Essa é a pergunta norteadora de pesquisa aprovada pelo edital Educa+ da Rede CpE

Em 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) verificou que de 81% dos adolescentes do mundo não cumpriram as recomendações de pelo menos uma hora de atividade física diária. Esse é um cenário preocupante, uma vez que vários estudos já indicaram que a inatividade física e o sedentarismo impactam negativamente no desenvolvimento cognitivo e cerebral. E é neste cenário que a nova pesquisa apoiada pela Rede CpE acontece.

Um grupo de pesquisadores de várias instituições, liderado por Sérgio Gomes da Silva, da Fundação Cristiano Varella (FCV), busca comparar o “Desempenho cognitivo e hemodinâmica cerebral em crianças fisicamente ativas e sedentárias”, com a hipótese de que o desempenho de crianças ativas em jogos de raciocínio seria melhor do que as sedentárias.

O projeto será realizado em três etapas. A primeira vai utilizar jogos de raciocínio para estabelecer uma primeira comparação entre crianças sedentárias e ativas. Já em um segundo momento, serão avaliados os efeitos cognitivos da atividade física em crianças que foram classificadas como sedentárias, na primeira etapa. Por fim, as atividades físicas serão interrompidas para verificar a durabilidade dos seus efeitos cognitivos.

Exercício físico e educação – A proposta final do projeto é “compreender as diferenças dos correlatos neurais de crianças com diferentes níveis de atividade física pode fundamentar a criação de políticas públicas a fim de melhorar os índices de educação básica do Brasil”, conta Gomes da Silva.

O pesquisador se refere aos dados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) que ainda apontam para dificuldades – e desafios – nas áreas de Leitura e Matemática. “Dado os resultados da OMS sobre atividade física, é razoável pensar que o aumento do sedentarismo pode estar associado a esse baixo desempenho acadêmico dos escolares”, explica Gomes da Silva.

A pesquisa ainda está em fase inicial, mas os resultados esperados são promissores e instigantes. Além do líder, o grupo é composto por Guilherme Brockington (UFABC), Ricardo Mário (UNIFESP), Joana Bisol Balardin (UFRGS) e Nathália Nunes (UNIFESP).

Pesquisa Translacional –  O edital Educa+, que fomenta o estudo, visa incentivar pesquisas multidisciplinares e em rede que permitam esclarecer aspectos fundamentais sobre a aprendizagem e/ou apontar propostas práticas aplicáveis em políticas públicas educacionais. A iniciativa é da Rede CpE junto à Somos Educação e ao Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR).

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado