Os Amigos da Rede CpE são professores, gestores escolares e outros profissionais ligados à educação que não necessariamente lideram um grupo de pesquisa, mas que apoiam a missão da Rede CpE. Os Amigos da Rede têm acesso privilegiado às notícias, iniciativas e eventos da Rede CpE.

Os critérios de seleção são:

1. ter graduação (em qualquer área do conhecimento) completa;
2. estar vinculado a uma escola regular (como docente e afins) ou fazer parte de uma instituição de pós-graduação (como discente)

Quer se candidatar para ser um amigo da Rede? Acesse este formulário.

Conheça nossos amigos:

Adriana Silva de Araújo

Membro do Grupo de Estudos de Aspectos Neuropsiquiátricos e Motricidade da UFABC, realizando estudos para Doutorado em Neurociências e Cognição, tema Estimulação Psicomotora na Educação Infantil e suas contribuições para o desenvolvimento global da criança e para a alfabetização. Mestra em Neurociências e Cognição (UFABC), Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica, Psicomotricidade, Metodologias Ativas, Educação Especial Inclusiva, Atendimento Educacional Especializado, Educação Infantil, Psicopedagogia Institucional, Fisiologia Humana (FMABC), Fisioterapia aplicada a Neurologia Infantil (UNICAMP). Professora de Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia e Psicomotricidade na Faculdade CENSUPEG, professora de Educação Infantil na Rede Pública. Graduações: Pedagogia e Fisioterapia.  Fisioterapeuta na área de Neurologia Infantil por dez anos.

“Sou professora da Educação Básica na Rede Pública. Tenho convicção de que a educação é capaz de transformar o nosso país em uma nação com mais equidade e prosperidade. A Educação Baseada em Evidências é o caminho e a Rede CpE é o melhor veículo para nos conduzir a esse objetivo.”

Currículo Lattes

Adriana Lopes

Sou formada em Administração, graduanda em Pedagogia, Especialização em Montessori ABEM de 0 – 6 anos, Especialização em Montessori de 3 – 6 anos Lar Montessori e Guia Assistente AMI 6 – 12 anos. Aromaterapeuta pediátrica e educadora parental. A pedagogia Montessori é científica e cada dia a neurociência tem provado que o método que ela criou em 1907 é tão eficaz e respeitoso com o desenvolvimento infanto-juvenil. Uma pedagogia focada na criança e não no adulto é o que nossa sociedade precisa. 

Ser uma Amiga da Rede CpE é ser amiga da criança e do jovem, é respeitar o processo individual de aprendizado de acordo com as competências que cada criança e jovem tenha adquirido e potencializá-lo através da neurociência. Para a transformação que precisamos na educação só acredito ser possível através de uma rede, de um coletivo.

Aline Pereira

Graduada em Letras/Português (2007), Mestre em Letras (2010) e Doutora em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) (2021). Realizou doutorado-sanduíche na Ohio State University (OSU), no Crane Center for Early Childhood Research and Literacy (OHIO). Atualmente está realizando estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-graduação em Linguística, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem experiência na área de Letras/Linguística e atua em subáreas como aquisição da linguagem, leitura compartilhada de livros e seus efeitos no desenvolvimento cognitivo e linguístico das crianças da Educação Infantil, literacia emergente e aprendizagem da leitura.

A rede CpE é um dos mais importantes espaços de discussão e veiculação de informações baseadas em pesquisas científicas, desenvolvidas por pesquisadores brasileiros comprometidos com a melhoria da educação das nossas crianças. Ser um amigo da rede será um prazer porque as pesquisas que venho desenvolvendo sobre leitura compartilhada na primeira infância e seus efeitos na aprendizagem da leitura têm o mesmo caráter e também buscam melhorar a proficiência em leitura dos nossos pequenos!” 

Currículo Lattes

Alisson Nogueira

Possui graduação em Licenciatura em Filosofia – Centro Universitário Claretiano (2015). Segunda Graduação em Pedagogia – Licenciatura (2018) na Faculdade da Lapa. Graduação em Teologia -Bacharelado / Centro Universitário Claretiano (2019). Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Escolar (2018) na Faculdade da Lapa. Pós-graduação em Libras também na Faculdade da Lapa. Atualmente, é supervisor na E. M. E. I. E. F. Profª Maria Liberty de Freitas e professor mediador no curso subsequente Técnico em Administração EaD (IFRO/Nova Mamoré). Foi professor premiado no “I PRÊMIO CpE NA SALA DE AULA – Reconstruindo a Educação após a Pandemia”, com o projeto “Doses de Leitura na Pandemia”. Tenho como tema: “Não se pode falar de educação sem amor” (Paulo Freire) e “A língua de sinais é para os olhos o que as palavras são para os ouvidos” (autor desconhecido).

Currículo Lattes

Angelica Biscaia Teixeira

Possui Pós-Graduação em Neurociência Aplicada à Educação pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura e Bacharelado em Meio Ambiente pela Universidade do Grande ABC, Graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho. É Membro Afiliado do International Mind, Brain and Education Society (IMBES) e Membro Afiliado da Rede Nacional de Ciência para Educação. Atualmente, é coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental – Séries Finais e Ensino Médio do Externato Rio Branco, em São Bernardo do Campo e curso o quarto semestre da Graduação em Direito, com interesses na Lei Brasileira de Inclusão. Apaixonada pela educação, conto com os amigos da Rede na busca de soluções para aprimorar as experiências educacionais da equipe em sala de aula e garantir melhores oportunidades de aprendizagem aos estudantes.

Currículo Lattes

Antonio Richard Trevisan

Professor desde 1999 nas áreas de ciências exatas, produção de trabalhos acadêmicos e laboratórios experimentais, mestre em educação, especialista nas áreas de ensino, finanças e exatas, licenciado em matemática, física e pedagogia, graduado em gestão financeira, formação técnica e aperfeiçoamentos em eletroeletrônica, dificuldades de aprendizagem, educação especial e inclusiva. Atua no CPS e na UNIP, com aulas teóricas e práticas, orienta trabalhos acadêmicos e é autor de livro-texto da UNIP EaD, responsável pela preparação de alunos para o ENADE. É também web master de portais educativos e autor de livros e artigos científicos publicados no Brasil e em outros países.

“Quero fazer parte da Rede Nacional de Ciência para a Educação para otimizar minhas competências e habilidades docentes, ficar mais próximo de áreas relacionadas à pesquisa e poder contribuir para a melhoria da qualidade na educação.”

Currículo Lattes

Ariane Simão de Souza

Professora dos anos iniciais na rede municipal de Canoas/RS. Integra a Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF). Cursa especialização em Alfabetização e Neurociências: interfaces na educação integral (UFRN). Especialista em Alfabetização e Letramento e em Arte e Educação pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (2018). Graduada em Pedagogia (UFRGS/2016). Foi bolsista de Iniciação Científica, de 2014 a 2015, no projeto Memórias e histórias da FACED. Atuou como estagiária, monitora e professora na educação infantil da rede privada e pública de Porto Alegre.

“Acredito que a educação deve andar junto com a ciência. É importante promover ações para que mais professores compreendam a importância do ensino ser fundamentado na ciência. “Se o professor parou de aprender, ele não consegue ensinar. Se ele parou de pesquisar, ele não tem o que ensinar” (Becker, 2012).”

Currículo Lattes

Bianca Spina Stadnik

Olá! Me chamo Bianca, sou mãe, esposa, professora, neurocientista, apaixonada pelo desenvolvimento infantil, pelos processos de ensino e aprendizagem. Mestra em Neurociências e Cognição pela UFABC, membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento. Pedagoga, especialista em Educação especial, Psicopedagoga, Psicomotricista, Mediadora de Aprendizagem certificada pelo Instituto Feuerstein. Sou paulistana, trabalho na Rede Municipal de Ensino, em uma unidade de Educação Infantil, faço atendimento clínico para pessoas com deficiência, dificuldades e transtornos de aprendizagem. Trabalho também com implementação da comunicação alternativa, intervenção cognitiva e cursos de formação. O próximo passo? Iniciar o doutorado sobre “O Desenvolvimento do Afeto na Infância”.  

Meu interesse pela Neurociência se deu em um congresso, no ano de 2009, desde então estudo sobre o tema. Num desses caminhos cheguei até a Rede CpE, fiquei encantada com todo o conhecimento compartilhado. Desta forma serei grata em ser amigo da rede, compartilhar meu conhecimento e continuar aprendendo sempre.

Currículo Lattes

Camila Leon

Pedagoga, licenciada em Letras, psicopedagoga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), mestre e doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela UPM. Professora convidada do curso de especialização em Neurociência Aplicada à Educação da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, entre outros. Autora da última coleção de alfabetização do sistema Mackenzie de Ensino. Experiência docente na educação básica. Membro do grupo de pesquisa em Neuropsicologia Infantil da UPM. Psicopedagoga clínica no Instituto de Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano – INDH. Associada titular da Associação Brasileira de Psicopedagogia Nacional e Seção São Paulo. Conselheira Estadual da ABPp-SP (2020-2022).

“Quero fazer parte oficialmente deste time, pois considerando a escassez de práticas educacionais baseadas em evidências em nossa formação, penso ser nossa missão sermos pontes entre pesquisa e prática docente e vice-versa. Procuro fazer isso em todas as minhas aulas e com todos aqueles que cruzam o meu caminho.”

Currículo Lattes

Carla Barbosa

Mestranda em Letras e Linguística pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (FFP-UERJ) e pós-graduanda em Neuroeducação (IFRJ). Possui especialização em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), especialização em Letras pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e especialização em Planejamento Implementação e Gestão da Educação a Distância (LANTE-UFF). Graduada em Letras – Português / Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Atualmente, é professora de Língua Portuguesa na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Mediadora Pedagógica do Curso de Especialização em Linguagens e Tecnologias (UERJ/SEEDUC). É integrante do Grupo de Pesquisa Conectivos e Conexão de Orações (CCO) – UFF e do Grupo de Pesquisa Interfaces – UERJ.

“Sou amiga da Rede CpE porque acredito numa prática pedagógica alinhada aos estudos contemporâneos de base científica.”

Currículo Lattes

Carlina dos Santos Cruz

Licenciada em Pedagogia, Especialista em Educação Especial, Especialista em Educação de Jovens e Adultos, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Especialista em Coordenação Pedagógica. Possui experiência de mais de 30 anos na educação pública, passando nos diversos níveis de escolarização. Atualmente, é mestranda em Gestão Educacional pela Unisinos e trabalha em um escola pública na cidade de Campos de Júlio, no interior do estado de Mato Grosso. É membro Afiliada da Rede Nacional de Ciência para Educação (Amiga da Rede) porque acredita que, como professora, “precisamos contribuir com as pesquisas, compartilhar as experiências e investigações que realizamos em sala de aula e participar dos eventos que nos enriquece e nos ensina.”

Publicação: Cruz, C.S; Leite, E. Inovação e superação na sala de articulação no ensino fundamental de uma escola de Mato Grosso. Educação & Inclusão, v. 9, n. 1, p. 73-80, 2020 (ISSN 2447-3820 – www.atlanticaeditora.com.br).

Currículo Lattes

Douglas Manoel Antônio de Abreu Pestana dos Santos

Psicanalista. Membro da Cátedra Otávio Frias de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade – USP.  Membro da ABEPEE- Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial UNESP. Associado(a) na categoria de profissional, matrícula 15713, da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) USP, filiada no Brasil à Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e, no exterior, à International Brain Research Organization (IBRO) e à Federação das Associações Latino-Americanas e do Caribe de Neurociências. Tem experiência na área de Educação, na interseção entre Psicanálise e Educação, abordando principalmente os seguintes temas: educação em tempos de crise, educação e autoridade; ensino e transmissão. Editor da Revista Impressa Análises de discurso.

“Acreditar na educação por si só já é um motivo, além de me colocar como instrumento na rede para promover educação em nosso país.”

Currículo Lattes

Eliana Curvelo

Professora de Arte no IFPR – Campus Palmas, no curso de Artes Visuais. Ex-professora de Arte na Educação Básica. Ex-assessora Pedagógica dos Cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia da FMVZ e de Engenharia Florestal e Agronomia da FCA, ambos da UNESP de Botucatu. Professora substituta na FCL – UNESP de Araraquara. Mestre em Educação Escolar e Doutoranda em Educação Escolar. 

Estudo as representações sociais e, atualmente, como a arquitetura pode influenciar os comportamentos humanos, especificamente no ambiente escolar. Adoro ler, estudar e refletir, algumas vezes me permito não fazer nada, mesmo vivendo numa sociedade na qual perder tempo é um risco para ser esquecida. Em outras vezes, ouso sair das minhas zonas de conforto, mesmo sabendo que corro o risco de ser cancelada. A Arte me dá a oportunidade para o meu cérebro respirar!

Acredito na integração entre as áreas de conhecimento para ampliar as formas como poderemos responder aos desafios sociais que estão sendo, atualmente, negligenciados; na comunicação dos saberes para encantar os partícipes do processo de ensino e aprendizagem e principalmente no respeito à diversidade e cultura da comunidade humana.

Currículo Lattes

Fernanda Silva Ferreira

Fonoaudióloga, mestre em Psicologia pela UFRJ e doutoranda em Neurociência Translacional pela UFRJ. Atua como fonoaudióloga clínica e educacional há 17 anos.

Currículo Lattes

Hagar de Lara Tiburcio de Oliveira
Formada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI (2009). Especialista em educação Especial Inclusiva – UNIASSELVI (2016). Especialista em LIBRAS – UNIASSELVI (2017). Mestra em Educação pelo programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT/IFSC (2019). Atualmente, professora do Ensino Básico Técnico Tecnológico (EBTT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), atuando como professora de educação especial com o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Também orienta trabalhos de pós-graduação em Educação Especial. É, também, membro da Sociedade de Neurociências e Comportamento – SBNeC.
“Me tornei Amiga da Rede CpE porque acredito no poder transformador da ciência junto com a educação, numa perspectiva de inclusão, empoderamento e empatia.”

Currículo Lattes

Itaceni de Araujo Sousa

Pós-graduando em Metodologia do Ensino Superior – CEMES UFMA (2021); Nutricionista pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA, 2019) e profissional de educação física (UNIVERSIDADE ESTÁCIO). Pesquisador no Grupo de Estudos em Atenção Primária à Saúde e Qualidade de Vida – GEAPSQ UFMA.

“Eu sou amigo da Rede CpE porque eu acredito na força da ciência para a educação”, pontua.

Currículo Lattes

Janaina Nogueira

Meu nome é Janaina, Mestre em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Faculdade de Formação de Professores (2021). Cursei minha Pós-Graduação em Leitura e Produção Textual pela Universidade Federal Fluminense (2013). Sou professora licenciada em Língua Portuguesa (Português/Francês) pela Universidade Federal Fluminense (2007). A experiência no magistério estende-se como professor efetivo no Colégio Estadual Cizínio Soares Pinto e Colégio Salesiano Região Oceânica. Na pesquisa, tenho me dedicado às áreas de Psicolinguística Experimental e Leitura. Pretendo continuar meus estudos nessas áreas e expandir meus conhecimentos em conjunto com o grupo da Rede CpE. 

Quero fazer parte do grupo de amigos da Rede CpE para aprender e contribuir com as pesquisas relacionadas à área da educação. Ainda vivemos momentos difíceis nos pós-pandemia e são essas ações que nos fazem acreditar que algo ainda pode ser feito por nossos alunos. 

Currículo Lattes

João Paulo de Oliveira

Possui licenciatura em Física (2004) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e especialização em Gestão Escolar (2014) pela FAE Centro Universitário. Mestre em Ensino-Aprendizagem pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – Curitiba). Possui mais de 18 anos de experiência em sala de aula com ensino básico e superior. Atualmente, é professor do Colégio Bom Jesus em Curitiba, com turmas de Ensino Médio.

“Gosto de aprender e estudar sobre assuntos que interagem com minha prática docente e outros temas. Já participei como convidado no podcast da Rede CpE sobre a influência do sono no aprendizado.”

Currículo Lattes

Juliana Mendes Alves

Psicóloga, mestranda em psicologia, especialista em neurociências e psicologia da educação. Possui experiência com psicologia escolar e clínica. Atua como diretora clínica de um espaço que trabalha também com a interface psicologia e educação.

Currículo Lattes

Julio Emanuel

Sou especialista em Língua Portuguesa pelo Instituto de Língua Portuguesa do Liceu Literário Português (CELP-ILP). Bacharel e Licenciado em Letras (Habilitação: Português/ Literaturas) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Além disso, atuo na rede privada de ensino da cidade do Rio de Janeiro como professor de Português e de Redação tanto em escolas particulares quanto em cursos preparatórios para concursos. Por fim, destaco que sou um entusiasta do uso de TDICs no processo de ensino-aprendizagem. 

Creio que a educação e a ciência são primordiais na vida do indivíduo, principalmente quando em construção. Desse modo, fiz questão de pertencer a uma rede que atrela e impulsiona esses dois pilares.

Currículo Lattes

Karinne Luzia Rodrigues

Professora há mais de 23 anos. Graduada em Normal Superior e Artes Visuais; Psicopedagoga, Arteterapeuta com ênfase em Autismo, Pós-Graduanda em Neurociência Aplicada à Aprendizagem, Estudante de Psicanálise pelo Instituto de Psicanálise Clínica, Mestranda em Educação com ênfase em Intervenção em Dificuldades de Aprendizagem. Atualmente, sou professora alfabetizadora em uma escola pública municipal. Tenho muito interesse em compreender como se dá a aprendizagem e, desta forma, busco auxiliar meus alunos no processo de aquisição da leitura e da escrita com mais propriedade.

Pessoalmente, me tornar Amiga da Rede CpE é uma forma de expandir meus conhecimentos e contribuir com minhas habilidades e competências para uma educação baseada em evidências científicas.

Currículo Lattes

Katia Chedid

Educadora há mais de 35 anos. Pedagoga, psicopedagoga, especialista em gestão escolar, com extensão em Neuropsicologia, participou de grupos de estudo em Neurociência na Faculdade de Educação da PUC-SP, na Escola Politécnica e na Faculdade de Educação da USP. Especialização em Neurociência aplicada a Educação pela Faculdade de Ciência Médicas da Santa Casa de São Paulo. Em 2020, recebeu o Prêmio Special Tribute International, Categoria Best Practices in Education, and Health, Brazil-Europe, Projeto Cap Sur Ecole Inclusive d’Europe. O prêmio foi conferido pela European Commission Erasmus+.

“Existe uma área potencial de pesquisa e aplicação que poderá fazer parte tanto da formação do professor, quanto do auxílio ao aluno de como aprender mais e melhor. Kurt Fischer afirma que uma das razões de haver tanta coisa que não pode ser aproveitada em neurociência aplicada à educação por aí é que existem poucas pessoas que sabem o suficiente sobre educação e neurociência para juntar as coisas (Fisher, 2009) e, portanto, faz-se urgente e necessário essa interlocução entre os professores e os neurocientistas”, afirma.

Currículo Lattes

Liliani Aparecida Sereno Fontes de Medeiros

Doutoranda em Ciências Fisiológicas pelo Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas coordenado pela Sociedade Brasileira de Fisiologia, no Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Mestrado em Química Biológica pelo Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Possui graduação em Ciências Biológicas – Modalidade Licenciatura, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2007). Tem experiência na área de Biofísica e Bioquímica, com ênfase em Biofísica Molecular, Alta Pressão Hidrostática, Agregação de Proteínas e Amiloidoses. Na área de Educação, possui experiência em docência na Educação Básica sendo especialista em Psicopedagogia com ênfase em neuroaprendizagem, assim como também possui ampla experiência em Educação a Distância, com ênfase em Planejamento, Implementação, Gestão e Tutoria.

“Como docente, sempre busquei compreender a escola e seu público sob todos os aspectos, principalmente no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem. Quero ser amiga da escola para aprender, mas também para somar com esta equipe no sentido de contribuir à promoção de uma educação cada vez mais próxima da excelência que nossas crianças merecem.”

Currículo Lattes

Leonor Bezerra Guerra

Graduada em Medicina, mas nunca exerceu a clínica. Tornou-se pesquisadora nas áreas de Fisiologia e Biologia Celular e professora de Neuroanatomia, atuando no Programa de Pós-Graduação em Neurociências do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Participou, em 2003, da criação o Projeto de Extensão NeuroEduca, cujo objetivo é a divulgação da Neurociência no contexto da educação e da saúde. Por meio dele colabora com escolas, da educação infantil ao ensino superior, em todo o Brasil, capacitando educadores. Aposentada em 2016,  ainda trabalha no NeuroEduca continua divulgando temas sobre Neurociência, Aprendizagem e Educação. É co-autora do livro  “Neurociência e Educação: como o cérebro aprende”, publicado pela Editora Artmed, em 2011.
“Considero que, conhecendo como o cérebro funciona, as pessoas podem educar melhor, aprender melhor, cuidar mais de sua saúde e ter uma melhor qualidade de vida.”

Currículo Lattes

Luan Matheus Moreira

Professor na área de engenharia de estruturas, mas apaixonado por Ciências da Educação e Políticas Públicas. Desenvolve pesquisas nessas áreas com ênfase na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT).

“Quero fazer parte de uma comunidade de pessoas com propósitos em comum, compartilhar experiências e desenvolver projetos em colaboração.”

Currículo Lattes

Luciana Conter Oliveira Xavier

Como professora há vários anos, tive a oportunidade de conviver com alunos de diferentes níveis, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, e fico feliz de hoje podermos contar com pesquisas importantíssimas que venham auxiliar nos processos de aprendizagem dos alunos. Quero fazer parte dos Amigos da Rede para que possa contribuir com minha experiência, com o que vivencio tanto com alunos quanto com professores, corroborando com informações reais sobre a prática educativa.

Currículo

Luciellen Eufrásio de Carvalho Ferreira

Pedagoga, trabalha desde 2006 com alfabetização, PEB I na rede Municipal de Guarulhos/SP. É especialista em alfabetização, apaixonada por leitura e escrita e estudante de neurociências aplicada à educação.
Temas de interesse: alfabetização e letramento, alfabetização matemática, leitura e escrita, contribuições da neurociências para educação, educação pública de qualidade.

“Sou Amiga da Rede Ciência para Educação (Rede CpE) por acreditar que a educação de qualidade muda vidas. Na Rede CpE estabelecemos contato entre o trabalho pedagógico e as descobertas mais avançadas dos pesquisadores, aproximando a teoria das práticas.”

Currículo Lattes

Luiz Carlos Dias

Atua como professor de língua portuguesa e coordenador de redação do 6º ano à 3ª série do Ensino Médio. Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem atuado na área de pesquisa acadêmica com enfoque na aquisição e aprendizagem da linguagem escrita, com destaque para estudos com base no conceito de habilidades metalinguísticas.

“Ser amigo da Rede CpE proporciona entrar em contato com pessoas amantes da pesquisa científica e da educação. Trata-se de um espaço de interlocução fundamental, sobretudo, quando almejamos uma nação com proficiência científica.”

Currículo Lattes

Márcia Aparecida de Lima Simanovicius

É coordenadora pedagógica em uma escola pública de Ensino Fundamental no município de São Paulo e Consultora Educacional em Neurociência Aplicada a Educação, em uma empresa privada. Mestre em Ciências pelo programa de Educação e Saúde para a Infância e Adolescência da UNIFESP; é especialista em Neurociência Aplicada a Educação (FCMSCSP) e em Deficiência Intelectual (UNESP). Atualmente, é pós graduanda em Registro e Documentação Pedagógica. Militante na área da Educação Especial, com atuação nos serviços da Educação Especial, da Prefeitura de São Paulo, trabalha com formação, orientação e acompanhamento as equipes gestoras, docentes, de apoio e famílias dos estudantes público alvo da Educação Especial.

“Sou afiliada da Rede por acreditar no potencial da Educação para transformação das pessoas e, consequentemente do mundo e, na importância do embasamento das práticas pedagógicas em evidências científicas robustas e de qualidade e, estar neste meio, colaborando com meu trabalho e estudos, me move a devolver para a sociedade o que merecem de melhor: um processo educacional de qualidade, inclusivo e equitativo para todos e todas.”

Currículo Lattes

Marília Pinto Fontes

Possui graduação em Licenciatura em geografia pela Universidade Católica do Salvador (2006), pós-graduada em Gestão escolar com Coordenação Pedagógica; pós-graduada em Educação Científica e Popularização das Ciências; Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica. Tem experiência na área de Geografia, na área de Educação Científica na Educação Básica.

“Participar da rede irá me possibilitar a continuar a defesa da pesquisa em educação, tão essencial para a qualificação desse processo importante para a formação de cidadãos social e politicamente referenciados. O diálogo entre os cientistas da educação é muito importante para o processo educacional.”

Currículo Lattes

Maria Silma Lima de Brito

Doutoranda do PPGLL-UFAL. Professora de Atendimento Educacional Especializado na rede pública. Atua no atendimento clínico neuropsicopedagógico com crianças com dificuldades de aprendizagens, transtornos de aprendizagem e do transtorno do espectro autista (TEA). Terapeuta Reikiana e contadora de História. Sou graduada em Letras pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), especialista em Programação do Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Pernambuco (UPE). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Internacional(UNINTER). Mestra em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL). Professora Substituta da Universidade Estadual de Pernambuco – UPE. Especialista em Neurociência e Leitura – UFRN. Centraliza seus estudos nas áreas da Ciência Cognitiva da Leitura e da Neurociência Cognitiva, tendo como objeto de estudo a aprendizagem inicial da leitura, decodificação, fluência em leitura, consciência metalinguística consciência fonológica, leitura e compreensão textual, bem como as multimodalidades da leitura.

“Desejo ser do grupo por ser uma educadora que busca a todo instante em minha prática incorporar os estudos na ciência como recurso indispensável para mudanças que engessam o ensino e a educação.”

Currículo Lattes

Marcus Periks Barbosa Krause

Pedagogo, graduado em Letras, especialista em Educação Especial e Língua Portuguesa, escritor com 4 livros publicados e membro da Academia Pedreirense de Letras e da Organização mundial De Educação Pré-escolar OMEP, além de professor da educação básica e de cursos de pós-graduação.

“Decidi ser amigo da Rede CpE para compartilhar conhecimentos e contribuir para o fortalecimento da educação em nosso país”, explica.

Currículo Lattes

Marisa de Lourdes dos Santos de Mello

Formada em Pedagogia pela UNC-Caçador-SC, possui pós-graduação em Pedagogia Terapêutica pela Universidade Tuiuti do PR – Curitiba. Cursa Pós em Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Especial Inclusiva  no CENSUPEG, em Balneário Camboriú-SC. Mestranda em Educação Especial pela Universidade Fernando Pessoa Porto-Portugal. Faz zssessoria técnica para criação das Diretrizes da Educação Inclusiva e na inclusão de alunos na rede regular de ensino. Trabalhou na formação pelo Instituto Guga Kuerten com Professores das APAES de Santa Catarina. Trabalhoou em formação de professores  também com a Secretarias de Educação do Estado de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul através do INCAPE- Instituto Cap. Pedagógica e Eventos Ltda. Avaliação Diagnóstica e Terapia Psicopedagógica em Clínica.

“Sou afiliada da Rede por desejar aprender cada vez mais e colaborar com as pesquisas realizadas.”

Currículo Lattes

Melissa Bicudo

Licenciada em pedagogia pela Universidade Federal de São Paulo (2012), especialista em psicopedagogia institucional (2015), especialista em A Moderna Educação pela PUC-RS (2018). Atualmente cursa pós-graduação em Neurociências na Universidade Federal de São Paulo. Trabalhou durante cinco anos em escolas municipais de ensino fundamental I, com crianças com dificuldades de aprendizagem. Desde 2017 dedica-se exclusivamente à criação e produção artesanal de recursos pedagógicos lúdicos para alfabetização.                                                                                               

“Quero ser amiga da Rede CpE porque acredito no potencial transformador das ciências em benefício da educação.”    

Mirela Cunha Cardoso Ramacciotti

Advogada, professora e tradutora por formação. Já atuou como professora de crianças, jovens e adultos, além de coordenar e diriir escolas. Atualmente, trabalha como formadora e pesquisadora na área de Educação e Neurociências. É doutoranda em dois programas: Neurociências e Comportamento (USP) e Distúrbios da Comunicação Humana (UNIFESP). Fundou e coordena o núcleo de estudos em Mente, Cérebro e Educação (MBE SIG -BrazTESOL).  Produz um podcast semanal dirigido à comunidade escolar (Neuropapo em Educação).

“Sou afiliada da Rede CpE por acreditar que educação deva ser uma construção com base em evidências.”

Currículo Lattes

Mônica Maria Souza de Oliveira

Doutoranda em Ensino em Biociências e Saúde na Fiocruz, Mestre em Educação, Gestão e Difusão em Biociências pelo Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (UFRJ), Pós-graduada em Neurociências Aplicada à Aprendizagem (UFRJ), Pós-graduada em Meio Ambiente (UFRJ), MBA em Gestão de Negócios (IBMEC-RJ). Docente credenciada no Programa de Pós-graduação em Neuroeducação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Avançado Mesquita (RJ). Desde 2015, pesquisa neurodesenvolvimento infantil em contato com a natureza, com artigo e capítulos de livros publicados sobre o tema. É co-criadora do movimento No Quintal da Nossa Casa (@noquintaldanossacasa) que promove encontros e festivais Natureza em Família, Niterói Infância e Natureza (@niteroinfanciaenatureza). É idealizadora do coletivo Conexão Natureza (@estacaoconexaonatureza) que oferece processos formativos nas áreas de educação e saúde. Tem interesse em pesquisas sobre neurodesenvolvimento e aprendizagem infantil ao ar livre, desenvolvimento de habilidades cognitivas (funções executivas) e regulação emocional a partir de práticas contemplativas/meditativas de reconexão à Natureza, promoção e restauração da saúde.

Currículo Lattes

Pedro Henrique dos Santos

Natural do Recife – PE, atualmente reside em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Formado em Licenciaturas em Geografia e em Música (UFPE), Especialista em Metodologias para a Educação a Distância; atuando como professor da Rede Municipal do Recife desde 2011 em sala de aula regular, no Laboratório de Ciência e Tecnologia e como Mediador de Leitura no Espaço de Leitura da Escola Municipal Nadir Colaço. Foi um dos vencedores do I Prêmio CpE na Sala de Aula.

“Acredito que as descobertas científicas sobre o ensino-aprendizagem devem chegar aos que estão no cotidiano escolar como ferramenta de aperfeiçoamento às ações docentes, fortalecendo o fazer educativo para o desenvolvimento dos estudantes. Entendo a Rede CpE como uma forte aliada nesse processo.”

Currículo Lattes

Rita Gallego Henriques

É formada em Pedagogia, Especialista em Educação Infantil e Cultura, Docência do Ensino Superior, Letras, Português e Literatura, Educação Infantil, Neurociência e Aprendizagem, Ensino de Arte, História e Música. Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Linha de Pesquisa Políticas Educacionais. É professora polivalente da Educação Básica e Inclusão na Prefeitura de São Bernardo do Campo. Participa de projetos sociais em inclusão. Ativa em clubes de leitura, aprecia boas bibliotecas e livrarias, gosta de visitar museus, galerias, feiras culturais e cozinhar para família e amigos ao som de Rock Clássico e MPB, saboreando um bom vinho.

“Entendo que é necessário e urgente um espaço para integrar saberes e esforços dos mais diversos saberes, laboratórios, pesquisadores do nosso país, sejam eles de qual área forem.” 

Currículo Lattes

Roseday Santos Nascimento

Mestre e doutoranda em Educação, Gestão e Difusão em Biociências pelo Instituto de Bioquímica Médica (IBqM/UFRJ). Especialista em Biologia pela Universidade de Nova Iguaçu, em Ensino de Ciências e Biologia pelo Departamento de Bioquímica Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Neuropsicopedagogia. Graduada em Ciências Biológicas e Pedagogia. Foi conteudista do Currículo Mínimo de Biologia – Curso Normal (Formação de Professores) para a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC). Tem experiência em educação à distância, onde atuou como tutora na Fundação Centro de Educação à Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ). Coordenadora de Atividades do Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia pelo (IBqM/UFRJ)- Laboratório Em Formação. Membro do Grupo de Pesquisa (CNPQ) -Em Formação/ Pesquisas em Educação – IBqM/UFRJ – Linha de pesquisa em Práxis pedagógica e Avaliação: práticas e saberes educativos. Supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) – Professora titular de Biologia – Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, atua na Superintendência Pedagógica (SUPED) – Coordenação do Ensino Médio / Gerência Pedagógica do Curso Normal.

E na Coordenação de Diversidade e Inclusão Educacional, responsável pela Educação Escolar Indígena. Atuou na criação e implementação do Curso de Magistério Indígena, etnia Guarani. Representante SEEDUC/RJ dos Saberes Indígenas MEC. Membro do Conselho Estadual dos Direitos Indígenas (CEDIND) e do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena (CEEEI/RJ). Avaliadora Educacional das práticas pedagógicas e gerenciais nos Territórios Etnoeducacionais – (SASE/MEC). Mentora de Ciências do Time de Autores do Projeto Plano de Aula da Associação Nova Escola. Time de Formadores da Nova Escola.

“Sou afiliada da Rede CpE, pois acredito na Educação e este espaço oportuniza trocas de experiências, aprendizagens significativas e ativas, o que me leva a cada dia sofisticar pedagogicamente a minha práxis docente.”

Currículo Lattes

Sheyla Baumworcel

Professora, Psicopedagoga Especialista em Neuroaprendizagem, Cognição e Psicomotricidade. Cursou Neurociências Translacional no IDOR-RJ com foco na Educação e Intervenção e Diagnóstico Precoce de crianças no TEA na PUC-RJ e TCC Infância e Adolescência – Santa Casa de Misericórdia, no Rio de Janeiro. Com vasta experiência em sala de aula, dediquei-me ao atendimento psicopedagógico, trabalhando com crianças com dificuldades de aprendizagem.  Elaborei um Projeto de Inclusão publicado no livro “Coordenador Pedagógico: Subsídios para a atuação na realidade escolar”. Autora dos livros infantis “Dicionário Amoroso de Valores” e “A caixinha da Vovó”. Autora do capítulo “A Educação infantil para além da Neurociência” no livro “Entretecendo saberes”. Organizadora do livro “Contribuições da Neurociência para uma Educação Integradora”. Criou os jogos “Baralho das Chaves”, “Roda de Conversa para crianças” e “Roda de Conversa para adolescentes”. Palestrante no Congresso Brain Connection 2018 e 2019.

“Quero fazer parte da Rede CpE pois acredito que é importante divulgar e atualizar as professoras sobre a neurociência, colaborando com novos estímulos e renovando os conhecimentos. Acredito em um esforço conjunto de professores, pesquisadores e acadêmicos da interface Neurociência e Educação para fundamentar e aperfeiçoar a prática pedagógica vigente. Para vivermos em uma sociedade melhor é preciso questionar, argumentar, dialogar com fundamentação científica.”

Currículo Lattes

Silvia do Socorro Celusso

Graduada em Direito, Mestre em Educação, Pós-Graduada em Magistério Superior e Direito e Legislação Educacional. Atualmente na Instituição-Creche Albert Sabin/MS, na Função de Analista em Gestão Educacional / Coordenadora Pedagógica. Como professora, ministrou disciplinas na Faculdade de Formação de Professores / UERJ – (São Gonçalo) e no Centro de Estudos Avançados e Pesquisa (CESAP-RJ) no Curso de Gestão Educacional. Integrou grupos de pesquisa em Representações Sociais na UNESA-RJ, com professores do Município do Rio de Janeiro, atuando com temas relacionados à metodologia da pesquisa e as Representações Sociais de objetos de interesse da Educação como: Identidade, saberes, formação e trabalho docente. Atualmente, integra o Grupo de Pesquisa sobre a Retórica e Argumentação na Pedagogia (GPEE-UFRJ) com alunos de Pedagogia(UFRJ). Suas principais áreas de investigação são: relações entre ética, retórica e Educação, análise retórica dos discursos educacionais; Racionalidade Argumentativa em pesquisas educacionais: questões de teoria e de método.

“Meu interesse pela pesquisa na produção de trabalhos e discussões no campo da Educação é a busca de contribuições a um tema tão relevante, cujo foco está ligado às questões relacionadas com a identidade, a profissão, a formação, o trabalho e as práticas curriculares de docentes no cotidiano escolar, levando os profissionais na busca de alternativas para o enfrentamento dos aspectos desfavoráveis da profissão, muitas vezes citados tais como: desvalorização do trabalho, acúmulo de funções e uma nova realidade social.”

Currículo Lattes

Suzenil Xavier

Sou Suzenil, moro no Rio Grande do Norte. Sempre estudei em escola pública, desde criança sonhava em ser professora e acabei me apaixonando pela educação infantil. Graduada em pedagogia, tenho duas pós  graduação. Hoje já não estou mais em sala de aula. Trabalho na coordenação de um CMEI.

Quero fazer parte da Rede CpE porque os conteúdos  abordados são novos caminhos para contribuir com a educação. Caminhos  esses que nos leva a refletir em uma prática de sala de aula bem melhor e simples de aplicar. E como essa prática melhora a aprendizagem dos alunos e isso significa uma educação de qualidade para todos.

Tarcisio Jose de Melo Ferreira

Graduado em Educação Física pela UFMA. Professor do Depto. de Educação Física da UFMA. Especialização em Educação Pré-escolar pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Mestre em Neurociência pela Universidad Internacional de Andalucia – UNIA – Espanha. Doutorando em Integração e Modulação de Sinais em Biomedicina pela Universidad de Murcia – UMU – Espanha. Coordenador do Núcleo de Estudos/Pesquisas e Análise Social do Movimento Humano – NEPAS. Coordenador há 28 anos o Projeto de Extensão “Viver a Escola” na Vila Embratel. Coordena o projeto “Viva Capoeira Angola” e Coordenou o Curso de Extensão de Capacitação de Mestres de Capoeira do Maranhão. Membro da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento – SBNeC. Tem experiência na área de Educação Física Escolar, com ênfase em Neurodesenvolvimento, Crescimento e desenvolvimento, Neurociência e Neuroeducação, atuando principalmente nos seguintes temas: Cultura Corporal, Educação Infantil, Desenvolvimento Humano, Neurociência, Neuroeducação, Neuropedagogia, Capoeira e Cultura.

“Faço parte da Rede como amigo primeiro porque envolve toda nossa luta de quase 30 anos (falta pouco!) de fazer com que os educadores, em geral, entendam que eles ensinam, aprendem e educam com o cérebro. Em segundo lugar, já está passando da hora de se fazer uma grande corrente em favor de uma educação baseada em evidências.”

Currículo Lattes

Vanbasten Rocha

Possui licenciatura plena em Ciências Biológicas (2004) pela Universidade de Pernambuco (UPE) e especialização em Biologia Marinha (2014) pela FAFIRE – Faculdade Frassinetti do Recife. Técnico Ambiental (GRAU TÉCNICO – Recife). Tem dez anos de experiência em sala de aula com ensino básico. Atualmente, é professor da rede pública estadual, em escola de ensino integral no Recife, com turmas de Ensino Médio.

“Gosto de aprender e estudar sobre assuntos que interagem com minha prática docente, pedagogia e outros temas. Participar como convidado da Rede CpE traz e agrega muita influência e aprendizado.”

Currículo Lattes

Vinícius Catão de Assis Souza

Licenciado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em Educação Inclusiva, mestre e doutor em Educação (Ensino de Ciências) pela Faculdade de Educação da UFMG. Realizou o estágio de pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio (Portugal). É professor Adjunto no Departamento de Química da Universidade Federal de Viçosa (UFV), setor de Educação Química, tendo experiências profissionais com temas relacionados aos espaços não formais de educação científica, formação inicial e continuada de professores, inclusão de surdos e cegos, educação bilíngue para surdos e diversidade na Escola. Tenm trabalhos voltados à educação sociocientífica, neurociência e educação, alfabetização científica e processos de ensino e aprendizagem em contextos inclusivos. Foi professor de Química na Educação Básica (pública e privada) de Belo Horizonte por 10 anos e em 2010 ingresseou como docente na UFV (MG).

“Sou amigo da Rede Ciência para Educação desde 2018 e acredito que posso contribuir em Projetos voltados à Educação Bilíngue para surdos e inclusão de cegos, de modo a construirmos uma educação humanizada, pautada na equiparação de oportunidades para todos e na valorização das potencialidades em meio às diferenças linguísticas-culturais e sociais.”

Currículo Lattes

Vitor da Silva Loureiro

Pesquisador no Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos (Lieenp-CENSUPEG), atua no G.P. Representações sociais e subjetividade docente. Professor nas especializações em Neuropsicopedagogia da Faculdade CENSUPEG, atua há mais de uma década na gestão escolar e formação de professores dos anos finais e ensino médio. Aluno no PPGP-GE Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais-UNICID. Possui Especializações em: Gestão Educacional-UNIFEI, Neuropsicopedagogia Institucional e Ed. Especial Inclusiva-CENSUPEG, onde também é pós-graduando em Neuropsicopedagogia Clínica. Realizou cursos de extensão e livres, como: Educação Especial-UFSCAR, Neurociências dos Transtornos Psiquiátricos-UFMG e Fundamentos do Mindfulness para Iniciantes-UDESC, graduou-se em Filosofia-Ceuclar e Teologia-FUV.

“Creio que todo ser humano é capaz de aprender, por isso, ser amigo da Rede CPE representa pensar em uma educação baseada em evidências, inclusiva e que ao longo da caminhada educacional, não permita que educandos fiquem à beira do caminho.”

Currículo Lattes

Zilanda de Souza Silva

Licenciada em Ciências Biológicas, Bacharel em Ecologia, Especialista em Tecnologias em Educação e em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância, Mestre em Biologia Animal e Doutora em Ciências. Professora de Biologia e Ciências há 26 anos, na rede pública no estado e cidade do Rio de Janeiro. Com interesse nas áreas Ciência e Arte; Ensino Maker e Educação Inclusiva.
Ser um Amigo da Rede CpE para contribuir com projetos e pesquisas voltadas para a educação; aperfeiçoar a prática educacional compartilhando experiências. Agregar conhecimento com as publicações e eventos da Rede CpE.

Currículo Lattes