Associados

Nossos membros associados são divididos em:

Fundadores – Cientistas que participaram do momento inicial da criação da Rede CpE. Confira a lista completa aqui;

Pesquisadores –  Pessoas físicas que lideram grupos de pesquisa em qualquer disciplina científica, com projetos translacionais à Educação. Confira a lista completa aqui e conheça o processo de associação aqui.

Parceiros –  Instituições e empresas que apoiam a Rede CpE. Hoje são nossos parceiros as seguintes instituições ligadas à pesquisa e à educação: Instituto Ayrton Senna, Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), Somos Educação; Serviço Social da Indústria (SESI); Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ICB/UFRJ); Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii); Museu do Amanhã; Instituto Ciência Hoje; Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp); e Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Afiliados

 Amigos da Rede – qualquer pessoa interessada em ciência e educação pode fazer parte da Rede CpE como um Amigo da Rede, recebendo informações atuais sobre todas as nossas atividades.

Conselho de Administração

Responsável pela administração da Rede CpE,  tem função normativa e fiscalizadora superior em nível de planejamento estratégico, coordenação, controle, avaliações globais e fixação de diretrizes fundamentais de funcionamento da Rede. Formado por:

 

Ana Luiza Snoeck Neiva do Amaral, Rede SESI (2023-2027)

Anderson Gomes, Academia Brasileira de Ciências (2023-2027)

Antonio Correia De Melo Gois, O Globo e Jeduca (2023-2027)

Daniel Domingues Dos Santos, Universidade de São Paulo – USP (2021-2025)

Daniela Marti Barros, Universidade Federal do Rio Grande – FURG (2023-2027)

Fernanda Freire Tovar Moll, Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino – IDOR (2021-2025)

Gisele Aparecida Alves Mizuta, Instituto Ayrton Senna – IAS (2021-2025)

Luiz Roberto Liza Curi, Conselho Nacional de Educação (2021-2025)

Priscila Cruz, Todos pela Educação (2023-2027)

Sidarta Tollendal Gomes Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (2021-2025)

 

Conselho Técnico-Científico

Composto por associados pesquisadores, tem o papel de definir diretrizes e avaliar o mérito técnico-científico das atividades e projetos da Rede CpE, além de constituir comissões para a elaboração de estudos e programas especiais.

Formado por:

Denise Fleith, Universidade Federal de Brasília – UnB
Enicéia Mendes, Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR
Grace Schenatto de Moraes, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
John Fontenelle de Araujo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
Carlos Bielschowsky, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
Naercio Menezes, Instituto de Ensino e Pesquisa – INSPER
Jerusa Salles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Conselho Fiscal

Orgão fiscalizador das atividades contábeis da Rede CpE, formado por associados ou não eleitos pelo Conselho de Administração.

Composto por:

José Carlos Pinto, Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia – COPPE-UFRJ
Luiz Horta, Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial – Embrapii
Pedro Affonso Ferreira, Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino – IDOR
ORGANOGRAMA

 COORDENAÇÃO

coordenação geral

Avatar photo

Graduado em Medicina pela UFRJ, com Mestrado e o Doutorado no Instituto de Biofísica (UFRJ), e pós-doutoramento no Massachusetts Institute of Technology. É Professor Titular da UFRJ, Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, Pesquisador 1A do CNPq, e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. Na UFRJ, chefia o Laboratório de Neuroplasticidade do Instituto de Ciências Biomédicas. Possui numerosos trabalhos científicos sobre desenvolvimento, plasticidade e evolução do cérebro, bem como livros de divulgação da neurociência para adultos e crianças.

coordenação adjunta

Avatar photo

Graduada em Ciências Biológicas pela UFRJ, com Mestrado e Doutorado em Neurociências pelo Instituto de Biofísica (UFRJ), e pós-doutorado em neurofarmacologia molecular na UCSF com bolsa da Pew Latin American Fellows. Atualmente é professora associada da UFRJ. Tem experiência na área de Farmacologia Molecular, com ênfase em Neurofarmacologia. Possui ainda experiência em avaliações educacionais de larga escala e em projetos educacionais utilizando tecnologia digital.

Débora Foguel

Graduada em Biologia em pela UFRJ (1987), com mestrado em Bioquímica pelo Instituto de Química – UFRJ (1991) e doutorado em Bioquímica pelo Instituto de Química- UFRJ (1993). Fez doutorado sanduíche na Universidade de Illinois (1991-1992). Atualmente, é professora Titular da UFRJ/ Instituto de Bioquímica Médica. Membro da Academia Brasileira de Ciências e Comendadora pela Ordem do Mérito Científico.

Fernando Louzada

Possui mestrado e doutorado em Psicologia (Neurociências e Comportamento) pela Universidade de São Paulo, bem como pós-doutorado pela Harvard Medical School (2006). Atualmente, é professor do Departamento de Fisiologia da Universidade Federal do Paraná. É coordenador do Laboratório de Cronobiologia Humana da UFPR, que tem como principal objetivo o estudo das relações entre sono, aprendizagem e desempenho escolar. É membro do comitê científico do Núcleo Ciência pela Infância (NCPI).

Janaina Weissheimer

Graduada em Letras, com Mestrado e Doutorado em Linguística, e pós-doutoramento no Kutas Cognitive Electrophysiology Lab da Universidade da Califórnia em San Diego.  É Professora Associada da UFRN em Natal, Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Pesquisadora Colaboradora do Instituto do Cérebro e Pesquisadora Nível 2 do CNPq. Coordena o Laboratório de Estudos Experimentais em Linguagem (LEELin) e é membro da Latin American School of Education, Cognitive and Neural Sciences.

Rochele Paz Fonseca

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Luterana do Brasil (2000) e em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). É mestre e doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com doutorado sanduíche no Centre de Recherche do Institut Universitaire de Gériatrie de Montréal da Universidade de Montreal. Atualmente, é professora da Universidade Federal de Minas Gerais; presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia; e membro da Comissão Científica da Sociedade Internacional de Neuropsicologia, também eleita para sua Diretoria (2023-2026).

 

 COMUNICAÇÃO E ASSISTÊNCIA EXECUTIVA

Vanessa Brasil

Vanessa Brasil é jornalista e doutora em Divulgação Científica pela UFRJ. Na Rede CpE, é a jornalista responsável pela comunicação.

 

 

Emily Castro

Emily Castro é mestra e doutora em Ciências Morfológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Na Rede CpE, fornece suporte administrativo em suas iniciativas.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado