Os pesquisadores Marília Zaluar Guimarães e Roberto Lent, fundadores da Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE), são autores do capítulo “Ciência para Educação – A ponte em construção”, que integra o livro Cidadania global e sustentabilidade: ações das Cátedras UNESCO do Brasil (Educs, 2025).

No texto eles discorrem sobre o reconhecimento da necessidade de criação de um ecossistema educacional que inclua pesquisa científica,ressaltando que pesquisa precisa incluir múltiplas abordagens, que levou à fundação da Rede CpE, em 2014. Além disso, relatam a proposição, em 2022, da Cátedra UNESCO de Ciência para Educação, aprovada no ano seguinte.

Eles abordam também os planos para a próxima década, com a expectativa de ampliar o alcance das ações desenvolvidas aos professores e gestores escolares, missão que envolve convencer os responsáveis pelas políticas públicas de que a ciência pode e deve auxiliar nas tomadas de decisão acerca da educação.

O livro está disponível para acesso gratuito no site https://www.ucs.br/educs/livro/cidadania-global-e-sustentabilidade-acoes-das-catedras-unesco-do-brasil-6024/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado