A Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE) e o Instituto Ayrton Senna, com apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) disponibilizam gratuitamente a Plataforma de Ciência para Educação (Plataforma CpE). Esta primeira versão da ferramenta possibilita identificar e visualizar a cooperação entre pesquisadores da área de educação e cientistas de diversas áreas do conhecimento, em prol da aprendizagem baseada em evidências.

Com o apoio da ferramenta ScriptLattes, de autoria do Prof. Jesus Mena-Chalco (UFABC), e um acervo de mais de 600 mil documentos contidos no Banco de Teses e Dissertações da CAPES foi possível identificar 25.718 pesquisadores e seus homônimos, através de 337 palavras-chave (termos) determinadas pelos grupos de pesquisa da Rede CpE. Todas as informações sobre esse conjunto de pessoas foram extraídas da Plataforma Lattes em outubro de 2016. O grande diferencial desse instrumento é o de combinar critérios de busca sobre os pesquisadores, como senioridade (período entre a primeira e última publicação presente no CV Lattes), palavras-chave relacionadas à ciência e educação presentes nas publicações ou nos projetos desse pesquisador, suas publicações com nossas palavras-chave, área de atuação, instituição de pesquisa e o quão colaborativo esse pesquisador é com outros pesquisadores da Rede CpE (inclusive de outras áreas). Além disso, na aba Publicações é possível identificar no universo CpE, todos as publicações classificadas por tipo, dentro de um determinado assunto, escolhido por um ou mais termos.

Novas funcionalidades estão nos planos de desenvolvimento da plataforma e, certamente, o retorno dos usuários, nos ajudará a aprimorar cada vez mais a ferramenta. Para isso, contamos com a sua participação.

Será um prazer saber sua opinião. Envie-nos dúvidas e sugestões para contato@cienciaparaeducacao.org

 

Pesquisador Publicações Termos Revistas

Busca avançada