A Rede Ciência para Educação participará do encontro “O que significa estar alfabetizado? Critérios, concepções e indicadores no Brasil”, que será realizado no dia 8 de maio, com transmissão pelo canal do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação e Economia Social (Lepes) no YouTube.
A iniciativa é do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP), da Universidade de São Paulo, em parceria com o Lepes.

Organizado por Daniel Domingues dos Santos, coordenador do Lepes, que atualmente desenvolve esquisa no contexto do Programa Ano Sabático do IEA, o encontro tem como objetivo promover o diálogo entre produção científica, políticas públicas e indicadores educacionais. A proposta é discutir os diferentes critérios utilizados para definir e avaliar a alfabetização no Brasil.
Participam como debatedores o subsecretário da Política Nacional Integrada da Primeira Infância do Ministério da Educação, Alexsandro do Nascimento Santos; a coordenadora geral da Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE), Janaína Weissheimer; e o coordenador da área de educação da ONG Ação Educativa, Roberto Catelli Junior. Eles vão discutir como distintas perspectivas — governamentais, científicas e de avaliação educacional — contribuem para compreender quando e como uma pessoa pode ser considerada alfabetizada.
O Espaço de Eventos do IEA-RP está localizado na Rua Pedreira de Freitas, casa 20, próximo ao prédio central da Faculdade de Medicina, no campus da USP Ribeirão Preto (Avenida Bandeirantes, 3900, Vila Monte Alegre).
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas previamente. Haverá emissão de certificado para participantes presenciais e para aqueles que acompanharem a transmissão remota, mediante preenchimento de formulário disponibilizado durante o evento.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: iearp@usp.br
*Com informações do IEA-RP.