As atividades da Cátedra iniciam com duas palestras de pesquisadoras, no dia 23 de março

O ano de 2023 já começa trazendo bons frutos para a área da ciência para educação. Ao longo do ano, teremos uma série de palestras que se propõem a desenvolver “Diálogos entre ciência e educação” com pesquisadores de diversas áreas e países. A iniciativa é da recém-lançada Cátedra Unesco de Ciência para Educação.

“Esse primeiro evento da Cátedra ainda tem um jeito experimental, para encontrarmos a melhor forma de interação internacional. Pretendemos abordar temas de interesse que estabeleçam uma conversa entre Ciência e Educação.  Daí o nome dos diálogos”, conta Roberto Lent, coordenador da Rede CpE e também da Cátedra.

Em consonância com o mês dedicado às mulheres, o primeiro diálogo será entre as pesquisadoras Judith Kroll, da Universidade da Califórnia Irvine, e Ingrid Finger (UFRGS), pesquisadora da Rede CpE, sobre questões da educação bilíngue.

Kroll irá abordar “Diversidade linguística e a dinâmica da mente e do cérebro bilíngue”, enquanto Finger fará uma apresentação sobre “Biliteracia e educação bilíngue: coativiação de habilidades e transferência transliguística”, trazendo dados de sua última publicação, o livro “Alfabetização em contextos monolíngue e bilíngue” – também assinado por Ubiratã Kickhöfel Alves.

Inscrições – As apresentações serão presenciais, na sede o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) no Rio de Janeiro, mas também é possível participar de forma on-line. Nesta última versão, haverá tradução simultânea.

Inscreva-se de forma gratuita pelo link.

Cátedra Unesco – A nova Cátedra busca promover integração internacional, estabelecendo uma rede de produção e divulgação de conhecimento sobre ciência para educação entre pesquisadores latino-americanos, norte-americanos e europeus durante quatro anos.

Hospedada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) junto com o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e operada pela Rede CpE, possui representantes da Argentina, Bélgica, Canadá, Chile, Cuba, Finlândia, França, Reino Unido, Estados Unidos, Uruguai e, claro, Brasil.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado