Que fatores favorecem a motivação para aprender? Essa pergunta é o que move os dois projetos de pesquisa selecionados para receber o apoio do edital de fomento lançado pela Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE) em parceria com do Instituto Ayrton Senna (IAS).

Dez propostas de estudo foram submetidas ao edital, que vai apoiar financeiramente com até 60 mil reais cada um dos projetos. Os estudos selecionados visam compreender como a motivação dos alunos no contexto escolar se relaciona com variáveis típicas desse contexto, como desempenho acadêmico, evasão, clima escolar, engajamento com estudos, competências socioemocionais, entre outras. A duração dos projetos será de no mínimo  oito e no máximo 10 meses,  iniciando-se em princípio no 2º semestre de 2020.

A fase de seleção contou com a participação de uma Comissão ad-hoc, composta pelos Professores Denise Fleith (Universidade de Brasília), Nelio Bizzo (Universidade de São Paulo) e Naercio Menezes (INSPER Instituto de Ensino e Pesquisa), para avaliar as propostas submetidas .

Confira os estudos selecionados:

· Motivação para aprender, competências socioemocionais e o desempenho escolar em alunos do ensino fundamental: uma revisão sistemática
Estudo de revisão sistemática: Ana Deyvis Santos Araújo Jesuíno

· A motivação para aprender de alunos no Ensino Fundamental II: um estudo sobre variáveis que favorecem o engajamento escolar
Estudo exploratório: Evely Boruchovitch

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado