Associados

Nossos membros associados são divididos em:

Fundadores – Cientistas que participaram do momento inicial da criação da Rede CpE. Confira a lista completa aqui;

Pesquisadores –  Pessoas físicas que lideram grupos de pesquisa em qualquer disciplina científica, com projetos translacionais à Educação. Confira a lista completa aqui;

Parceiros –  Instituições e empresas que apoiam a Rede CpE. Hoje são nossos parceiros as seguintes instituições ligadas a pesquisa e educação: Instituto Ayrton Senna, Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR)Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ICB/UFRJ) e Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

Afiliados

 Amigos da Rede – qualquer pessoa interessada em ciência e educação pode fazer parte da Rede CpE como um Amigo da Rede, recebendo informações atuais sobre todas as nossas atividades.

Conselho de Administração

Responsável pela administração da Rede CpE,  tem função normativa e fiscalizadora superior em nível de planejamento estratégico, coordenação, controle, avaliações globais e fixação de diretrizes fundamentais de funcionamento da Rede. Formado por:

Augusto Buchweitz (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)
Sidarta Tollendal Gomes Ribeiro (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Luiz Eurico Nasciutti (Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Mozart Neves Ramos (Instituto Ayrton Senna)
Fernanda Freire Tovar Moll (Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino)
Eduardo Deschamps (Conselho Nacional de Educação)
Jorge Almeida Guimarães (Empresa Brasileira de Pesquisa Industrial e Inovação)
Esper Abrão Cavalheiro (Universidade Federal de São Paulo)
Nelio Marco Vincenzo Bizzo (Universidade de São Paulo)

Conselho Técnico-Científico

Composto por associados pesquisadores, tem o papel de definir diretrizes e avaliar o mérito técnico-científico das atividades e projetos da Rede CpE, além de constituir comissões para a elaboração de estudos e programas especiais.

Conselho Fiscal

Orgão fiscalizador das atividades contábeis da Rede CpE, formado por associados ou não eleitos pelo Conselho de Administração.

ORGANOGRAMA

 COORDENAÇÃO

coordenador geral

Roberto Lent

Graduado em Medicina pela UFRJ, com Mestrado e o Doutorado no Instituto de Biofísica (UFRJ), e pós-doutoramento no Massachusetts Institute of Technology. É Professor Titular da UFRJ, Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, Pesquisador 1A do CNPq, e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. Na UFRJ, chefia o Laboratório de Neuroplasticidade do Instituto de Ciências Biomédicas. Possui numerosos trabalhos científicos sobre desenvolvimento, plasticidade e evolução do cérebro, bem como livros de divulgação da neurociência para adultos e crianças.

coordenadora científica

Marília Zaluar P Guimarães

Graduada em Ciências Biológicas pela UFRJ, com Mestrado e Doutorado em Neurociências pelo Instituto de Biofísica (UFRJ), e pós-doutorado em neurofarmacologia molecular na UCSF com bolsa da Pew Latin American Fellows. Atualmente é professora associada da UFRJ. Tem experiência na área de Farmacologia Molecular, com ênfase em Neurofarmacologia. Possui ainda experiência em avaliações educacionais de larga escala e em projetos educacionais utilizando tecnologia digital.

coordenadora de educação

Debora Foguel

Graduada em Biologia em pela UFRJ (1987), com mestrado em Bioquímica pelo Instituto de Química – UFRJ (1991) e doutorado em Bioquímica pelo Instituto de Química- UFRJ (1993). Fez doutorado sanduíche na Universidade de Illinois (1991-1992). Atualmente, é professora Titular da UFRJ/ Instituto de Bioquímica Médica. Membro da Academia Brasileira de Ciências e Comendadora pela Ordem do Mérito Científico.

Coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica

Caio Leboutte

Doutorando em Educação, Gestão e Difusão de Ciências na UFRJ/IBqM. Mestre em Economia pela UnB, MBA em TV Digital, Radiodifusão e Novas Mídias pela UFF, Graduado e Pós-graduado em Ciências Contábeis pela UFRGS. Além de integrante da Rede CpE, atua como Diretor Executivo da ACERP-OS desde 2009, passando pelas Diretorias de Administração e Finanças; Tecnologia; de Negócios e Inovação; e de Tecnologia, Operações e Inovação, cargo que ocupa atualmente.

OPERAÇÃO

pesquisadora

Daniele Botaro

Doutora em Biofísica, era daquelas cientistas de jaleco branco que vivem no laboratório até que um dia se rendeu à divulgação da ciência e, dentro dela, se apaixonou pela educação. Com experiências em projetos educacionais, como desenvolvimento de materiais didáticos e aplicativos e jogos para dispositivos móveis, chegou até a Rede CpE onde coordena a pesquisa e a produção de um censo de pesquisadores de todo o país, que atuam em qualquer área da ciência, mas cujas descobertas possam ter aplicações na educação.

produtora de conteúdo e assessora de imprensa

Sofia Moutinho

Jornalista carioca guiada pela curiosidade e fascinada pela ciência. Especializada na cobertura de ciência, saúde, tecnologia e meio ambiente, atuou como repórter da Ciência Hoje durante maior parte de sua carreira. Na Rede CpE, toca a assessoria de imprensa e a produção de conteúdo.

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado