A introdução de novos vocabulários – tanto na primeira língua, para crianças pequenas, quanto no ensino de língua estrangeira – é uma ótima oportunidade de colocar os alunos para gastarem energia, além de aumentar a atenção e a motivação.

Uma atividade que dá muito certo é espalhar palavras, letras, objetos ou figuras pelo pátio e pedir que as crianças corram para encontrar o item correto para cumprir determinada tarefa.

Por exemplo:

  • Para crianças que estão sendo alfabetizadas, pedir que encontrem a letra inicial de uma palavra.
  • Para crianças que estão aprendendo as cores, que encontrem um objeto naquela cor.
  • Dar uma frase com uma lacuna e pedir que crianças encontrem palavras que completem a frase de forma que ela tenha sentido.

A mesma estratégia pode ser utilizada para praticar conjugação de verbos, tabuada e muitos outros conteúdos. A aula de Educação Física também pode ser um bom momento para associar o movimento aos conhecimentos dados em outras disciplinas, de forma lúdica reforçando assim o aprendizado.

Sobre o Autor

Avatar photo

A Rede Nacional de Ciência para a Educação tem por objetivo integrar esforços dos vários laboratórios e pesquisadores do Brasil, de qualquer especialidade, cujo trabalho possa ser aplicado à Educação.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado