Nosso pesquisador associado Marcus Maia (DLF/UFRJ) organizou o livro “Psicolinguística e Educação”, recém-lançado pela Ed. Mercado de Letras. O lançamento da obra ocorreu no Encontro Nacional da ANPOLL. O livro tem por objetivo alcançar “docentes em formação ou já atuando nos níveis fundamental e médio no Brasil, oferecendo-lhes, em linguagem clara e objetiva, ideias inovadoras, com potencial para contribuir com o desafio de melhorar as competências linguísticas de seus alunos”.

Também participa como autora do livro a pesquisadora da Rede CpE Aniela Improta França, professora do Departamento de Linguística e Coordenadora da Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O livro apresenta e discute questões teóricas relevantes, revisando pesquisas, reportando experimentos psicolinguísticos e neurocientíficos.  Os autores dos oito capítulos da obra foram em busca de ações efetivas, em seus laboratórios, para contribuir para a superação dos desafios que há décadas vêm se colocando para a educação básica no Brasil.

“Esperamos que as análises e propostas no livro sejam inspiradoras e multiplicadoras de ações pedagógicas e políticas públicas inovadoras, que garantam o desenvolvimento cognitivo e afetivo pleno e digno dos alunos nas escolas brasileiras, transformando radicalmente o quadro de indigência e violência em que vivemos”, diz Maia. “Isso  é possível.”

O livro pode ser adquirido no site da editora.

Sobre o Autor

Avatar photo

A Rede Nacional de Ciência para a Educação tem por objetivo integrar esforços dos vários laboratórios e pesquisadores do Brasil, de qualquer especialidade, cujo trabalho possa ser aplicado à Educação.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado