Rede CpE e IDOR buscam professores que queiram fazer parte da história do desenvolvimento de materiais de apoio gratuitos sobre ciência da aprendizagem a partir de uma pesquisa.

O ano de 2022 começou com tudo! A Rede CpE e o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) estão em busca de professores brasileiros que gostariam de participar da pesquisa “O que a ciência para educação pode fazer por você, professor/professora?”. O intuito é mapear as necessidades de educadores dos ensinos fundamental e médio, escolas públicas e privadas, para o desenvolvimento de ferramentas gratuitas pela Rede Nacional de Ciência para Educação. 

A pesquisa está sendo coordenada pela professora e neurocientista Marília Zaluar Guimarães (UFRJ, IDOR e Rede CpE) e pela professora e neuropsicóloga Rochele Paz Fonseca (PUCRS, SBNp e Rede CpE), ambas nossas coordenadoras, e conta com a participação dos outros coordenadores da Rede. O educador interessado em contribuir pode preencher o formulário disponível neste link, onde, no início, há um termo explicando os objetivos da pesquisa e pedindo o consentimento do participante para o estudo. A participação é completamente voluntária, e as respostas e informações não serão divulgadas a terceiros: apenas ajudarão a Rede a pensar futuras estratégias e conteúdos. A pesquisa também está disponível no QR Code ao lado: basta direcionar a câmera do celular para a imagem e entrar no link disponível.

 

“O objetivo deste estudo dialoga com uma das missões da Rede: compartilhar conhecimento e desenvolver estudos que possam promover melhores práticas e políticas educacionais baseadas em evidências científicas”, explica Guimarães. 

O preenchimento do formulário dura de dez a 15 minutos, com perguntas de múltipla escolha e outras de texto livre. Esses minutos podem mudar a ponte entre a ciência e a educação. As questões abordam os seguintes temas: 

 – Segmento/disciplina em que o professor atua;

– Tipo de atuação junto à escola e o tipo de escola;

– Informações sobre a formação e tempo de experiência;

– Temas sobre ciência para educação que despertam interesse (Exemplos: Como e por que alguns estudantes aprendem mais rápido e outros mais devagar? Por que alguns sentem mais sono e outros são mais agitados? Entre outros.)

– Que tipo de ferramenta fornecida pela Rede CpE seria útil para o participante em sala de aula?

– Interesse do participante em fazer parte dos Amigos da Rede CpE, a nossa iniciativa para professores, gestores escolares e outros profissionais ligados à educação que não necessariamente lideram um grupo de pesquisa;

A contribuição de professores que se encaixam no público-alvo da pesquisa será bem-vinda e nos ajudará muito a construir um coletivo que cada vez mais dialoga com a realidade do dia a dia dos educadores brasileiros. O formulário ficará disponível até o fim de abril. Se você conhece alguém que gostaria de participar deste estudo, compartilhe o link!

Em caso de dúvidas, entre em contato com o e-mail pesquisa@cienciaparaeducacao.org.

Uma resposta

  1. Janete de Nazaré Carmo Simões

    Será muito gratificante, nós educadores termos esse apoio que muito irá somar para desenvolvimento do conhecimento e do aluno

    Responder

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado