição significativa.

O lançamento do livro acontece em São Paulo, no dia 5/12 às 18h30 na Livraria Cultura do Shopping Bourbon, com um bate-papo com os autores, e no Rio de Janeiro, no dia 08/12 às 18h30 na livraria Argumento, no Leblon.

Organizado pelos pesquisadores Roberto Lent (coordenador da Rede CpE), Augusto Buchweitz (PUCRS) e Mailce Borges Mota (UFSC), o livro reúne 25 autores associados à Rede CpE de 12 instituições públicas e privadas, entre neurocientistas, psicólogos, economistas, cientistas da informação, fonoaudiólogos, psiquiatras, médicos, biólogos e linguistas.

São 12 capítulos que, com foco multidisciplinar, abordam temas que fundamentam e condicionam as formas de aprender, com ênfase em processos neurofisiológicos, emocionais e comportamentais que afetam a educação.

“Os capítulos do livro refletem uma atualizada conceituação de como a ciência, em especial as neurociências e as tecnologias informacionais, podem impactar o desenvolvimento cognitivo e, consequentemente, a aprendizagem e o ensino para todos os níveis educacionais”, diz Lent. “Este livro representa mais uma poderosa ação da Rede CpE que certamente ajudará a inspirar não apenas melhores políticas e práticas educacionais, mas também construir essa ponte tão necessária entre ciência e educação. ”

Entre os assuntos trazidos pela obra, estão temas como o desenvolvimento do cérebro ao longo do crescimento e seu papel no aprendizado; a importância da educação infantil; o aprendizado das palavras e a participação familiar no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos; o ensino da matemática tendo como embasamento os fundamentos da neurociência e da psicologia cognitiva; os transtornos mais comuns que afetam o ensino, o papel das tecnologias na sala de aula, uma avaliação de corte econômico da educação infantil no Brasil e no mundo e as competências socioemocionais, atualmente um tema central nas discussões sobre aprendizagem e desempenho escolar.

Lançamento do livro “Ciência para Educação: uma Ponte entre Dois Mundos”

São Paulo, 05/12 às 18h30 na Livraria Cultura do Shopping Bourbon (com palestras dos autores)

Rua Palestra Itália, 500 – Piso 3 – Loja 211 Perdizes

Rio de Janeiro, 08/12 às 18h30 na Livraria Argumento do Leblon
Rua Dias Ferreira, 417 – Leblon

Sobre o Autor

Avatar photo

Jornalista carioca guiada pela curiosidade e fascinada pela ciência. Especializada na cobertura de ciência, saúde, tecnologia e meio ambiente, atuou como repórter da Ciência Hoje durante maior parte de sua carreira. Na Rede CpE, toca a assessoria de imprensa e a produção de conteúdo.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado