Por Claudia Costin (Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais, Fundação Getúlio Vargas), pesquisadora associada da Rede CpE

O Brasil demorou muito para ampliar o acesso à Educação e ainda tem desafios neste sentido. Em 1930, tínhamos apenas 21,5% das crianças no Fundamental 1, antigo curso primário, enquanto a Argentina contava com 61,3% e o Chile 55,6%. No final da década de 1960, ainda não passávamos de 40% das crianças frequentando as escolas e apenas universalizamos o acesso no final dos anos 1990. Alguns anos depois foi a vez do Ensino Fundamental 2.

Hoje, ainda temos cerca de 1,2 milhão de jovens de 15 a 17 anos, idade correta para o Ensino Médio, fora da escola e a taxa líquida de escolarização nesta etapa é de 71,1% (matriculados no Ensino Médio), embora muitos apresentem atraso escolar. Na última etapa da Educação Básica, apenas 65,1% dos alunos terminam até os 19 anos, portanto dois anos depois da idade correta.

Mas nossos problemas não se limitam a acesso e a atraso escolar. Vivemos, mesmo antes da pandemia, o que o Banco Mundial denominou de crise de aprendizagem, em seu “World Development Report” de 2018. Sim, as crianças e jovens estão, em números crescentes, na escola, mas não estão aprendendo como deveriam.

Os resultados do PISA de 2018, avaliação internacional de qualidade da educação organizada pela OCDE e aplicada em jovens de 15 anos, colocam o Brasil numa situação difícil em termos de aprendizagem. Dos estudantes brasileiros que participaram nessa edição do exame, 68,1% demonstraram não possuir o nível básico em Matemática, 50% em leitura e 55% em Ciências. Países de renda muito mais baixa que a nossa tiveram melhores resultados.

Mesmo segregando os resultados por nível socioeconômico dos alunos, o desempenho dos mais ricos da amostra brasileira não se compara bem com o do mesmo quartil de renda de muitos países. Há algo de profundamente errado no nosso sistema educacional.

Mas há também boas notícias, inclusive em relação à aprendizagem. Ao analisar os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) de 2019, que gera o IDEB, ou índice de desenvolvimento da Educação Básica, divulgado a cada dois anos, constatamos que o desempenho das redes públicas de ensino, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, vem mostrando melhoras no índice consistentemente, desde 2005. Nos anos finais, as melhoras são menores, mas aparecem nas últimas cinco edições do IDEB. Já no Ensino Médio, estávamos, há certo tempo estagnados, mas finalmente, em 2019, apresentamos um salto no indicador.

Isto significa que algo de positivo vem sendo construído na educação brasileira em termos de aprendizagem e permanência, mas a uma velocidade ainda lenta.

Mas vamos analisar os problemas que ainda precisam ser enfrentados. A atratividade da carreira de professor e a formação que eles recebem no Ensino Superior é certamente uma das causas mais importantes deste cenário desafiador. É fundamental melhorar os salários, profissionalizar a carreira e a preparação para o seu desempenho. Em outros termos, para que todos aprendam, com equidade e níveis altos de expectativas para cada aluno, é preciso acabar de construir a escola do século 20 e isso precisa ser feito urgentemente.

Mas isso não será suficiente num mundo em rápida transformação, em que competências novas passam a ser exigidas para se ter acesso a trabalho e renda dignos e não se ver substituído por robôs. Assim, teremos que edificar simultaneamente a escola do século 20 e a do século 21.

Para tanto, frente aos riscos do século, já visíveis no Brasil, como aumento da desigualdade, automação e robotização aceleradas, extinção de postos de trabalho, pandemias, emergência de populismos e danos ao ambiente resultantes de hábitos de consumo e processos produtivos inadequados, temos que transformar a Educação brasileira com um sentido de urgência. Algumas propostas, nesta direção, mesmo que insuficientes, já estão sendo implementadas, tais como:

– Implementação da recentemente aprovada Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estipula as aprendizagens necessárias para todos os brasileiros, a cada nível de escolaridade, numa visão bastante contemporânea. A BNCC foi traduzida em currículos subnacionais e escolares para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio (mesmo que com uma certa indefinição acerca do formato exato desta modalidade de Educação), o que incluirá formação de professores para sua utilização e elaboração de materiais curriculares. Essas aprendizagens incluem uma Educação transversal para a cidadania e a sustentabilidade;

– Elaboração de uma Base Nacional Docente, recentemente aprovada pelo Conselho Nacional de Educação e homologada pelo MEC, que quebra o distanciamento atualmente existente entre teoria e prática na formação inicial e continuada dos professores, abrindo o caminho para uma atuação mais propensa ao ensino do pensamento sistêmico e crítico, tão relevante para o ensino de competências do século 21 e de uma Educação para a sustentabilidade e a cidadania global;

Avaliações de larga escala que permitem identificar os avanços e desafios das redes de ensino no desenvolvimento de algumas competências básicas e que preparam as escolas para realizarem suas próprias avaliações. Com isso, os professores e gestores educacionais começam a aprender a trabalhar com dados mais precisos sobre a aprendizagem de cada aluno e a planejar melhor seu processo de ensino;

– Avanços na direção de um ensino híbrido, com a possibilidade de se combinarem aulas presenciais com professores preparados em metodologias ativas e o uso de formas não presenciais de aprendizagem, especialmente por meio digital, a ser assegurada por maior conectividade nas escolas e nas residências, com boa curadoria de conteúdos e autoria de professores, permitindo, no futuro a implementação do conceito de sala de aula invertida, deixando as aulas expositivas para serem assistidas em casa, enquanto o professor atua na escola aplicando os conceitos aprendidos em problemas concretos da realidade.

Mas ainda falta muito para recuperarmos os buracos que deveríamos ter sanado em Educação no século passado e mais ainda para nos prepararmos para os próximos anos.  Precisaremos, entre outras medidas:

Recompor rapidamente e com foco as aprendizagens perdidas com a pandemia, especialmente entre os alunos em situação de vulnerabilidade que tiveram acesso limitado a aprendizagem remota, dada a falta de conectividade, de equipamentos e livros, assim como de um ambiente apropriado para continuar a aprender em casa;

– Criar uma cultura escolar que combine excelência com equidade, de forma convergente com o ODS 4 – com altas expectativas para todos;

–  Tornar a profissão de professor atrativa, com bons salários, contratos não fragmentados – com dedicação exclusiva a uma única escola- e maior reconhecimento social da profissão;

Usar a tecnologia, inclusive a Inteligência Artificial, para apoiar a ação do professor na personalização do processo de ensino;

Ampliar a jornada escolar, incluindo tempo para um processo de aprendizagem mais aprofundado e menos fragmentado, assim como para garantir um espaço para o protagonismo juvenil e discussão dos sonhos e projetos de vida de cada aluno;

– Criar agências de aconselhamento de competências tanto para jovens que estejam em escolas ou universidades quanto para trabalhadores em transição de postos de trabalho;

Incentivar o ensino híbrido, com uso de plataformas de educação à distância, permitindo autonomia do educando e aprendizagem ao longo da vida, inclusive aquela que possibilite, como sugerido no relatório da Comissão Global sobre o Futuro do Trabalho da OIT (ILO, 2019) “a lifelong active society” ou, em tradução livre, uma sociedade ativa ao longo da vida;

Ampliar o diálogo com o setor produtivo de forma a se incorporar nos currículos, em cada região, as habilidades que os jovens deverão ter para uma inserção mais qualificada no mundo do trabalho;

– Envolver os educandos, crianças, jovens e adultos, em projetos transformacionais de recuperação do ambiente e de proteção do planeta contra danos futuros.

Esta relação não é exaustiva e sequer procura fazer um exercício preciso de futurologia. Baseia-se no que já vemos começando a ocorrer, com apoio de tecnologias emergentes.

 

À guisa de conclusão

A velocidade das transformações que vivemos não nos permite antecipar em detalhes o que deve ocorrer com a humanidade nos próximos anos, menos ainda em uma área complexa como a Educação. Procurei nesta série de artigos apenas apontar alguns desafios que podem ser enfrentados neste período de tempo, para nos colocar numa direção melhor frente a algumas tendências atuais e alguns riscos que o futuro nos apresenta.

Por razões de espaço, concentrei-me na Educação Básica, ou seja, a que vai da educação infantil até o fim do Ensino Médio. Mesmo assim, apontei aqui apenas algumas das transformações que devem ocorrer nos próximos anos.

Em outros textos, valeria a pena analisar as mudanças que devem ocorrer no Ensino Técnico e Profissional e no Ensino Superior.

Procurei também, propositadamente, evitar citações e notas de pé de página, para não tornar o texto enfadonho.

O futuro depende do que faremos agora, e no caso da Educação, em que se formam novas gerações com o saber acumulado de quem veio antes, mas também para que sejam disruptivos e construam um novo caminho, há que haver um sentido de urgência. O futuro é agora!

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado