A Plataforma CpE, desenvolvida pela Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE) reúne informações organizadas sobre especialistas e suas publicações em áreas associadas à ciência para educação. O objetivo é criar um espaço centralizado e acessível para pesquisadores, educadores e gestores explorarem a riqueza de dados acadêmicos e colaborativos no Brasil. A ferramenta se destaca por sua capacidade de extrair e organizar dados da Plataforma Lattes, um dos maiores repositórios de currículos acadêmicos do país. Entre as funcionalidades, a Plataforma CpE possibilita identificar especialistas de diversas áreas, analisar suas publicações e visualizar suas conexões acadêmicas. 

 

O professor Jesús Mena-Chalco, da Universidade Federal do ABC, explica que foram adotados exclusivamente softwares livrese e ferramentas que não exigem pagamento para seu uso. “Utilizamos a linguagem de programação Python para o desenvolvimento de todas as etapas da plataforma. Python foi escolhido por sua ampla adoção na comunidade científica e acadêmica, além de oferecer uma vasta gama de bibliotecas e frameworks que facilitam desde a manipulação de dados até a construção de interfaces interativas e visualizações avançadas. Essa abordagem reduz custos operacionais, e garante maior reprodutibilidade e colaboração entre pesquisadores e desenvolvedores, pois o código pode ser compartilhado, modificado e aprimorado sem barreiras proprietárias.”, comenta Mena-Chalco, que, ao lado de Rafael Jeferson Pezzuto Damaceno (IME/USP), está à frente da elaboração e manutenção da Plataforma CpE. 

Um recurso especial é o mapa de colaboração, que revela as redes de coautoria entre pesquisadores, incluindo os membros da Rede CpE e os Amigos da Rede CpE. A última atualização, implementada no final de 2024, adicionou informações geográficas sobre os amigos, mostrando onde estão localizados em todo o Brasil.

Ao possibilitar o estudo da demografia da ciência e oferecer uma visão detalhada das redes de colaboração, a plataforma contribui diretamente para a tomada de decisões baseadas em evidência.

Acesse em https://plataforma-cpe.org/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado