Psicóloga pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP), com pós-doutorado em Psicologia Cognitiva e Neurociências pela Université Paris V Descartes, Izabel tem se dedicado a compreender como diferentes trajetórias de desenvolvimento afetam os processos de aprendizagem, notadamente no caso de crianças submetidas a tratamento oncológico, crianças com deficiência intelectual e crianças com altas habilidades e superdotação. 

Seu grupo também tem interesse no desenvolvimento da cognição numérica na pré-escola através da chamada cognição corporificada, conceito segundo o qual a cognição pode ser estimulada pela coordenação de fala, gestos, objetos materiais e experiências sensoriais.

Atualmente, Izabel é professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Psicologia, orientando alunos da iniciação científica, mestrado e doutorado.

Ela também coordena o Programa Talento Metrópole destinado ao desenvolvimento de crianças e adolescentes com altas habilidades no domínio da tecnologia da informação e o Laboratório de Pesquisa e Extensão em Neuropsicologia da UFRN (LAPEN), que oferta serviços de avaliação e intervenção neuropsicológicas em diferentes domínios, com destaque para as classes hospitalares do Rio Grande do Norte e o Núcleo de Educação da Infância – CAp/UFRN.

 

Confira alguns dos materiais produzidos pelo grupo:

Cartilha de Altas Habilidades/ Superdotação – Inclusão No Ensino Superior: Desafios E Possibilidades

Apresentação sobre os projetos do grupo na Campus Party: 

https://www.youtube.com/watch?v=LQH23Wp0XRU 

 

Sobre o Autor

Avatar photo

Jornalista carioca guiada pela curiosidade e fascinada pela ciência. Especializada na cobertura de ciência, saúde, tecnologia e meio ambiente, atuou como repórter da Ciência Hoje durante maior parte de sua carreira. Na Rede CpE, toca a assessoria de imprensa e a produção de conteúdo.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado