Professora emérita da UFMG e referência na área de alfabetização, Soares falece aos 90 anos

É com pesar que a Rede CpE informa o falecimento da professora emérita da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisadora associada da Rede, Magda Becker Soares, em 1º de janeiro de 2023.

Soares foi uma das idealizadoras da Faculdade de Educação da UFMG e do Centro de Estudos sobre Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), criado em 1990. Era educadora e pesquisadora, doutora em Educação e graduada em Letras e assinou vários livros didáticos de Língua Portuguesa.

Aposentada desde os anos 2000, sempre se manteve ativa. Amiga de Paulo Freire, afirmou que a grande contribuição do Patrono da Educação Brasileira foi a visão política da alfabetização e da luta contra o analfabetismo. “A arma social de luta mais poderosa é o domínio da linguagem. É através dela que as classes dominantes dominam. É essa visão que Paulo Freire tinha e que eu tenho”, contou à Revista Fapesp em 2015.

Soares faleceu em decorrência de um câncer e deixa filhas, netos, bisnetos e grandes admiradores do seu trabalho por todo o país.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado