A Rede CpE estabeleceu como uma de suas metas, desde 2016, a elaboração de documentos que revisassem as bases científicas de temas relevantes para a educação, temas para os quais a pesquisa científica pode contribuir de modo significante. Um desses temas é a pesquisa sobre educação em si, nos campos da sociologia e da economia, assunto abordado no mais novo documento Sociologia e economia da educação: pesquisa sobre educação e progresso social.

O material tem autoria de Simon Schwartzman (Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade, IETS, RJ), Claudia Costin (Fundação Getulio Vargas, FGV, RJ),  Allan Michel Jales Coutinho (Fundação Getulio Vargas, FGV, RJ) e colaboração de Fernando Capovilla (Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – USP, SP), Miguel Foguel (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, IPEA, RJ) e Patricia Behar (Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, RS).

O documento contextualiza a pesquisa em educação ressaltando que as proposições por ela levantadas permitem uma ampla compreensão do papel da educação em diferentes sociedades e do impacto de arranjos e práticas institucionais nos resultados do aluno. Mas argumenta que as políticas e práticas educacionais ainda são raramente baseadas em evidências fornecidas pela pesquisa, em contraste, por exemplo, com a saúde e a prática médica.

O trabalho traz também os desafios de avaliar as proposições gerais estabelecidas pela pesquisa em educação, os principais consensos e controvérsias na área e o que ainda é preciso ser investigado com novas pesquisas.

 

ACESSE O DODUMENTO
Sociologia e economia da educação: pesquisa sobre educação e progresso social

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado