Como a ciência pode ajudar na educação? Diferentes repostas a esta pergunta serão oferecidas no Simpósio Internacional sobre Ciência para Educação (International Symposium on Science for Education), que ocorre nos dias 5 e 6 de julho no Rio de Janeiro, como evento satélite do Congresso Mundial do Cérebro (IBRO 2015). Na ocasião, pesquisadores nacionais e internacionais de diferentes áreas da ciência vão se reunir para apresentar resultados de pesquisa que podem ter impacto na compreensão do aprendizado humano e refletir como esse conhecimento pode ser aplicado na melhoria da educação.
O evento é uma iniciativa da Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE) com apoio do Instituto Ayrton Senna e da Fundação Nacional de Ciência dos Estados Unidos (NSF). Criada em novembro do ano passado, a Rede CpE tem por objetivo justamente estimular pesquisas científicas que possam dar lastro a novas práticas e políticas educacionais.
Na programação do simpósio estão previstas palestras sobre variados temas ligados ao aprendizado sob uma ótica científica. Serão discutidos assuntos como o desenvolvimento cerebral na infância, o impacto do meio social nas habilidades cognitivas, a capacidade do cérebro de se remodelar, os mecanismos biológicos da memória, o impacto da música e da arte no ensino e o papel das novas tecnologias na educação.
Quando: 5 e 6 de julho de 2015
Onde: Centro de Convenções Sulamérica – Avenida Paulo de Frontin, 1, Rio de Janeiro – RJ
Haverá tradução simultânea inglês-português.
Não tendo sido possível comparecer ao Simpósio Ciência para Educação recém ocorrido no RJ, mas leitora assídua do Dr. Sidarta Ribeiro, neurocientista como eu, gostaria de manter-me atualizada com os acontecimentos relativos a Ciência para Educacao