Benefício é ainda maior para crianças de famílias com pouco contato com leitura em casa

Crianças que vão à pré-escola tem uma série de vantagens cognitivas e até mesmo econômicas a longo prazo em relação aquelas que não têm essa oportunidade. Um estudo publicado na Revista Estudos Econômicos da USP traz mais evidências para contribuir com esta ideia ao apontar que crianças que frequentaram uma pré-escola pública de Petrolina, em Pernambuco, mostraram maior nível de vocabulário que aquelas fora da escola.

O estudo analisou a capacidade das crianças de verbalizar um vocabulário conhecido. Foram analisadas 174 crianças de 4 anos divididas em um grupo que frequentava a pré-escola e outro, da mesma região, que não ia à pré-escola. Durante cerca de um ano, os pesquisadores analisaram o vocabulário expresso das crianças nos dois grupos. Além de fatores socioeconômicos, como a renda familiar, a presença de problemas psicológicos na família e a exposição a livros e celulares no dia a dia. 

“Os resultados indicam um grande efeito em vocabulário expressivo que, em linhas gerais, reflete a capacidade de a criança verbalizar o vocabulário conhecido”, diz o autor do estudo Guilherme Hirata, da consultoria IDados. “Se as crianças fossem organizadas em um ranking de 0 a 100, onde 100 é a criança com o melhor vocabulário, o resultado indica que frequentar a pré-escola faria com que uma criança que está no meio da distribuição saltasse 10 posições.” 

As crianças da pré-escola estudada participavam de um programa especial chamado Nova Semente, que desde 2010 atende crianças em 150 pré-escolas de Petrolina com o suporte da Universidade da Primeira Infância e do Instituto Alfa e Beto. O projeto oferece até 10 horas diárias de grade curricular voltada para a interação adulto-criança e o desenvolvimento da linguagem e funções executivas. 

Guilherme aponta ainda que o resultado foi mais significativo para as crianças com pouco contato com leitura em casa. “Essas crianças tendem a ser mais beneficiadas com a pré-escola”, ele diz. “De certa forma, a pré-escola compensa a falta de exposição a livros em casa e isso reforça a importância de uma pré-escola de qualidade para crianças de baixa renda.”

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado