Os Amigos da Rede CpE são professores, gestores escolares e outros profissionais ligados à educação que não necessariamente lideram um grupo de pesquisa, mas que apoiam a missão da Rede CpE. Os Amigos da Rede têm acesso privilegiado às notícias, inciativas e eventos da Rede CpE.

Quer se candidatar para ser um amigo da Rede? Acesse este formulário.

Conheça nossos amigos:

Alisson Nogueira

Possui graduação em Licenciatura em Filosofia – Centro Universitário Claretiano (2015). Segunda Graduação em Pedagogia – Licenciatura (2018) na Faculdade da Lapa. Graduação em Teologia -Bacharelado / Centro Universitário Claretiano (2019). Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Escolar (2018) na Faculdade da Lapa. Pós-graduação em Libras também na Faculdade da Lapa. Atualmente, é supervisor na E. M. E. I. E. F. Profª Maria Liberty de Freitas e professor mediador no curso subsequente Técnico em Administração EaD (IFRO/Nova Mamoré). Foi professor premiado no “I PRÊMIO CpE NA SALA DE AULA – Reconstruindo a Educação após a Pandemia”, com o projeto “Doses de Leitura na Pandemia”. Tenho como tema: “Não se pode falar de educação sem amor” (Paulo Freire) e “A língua de sinais é para os olhos o que as palavras são para os ouvidos” (autor desconhecido).

Currículo Lattes

Angelica Biscaia Teixeira

Possui Pós-Graduação em Neurociência Aplicada à Educação pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura e Bacharelado em Meio Ambiente pela Universidade do Grande ABC, Graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho. É Membro Afiliado do International Mind, Brain and Education Society (IMBES) e Membro Afiliado da Rede Nacional de Ciência para Educação. Atualmente, é coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental – Séries Finais e Ensino Médio do Externato Rio Branco, em São Bernardo do Campo e curso o quarto semestre da Graduação em Direito, com interesses na Lei Brasileira de Inclusão. Apaixonada pela educação, conto com os amigos da Rede na busca de soluções para aprimorar as experiências educacionais da equipe em sala de aula e garantir melhores oportunidades de aprendizagem aos estudantes.

Currículo Lattes

Carlina dos Santos Cruz

Licenciada em Pedagogia, Especialista em Educação Especial, Especialista em Educação de Jovens e Adultos, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Especialista em Coordenação Pedagógica. Possui experiência de mais de 30 anos na educação pública, passando nos diversos níveis de escolarização. Atualmente, é mestranda em Gestão Educacional pela Unisinos e trabalha em um escola pública na cidade de Campos de Júlio, no interior do estado de Mato Grosso. É membro Afiliada da Rede Nacional de Ciência para Educação (Amiga da Rede) porque acredita que, como professora, “precisamos contribuir com as pesquisas, compartilhar as experiências e investigações que realizamos em sala de aula e participar dos eventos que nos enriquece e nos ensina.”

Publicação: Cruz, C.S; Leite, E. Inovação e superação na sala de articulação no ensino fundamental de uma escola de Mato Grosso. Educação & Inclusão, v. 9, n. 1, p. 73-80, 2020 (ISSN 2447-3820 – www.atlanticaeditora.com.br).

Currículo Lattes

Fernanda Silva Ferreira

Fonoaudióloga, mestre em Psicologia pela UFRJ e doutoranda em Neurociência Translacional pela UFRJ. Atua como fonoaudióloga clínica e educacional há 17 anos.

Currículo Lattes

Hagar de Lara Tiburcio de Oliveira
Formada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI (2009). Especialista em educação Especial Inclusiva – UNIASSELVI (2016). Especialista em LIBRAS – UNIASSELVI (2017). Mestra em Educação pelo programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT/IFSC (2019). Atualmente, professora do Ensino Básico Técnico Tecnológico (EBTT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), atuando como professora de educação especial com o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Também orienta trabalhos de pós-graduação em Educação Especial. É, também, membro da Sociedade de Neurociências e Comportamento – SBNeC.
“Me tornei Amiga da Rede CpE porque acredito no poder transformador da ciência junto com a educação, numa perspectiva de inclusão, empoderamento e empatia.”

Currículo Lattes

Itaceni de Araujo Sousa

Pós-graduando em Metodologia do Ensino Superior – CEMES UFMA (2021); Nutricionista pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA, 2019) e profissional de educação física (UNIVERSIDADE ESTÁCIO). Pesquisador no Grupo de Estudos em Atenção Primária à Saúde e Qualidade de Vida – GEAPSQ UFMA.

“Eu sou amigo da Rede CpE porque eu acredito na força da ciência para a educação”, pontua.

Currículo Lattes

Juliana Mendes Alves

Psicóloga, mestranda em psicologia, especialista em neurociências e psicologia da educação. Possui experiência com psicologia escolar e clínica. Atua como diretora clínica de um espaço que trabalha também com a interface psicologia e educação.

Currículo Lattes

Katia Chedid

Educadora há mais de 35 anos. Pedagoga, psicopedagoga, especialista em gestão escolar, com extensão em Neuropsicologia, participou de grupos de estudo em Neurociência na Faculdade de Educação da PUC-SP, na Escola Politécnica e na Faculdade de Educação da USP. Especialização em Neurociência aplicada a Educação pela Faculdade de Ciência Médicas da Santa Casa de São Paulo. Em 2020, recebeu o Prêmio Special Tribute International, Categoria Best Practices in Education, and Health, Brazil-Europe, Projeto Cap Sur Ecole Inclusive d’Europe. O prêmio foi conferido pela European Commission Erasmus+.

“Existe uma área potencial de pesquisa e aplicação que poderá fazer parte tanto da formação do professor, quanto do auxílio ao aluno de como aprender mais e melhor. Kurt Fischer afirma que uma das razões de haver tanta coisa que não pode ser aproveitada em neurociência aplicada à educação por aí é que existem poucas pessoas que sabem o suficiente sobre educação e neurociência para juntar as coisas (Fisher, 2009) e, portanto, faz-se urgente e necessário essa interlocução entre os professores e os neurocientistas”, afirma.

Currículo Lattes

Leonor Bezerra Guerra

Graduada em Medicina, mas nunca exerceu a clínica. Tornou-se pesquisadora nas áreas de Fisiologia e Biologia Celular e professora de Neuroanatomia, atuando no Programa de Pós-Graduação em Neurociências do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Participou, em 2003, da criação o Projeto de Extensão NeuroEduca, cujo objetivo é a divulgação da Neurociência no contexto da educação e da saúde. Por meio dele colabora com escolas, da educação infantil ao ensino superior, em todo o Brasil, capacitando educadores. Aposentada em 2016,  ainda trabalha no NeuroEduca continua divulgando temas sobre Neurociência, Aprendizagem e Educação. É co-autora do livro  “Neurociência e Educação: como o cérebro aprende”, publicado pela Editora Artmed, em 2011.
“Considero que, conhecendo como o cérebro funciona, as pessoas podem educar melhor, aprender melhor, cuidar mais de sua saúde e ter uma melhor qualidade de vida.”

Currículo Lattes

Luciellen Eufrásio de Carvalho Ferreira

Pedagoga, trabalha desde 2006 com alfabetização, PEB I na rede Municipal de Guarulhos/SP. É especialista em alfabetização, apaixonada por leitura e escrita e estudante de neurociências aplicada à educação.
Temas de interesse: alfabetização e letramento, alfabetização matemática, leitura e escrita, contribuições da neurociências para educação, educação pública de qualidade.

“Sou Amiga da Rede Ciência para Educação (Rede CpE) por acreditar que a educação de qualidade muda vidas. Na Rede CpE estabelecemos contato entre o trabalho pedagógico e as descobertas mais avançadas dos pesquisadores, aproximando a teoria das práticas.”

Currículo Lattes

Márcia Aparecida de Lima Simanovicius

É coordenadora pedagógica em uma escola pública de Ensino Fundamental no município de São Paulo e Consultora Educacional em Neurociência Aplicada a Educação, em uma empresa privada. Mestre em Ciências pelo programa de Educação e Saúde para a Infância e Adolescência da UNIFESP; é especialista em Neurociência Aplicada a Educação (FCMSCSP) e em Deficiência Intelectual (UNESP). Atualmente, é pós graduanda em Registro e Documentação Pedagógica. Militante na área da Educação Especial, com atuação nos serviços da Educação Especial, da Prefeitura de São Paulo, trabalha com formação, orientação e acompanhamento as equipes gestoras, docentes, de apoio e famílias dos estudantes público alvo da Educação Especial.

“Sou afiliada da Rede por acreditar no potencial da Educação para transformação das pessoas e, consequentemente do mundo e, na importância do embasamento das práticas pedagógicas em evidências científicas robustas e de qualidade e, estar neste meio, colaborando com meu trabalho e estudos, me move a devolver para a sociedade o que merecem de melhor: um processo educacional de qualidade, inclusivo e equitativo para todos e todas.”

Currículo Lattes

Marcus Periks Barbosa Krause

Pedagogo, graduado em Letras, especialista em Educação Especial e Língua Portuguesa, escritor com 4 livros publicados e membro da Academia Pedreirense de Letras e da Organização mundial De Educação Pré-escolar OMEP, além de professor da educação básica e de cursos de pós-graduação.

“Decidi ser amigo da Rede CpE para compartilhar conhecimentos e contribuir para o fortalecimento da educação em nosso país”, explica.

Currículo Lattes

Marisa de Lourdes dos Santos de Mello

Formada em Pedagogia pela UNC-Caçador-SC, possui pós-graduação em Pedagogia Terapêutica pela Universidade Tuiuti do PR – Curitiba. Cursa Pós em Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Especial Inclusiva  no CENSUPEG, em Balneário Camboriú-SC. Mestranda em Educação Especial pela Universidade Fernando Pessoa Porto-Portugal. Faz zssessoria técnica para criação das Diretrizes da Educação Inclusiva e na inclusão de alunos na rede regular de ensino. Trabalhou na formação pelo Instituto Guga Kuerten com Professores das APAES de Santa Catarina. Trabalhoou em formação de professores  também com a Secretarias de Educação do Estado de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul através do INCAPE- Instituto Cap. Pedagógica e Eventos Ltda. Avaliação Diagnóstica e Terapia Psicopedagógica em Clínica.

“Sou afiliada da Rede por desejar aprender cada vez mais e colaborar com as pesquisas realizadas.”

Currículo Lattes

Mirela Cunha Cardoso Ramacciotti

Advogada, professora e tradutora por formação. Já atuou como professora de crianças, jovens e adultos, além de coordenar e diriir escolas. Atualmente, trabalha como formadora e pesquisadora na área de Educação e Neurociências. É doutoranda em dois programas: Neurociências e Comportamento (USP) e Distúrbios da Comunicação Humana (UNIFESP). Fundou e coordena o núcleo de estudos em Mente, Cérebro e Educação (MBE SIG -BrazTESOL).  Produz um podcast semanal dirigido à comunidade escolar (Neuropapo em Educação).

“Sou afiliada da Rede CpE por acreditar que educação deva ser uma construção com base em evidências.”

Currículo Lattes

Mônica Maria Souza de Oliveira

Doutoranda em Ensino em Biociências e Saúde na Fiocruz, Mestre em Educação, Gestão e Difusão em Biociências pelo Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (UFRJ), Pós-graduada em Neurociências Aplicada à Aprendizagem (UFRJ), Pós-graduada em Meio Ambiente (UFRJ), MBA em Gestão de Negócios (IBMEC-RJ). Docente credenciada no Programa de Pós-graduação em Neuroeducação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Avançado Mesquita (RJ). Desde 2015, pesquisa neurodesenvolvimento infantil em contato com a natureza, com artigo e capítulos de livros publicados sobre o tema. É co-criadora do movimento No Quintal da Nossa Casa (@noquintaldanossacasa) que promove encontros e festivais Natureza em Família, Niterói Infância e Natureza (@niteroinfanciaenatureza). É idealizadora do coletivo Conexão Natureza (@estacaoconexaonatureza) que oferece processos formativos nas áreas de educação e saúde. Tem interesse em pesquisas sobre neurodesenvolvimento e aprendizagem infantil ao ar livre, desenvolvimento de habilidades cognitivas (funções executivas) e regulação emocional a partir de práticas contemplativas/meditativas de reconexão à Natureza, promoção e restauração da saúde.

Currículo Lattes

Roseday Santos Nascimento

Mestre e doutoranda em Educação, Gestão e Difusão em Biociências pelo Instituto de Bioquímica Médica (IBqM/UFRJ). Especialista em Biologia pela Universidade de Nova Iguaçu, em Ensino de Ciências e Biologia pelo Departamento de Bioquímica Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Neuropsicopedagogia. Graduada em Ciências Biológicas e Pedagogia. Foi conteudista do Currículo Mínimo de Biologia – Curso Normal (Formação de Professores) para a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC). Tem experiência em educação à distância, onde atuou como tutora na Fundação Centro de Educação à Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ). Coordenadora de Atividades do Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia pelo (IBqM/UFRJ)- Laboratório Em Formação. Membro do Grupo de Pesquisa (CNPQ) -Em Formação/ Pesquisas em Educação – IBqM/UFRJ – Linha de pesquisa em Práxis pedagógica e Avaliação: práticas e saberes educativos. Supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) – Professora titular de Biologia – Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, atua na Superintendência Pedagógica (SUPED) – Coordenação do Ensino Médio / Gerência Pedagógica do Curso Normal.

E na Coordenação de Diversidade e Inclusão Educacional, responsável pela Educação Escolar Indígena. Atuou na criação e implementação do Curso de Magistério Indígena, etnia Guarani. Representante SEEDUC/RJ dos Saberes Indígenas MEC. Membro do Conselho Estadual dos Direitos Indígenas (CEDIND) e do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena (CEEEI/RJ). Avaliadora Educacional das práticas pedagógicas e gerenciais nos Territórios Etnoeducacionais – (SASE/MEC). Mentora de Ciências do Time de Autores do Projeto Plano de Aula da Associação Nova Escola. Time de Formadores da Nova Escola.

“Sou afiliada da Rede CpE, pois acredito na Educação e este espaço oportuniza trocas de experiências, aprendizagens significativas e ativas, o que me leva a cada dia sofisticar pedagogicamente a minha práxis docente.”

Currículo Lattes

Silvia do Socorro Celusso

Graduada em Direito, Mestre em Educação, Pós-Graduada em Magistério Superior e Direito e Legislação Educacional. Atualmente na Instituição-Creche Albert Sabin/MS, na Função de Analista em Gestão Educacional / Coordenadora Pedagógica. Como professora, ministrou disciplinas na Faculdade de Formação de Professores / UERJ – (São Gonçalo) e no Centro de Estudos Avançados e Pesquisa (CESAP-RJ) no Curso de Gestão Educacional. Integrou grupos de pesquisa em Representações Sociais na UNESA-RJ, com professores do Município do Rio de Janeiro, atuando com temas relacionados à metodologia da pesquisa e as Representações Sociais de objetos de interesse da Educação como: Identidade, saberes, formação e trabalho docente. Atualmente, integra o Grupo de Pesquisa sobre a Retórica e Argumentação na Pedagogia (GPEE-UFRJ) com alunos de Pedagogia(UFRJ). Suas principais áreas de investigação são: relações entre ética, retórica e Educação, análise retórica dos discursos educacionais; Racionalidade Argumentativa em pesquisas educacionais: questões de teoria e de método.

“Meu interesse pela pesquisa na produção de trabalhos e discussões no campo da Educação é a busca de contribuições a um tema tão relevante, cujo foco está ligado às questões relacionadas com a identidade, a profissão, a formação, o trabalho e as práticas curriculares de docentes no cotidiano escolar, levando os profissionais na busca de alternativas para o enfrentamento dos aspectos desfavoráveis da profissão, muitas vezes citados tais como: desvalorização do trabalho, acúmulo de funções e uma nova realidade social.”

Currículo Lattes

Vinícius Catão de Assis Souza

Licenciado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em Educação Inclusiva, mestre e doutor em Educação (Ensino de Ciências) pela Faculdade de Educação da UFMG. Realizou o estágio de pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio (Portugal). É professor Adjunto no Departamento de Química da Universidade Federal de Viçosa (UFV), setor de Educação Química, tendo experiências profissionais com temas relacionados aos espaços não formais de educação científica, formação inicial e continuada de professores, inclusão de surdos e cegos, educação bilíngue para surdos e diversidade na Escola. Tenm trabalhos voltados à educação sociocientífica, neurociência e educação, alfabetização científica e processos de ensino e aprendizagem em contextos inclusivos. Foi professor de Química na Educação Básica (pública e privada) de Belo Horizonte por 10 anos e em 2010 ingresseou como docente na UFV (MG).

“Sou amigo da Rede Ciência para Educação desde 2018 e acredito que posso contribuir em Projetos voltados à Educação Bilíngue para surdos e inclusão de cegos, de modo a construirmos uma educação humanizada, pautada na equiparação de oportunidades para todos e na valorização das potencialidades em meio às diferenças linguísticas-culturais e sociais.”

Currículo Lattes