Quer ser um Amigo da Rede CpE?

Saiba o que isso significa:

– É estar familiarizado e atualizado com relação aos conteúdos sobre aprendizagem
produzidos e disponibilizados pela Rede CpE;
– É divulgar, de forma responsável entre os membros de suas comunidades, os conteúdos
disponibilizados para auxiliar a compreensão do papel das evidências científicas para a
aprendizagem;
– É participar das reuniões mensais, clube de leitura, encontros e demais eventos que os
Amigos da Rede CpE realizam.

Tem interesse em fazer parte do grupo de Amigos da Rede CpE

Veja se você atende a pelo menos UM dos critérios de inclusão:

1. ter graduação (em qualquer área do conhecimento) completa;
2. estar vinculado a uma instituição de ensino regular (como docente e afins);
3. fazer parte de uma instituição de pós-graduação (como discente).

Você atende a algum dos critérios de seleção? Acesse este formulário.

Ao ser selecionado para participar dos Amigos da Rede CpE, você poderá:
– ter acesso privilegiado às notícias, iniciativas e eventos da Rede CpE;
– ter contato com uma comunidade de educadores e afins que se irmanam no propósito
de melhorar nossa Educação.

Conheça nossos amigos:

Adriana Bacci
Graduação em Pedagogia. MBA em Desenvolvimento e Gestão de Pessoas pela FGV. Mestrado em Serviço Social pela PUC- SP. Fellow pelo Governo Americano em Políticas Públicas voltadas para mulheres com câncer de mama em condições de vulnerabilidade. Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica; em Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Especial Inclusiva; em Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade- TDAH. Formada em Neurofeedback. Membro da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagoga. Professora de Pós graduação na cadeira de Avaliação e Intervenção em Neuropsicopedagogia da Faculdade Censupeg. Membro do Partners of the Americas
Adriana Lopes

Sou formada em Administração, graduanda em Pedagogia, Especialização em Montessori ABEM de 0 – 6 anos, Especialização em Montessori de 3 – 6 anos Lar Montessori e Guia Assistente AMI 6 – 12 anos. Aromaterapeuta pediátrica e educadora parental. A pedagogia Montessori é científica e cada dia a neurociência tem provado que o método que ela criou em 1907 é tão eficaz e respeitoso com o desenvolvimento infanto-juvenil. Uma pedagogia focada na criança e não no adulto é o que nossa sociedade precisa.

Ser uma Amiga da Rede CpE é ser amiga da criança e do jovem, é respeitar o processo individual de aprendizado de acordo com as competências que cada criança e jovem tenha adquirido e potencializá-lo através da neurociência. Para a transformação que precisamos na educação só acredito ser possível através de uma rede, de um coletivo.

Adriana Piva

Mestre em Educação, bacharela em Filosofia e Pedagoga, sou professora no Centro Universitário UNA (Belo Horizonte) desde 2014, onde leciono para Licenciaturas e Psicologia unidades curriculares como Psicologia e Educação, Profissão Docente, Diversidade e Inclusão, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências Naturais e suas Tecnologias, dentre outras. Sou também professora dos anos iniciais na Escola Hub, uma escola inclusiva, que trabalha por projetos e busca tornar vivos em seu dia a dia as contribuições das neurociências para a educação. Atuo ainda como parecerista ad hoc na Revista SCias de Direitos Humanos e Educação da UEMG.

Currículo Lattes

Adriana Silva de Araújo

Membro do Grupo de Estudos de Aspectos Neuropsiquiátricos e Motricidade da UFABC, realizando estudos para Doutorado em Neurociências e Cognição, tema Estimulação Psicomotora na Educação Infantil e suas contribuições para o desenvolvimento global da criança e para a alfabetização. Mestra em Neurociências e Cognição (UFABC), Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica, Psicomotricidade, Metodologias Ativas, Educação Especial Inclusiva, Atendimento Educacional Especializado, Educação Infantil, Psicopedagogia Institucional, Fisiologia Humana (FMABC), Fisioterapia aplicada a Neurologia Infantil (UNICAMP). Professora de Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia e Psicomotricidade na Faculdade CENSUPEG, professora de Educação Infantil na Rede Pública. Graduações: Pedagogia e Fisioterapia.  Fisioterapeuta na área de Neurologia Infantil por dez anos.

“Sou professora da Educação Básica na Rede Pública. Tenho convicção de que a educação é capaz de transformar o nosso país em uma nação com mais equidade e prosperidade. A Educação Baseada em Evidências é o caminho e a Rede CpE é o melhor veículo para nos conduzir a esse objetivo.”

Currículo Lattes

Adriessa Santos

Atualmente, sou coordenadora da pós-graduação em “Neurociência na Escola” do Instituto Singularidades, onde também sou professora de outros cursos, como a Pedagogia e pós-graduações, que trazem disciplinas com essa temática. Em paralelo, faço formação de professores e atuo na educação básica. Já atuei em todos os segmentos de ensino como professora e coordenadora pedagógica das séries iniciais e finais do ensino fundamental e ensino médio. Neste momento, atuo como coordenadora de Learning Support na Camino School, tendo como função o planejamento e elaboração dos Planos de Desenvolvimento Individual dos estudantes e a formação do docente em exercício para atuação frente à diversidade na aprendizagem, com foco nas contribuições da Neurociência. A minha trajetória acadêmica inicia-se com a formação em Biologia, seguida do mestrado em Ciências, com ênfase em Neurociência, pela Universidade de São Paulo. Durante esse percurso, fui apresentada a docência e desde então, estou inserida nela. No mestrado, estudei Neurociência, mas não com ênfase na Educação. Todavia, como nessa mesma época já atuava como professora e coordenadora pedagógica das séries finais do ensino fundamental e ensino médio, observava que essas duas áreas pareciam “dialogar”. E foi isso que passei a fazer desde então: debruçar-me nos estudos acerca dessas duas áreas de conhecimento. Para tanto, fiz especializações em Gestão Escolar, Educação, Neurociência e Educação, Metodologias Ativas e a graduação em Pedagogia. Estou inserida no programa de Doutorado em Educação: Currículo pela PUCSP, em que objetivo fomentar as contribuições da Neurociência para a Educação.

Currículo Lattes

Alessandra Mendonça Tomás

Doutora em Ciências Médicas (2023). Mestre em Neurociências (2015). Especialista em Fisiologia do Exercício (2012). Licenciada plena em Educação Física (2011). Professora efetiva da Universidade Federal do Pará (UFPA), da carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), lotado na Unidade Acadêmica Escola de Aplicação. Faz parte do Grupo de Pesquisa do Laboratório de Investigações em Neurodegeneração e Infecção (LNI/ICB/HUJBB/UFPA) onde atua com avaliações físicas, cognitivas e moleculares. Filiada a Rede Nacional Leopoldo de Meis para a Educação e Ciência (RNEC). Tem experiência docente na Educação básica com Ensino Fundamental II (7º e 8º ano) e Ensino médio (2º ano), na graduação (Educação Física e Psicologia) e Pós-graduação (Gerontologia, Educação Física Escolar, Fisiologia do Exercício e Treinamento Desportivo). Tem experiência profissional com avaliação física, musculação e Personal Trainer na academia Cia Athletica -Belém.  Coordena e colabora em projetos de pesquisa e extensão, desenvolve orientações, estudos e investigações na área da Educação Física, principalmente nos seguintes temas: Atividade física, Exercício Físico, Cognição, Neuroeducação e Educação Física.

“Como professora de Educação Física da Educação Básica na Rede Pública acredito que a educação transforma vidas. E, a Educação Baseada em Evidências, com a presença de metodologias ativas de ensino, potencializa essa transformação. Ao fazer parte da Rede CpE, podemos compartilhar experiências e integrar conhecimentos proporcionando uma troca significativa de saberes e como diria Paulo Freire “quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”.

Currículo Lattes

Aline Pereira

Graduada em Letras/Português (2007), Mestre em Letras (2010) e Doutora em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) (2021). Realizou doutorado-sanduíche na Ohio State University (OSU), no Crane Center for Early Childhood Research and Literacy (OHIO). Atualmente está realizando estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-graduação em Linguística, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem experiência na área de Letras/Linguística e atua em subáreas como aquisição da linguagem, leitura compartilhada de livros e seus efeitos no desenvolvimento cognitivo e linguístico das crianças da Educação Infantil, literacia emergente e aprendizagem da leitura.

A rede CpE é um dos mais importantes espaços de discussão e veiculação de informações baseadas em pesquisas científicas, desenvolvidas por pesquisadores brasileiros comprometidos com a melhoria da educação das nossas crianças. Ser um amigo da rede será um prazer porque as pesquisas que venho desenvolvendo sobre leitura compartilhada na primeira infância e seus efeitos na aprendizagem da leitura têm o mesmo caráter e também buscam melhorar a proficiência em leitura dos nossos pequenos!” 

Currículo Lattes

Alisson Nogueira

Possui graduação em Licenciatura em Filosofia – Centro Universitário Claretiano (2015). Segunda Graduação em Pedagogia – Licenciatura (2018) na Faculdade da Lapa. Graduação em Teologia -Bacharelado / Centro Universitário Claretiano (2019). Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Escolar (2018) na Faculdade da Lapa. Pós-graduação em Libras também na Faculdade da Lapa. Atualmente, é supervisor na E. M. E. I. E. F. Profª Maria Liberty de Freitas e professor mediador no curso subsequente Técnico em Administração EaD (IFRO/Nova Mamoré). Foi professor premiado no “I PRÊMIO CpE NA SALA DE AULA – Reconstruindo a Educação após a Pandemia”, com o projeto “Doses de Leitura na Pandemia”. Tenho como tema: “Não se pode falar de educação sem amor” (Paulo Freire) e “A língua de sinais é para os olhos o que as palavras são para os ouvidos” (autor desconhecido).

Currículo Lattes

Amanda Carla Feliciano de Souza

Professora de Inglês apaixonada por neurociência e educação. Mestre em Educação (2022) e Licenciada em Letras Português/Inglês (2016) pela UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná). Especialista em Ensino de Inglês para Crianças pela UEL — Universidade Estadual de Londrina (2019). Pesquisa sobre memória e aprendizagem de línguas, com foco na Prática de Lembrar (retrieval practice), orientada pela Profa. Dra. Roberta Ekuni. Tem experiência no ensino básico, técnico e como coordenadora de escola de idiomas.

Currículo Lattes

Amanda Santos Franco da Silva Abe

Sou graduada em Ciências Biológicas – Licenciatura plena pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Entrei na faculdade de Ciências Biológicas com o objetivo claro de ser cientista, e “só”. Porém, durante a faculdade, comecei a lecionar Biologia em uma escola particular e fui, como dizem, “picada pelo bichinho da pedagogia”. Me apaixonei perdidamente pelo ensino, ou melhor, pela APRENDIZAGEM vivenciada pelos meus alunos, a qual eu tinha e tenho o privilégio de “assistir de camarote”. Fiz mestrado e Doutorado em Ciências Morfológicas no ICB (UFRJ), pesquisei nas áreas de Biologia Celular, Nanociência e Nanoecotoxicologia, mas foi na sala de aula que me realizei e me realizo. Hoje, sou docente de Ciências e Biologia de Ensino Básico e da Especialização em Ensino de Ciências e Biologia do Colégio Pedro II, uma instituição federal de ensino do Rio de Janeiro. Também sou discente, pois no momento estou cursando uma pós-graduação em Inteligência Emocional em uma universidade de São Paulo.

Currículo Lattes

Amanda Sylmara da Rocha Moreira

Mestra em Estudos Antrópicos da Amazônia , na linha de pesquisa Linguagens e Saberes da Amazônia, na Universidade Federal do Pará(UFPA), campus Castanhal/PA. Atualmente sou professora do Centro de educação básica Jean Piaget. Sou pedagoga, graduada pela Universidade do Norte do Paraná (Unopar). Participo do grupo de pesquisa e extensão Formação de Professores de Ciências-UFPA-Campus Castanhal/PA. Também atuo como professora monitora do Clube de Ciências prof. Cristovam .W.P .Diniz- UFPA-campus Castanhal/PA

Currículo Lattes

Ana Carla Silva de Carvalho

Meu nome é Ana Carla, sou baiana, mas moro em |Sergipe a 10 anos, onde atuo como professora do Atendimento Educacional Especializado, na rede Estadual, na cidade de Poço Verde. Tambem atuo como Psicopedagoga/Neuropsicopedagoga Clinica com crianças com dificuldades de aprendizagem e Transtornos do Neurodesenvolvimento e na Intervenção precoce com bebes e criancas com TEA, utilizando a Ciência ABA para atuação.

Currículo Lattes

Ana Elysa Bastos de Castro

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Lavras. Pós graduação em Neuropsicopedagogia Institucional e Pós graduanda em Neuropsicopedagogia Clínica. Uma parte significativa do meu trajeto académico incluiu minha participação no Núcleo de Estudos em Linguagem, Leitura e Escrita (NELLE). Nesse contexto, fui orientada na produção e publicação de trabalhos em congressos e livros, contribuindo para o avanço do conhecimento na área. Atualmente, estou atuando como professora do Ensino Fundamental de um espaço de reforço escolar. Desde 2021, sigo imersa em uma jornada de aprimoramento, cursando uma pós-graduação duo em Neuropsicopedagogia Clínica e tendo a Institucional como finalizada. Acredito firmemente que um processo de aprendizagem significativo começa pela compreensão profunda do funcionamento orgânico e social do indivíduo. Assim, busco constantemente expandir meus horizontes por meio de formações na área de neurociência e sua aplicação prática no contexto educacional.

“Participar ativamente da Rede significa, para mim, fazer parte de uma comunidade comprometida em promover a excelência educacional, ao capacitar professores em abordagens que se mostraram eficazes. Ao me tornar amiga da Rede, estou comprometida em compartilhar para meus demais colegas a importância dessas práticas além de formar ideias para fazer pesquisas que compartilham a mesma visão e dedicação”

Currículo Lattes

Ana Paula Gonçalves Netto Granado

Possuo graduação em Pedagogia- licenciatura curta- pela Universidade Católica de Brasília – UCB/ alfabetização (2000) e graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Brasília- UNICEUB / formação de professores para as séries iniciais (2005), cursando mestrado na UNB no Programa de Psicologia do Desenvolvimento e Escolar – PGPDE . Sou psicopedagoga Clínica desde 2007. Sócia Efetiva da ABPp/ Associação Brasileira de Psicopedagogia- seção Distrito Federal. Sócia do Conselho Brasileiro para Superdotação – ConBraSD e membra da Criabrasilis – Associação Brasileira de Criatividade e Inovação. Possuo especialização em: Psicopedagogia Clínica e Institucional, Gestão Escolar e Neuroaprendizagem. Sou mediadora de PEI ( Programa de Enriquecimento Instrumental de Feuerstein) níveis 1, 2 e Básico. Atualmente sou pedagoga/professora – Secretaria de Educação do Distrito Federal e psicopedagoga em consultório particular . É vinculada ao GIEPAHS, Grupo de pesquisa do IFPB. Em Educação, os temas de pesquisa são altas habilidades ou superdotação (AH/SD), vida adulta, desenvolvimento socioemocional e interseccionalidade entre gênero, raça e classe social.

Currículo Lattes

André Júlio Costa
Pedagogo, formado pela Universidade Federal de Viçosa (2010) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Especialista em Psicopedagogia (Clínica e Institucional) e em Neurociência aplicada à Educação. Atualmente, atua como professor de educação básica (anos iniciais), como supervisor pedagógico e ainda com atendimentos clínicos de assessoria pedagógica, na Neuropsicoterapia. Atua em Belo Horizonte – MG. Áreas de interesse: formação de professores, prática docente, alfabetização, currículo na educação básica, neurociência e educação, neuropsicologia.

Currículo Lattes

Andréa Ferreira de Azevedo Almeida

“Meu nome é Andréa Azevedo, nordestina com orgulho, conterrânea de Paulo Freire. Amo música, cultura, as artes, a diversidade e a alegria contagiante da minha terrinha, o Recife. Embora eu more em SP desde os meus 3 anos de idade, já são 46 anos morando no ABC Paulista, sempre matamos a saudade viajando para o nordeste e mantendo as tradições culturais da minha terra. Estudei piano desde os meus 8 anos de idade e comecei a lecionar piano para as crianças da vizinhança quando eu ainda tinha 14 anos de idade. Estudei Desenho mecânico no Colegial, termo usado na minha época, e cheguei a pensar em estudar engenharia, mas decidi pela Música e aqui estou."

"Com Bacharelado em piano, licenciatura em Artes e em pedagogia, deu continuidade a trajetória na educação iniciada aos meus 14 anos de idade, e me apaixonei. Já viajei pelo meu Brasil fazendo capacitação de professores através do Programa Sopro Novo da Yamaha Musical do Brasil. Estive em Joinville - SC, Recife - PE, Teresina - PI, Timon/ MA, interior de MG e SP. Atualmente sou apaixonada em aprender cada vez mais sobre neurociências e educação, faço mestrado na UFABC em SBCampo e pesquiso temas relacionados a música, arte, movimento  na pré-alfabetização e alfabetização de crianças. Nas horas vagas adoro compor canções, cantar, tocar piano, curtir minha família, e de degustar a paisagem sonora da natureza”

“Eu acredito na missão e visão desta Rede que vai além do construir, abrir e buscar possibilidades de criar pontes entre educação, ciência e sociedade. É preciso integrar  mais cientistas, pesquisadores, professores e a comunidade que a ciência pode contribuir e muito com a escola facilitando a aprendizagem. Quero fazer parte deste grupo de amigos da ciência que acreditam que através do diálogo honesto, sincero, ético e respeitoso, pautado em dados científicos e profissionalismo conseguiremos transformar nosso país por intermédio de uma educação atualizada, inovadora, diversificada e mais humanizada, promovendo equidade e justiça social”.

Currículo Lattes

Andria de Souza

Possui graduação em Licenciatura em Artes Visuais pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2018), pós graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2022) e uma especialização em andamento em Autismo com Base no Modelo de Ensino Estruturado pela Faculdade Pólis Civita. Atualmente trabalha como Arte educadora na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), da cidade de Palhoça, Santa Catarina.

Currículo Lattes

Angelica Biscaia Teixeira

Possui Pós-Graduação em Neurociência Aplicada à Educação pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura e Bacharelado em Meio Ambiente pela Universidade do Grande ABC, Graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho. É Membro Afiliado do International Mind, Brain and Education Society (IMBES) e Membro Afiliado da Rede Nacional de Ciência para Educação. Atualmente, é coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental – Séries Finais e Ensino Médio do Externato Rio Branco, em São Bernardo do Campo e curso o quarto semestre da Graduação em Direito, com interesses na Lei Brasileira de Inclusão. Apaixonada pela educação, conto com os amigos da Rede na busca de soluções para aprimorar as experiências educacionais da equipe em sala de aula e garantir melhores oportunidades de aprendizagem aos estudantes.

Currículo Lattes

Antonio Richard Trevisan

Professor desde 1999 nas áreas de ciências exatas, produção de trabalhos acadêmicos e laboratórios experimentais, mestre em educação, especialista nas áreas de ensino, finanças e exatas, licenciado em matemática, física e pedagogia, graduado em gestão financeira, formação técnica e aperfeiçoamentos em eletroeletrônica, dificuldades de aprendizagem, educação especial e inclusiva. Atua no CPS e na UNIP, com aulas teóricas e práticas, orienta trabalhos acadêmicos e é autor de livro-texto da UNIP EaD, responsável pela preparação de alunos para o ENADE. É também web master de portais educativos e autor de livros e artigos científicos publicados no Brasil e em outros países.

“Quero fazer parte da Rede Nacional de Ciência para a Educação para otimizar minhas competências e habilidades docentes, ficar mais próximo de áreas relacionadas à pesquisa e poder contribuir para a melhoria da qualidade na educação.”

Currículo Lattes

Aretusa Brandão Brito Lourenço

“Sou Graduada em Pedagogiacom Especialização em TECNOLOGIAS DE ENSINO À DISTÂNCIA e ENSINO DE ARTE. Trabalho no Magistério da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental há 27 anos, atuando na presente data como Diretora em duas escolas públicas rurais de Educação Básica da PREFEITURA MUNICIPAL DE MOGI DAS CRUZES- SP. Participei da elaboração das Matrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica – Arte e do Currículo Municipal de Educação Infantil no município de Mogi das Cruzes – SP”.

Currículo Lattes

Ariane Simão de Souza

Professora dos anos iniciais na rede municipal de Canoas/RS. Integra a Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF). Cursa especialização em Alfabetização e Neurociências: interfaces na educação integral (UFRN). Especialista em Alfabetização e Letramento e em Arte e Educação pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (2018). Graduada em Pedagogia (UFRGS/2016). Foi bolsista de Iniciação Científica, de 2014 a 2015, no projeto Memórias e histórias da FACED. Atuou como estagiária, monitora e professora na educação infantil da rede privada e pública de Porto Alegre.

“Acredito que a educação deve andar junto com a ciência. É importante promover ações para que mais professores compreendam a importância do ensino ser fundamentado na ciência. “Se o professor parou de aprender, ele não consegue ensinar. Se ele parou de pesquisar, ele não tem o que ensinar” (Becker, 2012).”

Currículo Lattes

Bianca Spina Stadnik

Olá! Me chamo Bianca, sou mãe, esposa, professora, neurocientista, apaixonada pelo desenvolvimento infantil, pelos processos de ensino e aprendizagem. Mestra em Neurociências e Cognição pela UFABC, membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento. Pedagoga, especialista em Educação especial, Psicopedagoga, Psicomotricista, Mediadora de Aprendizagem certificada pelo Instituto Feuerstein. Sou paulistana, trabalho na Rede Municipal de Ensino, em uma unidade de Educação Infantil, faço atendimento clínico para pessoas com deficiência, dificuldades e transtornos de aprendizagem. Trabalho também com implementação da comunicação alternativa, intervenção cognitiva e cursos de formação. O próximo passo? Iniciar o doutorado sobre “O Desenvolvimento do Afeto na Infância”.  

Meu interesse pela Neurociência se deu em um congresso, no ano de 2009, desde então estudo sobre o tema. Num desses caminhos cheguei até a Rede CpE, fiquei encantada com todo o conhecimento compartilhado. Desta forma serei grata em ser amigo da rede, compartilhar meu conhecimento e continuar aprendendo sempre.

Currículo Lattes

Brendom da Cunha Lussani

Doutorando em Letras (início em 2021), com ênfase em Estudos Linguísticos e Cognição, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Mestre em Letras, com ênfase em Linguística, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (2021). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, pelo Centro de Ensino Superior Dom Alberto (2020). Graduado em Letras (licenciatura) com habilitação em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, pela Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES (2018). Atualmente, é professor de Língua Portuguesa na Educação Básica na Rede Privada de Ensino e no Estado do Rio Grande do Sul. Seus interesses de pesquisa envolvem os processos cognitivos associados à leitura, ensino da leitura, estratégias de leitura, compreensão leitora, processamento da leitura, inferências, ensino de Língua Portuguesa e formação de professores.

Bruna Aleixo de Oliveira

Detentora do título de Especialista em Neurociência do Desenvolvimento (2022) e Especialista em Alfabetização e Letramento (2022) pelo Centro Universitário União das Américas, apresenta, adicionalmente, Especialização em Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica (2017) pela Universidade Pitágoras Unopar. Graduada em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa (2013) pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB

Currículo Lattes

Bruna Mariano Lucas Coelho

Formada em Pedagogia (ESTÁCIO) e pós-graduada em Educação Infantil – Atendimento Educacional Especializado e Alfabetização e Neurociências Interface em Alfabetização Integral (UFRN).

“Busco uma educação emancipadora, que valorize o indivíduo em seus múltiplos aspectos, pois cada contribuição é aprendizado, evidenciando o protagonismo de nossa sociedade, formando um mundo mais justo e transformador”

Currículo Lattes

Bruno Felipe Marques Pinheiro

Mestre e graduado em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e com especialização pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Professor da educação básica e ensino superior de Sergipe como também formador na área de Linguagens pela Soluções Moderna. Dedica-se ao estudo da leitura, alfabetização, variação e aspectos gramaticais do português brasileiro. Ministra aulas para os anos iniciais e finais do ensino fundamental na disciplina de Produção Textual. Também, compõe o corpo docente de substitutos do Departamento de Letras Vernáculas da UFS, campus São Cristóvão. Atua como professor-formador na área de linguagens do grupo Soluções Moderna para os seguintes projetos: Aprova Brasil e SET Brasil, projetos associados a prova de larga escala SAEB.

Currículo Lattes

Camila de Almeida Garcez Vilete

Graduada em Psicologia, pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário São Camilo, com formação em Neuropsicologia pelo Centro de Estudos de Neurologia do Hospital das Clínicas na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Trabalho como neuropsicóloga, realizando avaliação neuropsicológica em crianças e adolescentes. Além disso, atuo com acompanhamento terapêutico de crianças com transtornos do neurodesenvolvimento, auxiliando em suas demandas pedagógicas e comportamentais em ambiente escolar, possuindo experiência em diversas escolas (públicas, privadas, de pequeno, grande e médio porte), no município de São Paulo.

Currículo Lattes

Camila Leon

Pedagoga, licenciada em Letras, psicopedagoga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), mestre e doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela UPM. Professora convidada do curso de especialização em Neurociência Aplicada à Educação da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, entre outros. Autora da última coleção de alfabetização do sistema Mackenzie de Ensino. Experiência docente na educação básica. Membro do grupo de pesquisa em Neuropsicologia Infantil da UPM. Psicopedagoga clínica no Instituto de Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano – INDH. Associada titular da Associação Brasileira de Psicopedagogia Nacional e Seção São Paulo. Conselheira Estadual da ABPp-SP (2020-2022).

“Quero fazer parte oficialmente deste time, pois considerando a escassez de práticas educacionais baseadas em evidências em nossa formação, penso ser nossa missão sermos pontes entre pesquisa e prática docente e vice-versa. Procuro fazer isso em todas as minhas aulas e com todos aqueles que cruzam o meu caminho.”

Currículo Lattes

Carla Barbosa

Mestranda em Letras e Linguística pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (FFP-UERJ) e pós-graduanda em Neuroeducação (IFRJ). Possui especialização em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), especialização em Letras pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e especialização em Planejamento Implementação e Gestão da Educação a Distância (LANTE-UFF). Graduada em Letras – Português / Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Atualmente, é professora de Língua Portuguesa na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Mediadora Pedagógica do Curso de Especialização em Linguagens e Tecnologias (UERJ/SEEDUC). É integrante do Grupo de Pesquisa Conectivos e Conexão de Orações (CCO) – UFF e do Grupo de Pesquisa Interfaces – UERJ.

“Sou amiga da Rede CpE porque acredito numa prática pedagógica alinhada aos estudos contemporâneos de base científica.”

Currículo Lattes

CARLA DO COUTO SOARES MACIEL

Possui graduação em Ciências Biológicas (2005), Mestrado (2007) e Doutorado- Ph.D. (2010) em Biologia de Fungos, pela Universidade Federal de Pernambuco. Especialista em Gestão e Políticas Ambientais (2009), pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Fez estágio Pós doutoral na Universidade Federal do Ceará (2021 a 2023). Foi bolsista CNPq de 2004 a 2007 e FACEPE 2008 a 2010. Atualmente é professora universitária com experiência acadêmica em microbiologia com ênfase em Isolamento Microbiano, Biologia de Fungos, Produção metabólitos microbianos de interesse biotecnológico, Ensaios de Ecotoxicidade e Biorremediação de ambientes impactados. Membro da Sociedade Brasileira de Micologia, avaliadora de projetos do CNPq desde 2019 e, integra grupo de pesquisa vinculado ao CNPq. Tem experiência pedagógica em educação e gestão no ensino superior na área de desenvolvimento curricular, formação docente e acompanhamento pedagógico. Professora há 14 anos, ministra disciplinas de microbiologia ambiental e médica, biologia celular, parasitologia, histologia, bioquímica, fisiologia, patologia, embriologia, biologia celular e molecular para cursos de saúde.

Currículo Lattes

Carla Rênes de Alencar Machado Fontenelle

Licenciada em Química pela UFRJ, Especialista em Moderna Educação: metodologias, tendências e foco no aluno pela PUCRS e em Educação Empreendedora 5.0 pelo Sebrae/SP. Mestrado e Doutorado em Tecnologia Ambiental pela UFRJ. Possui experiência como docente nas redes pública e privada, atuando na disciplina de Química e em projetos de criatividade, empreendedorismo social e inovação na Educação básica. Atua como Especialista em Educação no Departamento Nacional do Sesc, criando experiências de aprendizagem para a formação continuada para docentes.

Currículo Lattes

Carlina dos Santos Cruz

Licenciada em Pedagogia, Especialista em Educação Especial, Especialista em Educação de Jovens e Adultos, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Especialista em Coordenação Pedagógica. Possui experiência de mais de 30 anos na educação pública, passando nos diversos níveis de escolarização. Atualmente, é mestranda em Gestão Educacional pela Unisinos e trabalha em um escola pública na cidade de Campos de Júlio, no interior do estado de Mato Grosso. É membro Afiliada da Rede Nacional de Ciência para Educação (Amiga da Rede) porque acredita que, como professora, “precisamos contribuir com as pesquisas, compartilhar as experiências e investigações que realizamos em sala de aula e participar dos eventos que nos enriquece e nos ensina.”

Publicação: Cruz, C.S; Leite, E. Inovação e superação na sala de articulação no ensino fundamental de uma escola de Mato Grosso. Educação & Inclusão, v. 9, n. 1, p. 73-80, 2020 (ISSN 2447-3820 – www.atlanticaeditora.com.br).

Currículo Lattes

Carolina de Godoy Carneiro
Eu sou formada em Química Forense pela USP de Ribeirão Preto, sempre quis atuar na área de Perícia Criminal. Comecei a dar aula em 2015, assim que me formei, em 2016 já estava com mais de 50 alunos particulares na minha lista! Foi quando decidi realizar uma Formação Pedagógica em Matemática e entender um pouco mais sobre a educação.
Em 2017 entrei em um projeto socioeducacional, onde me encontro até hoje aqui em Ilhabela-SP, que tem o intuito de formar alunos no contraturno da escola dando ênfase a habilidades que acreditamos serem importantes para a vida: autoconhecimento, concentração, comunidade e trabalho em grupo.
Eu ainda fiz pós-graduação em Neurociências aplicadas à Educação e agora estou me formando em Neuropsicopedagogia.
Trabalho sempre com a vertente científica nas minhas aulas, porque acredito que criar hipóteses, observar a natureza, gerar raciocínio lógico, ampliam o conhecimento de mundo, fazendo com que esses alunos se tornem pessoas mais críticas e façam relação entre as suas aprendizagens.
Cássio Silva Castanheira

“Sou Professor Doutor em Ciências da Linguagem (UNIVAS), Mestre em Educação e Sociedade pela ( UNIPAC ), e leciona no ensino Básico em 02 Escolas Estaduais de Minas Gerais. Estou sempre pesquisando sobre História da Ciências e Cultura africana e Afro-brasileira. Atualmente, estou em um projeto sobre Patrimonio Cultural da minha cidade.”

Currículo Lattes

Cláudia Regina Pinto

Licenciada em Normal Superior pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI) (2002), Especialista em Psicopedagogia pelo Instituto Catarinense de Pós-Graduação (ICPG) (2003), Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) (2006). Foi professora de cursos de pós-graduação em Psicopedagogia, Educação Especial, Ensino Fundamental e Educação Infantil (2011 – 2013). Coordenadora dos Cursos de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário Leonardo da Vinci (2013-2017). Atuou como psicopedagoga com crianças com dificuldades na aprendizagem em instituição privada e pública (2003/2006) Professora Alfabetizadora em Instituição Pública (2006-2023).

Currículo Lattes

Claudia Filippo

Trabalho na área da educação desde 1985 como professora. Com o passar dos anos, senti a necessidade de me aprofundar nos estudos para ajudar meus alunos ainda mais, então me formei em Neuropsicopedagoga Clínica e Institucional, o que me proporcionou novas experiências fazendo com que me apaixonasse mais pela área. Atualmente realizo atendimentos clínicos e intervenção das dificuldades de aprendizagem, e continuo atuando como professora da educação básica. Realizando trabalho de pesquisa no Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos (LIEENP-CENSUPEG).

Currículo Lattes

Claucí Corradi Zanesco
Coordenadora Escolar Efetiva da Secretaria de Educação de Presidente Castello Branco SC e Docente Efetiva na Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina.
Especialista em Coordenação Pedagógica (UFSC) e Pedagogia Gestora (Portal Faculdades), Graduada no Curso Normal Superior (Unopar) e em Geografia (Uninter).
Experiência na área de coordenação pedagógica, formação continuada de professores nas áreas de educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos, e como docente no ensino médio.

Currículo Lattes

Clésia Jordania Nunes da Costa

Me Chamo Clésia Clésia Jordania Nunes da Costa. Professora de matemática da educação básica, formada pelo UFRN, com especialização em tecnologias educacionais(IFRN), Neuroeducação(Uninassau), Alfabetização e Neurocias (UFRN), Mestranda em inovação e tecnologias Educacionais(IMD/UFRN).Com interesse e trabalhos em Educação matemática, Etnomatemática, Neuroeducação e suas contrbuições para uma educação matemática mais significativa, membro do grupo de pesquisa Potinaticas e colaboratora do Gt pedagogico do grupo OBAMA. Com experiencias com turmas de 3° ano do ensino fundamental a formação de professores.

Currículo Lattes

Cyntia Bailer

Licenciada em Letras Português/Inglês pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) (2008), mestre em Letras (Inglês e Literatura correspondente) pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) (2011) e doutora em Estudos da Linguagem no Programa de Pós-Graduação em Inglês da UFSC (2016). Foi bolsista CAPES, com estágio sanduíche no exterior, na Carnegie Mellon University (Pittsburgh, PA, EUA) (2014-2015). Desde 2016 é professora no Departamento de Letras da FURB e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FURB). É membra da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (Alab) e da Associação Brasileira de Professores de Inglês (BRAZ-TESOL). Coordena o Mind, Brain and Education SIG do BRAZ-TESOL.

“Quero fazer parte oficialmente deste excelente time pois acredito que a educação deve ser uma construção baseada em evidências científicas. Como professora universitária, formadora de professores e pesquisadora em Educação, vejo como missão ampliar horizontes, difundir resultados de pesquisas e incutir o espírito pesquisador em cada profissional da educação”

Currículo Lattes

Cyntia Olimpio de Oliveira

Sou graduada em Administração de Empresas/UFJF, MBA em finanças/UFJF, pedagoga pela UFLA e fiz o Seminário Waldorf (graduação em pedagogia Waldorf) em Juiz de Fora e sou pós graduada em psicopedagogia.

Daniela Laender Caldeira

Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Pedagoga formada pela UnB em Magistério para início de escolarização e Orientação Educacional. Pós-graduada em Educação Sexual pelo Instituto de Ciências Sexológicas e Orientação Familiar – ISOF; Administração Escolar e Diversidade em EJA, pela Universidade de Brasília; Neuropedagia e Psicanálise, Docência do Ensino Superior, Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Instituto Saber; Neurociências, pela Faculdade Grande Fortaleza; Neuropsicopedagogia, pela Faculdade FAVENI. Trabalho como orientadora educacional desde 1997 e já atuei em todas as etapas da Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e na modalidade da Educação de Jovens e Adultos – EJA, como orientadora educacional. Possuo vasta experiência na área educacional, atuando principalmente como orientadora educacional e pedagógica, gestão de pessoas, diversidade, inclusão, mediação de conflitos e implantação e execução de projetos de educação sexual, autorregulação da aprendizagem e orientação profissional. Possuo experiência em implantação de projetos de Educação Sexual em escolas particulares e públicas. Atualmente sou psicopedagoga e orientadora profissional e de carreira. Também estou como orientadora educacional de turmas de 2 e 3 etapas, da EJA, no Centro Educacional GISNO. Sou pesquisadora nos grupos de pesquisa da Faculdade de Educação- UnB: “Grupo de Estudo e Pesquisa: Formação, Currículo, Tecnologia e Inovação” e “Grupo de Estudos Interdisciplinares na perspectiva Bioecológica”. 

Currículo Lattes

Debora Cristofolini

Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau – FURB. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Plurilinguismo na Educação (GPPluri). Especialista em Gestão e Tutoria pela Uniasselvi (2018), Indaial – SC. Graduada em Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (2010) e Letras – Português e Inglês pela FURB, Universidade Regional De Blumenau (2014). Tem experiência na área de Letras, atuando como professora de Inglês efetiva na Rede Municipal de Indaial e no curso de Letras/Inglês na Uniasselvi – Centro Universitário Leonardo da Vinci, como Supervisora de Disciplina.

Currículo Lattes

Douglas Manoel Antônio de Abreu Pestana dos Santos

Psicanalista. Membro da Cátedra Otávio Frias de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade – USP.  Membro da ABEPEE- Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial UNESP. Associado(a) na categoria de profissional, matrícula 15713, da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) USP, filiada no Brasil à Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e, no exterior, à International Brain Research Organization (IBRO) e à Federação das Associações Latino-Americanas e do Caribe de Neurociências. Tem experiência na área de Educação, na interseção entre Psicanálise e Educação, abordando principalmente os seguintes temas: educação em tempos de crise, educação e autoridade; ensino e transmissão. Editor da Revista Impressa Análises de discurso.

“Acreditar na educação por si só já é um motivo, além de me colocar como instrumento na rede para promover educação em nosso país.”

Currículo Lattes

Elaine Cristina Gonçalves Santos

Graduada em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), pós graduada em Administração de Negócios pela UPM, pós graduada em Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Inclusiva e Neuropsicopedagogia Clínica pela Faculdade Censupeg, Mestranda do programa de Neurociência e Comportamento (NEC)do Instituto de Psicologia da USP (defesa a ser realizada 09/12/2022), Estudos para doutorado com início previsto para o 1º semestre de 2023 no programa de Neurociência e Comportamento(NEC) do Instituto de Psicologia da USP com o tema Protocolo de Avaliação das Habilidades Preditoras de Leitura, Escrita e Matemática para crianças de 9 a 11 Anos – Construção e Validação. Professora nos cursos de pós graduação em Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica, atendimento de crianças com dificuldades de aprendizagem como Neuropsicopedagoga Clínica. Representante discente do NEC, membro da comissão de acompanhamento da verba PROAP do NEC, participante do grupo de estudos  sobre autismo do Dr. Francisco Baptista Assumpção Jr. Integrante do grupo de editores da primeira revista de pós graduandos do NEC – Revista de Neurociência e Comportamento. Participante do Núcleo de Avaliação Institucional (NAI-FEUSP) como monitora de programa de estágio para alunos de licenciatura.

Currículo Lattes

Elaine Silva Bezerra

Fonoaudióloga pela EPM/UNIFESP. Mestranda em Distúrbios da Comunicação Humana – Escola Paulista de Medicina/ UNIFESP junto ao NEAPEL – Núcleo de Ensino, Assistência e Pesquisa em Escrita e Leitura, Especialista em Distúrbios de Fala e Linguagem. Assessoria em fonoaudiologia escolar desde 1996. Sócia idealizadora da VIVER – Visão para Aprender – plataforma Web com recursos para estimulação de habilidades de processamento visual. Direção e coordenação da Clínica Elaine S Bezerra, com três unidades em São Paulo: Anália Franco, Moema e São Mateus.

“A seriedade e comprometimento com a Educação e Ciência da Rede CpE é indiscutível. Considero um privilégio ter a oportunidade de pertencer aos amigos da rede CpE pois como fonoaudióloga pesquisadora atuante na área de distúrbios de leitura e escrita acredito que a atualização e troca com a integração multidisciplinar  são fatores fundamentais para avanços científicos e de práticas educacionais.”

Currículo Lattes

Eliana Curvelo

Professora de Arte no IFPR – Campus Palmas, no curso de Artes Visuais. Ex-professora de Arte na Educação Básica. Ex-assessora Pedagógica dos Cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia da FMVZ e de Engenharia Florestal e Agronomia da FCA, ambos da UNESP de Botucatu. Professora substituta na FCL – UNESP de Araraquara. Mestre em Educação Escolar e Doutoranda em Educação Escolar. 

Estudo as representações sociais e, atualmente, como a arquitetura pode influenciar os comportamentos humanos, especificamente no ambiente escolar. Adoro ler, estudar e refletir, algumas vezes me permito não fazer nada, mesmo vivendo numa sociedade na qual perder tempo é um risco para ser esquecida. Em outras vezes, ouso sair das minhas zonas de conforto, mesmo sabendo que corro o risco de ser cancelada. A Arte me dá a oportunidade para o meu cérebro respirar!

Acredito na integração entre as áreas de conhecimento para ampliar as formas como poderemos responder aos desafios sociais que estão sendo, atualmente, negligenciados; na comunicação dos saberes para encantar os partícipes do processo de ensino e aprendizagem e principalmente no respeito à diversidade e cultura da comunidade humana.

Currículo Lattes

Erik Nelson de Paiva Melo
Graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura e Bacharelado, Especialização em Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Mestrado em Ciências Moleculares pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Atualmente é Doutorando em Ciências (Fisiologia Geral), área de Neurociência e Educação, pelo Instituto de Biociência da Universidade de São Paulo (USP). Professor de Ciências Nível V (Mestre) da Rede Municipal de Anápolis e Formador de Professores no Centro de Formação de Profissionais da Educação (CEFOPE), órgão da Prefeitura Municipal de Anápolis que oferece diversos cursos de formação continuada para profissionais da educação.

Currículo Lattes

Fabiane de Mesquita Batista

Eu sou Fabiane de Mesquita Batista, uma cearense de nascimento e mato-grossense de coração, uma mulher de 40 ano, Cisgênero, Docente, Bióloga, Me. em Microbiologia Agrícola com 12 anos de experiência em educação pública profissionalizante técnica e experiências em abordagens de ensino em grupos para adolescentes. Docente no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Educação Científica, Crítica, Rica e Inclusiva (EduCri). Mestre em Microbiologia Agrícola pela UFV | Licenciada em Ciências Biológicas pela UFMT

Currículo Lattes

Felipe Roberto Martins

Doutorado em andamento em Mudança Social e Participação Política pela USP Leste/ EACH; Mestre em Letras pela UNIFESP de Guarulhos; Professor de Ensino Médio e Técnico da Escola Técnica Estadual – Etec de Suzano do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS desde agosto de 2008; defensor da educação de qualidade pública gratuita; tem experiência na escola pública de educação básica com foco no ensino médio, técnico, técnico integrado ao médio e projetos educacionais; em 2019 participou da obra Inovações Radicais na Educação Brasileira pela Stanford/ Teachers College Columbia/ TLTL com o Relato de Experiência de Professor: a transposição da leitura em vivências; em 2019 a atividade da Mostra Científica – MOC da Etec de Suzano (a qual foi coordenador geral) foi reconhecida como uma das melhores práticas pedagógicas do Alto Tietê pelo Conectando Saberes/ Conectando Boas Práticas e em 2016 foi contemplado junto à Etec de Suzano na Chamada CNPq/ MCTIC/ SECIS n 24/ 2016 – Feiras de Ciências e Mostras Científicas, do CNPq/ MCTIC.

Currículo Lattes

Fernanda Aléssio Oliveto

Mestre em Educação e Ecologia Humana pela Universidade de Brasília 2008), graduada em Língua Portuguesa e Literatura – bacharelado e licenciatura- também pela Universidade de Brasília (1996). Cursando atualmente uma especialização em Letramento Informacional na Universidade de Goiás (UFG). Analista ambiental concursada do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) desde 2005. Editora-assistente da revista científica Biodiversidade Brasileira (ISSN 2236-2886). Experiência em educação a distância, processo editorial e elaboração de materiais didáticos. Uma das autoras do Curso de Avaliadores de Artigos Científicos e do Curso Sisbio para Pesquisadores, ambos ofertados pela Escola Virtual de Governo (EVG) e certificados pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Currículo Lattes

Fernanda Silva Ferreira

Fonoaudióloga, mestre em Psicologia pela UFRJ e doutoranda em Neurociência Translacional pela UFRJ. Atua como fonoaudióloga clínica e educacional há 17 anos.

Currículo Lattes

Fernanda Zubaran

“Possuo graduação em Letras Português Alemão pela Pontifícia Universidade Católica- PUCRS(1992) e graduação em Letras Português Inglês pela Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC(1999), Especialização em Língua Inglesa pela Universidade de Santa Cruz do Sul- UNISC (2005) e Especialização em Bilinguismo e Cognição pelo Instituto Evangélico de Novo Hamburgo-IENH(2020). Sou professora de língua inglesa há 25 anos e, desde 2019, coordeno o Currículo Bilíngue e o Mauá Idiomas no Colégio Mauá, em Santa Cruz do Sul. Atualmente, sou bolsista CAPES, no Mestrado em Letras, pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Área de interesse: Bilinguismo e Cognição.

Currículo Lattes

Francine Veiga da Silva
Sou pedagoga, neuropsicopedagoga e tenho mestrado em neurociências com pesquisa na área de memória e cognição pela UFMG. Atualmente, leciono na rede municipal de ensino de Joinville/SC e também realizo atendimentos NPP para intervenção na aprendizagem de estudantes com transtornos de aprendizagem e organização de rotina de estudos. Desenvolvo palestras na área de neurociências.os.

Currículo Lattes

Francisca das Chagas Vasconcelos Carvalho
Licenciada em Letras /Português, pela Universidade Estadual do Ceará (UVA). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Padre Dourado.
Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA). Pós-graduanda em Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica pela CENSUPEG.

Currículo Lattes

Francisco Verissimo de Souza Melo
Exerço atividade docente, de forma sequencial, desde 2007 em : Educação profissional (SENAC), Ensino básico (SEEDUC/IFRJ), Jovem Aprendiz (ISBET), ensino Superior (UPE) e formação de professores (CECIERJ).

Currículo Lattes

Giovanna Lima Molinari
Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (2017). Especialista em Linguagem e Fala pela Universidade Federal de São Paulo (2019). Mestre e Doutoranda em Distúrbios da Comunicação Humana também pela Universidade Federal de São Paulo (mestrado concluído em 2023). Além disso, atua no atendimento clínico em alterações de fala e linguagem infantil, como: Atraso na Fala, Transtorno do Espectro Autista, Transtorno no Desenvolvimento da Fala e  da Linguagem e Transtornos de leitura e escrita.

Currículo Lattes

Hagar de Lara Tiburcio de Oliveira
Formada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI (2009). Especialista em educação Especial Inclusiva – UNIASSELVI (2016). Especialista em LIBRAS – UNIASSELVI (2017). Mestra em Educação pelo programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT/IFSC (2019). Atualmente, professora do Ensino Básico Técnico Tecnológico (EBTT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), atuando como professora de educação especial com o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Também orienta trabalhos de pós-graduação em Educação Especial. É, também, membro da Sociedade de Neurociências e Comportamento – SBNeC.
“Me tornei Amiga da Rede CpE porque acredito no poder transformador da ciência junto com a educação, numa perspectiva de inclusão, empoderamento e empatia.”

Currículo Lattes

Hamilton Vedovato de Marque

Sou graduado em Psicologia pela Universidade Positivo, em Curitiba-PR, e trabalho como Psicólogo Educacional e Clínico.

Atuo no Sesc Paraná como Analista em Psicologia Escolar/Educacional, onde realizo orientação aos projetos de educação formal e complementar da rede Sesc. Trabalho com treinamento e orientações referentes a demandas da Educação Especial e Inclusiva e questões relacionadas à Saúde Mental. Trabalho também como Psicoterapeuta na perspectiva da Análise do Comportamento.

Currículo Lattes

Isabela Falleiros

Em 2005 me formei Biomédica pois desde sempre fui apaixonada pelo funcionamento do corpo humano. Em 2011 durante um intercâmbio iniciei a carreira como professora auxiliar. Em 2012, após anos de bastante trabalho e estudo, me tornei mãe, quando a curiosidade pelo desenvolvimento humano aflorou! Desde então venho estudando este tema, tendo me formado Pedagoga em 2021, tendo também me especializado em desenvolvimento infantil. Professora atuante no Brasil desde 2016, leciono Português, Inglês e Matemática no ensino fundamental I. Buscando o desenvolvimento de minha carreira atrelado aos meus interesses, estudo a neurociência há anos, tendo chegado à faculdade Censupeg em 2022 onde curso a pós graduação em Neuropsicopedagogia clínica e institucional.

Currículo Lattes

Itaceni de Araujo Sousa

Pós-graduando em Metodologia do Ensino Superior – CEMES UFMA (2021); Nutricionista pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA, 2019) e profissional de educação física (UNIVERSIDADE ESTÁCIO). Pesquisador no Grupo de Estudos em Atenção Primária à Saúde e Qualidade de Vida – GEAPSQ UFMA.

“Eu sou amigo da Rede CpE porque eu acredito na força da ciência para a educação”, pontua.

Currículo Lattes

Jackeline Gomes da Silva Araújo

Pós Doutora em Biotecnologia, Doutora em Inovação Terapêutica; Mestre em Ciências Farmacêuticas; Especialista em Docência do Ensino Superior, Gestão e Neuroeducação; Bióloga – Licenciada e Bacharelada; Experimentada em todos os níveis de ensino, do fundamental até pós graduação, assim como, orientadora de trabalhos de conclusão, revisora de revistas científicas, banca examinadora de concurso, congresso científicos e finalizações de pós graduações. Atualmente, trabalha com capacitação de Docentes em jornadas pedagógicas, e palestra equipando equipes com base nos fundamentos da NeuroEducacão.

Currículo Lattes

Janaina Nogueira

Meu nome é Janaina, Mestre em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Faculdade de Formação de Professores (2021). Cursei minha Pós-Graduação em Leitura e Produção Textual pela Universidade Federal Fluminense (2013). Sou professora licenciada em Língua Portuguesa (Português/Francês) pela Universidade Federal Fluminense (2007). A experiência no magistério estende-se como professor efetivo no Colégio Estadual Cizínio Soares Pinto e Colégio Salesiano Região Oceânica. Na pesquisa, tenho me dedicado às áreas de Psicolinguística Experimental e Leitura. Pretendo continuar meus estudos nessas áreas e expandir meus conhecimentos em conjunto com o grupo da Rede CpE. 

Quero fazer parte do grupo de amigos da Rede CpE para aprender e contribuir com as pesquisas relacionadas à área da educação. Ainda vivemos momentos difíceis nos pós-pandemia e são essas ações que nos fazem acreditar que algo ainda pode ser feito por nossos alunos. 

Currículo Lattes

Jefferson Coutinho e Silva Bruce

Sou professor de Geografia, atualmente trabalho na rede particular do Município de Niterói. Já passei por várias instituições de ensino, com as mais variadas características – localização geográfica, dimensões, publico, equipes etc. Sou apaixonado por aulas-passeio, pois acredito que o processo de aprendizado vai muito além dos muros da escola. Atualmente tenho me interessado por questões referentes à saúde mental nas escolas. Desse interesse, junto a uma grande amiga, estamos desenvolvendo um projeto sobre saúde mental para as escolas. Já tivemos algumas oportunidades, mas ainda estamos em um estágio embrionário. Muito me interesso também, por atividades no terceiro setor. Desde adolescente me engajo em atividades do terceiro setor, tão logo, já participei de inúmeras, com os mais variados focos.

Currículo Lattes

Joana D'Arc Assunção Nogueira de Oliveira

Pedagoga, mestre e especialista em Neurociências pela UFMG com pesquisa sobre o impacto do uso de jogos de tabuleiro em funções executivas. Atualmente, é professora de pós-graduação em Neurociências e educação na UFMG, PUC MINAS, IESLA e Nova Faculdade. Idealizadora e responsável pela Formação Continuada de Professores de Neurociência na Escola, cujo objetivo é preparar educadores para a prática pedagógica baseada em evidências científicas. Além de dedicar-se à divulgação científica por meio das redes sociais, cursos e palestras, presenciais e na internet. Em uma experiência construída ao longo de 40 anos, atuou como professora e coordenadora pedagógica em escolas de Ensino Básico. Foi diretora/proprietária da Companhia do Ensino, escola de Ensino Fundamental I e II. Atuou como colaboradora voluntária em grupos de estudos e laboratórios e de pesquisa na UFMG (NeuroFaces, GERE, Laboratório de Memória e Comportamento, Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento e NeuroEduca) e CEFET-MG.

Currículo Lattes

João Paulo de Oliveira

Possui licenciatura em Física (2004) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e especialização em Gestão Escolar (2014) pela FAE Centro Universitário. Mestre em Ensino-Aprendizagem pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – Curitiba). Possui mais de 18 anos de experiência em sala de aula com ensino básico e superior. Atualmente, é professor do Colégio Bom Jesus em Curitiba, com turmas de Ensino Médio.

“Gosto de aprender e estudar sobre assuntos que interagem com minha prática docente e outros temas. Já participei como convidado no podcast da Rede CpE sobre a influência do sono no aprendizado.”

Currículo Lattes

Juliana Leal Aguiari

Educadora em permanente formação, especializada em Neuropscicologia, Gestão de Educação à Distância e MBA em Marketing pela ESALQ/USP com experiência de mais de 30 anos como Professora de Alunos na faixa etária entre cinco a oito anos, Coordenadora Pedagógica e Coordenadora de Projetos de Informática.

Atualmente trabalho na prefeitura de SP com a elaboração e execução de: sequências didáticas, projetos didáticos, pautas de observação, assim como na redação de relatórios coletivos e individuais sobre os alunos. Organizo e atuo em reuniões coletivas de pais e atendimentos individuais com enfoque na preservação da infância e nas questões relacionadas ao processo de letramento e socialização. Priorizo o cuidado com as relações humanas e a formação continuada. Utilizo ambientes virtuais de aprendizagem, onde desenvolvo atividades que visam favorecer um espaço de ampliação e sistematização de conteúdos, criando um ambiente de parceria entre o aluno e o conhecimento.

Currículo Lattes

Juliana Mendes Alves

Psicóloga, mestranda em psicologia, especialista em neurociências e psicologia da educação. Possui experiência com psicologia escolar e clínica. Atua como diretora clínica de um espaço que trabalha também com a interface psicologia e educação.

Currículo Lattes

Juliano de Azevedo Santanna

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Professor de Ciências Humanas da Rede Básica (Ensino Fundamental e Médio) contratado da Secretaria de Estado de Educação do Maranhão; Membro do NUPEJI (Núcleo de Pesquisas Jurídicas de Imperatriz); Pós-graduando em Direito Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG); Licenciando em Ciências Humanas pela Faculdade SESI-SP de Educação; Técnico em Administração pela Escola Técnica Sistema; Trainee e Embaixador da ONG Ensina Brasil; Multiplicador Politize; Embaixador da ONG TODXS.

Currículo Lattes

Julio Emanuel

Sou especialista em Língua Portuguesa pelo Instituto de Língua Portuguesa do Liceu Literário Português (CELP-ILP). Bacharel e Licenciado em Letras (Habilitação: Português/ Literaturas) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Além disso, atuo na rede privada de ensino da cidade do Rio de Janeiro como professor de Português e de Redação tanto em escolas particulares quanto em cursos preparatórios para concursos. Por fim, destaco que sou um entusiasta do uso de TDICs no processo de ensino-aprendizagem. 

Creio que a educação e a ciência são primordiais na vida do indivíduo, principalmente quando em construção. Desse modo, fiz questão de pertencer a uma rede que atrela e impulsiona esses dois pilares.

Currículo Lattes

Karinne Luzia Rodrigues

Professora há mais de 23 anos. Graduada em Normal Superior e Artes Visuais; Psicopedagoga, Arteterapeuta com ênfase em Autismo, Pós-Graduanda em Neurociência Aplicada à Aprendizagem, Estudante de Psicanálise pelo Instituto de Psicanálise Clínica, Mestranda em Educação com ênfase em Intervenção em Dificuldades de Aprendizagem. Atualmente, sou professora alfabetizadora em uma escola pública municipal. Tenho muito interesse em compreender como se dá a aprendizagem e, desta forma, busco auxiliar meus alunos no processo de aquisição da leitura e da escrita com mais propriedade.

Pessoalmente, me tornar Amiga da Rede CpE é uma forma de expandir meus conhecimentos e contribuir com minhas habilidades e competências para uma educação baseada em evidências científicas.

Currículo Lattes

Katia Chedid

Educadora há mais de 35 anos. Pedagoga, psicopedagoga, especialista em gestão escolar, com extensão em Neuropsicologia, participou de grupos de estudo em Neurociência na Faculdade de Educação da PUC-SP, na Escola Politécnica e na Faculdade de Educação da USP. Especialização em Neurociência aplicada a Educação pela Faculdade de Ciência Médicas da Santa Casa de São Paulo. Em 2020, recebeu o Prêmio Special Tribute International, Categoria Best Practices in Education, and Health, Brazil-Europe, Projeto Cap Sur Ecole Inclusive d’Europe. O prêmio foi conferido pela European Commission Erasmus+.

“Existe uma área potencial de pesquisa e aplicação que poderá fazer parte tanto da formação do professor, quanto do auxílio ao aluno de como aprender mais e melhor. Kurt Fischer afirma que uma das razões de haver tanta coisa que não pode ser aproveitada em neurociência aplicada à educação por aí é que existem poucas pessoas que sabem o suficiente sobre educação e neurociência para juntar as coisas (Fisher, 2009) e, portanto, faz-se urgente e necessário essa interlocução entre os professores e os neurocientistas”, afirma.

Currículo Lattes

Laura Melo Lima

Professora dos anos iniciais na rede municipal de São Paulo/SP há mais de 10 anos. Estudiosa da alfabetização por paixão e alfabetizadora por opção. Autora e produtora de conteúdo no Instagram @profa_serotonina. Especialista em Neurociência aplicada à Educação pela Faculdade da Santa Casa de SP
(FCMSCSP – 2018). Especialista em Ética, valores e cidadania na escola pela USP (2013). Graduada em Pedagogia (UNIBAN-2010). Também tem experiência com formação de professores, atuou como tutora em cursos de graduação semipresencial e pós-graduação à distância na UNESP E UFABC.

Currículo Lattes

Leonor Bezerra Guerra

Graduada em Medicina, mas nunca exerceu a clínica. Tornou-se pesquisadora nas áreas de Fisiologia e Biologia Celular e professora de Neuroanatomia, atuando no Programa de Pós-Graduação em Neurociências do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Participou, em 2003, da criação o Projeto de Extensão NeuroEduca, cujo objetivo é a divulgação da Neurociência no contexto da educação e da saúde. Por meio dele colabora com escolas, da educação infantil ao ensino superior, em todo o Brasil, capacitando educadores. Aposentada em 2016,  ainda trabalha no NeuroEduca continua divulgando temas sobre Neurociência, Aprendizagem e Educação. É co-autora do livro  “Neurociência e Educação: como o cérebro aprende”, publicado pela Editora Artmed, em 2011.
“Considero que, conhecendo como o cérebro funciona, as pessoas podem educar melhor, aprender melhor, cuidar mais de sua saúde e ter uma melhor qualidade de vida.”

Currículo Lattes

Letícia Bernini Canton

Licenciei-me em Pedagogia pela Universidade Federal de Ouro Preto no ano de 2018. Atuei quase três anos em turmas de Educação Infantil em uma creche do estado do Rio de Janeiro. Nesse período, iniciei minha especialização em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional e a concluí no ano de 2022. Atualmente, sou professora em uma escola pública municipal de Ouro Branco.

“Fazer parte da rede é sobretudo construir, aprender e partilhar juntos, diversos conhecimentos com base em evidências científicas e poder transformar qualitativamente a nossa educação”

Currículo Lattes

Liliani Aparecida Sereno Fontes de Medeiros

Doutoranda em Ciências Fisiológicas pelo Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas coordenado pela Sociedade Brasileira de Fisiologia, no Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Mestrado em Química Biológica pelo Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Possui graduação em Ciências Biológicas – Modalidade Licenciatura, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2007). Tem experiência na área de Biofísica e Bioquímica, com ênfase em Biofísica Molecular, Alta Pressão Hidrostática, Agregação de Proteínas e Amiloidoses. Na área de Educação, possui experiência em docência na Educação Básica sendo especialista em Psicopedagogia com ênfase em neuroaprendizagem, assim como também possui ampla experiência em Educação a Distância, com ênfase em Planejamento, Implementação, Gestão e Tutoria.

“Como docente, sempre busquei compreender a escola e seu público sob todos os aspectos, principalmente no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem. Quero ser amiga da escola para aprender, mas também para somar com esta equipe no sentido de contribuir à promoção de uma educação cada vez mais próxima da excelência que nossas crianças merecem.”

Currículo Lattes

Luan Matheus Moreira

Professor na área de engenharia de estruturas, mas apaixonado por Ciências da Educação e Políticas Públicas. Desenvolve pesquisas nessas áreas com ênfase na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT).

“Quero fazer parte de uma comunidade de pessoas com propósitos em comum, compartilhar experiências e desenvolver projetos em colaboração.”

Currículo Lattes

Lucas Jackson do Nascimento

Graduado em Psicopedagogia (UFPB) e Mestrando em Psicologia (Univasf), atualmente representante discente na Associação Nacional de Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) e bolsista Capes. Tem interesse em estudos sobre os processos de aprendizagem, memorização, atenção e seus correlatos com o bem-estar. Já ofereceu minicursos sobre estratégias de aprendizagem, políticas públicas e psicopedagogia institucional para professores da educação infantil.

“Tenho concepção de que a educação brasileira precisa de bons diálogos entre a ciência e a política. É preciso que as evidências científicas discutidas no âmbito do CpE cheguem nas crianças, adolescentes e adultos, para que os docentes entendam a sua potência e a potência da aprendizagem dos seus estudantes, fortalecendo a política pública para uma educação voltada para o desenvolvimento e bem-estar da população.”

Currículo Lattes

Luciana Conter Oliveira Xavier

Como professora há vários anos, tive a oportunidade de conviver com alunos de diferentes níveis, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, e fico feliz de hoje podermos contar com pesquisas importantíssimas que venham auxiliar nos processos de aprendizagem dos alunos. Quero fazer parte dos Amigos da Rede para que possa contribuir com minha experiência, com o que vivencio tanto com alunos quanto com professores, corroborando com informações reais sobre a prática educativa.

Currículo

Luciellen Eufrásio de Carvalho Ferreira

Pedagoga, trabalha desde 2006 com alfabetização, PEB I na rede Municipal de Guarulhos/SP. É especialista em alfabetização, apaixonada por leitura e escrita e estudante de neurociências aplicada à educação.
Temas de interesse: alfabetização e letramento, alfabetização matemática, leitura e escrita, contribuições da neurociências para educação, educação pública de qualidade.

“Sou Amiga da Rede Ciência para Educação (Rede CpE) por acreditar que a educação de qualidade muda vidas. Na Rede CpE estabelecemos contato entre o trabalho pedagógico e as descobertas mais avançadas dos pesquisadores, aproximando a teoria das práticas.”

Currículo Lattes

Lucineide Oliveira dos Santos Souza

Graduada em Pedagogia (2008), tenho Especialização em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social, pela UFT. Sou professora da rede pública estadual, possuo experiência na docência, na Educação Básica.
Atualmente, estou na função de Técnica na Gerência de Ensino Médio da SEDUC/TO. Pós-graduanda em Neuropsicopedagogia Duo (Clínica e Institucional), pela Faculdade CENSUPEG.

“Desejo ser Amigo da Rede CpE, devido está cursando a pós em Neuropsicopedagogia, pois sei que irá contribuir muito com a minha formação profissional e pessoal.”

Luís Rodolfo dos Santos Filho
Luiz Carlos Dias

Atua como professor de língua portuguesa e coordenador de redação do 6º ano à 3ª série do Ensino Médio. Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem atuado na área de pesquisa acadêmica com enfoque na aquisição e aprendizagem da linguagem escrita, com destaque para estudos com base no conceito de habilidades metalinguísticas.

“Ser amigo da Rede CpE proporciona entrar em contato com pessoas amantes da pesquisa científica e da educação. Trata-se de um espaço de interlocução fundamental, sobretudo, quando almejamos uma nação com proficiência científica.”

Currículo Lattes

Marcela Machado de Freitras

Sou uma carioca que cresceu no Rio Grande do Sul e que até hoje sofre por termos saído da minha Pelotas querida.  Sempre que possível, retorno para recarregar as energias. Possuo graduação em psicologia e especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana pela ENSP/Fiocruz.  Esta especialização foi realizada a partir do meu trabalho no setor de Saúde do Servidor no município de Rio das Ostras, onde atuei por 11 anos, até que, em 2021 pedi exoneração para me dedicar exclusivamente a minha outra matrícula, no IFRJ, onde exerço minhas atividades na Coordenação Técnico Pedagógica da Graduação e Pós-Graduação. E é a partir desta função que cheguei ao curso de especialização em Neuroeducação do IFRJ – Campus Mesquita. Assim, um novo mundo se descortinou e vislumbro que meu crescimento será não somente profissional, mas também pessoal.

Currículo Lattes

Márcia Aparecida de Lima Simanovicius

É coordenadora pedagógica em uma escola pública de Ensino Fundamental no município de São Paulo e Consultora Educacional em Neurociência Aplicada a Educação, em uma empresa privada. Mestre em Ciências pelo programa de Educação e Saúde para a Infância e Adolescência da UNIFESP; é especialista em Neurociência Aplicada a Educação (FCMSCSP) e em Deficiência Intelectual (UNESP). Atualmente, é pós graduanda em Registro e Documentação Pedagógica. Militante na área da Educação Especial, com atuação nos serviços da Educação Especial, da Prefeitura de São Paulo, trabalha com formação, orientação e acompanhamento as equipes gestoras, docentes, de apoio e famílias dos estudantes público alvo da Educação Especial.

“Sou afiliada da Rede por acreditar no potencial da Educação para transformação das pessoas e, consequentemente do mundo e, na importância do embasamento das práticas pedagógicas em evidências científicas robustas e de qualidade e, estar neste meio, colaborando com meu trabalho e estudos, me move a devolver para a sociedade o que merecem de melhor: um processo educacional de qualidade, inclusivo e equitativo para todos e todas.”

Currículo Lattes

Márcia Cordeiro Diniz

Atuando há mais de 32 anos como professora regente em escolas da rede pública e privada na cidade do Rio de Janeiro, com a prática pedagógica fundamentada em evidências científicas.

Márcia Di Santo de Melo Machado

Graduação em Pedagogia com especialização em Psicopedagogia; Mestrado em Educação: Psicologia da Educação (PUC-SP) e Doutoramento em Distúrbios da Comunicação Humana – Fonoaudiologia pela EPM-UNIFESP. Experiência de 26 anos em escola, como professora e gestora escolar. Atualmente atua em consultório psicopedagógico particular e é Conselheira Estadual da Associação de Psicopedagogia-Seção SP.

Currículo Lattes

Márcia Ribeiro Silva Fernandes

Mestra em Educação pela UFPI, MBA em Gestão Escolar pela USP/Esalque, especialista em Docência Superior pela Faculdade Piauiense, licenciada em Ciências Biológicas pela UESPI. Professora efetiva de Ciências da Rede Municipal de Parnaíba e membro do Grupo de Pesquisa FORMAR da UFPI, atuando com os temas: colaboração, planejamento, ensino-aprendizagem e pesquisa e iniciando estudos sobre a neurociência das emoções.

Currículo Lattes

Marcus Periks Barbosa Krause

Pedagogo, graduado em Letras, especialista em Educação Especial e Língua Portuguesa, escritor com 4 livros publicados e membro da Academia Pedreirense de Letras e da Organização mundial De Educação Pré-escolar OMEP, além de professor da educação básica e de cursos de pós-graduação.

“Decidi ser amigo da Rede CpE para compartilhar conhecimentos e contribuir para o fortalecimento da educação em nosso país”, explica.

Currículo Lattes

Maria Elisa da Silva Gonçalves Guimarães Carvalho

Graduada em Pedagogia, atuando como professora regular em duas Redes Municipais de Ensino, em turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Pós-Graduada em Gestão Integrada (FAAC), Planejamento, Implementação e Gestão da EAD (UFF), Educação Especial com Ênfase em Práticas Inclusivas (FAVENI), Educação Especial: Desafios e Ações Pedagógicas (FSJT). Pós-Graduanda em Neuroeducação (IFRJ) e Educação Especial e Inovação Tecnológica (UFRRJ). Realizou diversos cursos na área da educação, por considerar importante para atuar profissionalmente e contribuir para que a educação seja de qualidade para todos. A inquietação docente frente aos desafios deparados cotidianamente nas salas de aula é o principal motivo para a busca de assuntos que envolvam os processos de ensino aprendizagem, começando pelo cérebro, pois é o órgão da aprendizagem por excelência.

“Considero importante ser um Amigo da Rede, porque acredito que a ciência e a educação estão relacionadas e podem contribuir com pesquisas e aplicabilidade para tornar o ensino e aprendizado, uma realidade possível para todos.”

Maria Silma Lima de Brito

Doutoranda do PPGLL-UFAL. Professora de Atendimento Educacional Especializado na rede pública. Atua no atendimento clínico neuropsicopedagógico com crianças com dificuldades de aprendizagens, transtornos de aprendizagem e do transtorno do espectro autista (TEA). Terapeuta Reikiana e contadora de História. Sou graduada em Letras pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), especialista em Programação do Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Pernambuco (UPE). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Internacional(UNINTER). Mestra em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL). Professora Substituta da Universidade Estadual de Pernambuco – UPE. Especialista em Neurociência e Leitura – UFRN. Centraliza seus estudos nas áreas da Ciência Cognitiva da Leitura e da Neurociência Cognitiva, tendo como objeto de estudo a aprendizagem inicial da leitura, decodificação, fluência em leitura, consciência metalinguística consciência fonológica, leitura e compreensão textual, bem como as multimodalidades da leitura.

“Desejo ser do grupo por ser uma educadora que busca a todo instante em minha prática incorporar os estudos na ciência como recurso indispensável para mudanças que engessam o ensino e a educação.”

Currículo Lattes

/su_spoiler]

Mariana Terra Teixeira

Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com bolsa CNPq. Fez seu estágio de doutorado sanduíche no laboratório Haskins Laboratories, em Yale University, com bolsa CAPES. Mestre em Linguística pela PUC-RS. Graduada em Letras Licenciatura Português/Espanhol pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com parte da graduação cursada na Universidade Autónoma de Madrid (UAM). Pesquisa na área da neurociência cognitiva e psicolinguística, voltada ao processamento da linguagem. Atualmente, professora de Espanhol e Language Support Teacher (Português e Inglês para estrangeiros) na Escola Internacional Pan American School of Porto Alegre (PAS-POA). Foi consultora externa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) na Divisão de Educação e trabalhou no desenvolvimento do programa de alfabetização "Vamos Todos Aprender a Ler", adaptação da versão em língua espanhola "Aprendamos Todos a Leer", e do aplicativo GraphoGame Brasil (jogo de alfabetização desenvolvido por cientistas). Foi professora substituta no curso de Letras do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - campus Feliz. Bastante interessada nos seguintes temas: como o cérebro aprende uma nova língua, bilinguismo, processamento da linguagem, relação entre cérebro e leitura, crianças com dificuldade de leitura, dislexia, linguística formal, sintaxe, semântica e suas interfaces.

Currículo Lattes

Marília Pinto Fontes

Possui graduação em Licenciatura em geografia pela Universidade Católica do Salvador (2006), pós-graduada em Gestão escolar com Coordenação Pedagógica; pós-graduada em Educação Científica e Popularização das Ciências; Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica. Tem experiência na área de Geografia, na área de Educação Científica na Educação Básica.

“Participar da rede irá me possibilitar a continuar a defesa da pesquisa em educação, tão essencial para a qualificação desse processo importante para a formação de cidadãos social e politicamente referenciados. O diálogo entre os cientistas da educação é muito importante para o processo educacional.”

Currículo Lattes

Marisa de Lourdes dos Santos de Mello

Formada em Pedagogia pela UNC-Caçador-SC, possui pós-graduação em Pedagogia Terapêutica pela Universidade Tuiuti do PR – Curitiba. Cursa Pós em Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Especial Inclusiva  no CENSUPEG, em Balneário Camboriú-SC. Mestranda em Educação Especial pela Universidade Fernando Pessoa Porto-Portugal. Faz zssessoria técnica para criação das Diretrizes da Educação Inclusiva e na inclusão de alunos na rede regular de ensino. Trabalhou na formação pelo Instituto Guga Kuerten com Professores das APAES de Santa Catarina. Trabalhoou em formação de professores  também com a Secretarias de Educação do Estado de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul através do INCAPE- Instituto Cap. Pedagógica e Eventos Ltda. Avaliação Diagnóstica e Terapia Psicopedagógica em Clínica.

“Sou afiliada da Rede por desejar aprender cada vez mais e colaborar com as pesquisas realizadas.”

Currículo Lattes

Marta Pires Relvas.

Professora atuante há 45 anos. Bióloga, Pesquisadora na área de Neurociência Aplicada à Aprendizagem Cognitiva e Emocional no contexto escolar. Dra.h.c em Educação. Dra e Ms. em Psicanálise. Neurocientista da Educação,  Neuroanatomista, Psicopedagoga, Neuropsicopedagoga, Especialista em Psicologia Educacional, Especialista em Fisiologia Humana, Bioética Aplicada, Neuropsicomotricidade e Didática do Ensino Superior. Professora da Educação Superior na Universidade Estácio de Sá, nos cursos de Graduação e Pós Graduação. Professora da Universidade Mackenzie do RJ, e da Faculdade Unisaúde nos cursos de Pós Graduação nas áreas da Educação e Saúde. Professora dos cursos de Psicopedagogia e Neuropsicologia da Aprendizagem no Núcleo de Formação Profissional Irene Maluf, Faculdade Integradas Potencial, SP. Professora da Facultad Interamericana de Ciências Sociales, Assunção. Professora aposentada na Educação Básica. Membro Efetiva da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento, Conselho Regional de Biologia – RJ e da ABPp RJ. Tem Certificação no Program Aproch Study em Reggio Emília na Itália e Title the Education of Neuroscience – Eramus Europa, Portugal. Autora dos livros da WAK Editora, RJ, Artesã Editora, SP,  Qualconsoante Editora, Portugal, e da Editora do Brasil, SP.

“Ser amiga da Rede CpE é acreditar que o educador precisa reconhecer que a aprendizagem perpassa pelo processo biológico do sistema nervoso central e periférico. Sendo que a plasticidade multidimensional da mente humana se dá por meio da interação e assimilação, cultural,  social na formação das linguagens, pensamentos, e  habilidades potencializadas com afetividade no contexto escolar. É fundamental o educador  compreender que todos os estudantes têm o direito a uma educação inclusiva, integrativa e interativa, baseada nas evidências do conhecimento neurocientífico.”

Currículo Lattes

Melissa Bicudo

Licenciada em pedagogia pela Universidade Federal de São Paulo (2012), especialista em psicopedagogia institucional (2015), especialista em A Moderna Educação pela PUC-RS (2018). Atualmente cursa pós-graduação em Neurociências na Universidade Federal de São Paulo. Trabalhou durante cinco anos em escolas municipais de ensino fundamental I, com crianças com dificuldades de aprendizagem. Desde 2017 dedica-se exclusivamente à criação e produção artesanal de recursos pedagógicos lúdicos para alfabetização.                                                                                               

“Quero ser amiga da Rede CpE porque acredito no potencial transformador das ciências em benefício da educação.”    

Mirela Cunha Cardoso Ramacciotti

PhD em Distúrbios da Comunicação Humana (UNIFESP); PhD em Neurociência e Comportamento (USP); Mestre em Educação Interdisciplinar (Johns Hopkins University). Docente externo do Instituto de Psicologia da USP, fundadora do Grupo de Estudos ‘Mind, Brain, and Education’ da Associação de Professores de Inglês do Brasil (BrazTESOL), coordenadora do grupo de Amigos da Rede CpE (Ciência para Educação). É advogada, professora licenciada de inglês e tradutora. Atua nas áreas de Educação, Aprendizagem, Ensino Multilíngue e Formação de Professores.

“Sou afiliada da Rede CpE por acreditar que educação deva ser uma construção com base em evidências.”

Currículo Lattes

Mohab Angelo Pedroso

Graduado em Ciências Biológicas no Centro Universitário de Santa Fé do Sul/SP em 2010 e como segunda licenciatura em 2016 cursou Pedagogia na UNIJALES/SP. Especializou-se em Biologia Molecular e Genética em ciências da saúde na FAMERP/SP. Entre 2014 – 2023 cursou especializações em Educação Ambiental, Educação Musical, Pedagogia Hospitalar e Educação Especial pela Faculdade Campos Elísios/SP e é pós-graduando em Psicopedagogia – FARESE/ES. Professor da rede pública estadual e privada em MS atuando na área de biologia e pedagogia e é articulador da Iniciação Científica da escola do SESI em Aparecida do Taboado/MS, desenvolvendo pesquisas com os estudantes de todas as idades nas diversas áreas das ciências.

Currículo Lattes

Mônica Maria Souza de Oliveira

Doutoranda em Ensino em Biociências e Saúde na Fiocruz, Mestre em Educação, Gestão e Difusão em Biociências pelo Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (UFRJ), Pós-graduada em Neurociências Aplicada à Aprendizagem (UFRJ), Pós-graduada em Meio Ambiente (UFRJ), MBA em Gestão de Negócios (IBMEC-RJ). Docente credenciada no Programa de Pós-graduação em Neuroeducação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Avançado Mesquita (RJ). Desde 2015, pesquisa neurodesenvolvimento infantil em contato com a natureza, com artigo e capítulos de livros publicados sobre o tema. É co-criadora do movimento No Quintal da Nossa Casa (@noquintaldanossacasa) que promove encontros e festivais Natureza em Família, Niterói Infância e Natureza (@niteroinfanciaenatureza). É idealizadora do coletivo Conexão Natureza (@estacaoconexaonatureza) que oferece processos formativos nas áreas de educação e saúde. Tem interesse em pesquisas sobre neurodesenvolvimento e aprendizagem infantil ao ar livre, desenvolvimento de habilidades cognitivas (funções executivas) e regulação emocional a partir de práticas contemplativas/meditativas de reconexão à Natureza, promoção e restauração da saúde.

Currículo Lattes

Natalia Barboza Netto

Doutoranda e Mestra em Educação – UFRJ – linha de pesquisa: Inclusão, Ética e Interculturalidade; Especialista em: Administração Escolar – UFRJ; Psicopedagogia – UCAM; Psicomotricidade – UCAM e Educação Especial Inclusiva – FGF; Graduada em Pedagogia – UFRJ. Membro do Laboratório de Inclusão, Mediação Simbólica, Desenvolvimento e Aprendizagem – LIMDA/ UFRJ. Desenvolve estudos e pesquisas sobre inclusão em educação, formação docente, ciclo de políticas, tecnologias assistivas, autismo e síndrome de Down. Desde 2001 leciona nos anos iniciais do ensino fundamental, na SME/RJ. Desde 1995 é professora na Educação Infantil, em uma instituição privada de ensino, no RJ.

Currículo Lattes

Noemi Gonçalves Delgado

Professora da rede municipal da cidade do Rio de Janeiro desde 1999. Pedagoga, Psicopedagoga e neuropsicopedagoga.

“Apaixonada pelo conhecimento do cérebro. Minha paixão me levou a desenvolver uma pesquisa de divulgação do cérebro para os alunos dos anos iniciais e os resultados tem sido fantásticos! Ser uma Amiga da Rede CpE, me faz ser um elo da necessária ponte, entre a ciência e a Educação!”

Currículo Lattes

Pedro Henrique dos Santos

Natural do Recife – PE, atualmente reside em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Formado em Licenciaturas em Geografia e em Música (UFPE), Especialista em Metodologias para a Educação a Distância; atuando como professor da Rede Municipal do Recife desde 2011 em sala de aula regular, no Laboratório de Ciência e Tecnologia e como Mediador de Leitura no Espaço de Leitura da Escola Municipal Nadir Colaço. Foi um dos vencedores do I Prêmio CpE na Sala de Aula.

“Acredito que as descobertas científicas sobre o ensino-aprendizagem devem chegar aos que estão no cotidiano escolar como ferramenta de aperfeiçoamento às ações docentes, fortalecendo o fazer educativo para o desenvolvimento dos estudantes. Entendo a Rede CpE como uma forte aliada nesse processo.”

Currículo Lattes

Rebeca Brandão Nascimento

Mestra em Ensino Tecnológico, formada pelo programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Possuo especialização em Metodologia do Ensino de Biologia e Química, bem como em Ensino Médio Interdisciplinaridade e Itinerários Formativos para Matemática e Ciências da Natureza. Além disso, sou graduada em Licenciatura em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Amazonas e concluí um curso técnico profissionalizante em Agropecuária pelo Instituto Federal do Amazonas (antiga Escola Agrotécnica Federal de Manaus).Minha carreira docente abrange a posição de Professora de Ciências – Anos Finais, com foco em Educação, destacando-se nas áreas de , Metodologia para o Ensino das Ciências da Natureza, Saberes Tradicionais, Contextualização Amazônica, Formação Continuada, Fundamentos e Metodologia. 

A missão da Rede CpE ressoa profundamente com meus valores e aspirações. Acredito na pesquisa translacional em educação, uma abordagem que busca levar os conhecimentos adquiridos nos laboratórios diretamente para a realidade das salas de aula. Assim como esse método tem sido crucial na área da saúde, também acreditamos em sua potência transformadora na educação.

Currículo Lattes

Rita Gallego Henriques

É formada em Pedagogia, Especialista em Educação Infantil e Cultura, Docência do Ensino Superior, Letras, Português e Literatura, Educação Infantil, Neurociência e Aprendizagem, Ensino de Arte, História e Música. Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Linha de Pesquisa Políticas Educacionais. É professora polivalente da Educação Básica e Inclusão na Prefeitura de São Bernardo do Campo. Participa de projetos sociais em inclusão. Ativa em clubes de leitura, aprecia boas bibliotecas e livrarias, gosta de visitar museus, galerias, feiras culturais e cozinhar para família e amigos ao som de Rock Clássico e MPB, saboreando um bom vinho.

“Entendo que é necessário e urgente um espaço para integrar saberes e esforços dos mais diversos saberes, laboratórios, pesquisadores do nosso país, sejam eles de qual área forem.” 

Currículo Lattes

Rodrigo Mutuca

Formado em Letras pela FFLCH-USP, é professor de português desde 2007. Ao longo da última década e meia tem se dedicado a estudar linguagens não verbais (principalmente cinema e fotografia) e participado de inúmeras oficinas de escrita. Como trabalho de conclusão no MBA em Gestão Escolar pela Esalq-USP, apresentou resultados de um estudo de campo em que os alunos eram convidados a pensar a metacognição a partir da elaboração de questões que seriam usadas como motivadoras das aulas de literatura e adaptadas para contextos de avaliação escolar. Seu trabalho de conclusão no curso “A Canção Popular Brasileira no ensino de História”, oferecido pela organização da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), foi selecionado entre os 50 melhores daquela edição. Acredita que é obrigação de todo professor – ou melhor: de todo profissional – buscar conhecimentos que possam trazer novos significados e perspectivas a seu trabalho.

Currículo Lattes

Roseday Santos Nascimento

Mestre e doutoranda em Educação, Gestão e Difusão em Biociências pelo Instituto de Bioquímica Médica (IBqM/UFRJ). Especialista em Biologia pela Universidade de Nova Iguaçu, em Ensino de Ciências e Biologia pelo Departamento de Bioquímica Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Neuropsicopedagogia. Graduada em Ciências Biológicas e Pedagogia. Foi conteudista do Currículo Mínimo de Biologia – Curso Normal (Formação de Professores) para a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC). Tem experiência em educação à distância, onde atuou como tutora na Fundação Centro de Educação à Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ). Coordenadora de Atividades do Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia pelo (IBqM/UFRJ)- Laboratório Em Formação. Membro do Grupo de Pesquisa (CNPQ) -Em Formação/ Pesquisas em Educação – IBqM/UFRJ – Linha de pesquisa em Práxis pedagógica e Avaliação: práticas e saberes educativos. Supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) – Professora titular de Biologia – Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, atua na Superintendência Pedagógica (SUPED) – Coordenação do Ensino Médio / Gerência Pedagógica do Curso Normal.

E na Coordenação de Diversidade e Inclusão Educacional, responsável pela Educação Escolar Indígena. Atuou na criação e implementação do Curso de Magistério Indígena, etnia Guarani. Representante SEEDUC/RJ dos Saberes Indígenas MEC. Membro do Conselho Estadual dos Direitos Indígenas (CEDIND) e do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena (CEEEI/RJ). Avaliadora Educacional das práticas pedagógicas e gerenciais nos Territórios Etnoeducacionais – (SASE/MEC). Mentora de Ciências do Time de Autores do Projeto Plano de Aula da Associação Nova Escola. Time de Formadores da Nova Escola.

“Sou afiliada da Rede CpE, pois acredito na Educação e este espaço oportuniza trocas de experiências, aprendizagens significativas e ativas, o que me leva a cada dia sofisticar pedagogicamente a minha práxis docente.”

Currículo Lattes

Sabrine Amaral Martins Townsend

Sabrine Amaral Martins Townsend realiza Estágio de Pós-Doutoramento (PNPD/CAPES) na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), na área de Estudos Linguísticos e Cognição, com supervisão da Profa. Dra Rosângela Gabriel. É integrante do grupo de pesquisa Linguagem e Cognição e membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), do Society of Scientific Study of Reading (SSSR) e da Rede Brasileira de Letramento em Saúde (REBRALS). Realizou doutorado em Letras com bolsa integral do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPQ) na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre -RS, sob orientação da Profª Drª Lilian Cristine Hübner. Possui Mestrado em Linguística Aplicada com ênfase na Aquisição, Variação e Ensino de línguas na Universidade Católica de Pelotas – UCPEL (2008-2010), em Pelotas – RS, atendo-se às áreas de Psicolinguística e Neurociências, sendo orientada pela Profª Drª Márcia Zimmer. Graduada em Letras Português – Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG (2004-2007). Pesquisa sobre cognição e leitura e, atualmente, tem como foco confecção e adaptação de textos e/ou tarefas para a acessibilidade e compreensão linguística.

“Ao longo de minha vida, tive o privilégio de ser incentivada a estudar, ler, aprender sob diversas formas. Desde a escola privada que me forneceu uma bolsa de estudos de Ensino Fundamental e Médio quando eu tinha 9 anos de idade até as oportunidades dentro dos cursos de graduação e de pós-graduação em que fui bolsista. Assim, tornei-me professora para fazer diferença na vida das pessoas, através do aprendizado, da formação de novos profissionais da educação. Logo, minha motivação para ser amiga da Rede é dar continuidade ao meu projeto de vida que é a transformação de outras vidas com acesso à educação e formação de qualidade, com subsídio científico. Sou uma grande admiradora do trabalho que a Rede vem realizando e, se possível, gostaria de contribuir para que essa potência de transformação nunca diminua sua presença”

Currículo Lattes

Sâmara Dutra Neres

Graduada em Pedagogia pela UFMG, Pós-graduada em Neurociência aplicada à educação pela UFLA, Pós-graduanda em Neuropsicopedagogia, Neuropsicomotricidade e Psicopedagogia pela RHEMA Educação. Atualmente, atuo como Técnica da Educação na Superintendência Regional de Ensino de Araçuaí/MG – Secretaria Estadual de Educação de MG.

Mãe do Samuel e da Mariane, divorciada, diagnostica aos 42 anos com TDAH tipo combinado, juntamente com o diagnóstico de TDAH dos meus filhos. Encantada pela Neurociência e de como ela pode ajudar no processo de aprendizagem, principalmente com pessoas com transtorno do Neurodesenvolvimento de forma significativa no ambiente escolar. Pretendo assim que concluir minhas especializações realizar atendimentos clínicos neuropsicopedagogicos e ajudar a divulgar de forma séria e verdadeira processos que de fato fazem a diferença na inclusão de todas as crianças dentro do ambiente escolar e no seu processo de aprendizagem.

“Apaixonada pela educação, sempre tive o desejo de contribuir de forma significativa no processo de aprendizagem das crianças e adolescentes e através da neurociência consigo ver essa possibilidade de fazer a diferença dentro do processo de formação delas. Me tornar amiga da rede ajudará a concretizar esse meu desejo de através da ciência transformar a educação “

Sheila Garbulha Tunuchi de Campos

Doutoranda e Mestra em Educação, Pedagoga, Psicopedagoga, Neuropsicopedagoga. Atuação profissional com crianças público-alvo da sala de recursos na rede municipal de ensino de Porto Feliz/SP.

Currículo Lattes

Sheyla Baumworcel

Professora, Psicopedagoga Especialista em Neuroaprendizagem, Cognição e Psicomotricidade. Cursou Neurociências Translacional no IDOR-RJ com foco na Educação e Intervenção e Diagnóstico Precoce de crianças no TEA na PUC-RJ e TCC Infância e Adolescência – Santa Casa de Misericórdia, no Rio de Janeiro. Com vasta experiência em sala de aula, dediquei-me ao atendimento psicopedagógico, trabalhando com crianças com dificuldades de aprendizagem.  Elaborei um Projeto de Inclusão publicado no livro “Coordenador Pedagógico: Subsídios para a atuação na realidade escolar”. Autora dos livros infantis “Dicionário Amoroso de Valores” e “A caixinha da Vovó”. Autora do capítulo “A Educação infantil para além da Neurociência” no livro “Entretecendo saberes”. Organizadora do livro “Contribuições da Neurociência para uma Educação Integradora”. Criou os jogos “Baralho das Chaves”, “Roda de Conversa para crianças” e “Roda de Conversa para adolescentes”. Palestrante no Congresso Brain Connection 2018 e 2019.

“Quero fazer parte da Rede CpE pois acredito que é importante divulgar e atualizar as professoras sobre a neurociência, colaborando com novos estímulos e renovando os conhecimentos. Acredito em um esforço conjunto de professores, pesquisadores e acadêmicos da interface Neurociência e Educação para fundamentar e aperfeiçoar a prática pedagógica vigente. Para vivermos em uma sociedade melhor é preciso questionar, argumentar, dialogar com fundamentação científica.”

Currículo Lattes

Sheyla Ferreira da Silva

“Sou graduada em pedagogia – UVA – CE, especialista em alfabetização e neurociências-UFRN, professora efetiva da educação básica – anos iniciais do município de Nísia Floresta/RN, leciono há mais de 18 anos. Desde que tomei ciência da neurociência e as contribuições que ela pode trazer para educação fiquei apaixonada.”

Currículo Lattes

Sibele Medeiros Merino

Graduada em Fonoaudiologia e em Pedagogia, pós-graduada em Alfabetização Escrita e Numérica, especialista em Motricidade Oral e mestranda em Distúrbios da Comunicação Humana – Fonoaudiologia – UNIFESP. Trabalho como fonoaudióloga clínica e educacional e sou professora  da rede particular de ensino no município de São Paulo.

Currículo Lattes

Silvia do Socorro Celusso

Graduada em Direito, Mestre em Educação, Pós-Graduada em Magistério Superior e Direito e Legislação Educacional. Atualmente na Instituição-Creche Albert Sabin/MS, na Função de Analista em Gestão Educacional / Coordenadora Pedagógica. Como professora, ministrou disciplinas na Faculdade de Formação de Professores / UERJ – (São Gonçalo) e no Centro de Estudos Avançados e Pesquisa (CESAP-RJ) no Curso de Gestão Educacional. Integrou grupos de pesquisa em Representações Sociais na UNESA-RJ, com professores do Município do Rio de Janeiro, atuando com temas relacionados à metodologia da pesquisa e as Representações Sociais de objetos de interesse da Educação como: Identidade, saberes, formação e trabalho docente. Atualmente, integra o Grupo de Pesquisa sobre a Retórica e Argumentação na Pedagogia (GPEE-UFRJ) com alunos de Pedagogia(UFRJ). Suas principais áreas de investigação são: relações entre ética, retórica e Educação, análise retórica dos discursos educacionais; Racionalidade Argumentativa em pesquisas educacionais: questões de teoria e de método.

“Meu interesse pela pesquisa na produção de trabalhos e discussões no campo da Educação é a busca de contribuições a um tema tão relevante, cujo foco está ligado às questões relacionadas com a identidade, a profissão, a formação, o trabalho e as práticas curriculares de docentes no cotidiano escolar, levando os profissionais na busca de alternativas para o enfrentamento dos aspectos desfavoráveis da profissão, muitas vezes citados tais como: desvalorização do trabalho, acúmulo de funções e uma nova realidade social.”

Currículo Lattes

Simone Maria da Silva Santos

ou professora de história e recentemente conclui pedagogia pela UFPB. Hoje sou professora efetiva na rede pública e atuo no ensino fundamental II.Já atuei no ensino médio e Eja.Leio sobre as melhores práticas de ensino e venho implantando algumas dessas práticas na sala de aula desde 2021. Tenho muita vontade de aprender e melhorar minha prática pedagógica na sala de aula, além de inspirar e ensinar outros professores.

Currículo Lattes

Stefany Joyce Ferreira Avansini

Formada em Ciências Biológicas, graduanda do curso de Pedagogia, Especialista em Educação a Distância, Educação Especial e Neuropsicopedagogia. Mestra em educação pelo Programa de Pós Graduação Teoria e Prática de Ensino (UFPR). Professora da Educação Básica na Rede Pública de Curitiba. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Atuação Docente em Ciências Naturais (UTFPR). Possui grande interesse em pesquisas envolvendo educação e neurociência.

Currículo Lattes

Suely Oda Coulter
Graduada em jornalismo pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), graduada em Pedagogia pela FALBE – Faculdade Albert Einstein, de Brasília, pós-graduada em Neuropsicopedagogia Institucional pela CENSUPEG – Centro Sul-Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação, de Joinville, pós-graduanda em Neuropsicopedagogia Clínica pela CENSUPEG.
Trabalhei como jornalista em rádio, televisão e jornal, em diversas editorias como repórter e também como editora de assuntos locais, economia, além de ter atuado como assessora de imprensa parlamentar. Mas foi na educação que encontrei minha paixão pois nesta área, além de intermediar o acesso à informação, também sinto que colaboro mais de perto para a formação cidadã dos estudantes. Tenho experiência profissional como professora de língua inglesa para iniciantes e crianças em escola de idiomas, além de ter atuado como voluntária em organizações não governamentais como alfabetizadora de adultos e idosos. Também fui membro do Conselho Municipal de Educação de Primavera do Leste (MT) como representante dos pais, onde também fazia parte da comissão fiscalizadora de aplicação dos recursos do FUNDEB.
Meu objetivo ao participar da Rede de Amigos do CpE é estar atualizada quanto às inovações científicas importantes para poder atuar com eficácia e eficiência no processo de aprendizagem do público tanto no campo infanto-juvenil como no de adultos.

Currículo Lattes

Sulamita Rosa Nogueira Soares

Pedagoga, formada pelo Centro Universitário Carioca na linha sobre Estudo do processo ensino-aprendizagem no contexto da Educação Especial e Inclusiva. Pós-graduanda em Neuroeducação pela IFRJ – Instituto Federal do Rio de Janeiro. Estudante de nível intermediário em LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais.

Currículo Lattes

Suzenil Xavier

Sou Suzenil, moro no Rio Grande do Norte. Sempre estudei em escola pública, desde criança sonhava em ser professora e acabei me apaixonando pela educação infantil. Graduada em pedagogia, tenho duas pós  graduação. Hoje já não estou mais em sala de aula. Trabalho na coordenação de um CMEI.

Quero fazer parte da Rede CpE porque os conteúdos  abordados são novos caminhos para contribuir com a educação. Caminhos  esses que nos leva a refletir em uma prática de sala de aula bem melhor e simples de aplicar. E como essa prática melhora a aprendizagem dos alunos e isso significa uma educação de qualidade para todos.

Suzy Karla Reis Santos

Sou educadora, psicopedagoga e apaixonada por pessoas, por comportamentos, por histórias e por transformações humanas.
A vida nos promove encontros que nos movem a mudanças, sejam elas conscientes ou inconscientes. Participar da Rede CpE, é uma grande abertura para boas conversas, discussões e aprendizados, sobre educação e boas transformações que queremos no mundo.
Quero aprender e levar esse conhecimento para o meu campo profissional e pessoal.

Currículo Lattes

Tamile Gomes da Silva Pinheiro

Meu nome é Tamile. Sou graduada em letras com habilitação em português / inglês pela Fundação Educacional Unificada Campograndense, e especialista em tradução audiovisual pela universidade Estácio de Sá. Atuei por alguns anos na educação básica, com ensino de língua inglesa. Desde 2021, durante à pandemia, me dedico ao ensino de língua Inglesa para crianças, jovens e adultos à distância.

Spoiler title
Tarcisio Jose de Melo Ferreira

Graduado em Educação Física pela UFMA. Professor do Depto. de Educação Física da UFMA. Especialização em Educação Pré-escolar pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Mestre em Neurociência pela Universidad Internacional de Andalucia - UNIA - Espanha. Doutorando em Integração e Modulação de Sinais em Biomedicina pela Universidad de Murcia - UMU - Espanha. Coordenador do Núcleo de Estudos/Pesquisas e Análise Social do Movimento Humano – NEPAS. Coordenador há 28 anos o Projeto de Extensão “Viver a Escola” na Vila Embratel. Coordena o projeto “Viva Capoeira Angola” e Coordenou o Curso de Extensão de Capacitação de Mestres de Capoeira do Maranhão. Membro da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento – SBNeC. Tem experiência na área de Educação Física Escolar, com ênfase em Neurodesenvolvimento, Crescimento e desenvolvimento, Neurociência e Neuroeducação, atuando principalmente nos seguintes temas: Cultura Corporal, Educação Infantil, Desenvolvimento Humano, Neurociência, Neuroeducação, Neuropedagogia, Capoeira e Cultura.

"Faço parte da Rede como amigo primeiro porque envolve toda nossa luta de quase 30 anos (falta pouco!) de fazer com que os educadores, em geral, entendam que eles ensinam, aprendem e educam com o cérebro. Em segundo lugar, já está passando da hora de se fazer uma grande corrente em favor de uma educação baseada em evidências."

Currículo Lattes

Thayse Guesser Mannes

Pedagoga, pós-graduada em psicopedagogia, pedagogia gestora e aprimorada em Neuropsicologia Cognitiva. Professora dos anos iniciais do ensino fundamental e psicopedagoga clínica. Membra voluntária do Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva – LANCE da Universidade Federal de Santa Catarina. Experiência em Formação de professores das redes públicas municipais e estaduais. Associada na Associação Brasileira de Psicopedagogia Seção Santa Catarina.

“Quero fazer parte dos Amigos da Rede CpE porque acredito que essa é uma oportunidade de engajamento e busca de conhecimento. A ciência precisa chegar as nossas salas de aula e ser conhecidas pelos professores. Estou em busca de projetos que possam contribuir para a prática docente”.

Currículo Lattes

Vanbasten Rocha

Possui licenciatura plena em Ciências Biológicas (2004) pela Universidade de Pernambuco (UPE) e especialização em Biologia Marinha (2014) pela FAFIRE – Faculdade Frassinetti do Recife. Técnico Ambiental (GRAU TÉCNICO – Recife). Tem dez anos de experiência em sala de aula com ensino básico. Atualmente, é professor da rede pública estadual, em escola de ensino integral no Recife, com turmas de Ensino Médio.

“Gosto de aprender e estudar sobre assuntos que interagem com minha prática docente, pedagogia e outros temas. Participar como convidado da Rede CpE traz e agrega muita influência e aprendizado.”

Currículo Lattes

Veronica Oliveira de Araujo da Cruz

Assessora de Inclusão e Acessibilidade na Diretoria de Educação Superior Faetec (Desup); Neuropedagoga Institucional e Clínica; Pedagoga com habilitação em Educação Especial; Professora Curso Pedagogia – Faculdade de Educação Tecnológica do estado do Rio de Janeiro – FAETERJ. Prêmios nacionais e internacionais dentro da neurociência, música, inclusão e educação. Escritora e Musicista
CEO no Ateliê Neuropedagógico Veronica Cruz. Membro da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento (SBNeC), como pesquisadora e professora

Currículo Lattes

Vinícius Catão de Assis Souza

Licenciado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em Educação Inclusiva, mestre e doutor em Educação (Ensino de Ciências) pela Faculdade de Educação da UFMG. Realizou o estágio de pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio (Portugal). É professor Adjunto no Departamento de Química da Universidade Federal de Viçosa (UFV), setor de Educação Química, tendo experiências profissionais com temas relacionados aos espaços não formais de educação científica, formação inicial e continuada de professores, inclusão de surdos e cegos, educação bilíngue para surdos e diversidade na Escola. Tenm trabalhos voltados à educação sociocientífica, neurociência e educação, alfabetização científica e processos de ensino e aprendizagem em contextos inclusivos. Foi professor de Química na Educação Básica (pública e privada) de Belo Horizonte por 10 anos e em 2010 ingresseou como docente na UFV (MG).

“Sou amigo da Rede Ciência para Educação desde 2018 e acredito que posso contribuir em Projetos voltados à Educação Bilíngue para surdos e inclusão de cegos, de modo a construirmos uma educação humanizada, pautada na equiparação de oportunidades para todos e na valorização das potencialidades em meio às diferenças linguísticas-culturais e sociais.”

Currículo Lattes

Vitor da Silva Loureiro

Pesquisador no Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos (Lieenp-CENSUPEG), atua no G.P. Representações sociais e subjetividade docente. Professor nas especializações em Neuropsicopedagogia da Faculdade CENSUPEG, atua há mais de uma década na gestão escolar e formação de professores dos anos finais e ensino médio. Aluno no PPGP-GE Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais-UNICID. Possui Especializações em: Gestão Educacional-UNIFEI, Neuropsicopedagogia Institucional e Ed. Especial Inclusiva-CENSUPEG, onde também é pós-graduando em Neuropsicopedagogia Clínica. Realizou cursos de extensão e livres, como: Educação Especial-UFSCAR, Neurociências dos Transtornos Psiquiátricos-UFMG e Fundamentos do Mindfulness para Iniciantes-UDESC, graduou-se em Filosofia-Ceuclar e Teologia-FUV.

“Creio que todo ser humano é capaz de aprender, por isso, ser amigo da Rede CPE representa pensar em uma educação baseada em evidências, inclusiva e que ao longo da caminhada educacional, não permita que educandos fiquem à beira do caminho.”

Currículo Lattes

Zilanda de Souza Silva

Licenciada em Ciências Biológicas, Bacharel em Ecologia, Especialista em Tecnologias em Educação e em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância, Mestre em Biologia Animal e Doutora em Ciências. Professora de Biologia e Ciências há 26 anos, na rede pública no estado e cidade do Rio de Janeiro. Com interesse nas áreas Ciência e Arte; Ensino Maker e Educação Inclusiva.
Ser um Amigo da Rede CpE para contribuir com projetos e pesquisas voltadas para a educação; aperfeiçoar a prática educacional compartilhando experiências. Agregar conhecimento com as publicações e eventos da Rede CpE.

Currículo Lattes