Encontro entre cientistas e educadores vai debater como a ciência pode ajudar a educação

Como a ciência pode ajudar a educação? A pergunta, que motivou a criação da Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE), será tema de debate do I Encontro Nacional de Cientistas e Educadores, que ocorre nos dias 9 e 10 de dezembro, no Rio de Janeiro, no Museu do Amanhã.

Na ocasião, pesquisadores, educadores, gestores e interessados no tema da educação terão a oportunidade de unir experiências e compartilhar ideias com o objetivo de identificar de que modo as pesquisas científicas podem contribuir para diminuir os gargalos da educação no país. A ideia é que a aproximação entre esses públicos possa instigar a adoção de práticas educacionais e políticas públicas mais eficientes.

Criada em novembro de 2015, a Rede CpE é formada por mais de 70 grupos de pesquisas de todo o país unidos com o objetivo de estimular estudos científicos que possam dar lastro a práticas e políticas educacionais baseadas em evidências. O projeto conta com o apoio do Instituto Ayrton Senna, do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação industrial (Embrapii) e do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

No encontro serão apresentados resultados de pesquisas com potencial de facilitar o aprendizado e o ensino, passando por áreas como o desenvolvimento infantil, a alfabetização, o papel das novas tecnologias no ensino e o potencial da neurociência no aprendizado. Também serão discutidas experiências exitosas em educação no país e estabelecido um momento de diálogo entre educadores e cientistas com o intuito de identificar gargalos na educação que possam ser sanados pela ciência.

O encontro vem depois de uma série de reuniões menores realizadas pelo país que buscaram responder à pergunta “Como a ciência pode contribuir com a educação?”. Ao final do evento nacional, as questões levantadas nesses encontros prévios serão debatidas em conjunto com a plateia.

“Queremos construir uma ponte de mão dupla entre ciência e educação, entre a ciêncialândia e a educópolis”, diz o coordenador da Rede CpE, o neurocientista Robeto Lent (UFRJ). “O potencial de contribuição das diferentes disciplinas científicas para a educação é indiscutível e essa aplicação vem sendo feita em países como EUA, Austrália e China. Aqui no Brasil, onde temos indicadores educacionais tão alarmantes, investir em ciência para educação é uma janela de oportunidade que não pode ser ignorada.”

Quando: 09 e 10/12
Onde: Museu do Amanhã
Praça Mauá, 1 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

Programação

Dia 01 – 09 de dezembro

9:00-9:10 – Abertura, Luiz Alberto Oliveira, Museu do Amanhã

9:10-9:50 – Conferência 1 – Ciência para Educação, o que é?
Moderador: Mozart Neves Ramos (IAS)
Conferencista: Roberto Lent (ICB-UFRJ)

9:50-12:20 – Mesa-redonda 1– Desenvolvimento da criança: a ponte para o futuro
Moderadora: Melina Sarnaglia (Museu do Amanhã)
Desenvolvimento das crianças e o papel dos pais – M.Beatriz Linhares (USP-RP)
Fatores fisiológicos associados à apredizagem – Fernando Louzada (UFPR)
Sugestões de políticas públicas baseadas na neurociência – Sidarta Ribeiro (UFRN)
DEBATEDORES: Helena Bomeny e Patricia Lins e Silva
DEBATE COM O PÚBLICO

12:20-14:00 – Almoço

14:00-16:00 – Mesa Redonda 2- Novas Tecnologias: Contra ou a favor da educação?
Moderadora: Marilia Zaluar Guimarães (ICB-UFRJ)
Mídia Virtual: promover motivação para atitudes pró-sociais ou anti-sociais? – Eliane Volchan (UFRJ) Aprendizagem móvel em sala de aula – Patricia Behar (UFRGS)
Inteligência artificial e educação– Patrícia Maillard (UNISINOS)
A sala de aula do futuro – Rosa Vicari (UFRGS)
DEBATEDORES: Antonio Neto e Duda Falcão
DEBATE COM O PÚBLICO

16:00-16:15 – Intervalo

16:15-17:30 – Conferência 2 – A educação socioemocional como um antídoto para a desigualdade de oportunidade
Moderadora: Debora Foguel (IBqM-UFRJ)
Conferencista: Ricardo Paes de Barros (IAS/INSPER)
DEBATEDOR: Luiz Carlos Menezes (USP)
DEBATE COM O PÚBLICO

Dia 02 – 10 de dezembro

09:00-10:00 – Conferência de Encerramento – O papel do jornalismo de educação na construção de pontes entre academia e escola – Antonio Gois (JEDUCA)
DEBATE COM O PÚBLICO

10:00-12:00 – Mesa-redonda 3 – Quais os gargalos da educação para os quais a ciência pode contribuir?
Moderadores: Daniela Botaro, Mailce Mota, Daniela Barros, John Araujo
DEBATE COM O PÚBLICO

12:00-12:30 – Encerramento: Conclusões e propostas
Moderação: Sidarta Ribeiro (UFRN)

Inscreva-se

 

Confirme presença na página do evento do Facebook para ficar por dentro das novidades

*É necessário realizar uma inscrição para cada dia do evento.
**Atenção, a inscrição dá direito à entrada no auditório do Museu do Amanhã para participação no evento. Para visitar a exposição do museu, é necessário adquirir o ingresso na bilheteria.

 

parceiros

Sobre o Autor

Avatar photo

Jornalista carioca guiada pela curiosidade e fascinada pela ciência. Especializada na cobertura de ciência, saúde, tecnologia e meio ambiente, atuou como repórter da Ciência Hoje durante maior parte de sua carreira. Na Rede CpE, toca a assessoria de imprensa e a produção de conteúdo.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado