Nova publicação destaca os estudos mais recentes da área de Ciência para Educação

A Rede Nacional de Ciência para Educação lança o livro 10 Anos de Pesquisa na Área de Ciência para Educação, uma obra que celebra uma década de esforços na construção de uma ponte entre as duas áreas no Brasil. O livro traz reflexões construídas em conjunto entre pesquisadores associados à Rede e professores do ensino básico afiliados, os chamados Amigos da Rede.

Para Fernando Louzada (UFPR), um dos organizadores da obra, “o livro é o resultado do esforço de dezenas de pesquisadores(as) e professoras(es) que acreditam na possibilidade de construção de uma ponte efetiva entre ciência e educação. Queremos e esperamos que os textos possam fomentar um diálogo construtivo entre os diferentes atores da educação, gerando ideias para o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas e para o desenvolvimento de novos projetos de pesquisa na área”.

O livro será lançado durante o VII Encontro Anual da Rede CpE, que acontece entre os dias 28 e 30 de novembro, no Rio de Janeiro. Os inscritos no evento vão receber um exemplar impresso e o e-book estará disponível no site da Rede após o evento de forma gratuita.

Dividido em seis capítulos, o conteúdo aborda temas centrais para a aprendizagem, considerando questões sobre alfabetização, aspectos fisiológicos, atenção em sala de aula e até o papel das novas tecnologias na educação. Todas as discussões tiveram como ponto de partida questionamentos do dia a dia da sala de aula, destacados pelos nossos Amigos da Rede.

Para Roberto Lent, nosso coordenador geral, a publicação “traz sugestões práticas baseadas em evidências científicas, sobre diversos aspectos da educação no dia a dia, e das políticas educacionais em escala. Será um instrumento importante de discussão e debate entre cientistas e educadores”.

Sobre a Rede CpE

Criada em novembro de 2014 por um grupo inicial de 30 cientistas de universidades brasileiras, a Rede CpE vida unir pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento interessados em realizar pesquisas científicas que possam promover melhores práticas e políticas educacionais baseadas em evidências. Nossa missão é fazer pesquisa translacional em educação, buscando contribuir com a construção de uma ponte efetiva entre a ciência e a educação.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado