Lilian Cristine Hübner, da PUC do Rio Grande do Sul, tem experiência na área de letras e atua com temas como a compreensão leitora e os processos cognitivos ligados ao processamento da linguagem.

 

Por Renata Fontanetto (com informações da Fapergs)

No dia 17 de outubro, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) divulgou os agraciados com o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2021, e a pesquisadora associada da Rede CpE Lilian Cristine Hübner, uma das fundadoras da Rede, está entre os selecionados. A edição 2021 teve como tema “A Ciência a serviço da Sociedade”, destacando a contribuição da ciência no combate à pandemia e o seu potencial em gerar inovação, riquezas e bem-estar. Hübner foi vencedora na categoria “Pesquisador Destaque”, na área “Artes, Letras e Linguística”.

Graduada em letras, a pesquisadora é doutora em letras – Inglês e Linguística Aplicada – pela Universidade Federal de Santa Catarina e desenvolve projetos em parceria com pesquisadores do Centre de Recherche Institute Universitaire de Gériatrie de Montreal, da Universidade de Montreal, da City University of New York e da Universidade de Boston. Atualmente, é professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e coordenadora do Departamento de Estudos Linguísticos da mesma instituição. Atua, principalmente, nos seguintes temas: compreensão leitora, discurso no envelhecimento (incluindo Alzheimer) e na afasia, aquisição de língua estrangeira, bilinguismo e multilinguismo, processos cognitivos ligados ao processamento da linguagem, adaptação e elaboração de instrumentos de avaliação linguística infantil.

“Fico muito feliz por estar aqui representando a área da linguística, em interface muito forte com questões de saúde e de educação. Quando estamos aqui, a gente representa um grupo muito grande de pessoas que nos trouxeram aqui e que continuam com a gente”, afirmou Hübner durante a cerimônia de entrega.

A solenidade ocorreu de forma virtual e está disponível no vídeo abaixo.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado