Aqui estão apresentados os pesquisadores associados à Rede CpE. Saiba o que é preciso para se tornar um membro associado.

 

Adriana da Cunha Faria Melibeu, UFF

Área: Neurociências

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Ciências (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) . Atualmente, é Professora Associada IV da Universidade Federal Fluminense (Depto Neurobiologia, Inst Biologia), aonde chefia o Laboratório Neurobiologia do Desenvolvimento e participa como professora permanente do Programa de Pós-graduação em Neurociências. Tem experiência na área de Biofísica, com ênfase em Neurobiologia e Neuroquímica. Atuando principalmente nos seguintes temas: Modulação da Proteína Precursora do amilóide (APP), desenvolvimento do sistema nervoso, sistemas colinérgico e glutamatérgico no sistema visual, Doenças de Parkinson e Alzheimer. Além disso, desenvolve projetos nas áreas de extensão e divulgação científica, estando atualmente como coordenadora do comitê local da Olimpíada de Neurociências do Rio de Janeiro (ONRJ), do curso preparatório em Neurociências e do projeto Meninas nas Ciências. Mentora do programa “We speak dreams” coordenado por Inès Schinazi. Pesquisadora Associada da Rede Nacional de Ciência para a Educação (Rede CpE) e Mãe de uma menina nascida em 2006.

Currículo Lattes

Aleria Cavalcante Lage, UFRJ
Área: Linguística
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Associada de Linguística do Departamento de Linguística e Filologia da UFRJ. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ. Membro efetivo do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC) da UFRJ, comitê da Câmara Técnica de Ética em Pesquisa (CTEP) da UFRJ. Membro do GT de Psicolinguística da ANPOLL. Pesquisadora Associada da Rede Nacional de Ciência para Educação. Trabalha nas Linhas de Pesquisa (i) Gramática na Teoria Gerativa; (ii) Linguagem, Mente e Cérebro; (iii) Tecnologia e Inovação em Linguística. Orienta Doutorado, Mestrado e Iniciação Científica. Suas áreas de atuação são Gramática Gerativa; Neurociência da Linguagem, com emprego da técnica de extração de Potenciais Relacionados a Eventos (ERP); Psicolinguística Experimental. Está voltada principalmente para os temas: Arquitetura da Linguagem; Computação Linguística; Processamento e Representação da Linguagem na Mente/Cérebro; Princípios e Parâmetros; sentenças relativas preposicionais; Preposition pied-piping (Ppp); Preposition stranding (Pst); cortadoras; copiadoras; alemão; inglês; francês; holandês; Recursividade; animacidade. Coordena os seguintes projetos certificados pelo CNPq e pela UFRJ: i) LADS – Laboratório de Aspectos da Derivação Sintática: Neurofisiologia da Linguagem e Psicolinguística (http://www.lads.letras.ufrj.br); e ii) PREPP – Preposition pied-piping e Princípios e Parâmetros: teoria e experimento. Participou do LER – Laboratório de Eletroencefalografia e Rastreamento Ocular da Linguagem (LER), da UFRJ, que teve o projeto Linguística para a Educação Básica: fomentando a capacidade científica através da linguagem. Aleria Lage fez Estágio de Aprimoramento na Universidade de Lisboa (2014). Foi Professor Adjunto Visitante do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFJF (2009-2010), atuando também na Graduação em Letras da UFJF. Foi bolsista Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ (2015-2018), pesquisadora de Pós-Doutorado em Linguística da UFRJ, bolsista de Pós-Doutorado da FAPERJ (2007-2009) e do CNPq (2006). Professor Adjunto Substituto de Linguística da UFRJ (2006-2007). Possui Doutorado em Linguística pela UFRJ (2005), Mestrado em Linguística pela UFRJ (1992), Especialização em Germanística pela Universidade de Freiburg, Alemanha (1989), Bacharelado e Licenciatura em Português-Italiano (1987) e Bacharelado e Licenciatura em Português-Alemão (1986).
Currículo Lattes
Alessandra Gotuzo Seabra, Mackenzie SP
Área: Psicologia
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1995), mestrado (1997), doutorado (2000) e pós-doutorado (2001) em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É membro da diretoria da ABECiPsi (como presidente atual), da diretoria do IBNeC-Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (como vice-presidente) e membro do Conselho deliberativo do IBAP-Instituto Brasileiro da Avaliação Psicológica (como presidente passado). É a editora do periódico Psicologia: Teoria e Prática e é Supervisora Editorial de Área (Neuropsicologia) do periódico Arquivos de Neuro-Psiquiatria. Vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento. Membro da Comissão Científica da ABD. Coordena o Grupo de Neuropsicologia Infantil. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia e Neuropsicologia Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, escrita, funções executivas, consciência fonológica, alfabetização, instrumentos de avaliação, programas de intervenção, intervenção precoce.
Currículo Lattes
Alex de Carvalho, Université de Paris
Área: Psicologia
Obteve o título de PhD em Ciências Cognitivas na Ecole normale supérieure, PSL University em 2017, onde trabalhou no Laboratoire de Sciences Cognitives et Psycholinguistique. Após o PhD, trabalhou como pesquisador de pós-doutorado na University of Pennsylvania. Atualmente, é professor associado de psicologia na Université Paris Descartes e desenvolve sua pesquisa no Laboratoire de Psychologie du Développement et de l’Éducation de l’enfant.
Currículo
Alexandre Horácio Couto Bittencourt, UNIFAMINAS
Área: Ciências Biológicas
Doutor em Ciências Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF-Campos dos Goitacazes-RJ), Mestre em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa (1999), Especialista em Gestão e Implementação em EAD pela Universidade Federal Fluminense(2015) Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1996). Pesquisador Associado da rede Nacional de Ciência para Educação. Atua como professor do Centro Universitário UNIFAMINAS desde 2004, ministrando aulas nos cursos de graduação na área de saúde e pós-graduação. Atua como Coordenador de Pesquisa desde 2007, bem como Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFAMINAS Muriaé. Desde 2014, atua na Universidade Estadual de Minas Gerais – Campus Carangola como Coordenador de Pesquisa e Extensão e Professor nos Cursos de Ciências Biológicas e Administração. Membro parecerista do COEPE, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEMG. Líder de Grupo de Pesquisa no CNPq: NOVAS TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO E ENSINO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E MATEMÁTICA e PRODUTOS NATURAIS E SUA APLICAÇÃO EM MECANISMOS PATOGÊNICOS, participa do grupo de pesquisa Grupo de Estudos da Biodiversidade e Conservação da Zona da Mata Mineira. Possui experiência nas áreas de Biologia Celular e Estrutural, Histologia, Farmacobotânica e Farmagonosia, Fitoquímica e Gestão Ambiental. Desenvolve pesquisas com plantas em atividades biocidas, Plantas com potencial terapêutico no combate a inflamações, educação ambiental e arborização urbana e Ensino e aprendizagem aplicado às novas tecnologias em educação..
Currículo Lattes
Alfred Sholl Franco, IBCCF-UFRJ
Área: Neurociência
Biólogo (Faculdades Maria Thereza), Especialista em Neurobiologia (UFF), Mestre e Doutor em Ciências Biológicas (Modalidade Biofísica, URFJ). Atualmente é Professor Associado I (UFRJ, IBCCF, Programa de Neurobiologia), Coordenador da Extensão no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (CATE, IBCCF, UFRJ), do Ciências e Cognição – Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (CeC-NuDCEN) e do Núcleo de Novas Tecnologias e Mídias (NNOTEM) . Dedica-se à pesquisa básica em estudos sobre proliferação, diferenciação e morte celular no sistema nervoso e à pesquisa em Neuroeducação, nas áreas de corporeidade, aprendizado, narrativa, artes e inclusão. Tem experiência nas áreas de Neurociências, Divulgação Científica e Editoração Eletrônica, com ênfase nas sub-áreas de Neuroimunomodulação, Biologia Celular, Desenvolvimento, Aprendizagem, Regeneração no Sistema Nervoso e Educação/Divulgação Científica e Inclusão. Participa como Pesquisador Associado ao Laboratório de Neurogênese (IBCCF, UFRJ), onde desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de desenvolvimento do sistema nervoso, neuroimunomodulação, neuroplasticidade, neurodegeneração e regeneração. Coordena o Centro de Estudos em Neurociências e Educação (NEUROEDUC), onde desenvolve atividades de editoração, pesquisa em neuroeducação, aprendizagem, corporeidade, narrativa, artes, inclusão e divulgação científica. É membro permanente das Pós-Graduações da UFRJ em Ciências Biológicas (Biofísica – conceito Capes 7) e MP-EGeD (conceito Capes 4) e da Pós-Graduação da UFF em Diversidade e Inclusão (CMPDI – Conceito Capes 4). Membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC), da Society for Neuroscience (SfN), da International Mind, Brain and Education Society (IMBES) e da Rede Nacional de Ciência para a Educação (CpE). Fundador e Editor-Chefe da revista científica Ciências e Cognição (CAPES Qualis B1 em Psicologia e B2 em Educação e Ensino).
Currículo Lattes
Aline Fay de Azevedo, PUCRS
Área: Psicolinguística e Neurociências

Professora do Programa de Pós-graduação em Letras da PUCRS, coordenadora do curso de graduação em Letras Inglês da PUCRS, pesquisadora colaboradora no Instituto do Cérebro (INSCER), coordenadora do curso de extensão em Educação Bilíngue, professora coordenadora do componente Letras – Inglês/Português, do Núcleo de Apoio à Aprendizagem. Doutora em Linguística pela PUCRS, com pesquisa realizada no INSCER (Bilinguismo, dislexia e fMRI). Realizou estágio pós doutoral na Universidade Federal do RS (UFRGS) na área de Psicolinguística, com foco em Biliteracia e Avaliação. Coordena o grupo de pesquisa NeuroEdTech Lab – Neuroscience and Education Technology Laboratory (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0722035371417695). Integrou o projeto ACERTA e Neuroeducação (CNPq) no Instituto do Cérebro (INSCER) de 2013- 2023, onde pesquisou bilíngues e monolíngues disléxicos e as bases neurais da dislexia com o uso de fMRI.É responsável pelo projeto Literacia e EdTech: um estudo sobre o impacto do GraphoGame na Alfabetização, em parceria com o INSCER e pesquisadora no Laboratório de Psicolinguística, Línguas Minoritárias e Multilinguismo – LAPLIMM, da Universidade Federal de Pelotas.Integra o projeto “Impactos da pandemia de COVID-19 na linguagem da criança e do adulto: foco no desenvolvimento e na aprendizagem da leitura”- EDITAL No 12/2021 CAPES.Suas áreas de interesse são as bases neurais da dislexia em bilíngues e monolíngues e fMRI, neurobiologia da leitura, neurociência e educação, ensino de inglês como língua adicional e Education 3.0/4.0.Integra o grupo de professores nos cursos de pós-graduação em Gestão da Educação, Docência no Ensino Superior (EAD) e Psicopedagogia, ministrando disciplinas sobre Aspectos do desenvolvimento neuropsicológico e aprendizagem e Neurociências: processos cognitivos no ensino superior. É revisora das revistas Ilha do Desterro: A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies, Revista Virtual de Estudos da Linguagem- ReVEL, Caderno de Letras (UFPEL), Letras de Hoje, BELT, Letrônica e PUCRS Magazine.É examinadora oral da Universidade de Cambridge desde 2003, níveis YLE até CPE. Possui o certificado CPE (Certificate of Proficiency in English) e o diploma DELTA (Diploma in English Language Teaching to Adults) pela Universidade de Cambridge.Foi coordenadora adjunta do programa English Teaching Assistant promovido pela Fulbright/CAPES na PUCRS (2018/2019), coordenadora do laboratório de línguas da PUCRS, professora na especialização da FAPA, professora no colégio Farroupilha e professora e mentora acadêmica na Cultura Inglesa por 18 anos.

Currículo Lattes

Aline Gesualdi Manhães, CEFET/RJ
Área: Engenharia
Professora Associada do Departamento de Engenharia Eletrônica do CEFET/RJ, de Programa de Mestrado em Engenharia Elétrica do CEFET-RJ e do Programa de Doutorado em Instrumentação e Óptica Aplicada do CEFET/RJ e UFF. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Instrumentação Eletrônica e Ensino. Sua área de atuação em pesquisa é Processamento de Sinais aplicado à Neurociência da Linguagem e a Física de Altas Energias. Atua em projetos de inovação e empreendedorismo desde 2012 recebendo fomentos da FAFERJ e orientando projetos em empresas incubadas no CEFET-RJ. É sócia fundadora da empresa Umaker Escola de Tecnologia Criativa desde Janeiro de 2018. Desde Julho de 2016 é orientadora do Ramo Estudantil do IEEE do CEFET-RJ que desenvolve cinco projetos de extensão e conta com mais de 100 alunos de diversas graduações do CEFET-RJ Maracanã. Os projetos são: SocialWolf; RocketWolf; WolfBotz; WolfByte e WolfPower. Em 2018 passou para Senior Member do IEEE e revisora dos periódicos deste instituto. É associada as sociedades IEEE Education, IEEE Circuits and Systems, IEEE Robotics & Automation. De Dezembro de 2016 até Julho de 2018 foi coordenadora do Departamento de Engenharia Eletrônica do CEFET-RJ Unidade Maracanã. Em Agosto de 2018 assumiu o cargo de chefe da Coordenadoria de Assuntos Acadêmicos (COSAC). Está voltada principalmente para os temas: Ensino STEAM de Eletrônica e Pensamento Computacional; Processamento e Representação da Linguagem no Cérebro; Aquisição de Sinais de Linguagem com emprego da técnica de extração de Potenciais Relacionados à Eventos (ERP); e Reconhecimento de Padrões no Experimento ATLAS/CERN. Coordena o Laboratório de Interfaces Cérebro-Computador do CEFET/RJ e é membro dos Laboratórios: de Eletroencefalografia e Rastreamento Ocular da Linguagem (LER/UFRJ); Acesso Sintático (ACESIN/UFRJ) e; Aspectos Neurofisiológicos da Derivação Sintática (LANDS/UFRJ). Atualmente realiza trabalhos em colaboração com a Pós-Graduação em Linguística da UFRJ. De 2008 até 2014 trabalhou em colaboração com a Pós-Graduação em Inglês da UFSC, FISCLINEX da UERJ; ICB/UFRJ e HUP/Hospital Adventista Silvestre. Possui doutorado sanduíche em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Organização Europeia para a Investigação Nuclear (CERN) (2006) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), ambos na área de Reconhecimento de Padrões em Sinais Multidimensionais. É bacharel em Engenharia Eletrônica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998).
Currículo Lattes
Ana Luiza Gomes Pinto Navas, FCMSCSP
Área: Fonoaudiologia
Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo (1988), Mestrado e Doutorado em Psicolinguistica – University of Connecticut (1993, 1998). Pós-doutorado em Linguistica, IEL, UNICAMP. Professora adjunto, e Diretora do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2008- presente). Orientadora do Mestrado Profissional em Saúde da Comunicação Humana. Membro do Conselho Científico da Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA).Membro do Conselho Superior da Fundação José Luiz Egydio Setubal (FJLES). Membro do PAINEL DE ESPECIALISTAS da Conferência Nacional de Alfabetização – Secretaria de Alfabetização – MEC (CONABE). Pesquisadora Associada da Rede Nacional de Ciência para Educação (a partir de novembro de 2019). Editora Chefe, Revista CoDAS (2015-presente). Atualmente, é coordenadora adjunta dos programas Profissionais da área 21 (Educação Física, Fisiologia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional) da CAPES (2018-2021).Temas de interesse: Linguagem escrita, alfabetização, TDAH, Transtornos específicos de aprendizagem – dislexia.
Currículo Lattes
André Ponce de Leon Carvalho, ICMC-USP
Área: Ciência da Computação
Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (1987), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (1990) doutorado em Electronic Engineering – University of Kent at Canterbury (1994) e pós-doutorado pela Universidade do Porto (2006). Atualmente é Professor Titular da Universidade de São Paulo, USP. É revisor ad hoc de várias fundações nacionais e internacionais de apoio à pesquisa. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Aprendizado de Máquina (Machine Learning), Mineração de Dados (Data Mining) e Ciência de Dados (Data Science), atuando principalmente nos seguintes temas:detecção de novidades, meta-aprendizado, pré-processamento de dados e metaheurísticas, com aplicações em Bioinformática, Engenharia, Finanças, Medicina e Meio Ambiente. É diretor do Centro de Aprendizado de Máquina em Análise de Dados da USP.
Currículo Lattes

https://www.youtube.com/watch?v=j15QdTY8ZjM

Andrea Camaz Deslandes, UFRJ
Área: Educação Física
Formada em Licenciatura em Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre e Doutora em Saúde Mental da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós doutorado em Epidemiologia e Métodos Quantitativos da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP / FIOCRUZ). Coordenadora do Laboratório de Neurociência do Exercício (Lanex) http://www.laboratoriolanex.com/). Professora adjunta do Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB/UFRJ) e do PROPSAM/UFRJ. Professora colaboradora do PPGCEE / UERJ e do curso Lato Sensu CPH, Membro da Força Tarefa em Integrative and Complementary Medicine da World Federation of Societies of Biological Psychiatry e Membro da Rede Nacional de Ciência para a Educação (CpE). Membro da Comissão de Articulação Técnica-Científica da Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia RJ (SBGG-RJ) gestão 2020-2023. Criou a disciplina Neurociência do Exercício Aplicada à Educação Física, do currículo do Bacharelado em EF da UGF e a disciplina Exercício e Saúde Mental na UFRJ (2020-atual). Coordenou a PPG Stricto Sensu em Ciência do Exercício e Esporte (Conceito 4) da UGF, em 2013. Publicou mais de 100 artigos nacionais e internacionais com índice H 22 e mais de 1700 citações. (https://www.scopus.com/authid/detail.uri?authorId=6602385251). Orientou 14 alunos de mestrado e 04 de doutorado. Palestrou em mais de 40 eventos nacionais e internacionais. Editora associada do JBP . Recebe apoio da FAPERJ do programa Cientista do Nosso Estado e bolsa de produtividade (Pq1D) do CNPq na área 21. Organizou o Simpósio de Neurociências do Exercício (2011, 2012, 2013) e o Simpósio Brasil-Noruega (2011, 2012, 2013, 2014). Pesquisadora do Laboratório Multidisciplinar de Pesquisa em Envelhecimento da UFRJ (LAMPE/UFRJ). Coordenadora do projeto de extensão PROAPTIVA da UFRJ e do Centro de Estudos do Instituto de Psiquiatria da UFRJ.
Currículo Lattes
Andrei Mayer de Oliveira, UFSC
Área: Ciências Biológicas
Graduação em ciências biológicas (Modalidade Médica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – 2010), mestrado em ciências biológicas (Fisiologia) e doutorado em ciências pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF, 2016). Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde leciona disciplinas de Fisiologia Geral e Neurofisiologia. Desenvolve linhas de pesquisa dentro de dois grandes temas: (1) comportamentos manuais e de uso de ferramentas em primatas não humanos; e (2) neurociência aplicada ao ensino/aprendizado. Para isso, utiliza múltiplas abordagens, com técnicas de eletrofisiologia, anatomia e testes comportamentais, em modelo animais (saguis e macacos prego) e humanos. Além disso, desenvolve também atividade de divulgação científica, com foco em materiais de texto, podcast, vídeos e transmissões ao vivo, em mídias sociais como Instagram (@profandrei.neuro) e Youtube (Culpa do Cérebro). Credenciado aos Programas de Pós-Graduação em Neurociências (PPGN) e Multicêntrico em Ciência Fisiológicas (PMPGCF).
Confira o currículo Lattes.
Angela Chuvas Naschold, UFRN
Área: Educação e Psicolinguística
Angela Chuvas Naschold é graduada pela Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras e pós-graduada em Administração de Sistemas Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Possui mestrado em Educação (Bolsa CAPES) pela UFRGS e doutorado em Educação também pela UFRGS. Realizou pesquisa pós-doutoral (Bolsa REUNI) em Linguística Aplicada (Área de Concentração Psicolinguística) no Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS com estágio interinstitucional no Instituto do Cérebro da UFRN. Atuou na docência e na coordenação pedagógica na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RS). Atualmente é professora associada da UFRN, atuando no Departamento de Educação do CERES e como colaboradora do Instituto do Cérebro. Seus interesses atuais de pesquisa estão voltados para o estudo dos correlatos neurais e comportamentais da língua materna, tendo como referência a ampliação da cognição, a formação de redes comunicativas e a educação integral. Nesse contexto suas pesquisas têm como foco: (1) o desenvolvimento de materiais de alfabetização na interface Educação, Literatura, Psicolinguística e Neurociências; (2) a aplicação dos materiais de alfabetização produzidos experimentalmente na realidade educativa por intermédio da pesquisa translacional. É pesquisadora associada da Rede Nacional de Ciência para Educação e participa dos Grupos de Pesquisa do CNPq Ensino e Linguagem do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN e Trabalho, Movimentos Sociais, Saúde e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS.
Currículo Lattes
Angela Helena Marin, Unisinos
Área: Psicologia
Graduada em psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), licenciada em psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), especialista em psicologia clínica pelo Instituto da Família de Porto Alegre (2008), mestre em Psicologia do Desenvolvimento (2004) e doutora (2009) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, é psicóloga clínica e professora dos cursos de graduação e pós-graduação em psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Também é editora científica da Revista Contextos Clínicos e bolsista produtividade do CNPq. Coordena o Núcleo de Estudos sobre Famílias e Instituições Educativas e Sociais (NEFIES), investigando na área de Psicologia Clínica e do Desenvolvimento humano, os seguintes temas: desenvolvimento social na infância e adolescência, família e processos de prevenção e promoção da saúde.
Currículo Lattes
Angela Teresinha de Souza Wyse, UFRGS
Área: Bioquímica
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível- 1A. Professora Titular de Bioquímica, ICBS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Possui Mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela UFRGS e Doutorado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (1995). É Membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Atua nas áreas de Bioquímica e Neurociência, com ênfase em neuroproteção e doenças neurometabólicas hereditárias. É Membro do Comitê Editorial do periódico Metabolic Brain Disease e Cell Biochemistry & Function, bem como do Comitês Assessores do CNPq e FAPERGS. Desenvolve um projeto de difusão da ciência para crianças de Escolas Públicas de Porto Alegre. Foi agraciada com o Prêmio CAPES-ELSEVIER, que reconhece pesquisadores a sua contribuição para o desenvolvimento da ciência no Brasil.
Currículo Lattes

Aniela Improta França, FL-UFRJ
Área: Linguística
Concluiu o doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2002, tendo estagiado no Cognitive Neuroscience of Language Lab da Universidade de Maryland, USA, no Instituto de Neurologia da UFRJ e no Ambulatório de AVC da UFF. É Professor Associado do Departamento de Linguística da UFRJ, Coordenadora da Pós Graduação em Linguística (2015-2017) e membro efetivo do Programa Avançado de Neurociência (PAN-UFRJ). Desde 2006 coordena o Laboratório de Acesso Sintático – ACESIN formando alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado em teoria linguística, e em pesquisa psicolinguística e de neurociência da linguagem. Atuou como Coordenadora do GT de Psicolinguística da Anpoll (Associação Nacional de Pós-graduação de Pesquisa em Letras e Lingüística) no biênio 2008-2010. É Pesquisadora do CNPq, representante da ABRALIN na CIPL-UNESCO (Comité International Permanent des Linguistes) e Membro da Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE).
Currículo Lattes
Anna Maria Pessoa de Carvalho, FE-USP
Área: Educação
Licenciada e bacharel em Física pela USP. Fez seu doutoramento em Educação, na área de ensino de ciências na FEUSP. É pesquisadora senior do CNPq, professora da Pós-Graduação em Educação da FEUSP e da Pós-Graduação Interunidades de Ensino de Ciências ambos da USP e coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física/LAPEF da FEUSP. Foi dietora da FEUSP no período de 1994-1998. Pertenceu a Diretoria da SBF (Secretária de Ensino) e foi represetante brasileira na International Commission on Physics Education (1991-2000) quando foi eleita secretária por dois mandatos (1994-2000). Foi presidente do Conselho Curador e Diretora Executiva da Fundação de Apoio à Faculdade de Educação – FAFE. Pertenceu aos C.As de Educação do CNPq e da CAPES. É representante brasileira no Conselho Interamericano de Ensino de Física (foi presidente deste Conselho no período de 1991-1993). Pertence a Academia Paulista de Educação.
Currículo Lattes
Antônio Jaeger, UFMG
Área: Cognição, psicologia, ensino, processos de memória
Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e líder do Grupo de Pesquisa em Memória e Cognição, registrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPQ. Doutor em Psicologia pela UFRGS com período sanduíche na Universidade da Califórnia, Irvine (EUA), pós-doutorado na Washington University in St Louis (EUA), pós-doutorado na PUCRS e pós-doutorado na USP. Pesquisa processos básicos de memória humana, com ênfase nas interações entre emoções e memórias episódicas; falsas memórias e suas aplicações em psicologia do testemunho; estratégias de aprendizagem e suas aplicações na educação; memória e envelhecimento; metacognição e memória; e mecanismos neurais subjacentes aos processos de memória. Foi coordenador do PPG em Psicologia: Cognição e Comportamento/UFMG entre 2019 e 2021, e subcoordenador entre 2017 e 2019. Atualmente é fellow da Psychonomic Society, e membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE, Processo CNPq 465686/2014-1, Processo FAPESP 2014/50909-8).
Currículo Lattes
Antonio Pereira Junior, Instituto de Tecnologia/UFPA
Área: Neurociência
Possui Mestrado (1994) e Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e Pós-Doutorado no Duke University Medical Center (2005). Atualmente, é professor do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Seus interesses científicos incluem: Interface Cérebro Máquina, Educação e Cognição, Plasticidade Neuronal, Doença de Parkinson, Imagética Motora, Morofisiologia dos Sistemas Sensoriais, Neuropatologia.
Currículo Lattes
Antonio Carlos Roque da Silva Filho, FFCLRP-USP
Área: Neurociência
Possui graduação (1985) e mestrado (1987) em Física pela UNICAMP e doutorado em Ciência Cognitiva e Inteligência Artificial pela Universidade de Sussex, Inglaterra (1992). Atualmente é professor associado (MS-5) da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto (Departamento de Física, FFCLRP), onde criou e coordena o Laboratório de Sistemas Neurais (SisNe). Desenvolve pesquisas na área de neurociência computacional, em particular envolvendo modelos computacionais biologicamente plausíveis para neurônios e redes de neurônios e modelos computacionais para comportamento de animais. Também possui experiência nas áreas de redes complexas e sistemas de apoio à decisão médica, sendo co-autor do Sistema Lepidus de apoio ao diagnóstico médico. Com relação à formação de pessoal, atua como orientador de iniciação científica e de mestrado e doutorado em três programas de pós-graduação de sua unidade na USP (Física Aplicada à Medicina e Biologia, Psicobiologia e Computação Aplicada). Contribui ativamente para o crescimento e consolidação da neurociência computacional em seu país e na América Latina, sendo o criador e diretor da escola internacional LASCON-Latin American School on Computational Neuroscience, que oferece treinamento prático em neurociência computacional para estudantes de pós-graduação e pesquisadores latino-americanos. Atualmente é pesquisador principal e coordenador de Inovação e Transferência Tecnológica do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (CEPID NeuroMat), financiado pela FAPESP. É também membro da diretoria da Organization for Computational Neuroscience (OCNS) e foi membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC).
Currículo Lattes
Antonio Roazzi, UFPE
Área: Psicologia
Doutor (D. Phil.) em Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo pela University of Oxford obtido em 1988 sob a orientação do Prof. Peter E. Bryant (superviser) e Prof. Donald Broadbent (Adviser). Possui também título de ?Dottore? em Psicologia Aplicada pela Universitá degli Studi di Roma. Fez pós-doutorado na University of London, University of Oxford, Istituto di Scienze e Tecnologie della Cognizione, ISTC (Roma, Itália), e Universitá degli Studi di Roma "La Sapienza". Foi membro de Comitês de Avaliação da CAPES, ENEM e FACEPE. Membro Titular (2000-2002) e Coordenador do Comitê de Assessoramento de Psicologia e Serviço Social do CNPq (CA-PS, 2011-2012). Tendo como base a Facet Theory e suas abordagens multidimensionais visa explorar métodos e técnicas de produção de conhecimento que lhes permitam gerar um saber útil para a previsão e/ou controle de fenômenos complexos. Ultimamente atua principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, autoconsciência e estados ampliados de consciência, psicologia do desenvolvimento sociocognitivo, aprendizagem, lógica mental, teoria da mente, percepção de risco, gestão de pessoas, apego, violência urbana e o componente ambiental ressaltando os processos cognitivos, sociais e imagéticos de seus habitantes, entre outros. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (2002-2004) e da Facet Theory Association (2011-2013). É professor Titular do Dep. de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco e pesquisador Nível 1A do CNPq.
Currículo Lattes
Augusto Buchweitz, PUCRS
Área: Neurociência
Professor dos programas de pós-graduação em Letras-Linguistica e Medicina-Neurociências da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pesquisador e Coordenador de Desenvolvimento de Pesquisa em Neuroimagem Funcional do Instituto do Cérebro. Coordenador do projeto ACERTA – Avaliação de Crianças Em Risco de Transtorno de Aprendizagem (CAPES-OBEDUC)  e coordenador do projeto VIVA, Banco Interamericano de Desenvolvimento, cujo objetivo é estabelecer índices neurais e moleculares que informem os resultados de intervenções educacionais em escolas em regiões de alto índice de violência. É membro fundador da Rede Nacional de Ciência para Educação e integrante do conselho administrativo da Rede.
Currículo Lattes

Bruna Brandão Velasques, UFRJ

Área: Neurociência
Possui graduação em Formação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), Mestrado no Programa de Pós Graduação em Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009); doutorado, bolsista nota 10 da FAPERJ, pelo Programa de Pós Graduação em Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013); Pós Doutorado no Instituto de Psiquiatria, sendo bolsista CAPES/PNPD (2014). Atualmente é Professora Adjunta da Escola de Educação Física e Desportos EEFD/UFRJ, professora do Programa de Mestrado da EEFD/UFRJ, e do Programa de Mestrado e Doutorado do PROPSAM/UFRJ. Coordenadora dos Cursos de Pós-Graduação Lato Senso em Neurociências Aplicadas à Aprendizagem e Reabilitação e Pós-Graduação em Neurociências, Esporte e Atividade Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora do Laboratório de Neurofisiologia e Neuropsicologia da Atenção da UFRJ. Líder de Grupo de Pesquisa CNPQ – Eletrofisiologia e Neuropsicologia da Atenção. Associada à Society for Neuroscience e Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento. Tem experiência na área de Neurociência Cognitiva, com ênfase em Atenção, Memória e Aprendizagem implícita e esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: eletroencefalografia quantitativa, mapeamento cerebral, integração sensório-motora, percepção e atenção, aprendizagem e psicologia cognitiva.
Currículo Lattes
Caio Leboutte, ACERP
Área: Gestão
Doutorando em Educação, Gestão e Difusão de Ciências na UFRJ. Mestre em Economia pela UnB, MBA em TV Digital, Radiodifusão e Novas Mídias pela UFF, Graduado e Pós­graduado em Ciências Contábeis pela UFRGS. Bolsista da JICA ­ Japan International Cooperation Agency, em dois cursos promovidos pela NHK, no Japão, na área de TV Digital. Atua como Diretor Executivo da ACERP desde 2009, passando pelas Diretorias de Administração e Finanças; Tecnologia; de Negócios e Inovação; e de Tecnologia, Operações e Inovação, cargo que ocupa atualmente. Gestor de todos os projetos da ACERP com os seguintes objetos: distribuição multiplataforma; TV Digital interativa; digitalização de fluxos de trabalho no ambiente televisivo digital; broadcasting de conteúdos audiovisuais digitais e analógicos; desenvolvimento e manutenção de aplicativos para BroadbandTV, Android e iOS. Além disto, formata e gerencia as modelagens de negócio, visando o aprimoramento das frentes existentes ou a criação de novas frentes de trabalho.
Currículo Lattes
Carla Alexandra da Silva Moita Minervino, UFPB
Área: Neuropsicologia
Professor Associado da Universidade Federal da Paraíba. Professor do Programa de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Neurociência Cognitiva e Comportamental (PPgNeC), Linha de pesquisa Psicobiologia: Processos Psicológicos Básicos e Neuropsicologia. Líder do grupo de pesquisa: Estudos em Saúde Mental, Educação e Psicometria (NESMEP), Coordenador do Laboratório de Neurociências, Educação e Saúde (LabNES). Membro do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP). Membro do Grupo de Pesquisadores de Avaliação Cognitiva e Neuropsicológica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP).
Currículo Lattes
Carla Denise Bonan, PUCRS
Área: Bioquímica
Possui graduação em Farmácia Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), Mestrado em Ciências Biológicas (Bioquimica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e Doutorado em Ciências Biológicas (Bioquimica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente é professora titular da Faculdade de Biociências da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular e no Mestrado Profissional em Biotecnologia Farmacêutica da PUCRS. Atua como Diretora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da PUCRS desde 2008. Tem experiência nas áreas de Bioquímica e Neuroquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema purinérgico, modelos de doenças neulógicas e neurotoxicidade, utilizando roedores e zebrafish.
Currículo Lattes
Carlos Alberto Bezerra Tomaz, UnB
Área: Neurociência
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1977), Mestrado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (1981), Doutorado em Neurociências- Universitat Dusseldorf (Alemanha, 1986) e Livre-Docência pela Universidade de São Paulo (1988). Foi Professor Titular da Universidade de São Paulo (Campus de Ribeirão Preto) e Professor Titular da Universidade de Brasília. Atualmente é Professor Titular da Universidade CEUMA e pesquisador colaborador senior da UnB. Entre Prêmios e Honrarias, recebeu a Laurea Honoris Causa da University of LAqilla – Itália em 2006, Prêmio UnB de Pesquisa, categoria Master, área de Ciências da Vida em 2007, foi eleito Fellow da International Behavioral Neuroscience Society em 2007. Tem experiência na área de Neurociências e Comportamento, atuando principalmente nos seguintes temas: demência, memória, emoções, ansiedade, dependência de drogas de abuso.
Currículo Lattes
Carlos Alberto Saraiva Gonçalves, UFRGS
Área: Bioquímica
Possui graduação em Medicina pela Universidade Católica de Pelotas (1985), mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987) e doutorado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (1992). Pós-doutorado na Universidade de Newcastle (Austrália, 1994/1995). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde atua nos programas de Bioquímica e de Neurociências. Ministra aulas de Bioquímica Médica (na graduação), Química de Proteínas e Neuroquímica (na pós-graduação). Pesquisador do 1A do CNPq, atua em neuroquímica básica e aplicada, com ênfase nos temas: Atividade, expressão e secreção da proteína ligante de cálcio S100B; Marcadores de ativação glial em doenças neurodegenerativas, em particular na doença de Alzheimer; Fosforilação proteica no sistema nervoso central; Restrição proteica, dieta cetogênica e neuroproteção.
Currículo Lattes
Carlos Alexandre Netto, UFRGS
Área: Neurociência
Graduado em Medicina (1982), com Mestrado (1984) e Doutorado (1987) em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pós-doutorado na Universidade de Londres (1989-1991), atua como Professor Associado do Departamento de Bioquímica da UFRGS. Recebeu o Prêmio Moinho Santista Juventude em 1986. Participou de Comitês Assessores da CAPES, do CNPq e da FAPERGS. É revisor de periódicos como: Neuroscience, Neurobiology of Learning and Memory, Brain Research, Behavioral Brain Resarch, Physiology and Behavior, Life Sciences, Pediatric Research e Brazilian Journal of Medical and Biological Research. Participou da Diretoria da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Foi Diretor do Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Pró-reitor de Pesquisa e Pró-reitor de Graduação, é Reitor da UFRGS desde setembro de 2008. As linhas de pesquisa de seu laboratório – Isquemia Cerebral e Psicobiologia dos Transtornos Mentais – incluem os temas: neurobiologia da memória, morte celular, neuroproteção, isquemia, hipóxia neonatal, lesão medular, terapia celular e neuroquímica. É Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências desde maio de 2014.
Currículo Lattes

Carlos Eduardo Bielschowsky, UFRJ

Área: Física e Química

Graduação em física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977), mestrado em pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980) e doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1984), atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro cedido para o governo do Estado do Rio de Janeiro. Atuou desde o início da carreira até 2011 na área de Química, com ênfase em Físico-Química, principalmente nos seguintes temas: colisao eletron-atomo e eletron-molecula, espectroscopia atomica e molecular, fisica atomica e molecular, espectroscopia molecular e colisao eletron-molecula, com cerca de 50 artigos completos publicados em revistas na área, tais como Physical Review e Chemical Physics Letters. Desde a década de 80 vem atuando também na área de educação, tendo participado de diversos projetos na UFRJ, tais como o processo de avaliação Institucional da UFRJ, como presidente da comissão permanente de avaliação COOPERA, a implantação de 55 laboratórios de informática em graduação, da comissão do Paiub/MEC e o projeto de Reconstrução da Infraestrutura das IFES também no MEC. Coordenou de 1989 a 1997 a elaboração e a implementação do consorcio CEDERJ que reune sete Universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro, UFRJ, UERJ, UNIRIO, UFF, CEFET, UENF e UFRRJ, o governo do Estado do Rio de Janeiro e atualmente faz parte da Universidade Aberta do Brasil. Este consórcio oferece hoje 16 cursos de graduação a distância a cerca de 40 mil alunos em 32 polos regionais em todo o Estado do Rio de Janeiro. Ocupou entre junho de 2007 e dezembro de 2010 a posição de Secretário de Educação a Distância do Ministério de Educação tendo sido responsável pelos seguintes projetos principais: i. proinfo integrado (TIC nas escolas públicas com ações de infra-estrutura, capacitação de professores e conteúdos digitais, inclusive a concepção e execução de www.portaldoprofessor.gov.br que chegou a ter mais de um milhão de acessos mensais e do projetor proinfo integrado.; ii. a supervisão e regulação da área de Educação Superior a Distância no Brasil com a criação de referenciais de qualidade, instrumentos e sua aplicação para a regulação e supervisão dos sistemas de educação a distância das Universidades Brasileiras; iii. o ensino técnico à distância (e-tec Brasil); iv. participação da criação da Universidade Aberta do Brasil inicialmente na SEED e atualmente na Capes; v. concepção e implementação do Plano Nacional de Formação de Professores do Brasil, sendo responsável pela criação e implementação da Plataforma Paulo Freire. Desde janeiro de 2011 volta a ocupar a presidência da Fundação Cecierj / consórcio Cederj, com destaque para as seguintes ações: i. cursos de graduação para 40 mil alunos em 16 carreiras em 32 polos regionais do consórcio Cederj; ii. Ceja, Sistema de Educação a Distância de Jovens e Adultos, composto da oferta de ensino fundamental e médio para 40 mil alunos de ensino fundamental II e médio em 57 escolas iii. pré-vestibular social para 10 mil alunos e cursos de formação continuada para 20 mil alunos anuais e iv.atividades de divulgação científica com destaque para o museu ciência e vida em Caxias, as feiras de ciência estaduais e municipais, a caravana e a praça da ciência, e o programa jovens talentos para a ciência. Em julho de 2020 sai da presidência da Fundação Cecierj, retornando às atividades no Instituito de Química da UFRJ, e no conselho estadual de educação onde preside a câmara de educação básica Nos últimos anos vem migrando sua atividade de pesquisa para a área de Educação, com a publicação de vários artigos nesta área, e desde abril de 2011 é o editor chefe da Revista Brasileira de Educação a Distância da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.
Currículo Lattes

Carmen Elvira Flores-Mendoza Prado, UFMG
Área: Psicologia
Possui doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1999). Estágio de Pós-doutorado na Universidad Autónoma de Madrid (1999-2000) e na University of California, at Davis (2011-2012). Visitas técnicas na University of Graz (Austria) e Universidad de Rosário (Argentina) em 2009. Membro da International Society for Intelligence Research e International Society for the Study of Individual Differences. Professora associada Nível III da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Neurociências (Março 2014-Fevereiro 2016). Atualmente Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (2017-2018). Membro fundador da Sociedade de Avaliação Psicológica de Minas Gerais. Co-fundadora do Laboratório de Avaliação das Diferenças Individuais. Tem experiência na área de Psicologia Diferencial, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação e mensuração psicológica, adaptação de testes psicológicos, diferenças individuais e de grupo em inteligência e personalidade, processamento cognitivo. Realiza investigações em nível comportamental e recentemente em nível biológico. Orienta em 2017 dois doutorandos e quatro mestrandos. Revisora cientifica de periódicos nacionais e internacionais. Pesquisadora CNPq nível 2.
Currículo Lattes
Caroline de Oliveira Cardoso, da Universidade Feevale
Área: Psicologia

Psicóloga, é doutora em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre em psicologia com ênfase em cognição humana pela PUCRS, especialista em Neuropsicologia (PROJECTO) e professora do curso de Psicologia da Universidade FEEVALE. É docente permanente do Mestrado Acadêmico em Psicologia da Universidade Feevale, além de coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Intervenção em Neuropsicologia Escolar e do Desenvolvimento (LAPINED). É, também, a professora líder do projeto de extensão “Intervenção Neuropsicológica no Contexto Escolar (PRINCE)” da Universidade Feevale. Membro do conselho diretivo da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp), de 2019 a 2021, e membro do Grupo de Trabalho “Neuropsicologia” da Associação Nacional de Pesquisadores em Psicologia (ANPEPP). Dirige seus estudos às áreas de psicologia, com ênfase em avaliação psicológica e neuropsicológica, estimulação e reabilitação neuropsicológica, neuropsicologia escolar, funções executivas, desenvolvimento infantil e da aprendizagem. Atua como psicóloga e neuropsicóloga clínica em consultório particular e é sócia-fundadora na Conectare NeuroPsi – Atendimento, formação e conexões em Neuropsicologia.
Confira o currículo Lattes.

Cecilia Hedin Pereira, Fiocruz
Área: Neurociência
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo realizado parte de seus estudos no Brain and Cognitive Department no Massachusetts Institute of Technology. Professora Adjunta do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É neurocientista com experiência em desenvolvimento e plasticidade do sistema nervoso, atuando principalmente nos temas neurogênese, oligodendrogênese, desenvolvimento de circuitos neurais e desenvolvimento do córtex cerebral. Exerceu a função de vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) no triênio 2009-2011 e de Presidente da entidade (2011-2014). Atualmente é Especialista da Fiocruz na área de Neurociência.
Currículo Lattes
Cesar Piccinini, IP-UFRGS
Área: Psicologia
Doutor pela University of London (Inglaterra), com Pós-Doutorado na mesma Instituição; Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília; Psicólogo pela UFRGS. Professor Titular da UFRGS, atuando na Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado em Psicologia. Dedica-se à pesquisa sobre os aspectos subjetivos e comportamentais relacionados à interação pais-bebê/criança, com destaque para as relações familiares na infância, transição para a maternidade e paternidade e avaliação de intervenções precoces. As pesquisas e intervenções envolvem diferentes contextos de desenvolvimento infantil, tais como: prematuridade, depressão pós-parto, gravidez adolescente, malformação, doença crônica, HIV/Aids, problemas de comportamento, nascimento do segundo filho e ingresso na creche.
Currículo Lattes
Charbel Niño El-Hani, UFBA
Área: Educação
Charbel El-Hani é Professor Associado do Instituto de Biologia, UFBA, onde coordena o Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia (LEFHBio). Bacharel em Ciências Biológicas pela UFBA (1992), Mestre em Educação pela UFBA (1995) e Doutor em Educação pela USP (2000). Fez pós-doutorado no Centro de Filosofia da Natureza e Estudos da Ciência, da Universidade de Copenhague, Dinamarca, com Claus Emmeche, de 2003 a 2004. Coordena o INCT em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (IN-TREE), financiado pelo CNPq e pela FAPESB, que reúne cerca de 200 pesquisadores de 13 instituições brasileiras e 35 instituições estrangeiras. Além deste projeto, coordena no momento três outros projetos financiados pelo CNPq e CAPES. É Book Review Editor do periódico Science & Education. Coordena o evento de popularização da ciência Café Científico Salvadore escreve no Blog Darwinianas , vinculado ao INCT IN-TREE. É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia (ABFHIB). O laboratório está vinculado a uma comunidade virtual de prática (ComPratica) e um grupo de pesquisa colaborativa com professores do ensino fundamental e médio, graduandos e pós-graduandos, licenciandos e pesquisadores (CoPPEC). Principais interesses de pesquisa: Pesquisa em Educação Científica, Filosofia da Biologia, História da Biologia, Biologia Evolutiva e Comportamento Animal.
Currículo Lattes
Cintia Alves Salgado Azoni, UFRN
Área: Fonoaudiologia
Graduação em fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo – USP/Bauru (1999), mestrado em ciências médicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP – 2005), doutorado em ciências médicas pela UNICAMP (2010) e pós-doutorado em ciências médicas pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP (2013). É docente do curso de Graduação em Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia e do Programa em Psicologia da UFRN, coordenadora-geral do programa Associado de Pós-Graduação em Fonoaudiologia UFPB/UFRN/UNCISAL e psicomotricista pelo ISPE-GAE/FMABC (2010), com título reconhecido pela Université Dété, de Paris. É membro de algumas instituições: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), da qual é coordenadora do Departamento de Linguagem na gestão 2020-2022; integra a diretoria da Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria infantil e Profissões afins (ABENEPI) na gestão 2019-2021 e atual vice-presidente do capítulo norteriograndense da ABENEPI. Vice-líder do LAPEN – Laboratório de Extensão e Pesquisa em Neuropsicologia (UFRN). É coordenadora do grupo CNPq e laboratório “LEIA – Linguagem Escrita, interdisciplinaridade e Aprendizagem”, com enfoque no atendimento a crianças e adolescentes com dificuldades e transtornos de aprendizagem. Tem experiência na área de fonoaudiologia, com ênfase em linguagem oral e escrita, atuando principalmente nos seguintes temas: neurociências, educação, neuropsicologia, dislexia do desenvolvimento, aprendizagem, distúrbios de linguagem, aprendizagem e intervenção – principalmente com uso de programas de remediação -, capacitação de professores e profissionais da área de aprendizagem.
Confira o currículo Lattes.
Clara Regina Brandão de Avila, Unifesp
Área: Fonoaudiologia
Fonoaudióloga com mestrado (1986) e doutorado (1990) em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM). Coordena o Núcleo de Ensino, Assistência, e Pesquisa em Escrita e Leitura (NEAPEL/UNIFESP) que conjuga estruturas e conhecimentos clínico e de pesquisa relacionados ao desenvolvimento normal e aos transtornos da fala, da linguagem oral, da leitura e da escrita em crianças pré-escolares e escolares.
Currículo Lattes
Claudia Cardoso Martins, UFMG
Área: Psicologia
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1974), mestrado em Educação Especial pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (1979) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (1984). Atualmente é professora titular do departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais, onde coordena o Laboratório de Estudos e Extensão em Autismo e Desenvolvimento (LEAD). Foi pesquisadora visitante do “Teresa Lozano Long Institute of Latin American Studies” (LLILAS) da Universidade do Texas no segundo semestre de 2014.
Currículo Lattes
Claudia Costin, FGV
Área: Economia
É especialista em políticas públicas. Lecionou em importantes universidades brasileiras, como a Universidade de Campinas (Unicamp). Foi professora-visitante da Escola Nacional de Educação Pública, da Universidade de Quebec, no Canadá. É professora da FGV e professora-visitante de Harvard. Foi diretora de Educação do Bird, secretária de Educação do Rio e ministra da Administração.
Claudio Alberto Serfaty, IB-UFF
Área: Neurociência
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) com estágio de doutorado sanduíche na Universidade de Oxford. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Neurobiologia da Universidade Federal Fluminense, chefe do Laboratório de Plasticidade Neural e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Neurociências da UFF. Atua em projetos de pesquisa e extensão. Tem experiência na área de Neurociências, Neuroquímica e Nutrição Experimental com ênfase no Desenvolvimento e Plasticidade do Sistema Nervoso Central e seus períodos críticos. As linhas de pesquisa incluem o estudo do Desenvolvimento e seus Períodos Críticos; Plasticidade induzida por lesões no sistema visual e ativação microglial; Papel de ácidos graxos omega-3 no desenvolvimento do sistema visual, Papel nutricional do triptofano na modulação do desenvolvimento de conexões centrais, Estudo da Síndrome Alcoólica Fetal e o impacto no desenvolvimento de conexões topograficamente organizadas, hipotireoidismo congênito e outros distúrbios do desenvolvimento neural.
Currículo Lattes
Claudio da Cunha, UFPR
Área: Neurociência
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (1984), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade de Brasília (1989) e doutorado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (1992). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Paraná. Seu principal objetivo de pesquisa é entender como o sistema neural chamado de “núcleos da base” aprende selecionar ações com consequências gratificantes ou ações que evitam situações aversivas. Para tanto utiliza técnicas de farmacologia comportamental, neuroquímica, eletroquímica e eletrofisiologia. Suas principais contribuições científicas foram: (i) validar o tratamento de ratos com MPTP como um modelo de déficits cognitivos observados na fase inicial da doença de Parkinson, e (ii) o modelo do mosaico de espelhos quebrados que propõe que o estriado codificam ações motoras partes do corpo direcionadas a objetos e como locomover para um lugar específico (Behav Brain Res, 199:.. 157, 2009). Esse tema é importante para elucidar como a seleção de ações ocorre em situações normais e patológicas tais como as doenças de Parkinson, Huntington, transtorno de déficit de atenção / hiperactividade, dependência de drogas, esquizofrenia e transtorno obsessivo-compulsivo (OCD).
Currículo Lattes
Cristiano Mauro Assis Gomes, UFMG
Área: Psicologia
Psicólogo, Doutor em Educação, Pós-Doutor em Psicologia da Educação. Coordenador do Laboratório de Investigação da Arquitetura Cognitiva (LAICO). Professor do Departamento de Psicologia, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Cognição e Comportamento e do Programa de Pós-Graduação em Neurociências da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua principalmente nos seguintes temas: investigações sobre a arquitetura e desenvolvimento cognitivo, construção e validação de instrumentos de medida psicológicos e educacionais, intervenção e desenvolvimento cognitivo. Membro do GT da ANPEPP, Avaliação Cognitiva e Neuropsicológica nos biênios 2014-2015,2016-2017,2018-2019. Pesquisador Associado da Rede Nacional de Ciência para a Educação (CpE). Bolsista de Produtividade do CNPq, nível 2, triênio 2014-2016, triênio 2017-2019.
Currículo Lattes
Cristina Broglia Feitosa de Lacerda, UFSCar

Área: Educação especial, educação inclusiva, surdez, formação e políticas educacionais

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo (1984), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente professor Associado II da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no Curso de Licenciatura em Educação Especial e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial- PPGEEs. Coordenação do PPGEEs de 2013-2017. Experiência em Fonoaudiologia, com ênfase em Surdez, e atuação na área educacional desde 1996. Fundamentação teórica na perspectiva histórico-cultural e nos pressupostos da abordagem enunciativo-discursiva. Assessoria a redes municipais de Educação para implantação e acompanhamento de Programa de Educação Inclusiva Bilíngüe em Piracicaba, Campinas, São Paulo e São Carlos. Pós doutorado no Centro de Pesquisa Italiano (CNR ? ROMA) em 2003 (bolsa FAPESP) e na Universidade de Barcelona em 2017 (Bolsa FAPESP).Coordenação Institucional CAPES PrInt – área Humanas 2018/2020 (UFSCar). Participação de grupos internacionais de Pesquisa: 1) Universidade de Barcelona (UB)/UFSCar. coord Marta Grácia (Espanha); 2) UNESP/Universidade Minho (Portugal)/Universidade Algarves/Universidade de Barcelona/Universidade de Sevilla/UFSCar. Coord. Lucia P. Leite. Vencedor do 1º Lugar da 56ª Prêmio JABUTI área de Educação com o livro “Tenho um aluno surdo e agora?” Ed. UFSCar.

Currículo lattes

Cristina Carvalho Delou, IB-UFF
Área: Psicologia
Psicóloga e Licenciada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), Especialista e Mestre em Educação na área de concentração Educação de Superdotados pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987), e Doutora em Educação, pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente, é Professora Associado IV, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Leciona em diferentes cursos de licenciatura, de graduação plena, e cursos de pós-graduação lato e stricto-sensu. Participou da elaboração e é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Diversidade e Inclusão – Modalidade Profissional (CMPDI), criado pela CAPES em 2013, da área 46-Ensino. É Membro Permanente no Programa de Pós-Graduação Ciências e Biotecnologia, do Instituto de Biologia da UFF, e Colaboradora no Programa Ensino de Biociências e Saúde (IOC-EBS/FIOCRUZ), e no Programa de Pós-Graduação em Música (UNIRIO). Criou e coordena o curso de pós-graduação lato-sensu Educação Especial e Inclusiva, da Faculdade de Educação. É líder do Grupo de Pesquisa Talento e Capacidade Humana na Sociedade e na Educação, vinculado ao Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq. Coordena atividades de extensão no Programa de Atendimento a Alunos com Altas Habilidades/Superdotação (PAAAH/SD), na Escola de Inclusão, que é apoiada pela CAPES (Novos Talentos e PIBID), pelo PROEXT/MEC e pela FAPERJ. É autora de artigos e capítulos de livros. É Membro do Conselho Editorial de diversas revistas científicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando em: educação especial, educação inclusiva, altas habilidades, superdotação, materiais didáticos acessíveis, inclusão e formação continuada de professores. Foi Membro do Conselho Técnico do Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD) no período de 2003 a 2012. Presidente para o biênio 2011-2012. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Diversidade e Inclusão (ABDIn) para o biênio 2015-2016.
Currículo Lattes
Cristovam Wanderley Picanço Diniz, UFPA
Área: Neurociência
Prof. Titular do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará e Chefe do Laboratório de Investigações em Neurodegeneração e Infecção. Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Pará (1977), Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e Doutorado em Ciências (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987). Coordenou a Pós-Graduação em Ciências Biológicas da UFPA, foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e Reitor da UFPA. Tem experiência científica na área de Neuroanatomia, Eletrofisiologia e Comportamento Animal e suas relações com o Sistema Nervoso Normal e Alterado pela Doença Crônica Neurodegenerativa (Doença Prion), Envelhecimento, Infecção, Alterações Nutricionais Perinatais e MeHg.
Currículo Lattes
Daniel Domingues dos Santos, FEA-USP
Área: Economia
Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Economia – University of Chicago (2008). Atualmente é professor doutor de Economia da Universidade de São Paulo – Campus Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia da Educação; Desenvolvimento Infantil e Mercado de Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, pobreza, capital humano, bem estar social e mercado de trabalho.
Daniel Mograbi, UFRJ
Área: Neuropsicologia Cognitiva

Psicólogo formado pela UFRJ, PhD em Psicologia e Neurociências pelo Institute of Psychiatry, King’s College London, atualmente é professor adjunto do Departamento de Psicologia da PUC-Rio, pesquisador-visitante de King’s College London e professor-colaborador do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Saúde Mental do IPUB-UFRJ. Tem como principal tema de pesquisa o estudo da autoconsciência em uma abordagem neurocientífica. É Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ desde 2016 e foi Newton Advanced Fellow pela Royal Society e Academy of Medical Sciences, UK, entre 2016 e 2019. Em 2019, tornou-se o primeiro pesquisador latino-americano (sem dinheiro no banco) a receber o Early Career Award da International Neuropsychological Society por suas contribuições para a compreensão da relação entre cérebro e comportamento no início de sua trajetória acadêmica.

Currículo Lattes

Daniela Cid de Garcia, da UFRJ
Área: Linguística
Doutora em linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Linguística pela UFRJ (bolsista CAPES). É professora adjunta de inglês no departamento de Anglo-germânicas da Faculdade de Letras (UFRJ). Foi, também, pesquisadora visitante Fulbright no Laboratório de Neurolinguística da Universidade de Nova York (NYU). É mãe e esteve em licença-maternidade em 2017. Tem interesse pelas seguintes áreas: psicolinguística, processamento de palavras, composicionalidade semântica, aquisição de L2 e bilinguismo, processamento da leitura, educação.
Confira o currículo Lattes.
Daniela Martí Barros, FURG
Área: Farmacologia
Professora Associada IV da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, coordenadora do Laboratório de Neurociências do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Graduada em Farmácia pela Universidade Católica de Pelotas, mestrado e doutorado em Ciências Biológicas com ênfase em neuroquímica da memória, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Membro fundador do da Rede Nacional de Ciência para Educação (www.cienciaparaeducacao.org), membro da Rede Brasileira da Nanotoxicologia (Nanotox) e membro do INCT Nanomateriais de Carbono. Possui experiência na área de Farmacologia, Neurotoxicologia de nanomateriais e Neurociências aplicada à Educação.
Currículo Lattes
Debora Befi-Lopes, USP
Área: Linguística
Debora Maria Befi-Lopes concluiu o doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo em 1997. É Professora Associada nível 3 do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Docente e Orientadora do Programa de Pós Graduação em Ciências da Reabilitação da mesma Instituição. Publicou 100 artigos em periódicos especializados e 283 trabalhos em anais de eventos. Possui 24 capítulos de livros e 4 livros publicados. Possui 271 itens de produção técnica. Participou de 58 eventos no exterior e no Brasil e organizou 8 eventos, incluindo 4 Congressos Brasileiros de Fonoaudiologia. Orientou 12 dissertações de mestrado, 11 de doutorado e 1 pós-doutoramento. Além disso, orientou 25 Iniciações Científicas, 25 trabalhos de conclusão de curso de Graduação e 57 monografias de aprimoramento e especialização na área de Fonoaudiologia, além de 14 orientações de outra natureza. Recebeu 38 prêmios e/ou homenagens. Coordenou 21 projetos de pesquisa, sendo que atualmente coordena 8 projetos. É coordenadora do Programa de Aprimoramento Fonoaudiologia em Pediatria pela FUNDAP. É bolsista de produtividade 1D do CNPq. Foi diretora científica e presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e é editora e parecerista de vários periódicos da área. É membro do Comitê Assessor de Fonoaudiologia da Diretoria Clínica do HC/FMUSP e Coordenadora do Serviço de Fonoaudiologia do ICr da Divisão de Fonoaudiologia do HC/FMUSP, além de membro do LIM 34 do HC/FMUSP. Atua na área de Fonoaudiologia na infância com ênfase em alterações no desenvolvimento da linguagem e organização de serviços de Fonoaudiologia em Pediatria.
Currículo Lattes
Debora Foguel, ICB-UFRJ
Área: Bioquímica
Possui graduação em Biologia em pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Bioquímica pelo Instituto de Química – UFRJ (1991) e doutorado em Bioquímica pelo Instituto de Química- UFRJ (1993). Fez doutorado sanduiche na Universidade de Illinois sob a supervisão dos Drs. Gregorio Weber e Anthony Crofts (1991-1992). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Química de Macromoléculas (proteínas), atuando principalmente nos seguintes temas: agregacao proteica, enovelamento proteico, doenças amiloidogênicas, inflamação. Atualmente é pesquisadora 1A do CNPq, Membro da Academia Brasileira de Ciências e Comendadora pela Ordem do Mérito Científico. No período entre 2011-2015 foi Pro Reitora de Pós-Graduacao e Pesquisa da UFRJ.
Currículo Lattes

Deborah Suchecki, Unifesp
Área: Bioquímica
Graduada em Biomedicina pela Universidade de Santo Amaro (1983), mestrado em Farmacologia pela Escola Paulista de Medicina (1987) e doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1990). Realizou pós-doutorado na Stanford University, entre 1990 e 1993, no Laboratório de Psicobiologia do Desenvolvimento, no Departamento de Psiquiatria e Ciências do Comportamento. É Professora Associada, Livre-Docente, da Universidade Federal de São Paulo, no Departamento de Psicobiologia – Disciplina de Psicofarmacologia. Atua como assessora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, além de prestar assessoria para diversos periódicos estrangeiros e faço parte do Corpo Editorial dos periódicos Sleep, Frontiers in Sleep and Chronobiology, Frontiers in Behavioral Neuroscience. Sua atuação profissional tem se concentrado em pesquisa e docência em graduação e pós-graduação nas áreas de Psiconeuroendocrinologia e Neurobiologia do estresse como fator de risco para o desencadeamento de transtornos psiquiátricos. Os projetos de pesquisa que orienta e supervisiona, desde iniciações científicas até pós-doutorados, estão inseridos na linha de pesquisa sobre as Consequências fisiológicas e emocionais do estresse ao longo da vida. Atualmente sou Secretária Geral da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento e participo do Conselho da recém fundada Pan-American Neuroendocrine Society.
Currículo Lattes
Denise de Micheli, Unifesp
Área: Psicologia
Dedica-se a temática relativa a adolescência, com ênfase nos aspectos:
a) drogas de abuso e áreas relacionadas (perfil do usuário, estudos etnográficos, prevenção do uso em diferentes contextos, intervenções presenciais/virtuais dirigidas a usuários de substâncias e/ou familiares, fatores de risco e de proteção, vulnerabilidades e enfrentamento de situações de risco);
b) o impacto das mídias digitais no desenvolvimento psicosocioeducacional do adolescente;
c) o impacto do relacionamento docente-discente no processo educacional e na aquisição de habilidades.
Em todos os temas trabalhados busca-se identificar as situações de vulnerabilidade do adolescente, com vistas e desenvolver propostas para enfrentamento das situações identificadas, quer sejam no ambiente escolar, familiar ou social, de modo a melhorar a qualidade de vida do adolescente.
Suas pesquisas são desenvolvidas através de metodologia quantitativa, qualitativa ou mista (estudos quase-experimentais e randomizados).
Currículo Lattes
Denise de Souza Fleith, UnB
Área: Psicologia
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1985), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1990), doutorado em Psicologia Educacional pela University of Connecticut (1999). Realizou pós-doutorado no National Academy for Gifted and Talented Youth (University of Warwick) (2005) e na Universidade do Minho (2014). É professora titular do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. É orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde. Foi professora visitante na University of Connecticut, em 2009, e realizou estágio sênior na Universidade do Minho, em Portugal, nos anos de 2009 e 2012. Atuou como editora associada da revista Psicologia: Teoria e Pesquisa no período de 2010 a 2012 e tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) da Psicologia na Universidade de Brasília entre 2003 e 2005. Membro do Executive Committee (2013-2015), Vice-presidente (Agosto 2015 a Fevereiro 2017) e Presidente (Fevereiro a Julho 2017) of the World Council for Gifted and Talented Children. Suas áreas de interesse são criatividade no contexto escolar, medidas de criatividade, processos de ensino-aprendizagem, desenvolvimento de talentos e superdotação e psicologia escolar.
Currículo Lattes

Denise Ruschel Bandeira, UFRGS

Área: Psicologia
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 1988), mestrado (1991) e doutorado (2000) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Professora Titular, orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS. Coordena o Grupo de Estudos, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Psicológica do CNPq. É coordenadora do GT Avaliação e Intervenção no Desenvolvimento Infantil e Adolescente da ANPEPP. Atual diretora do Centro Interdisciplinar de Pesquisa e Atenção à Saúde (CIPAS), órgão auxiliar do Instituto de Psicologia da UFRGS. Foi membro do Comitê Assessor de Psicologia do CNPq (2017-2020). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia UFRGS por quatro gestões (2004-2008 e 2013-2016) e editora geral da Revista Psicologia Reflexão e Crítica/Psychology (2009 a 2013). Foi primeira secretária (1997-2000) e vice-presidente do IBAP (2009-2011). Participou por duas gestões da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFRGS (2014-2016). Tem experiência na área de Avaliação Psicológica, com ênfase em Construção e Validação de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas, atuando principalmente nos seguintes temas: tradução e adaptação de instrumentos de avaliação psicológica, avaliação do desenvolvimento infantil, comportamento adaptativo e parentalidade.
Currículo Lattes
Dionéia Motta Monte-Serrat, FFCLRP-USP
Área: Psicologia
Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito Laudo de Camargo da Universidade de Ribeirão Preto (1986) e graduação em Letras Licenciatura Plena pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Mauá (1982).Doutora (Doutorado Direto) (2013) pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP), sob orientação da Profa. Dra. Leda Verdiani Tfouni. Estagiária de doutorado sanduíche (CAPES-BEX 4394/10-0) na Université Sorbonne Nouvelle, Paris III, sob co-orientação do Prof. Jean-Jacques Courtine (Paris, set-dez 2010). Estagiária da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) (FAPESP 09 54417-4) sob orientação do Prof. Marcello Carastro (Paris, fev. 2012). Atualmente é Professora Assistente Doutora, da Universidade de Ribeirão Preto. Pesquisadora Associada da Rede Nacional de Ciência para Educação (Brasil). Pesquisadora Colaboradora no Departamento de Linguística do IEL-UNICAMP com pesquisa sobre Neurolinguística , sob supervisão da Profa. Dra. Maria Irma Hadler Coudry, com colaboração do Prof. Dr. Hélio Rubens Machado, HCFMRP-USP, da Profa. Dra. Leda Verdiani Tfouni, FFCLRP-USP, do Prof. Dr. Sérgio Mascarenhas, IFQSC-USP e da Profa. Dra. Carla Caldas, do Centro de Reabilitação do HC Criança FMRP-USP . É membro dos grupos de pesquisa “A AD e suas Interfaces” coordenado pela Profa. Dra. Leda Verdiani Tfouni (FFCLRP-USP), cadastrado e certificado pelo CNPq; “Neurolinguística Discursiva: afasia e infância”, coordenado pela Profa. Dra. Maria Irma Hadler Coudry, (IEL-UNICAMP), cadastrado no CNPq; Psinema (FFCLRP-USP/LABEDISCO-UESB), cadastrado no CNPq. Áreas de atuação: educação, saúde, neurollinguística, psicologia do ensino e aprendizagem, ciência política e psicologia. Membro do do conselho editorial da Publishing House of International Mariinskaya Academy. Acadêmica do departamento de Neurolinguística da Academia Internacional Mariinskaya nomeada M.D. Shapovalenko, Rússia. Membro do Comitê para formação da Online University for Global Education. Editora da Revista International Journal of Research & Methodology in Social Science, IJRMSS, EUA, Malasia; da Revista International Journal of Perceptions in Public Health, IJPPH, India e da Revista Arid Zone Journal of Engineering, Technology and Environment, Nigeria.
Currículo Lattes
Edmundo Albuquerque Souza e Silva, UFRJ
Área: Ciência da Computação
Engenheiro Elétrico (Eletrônica) formado em 1975 pela PUC-RJ, concluiu o mestrado em Engenharia Elétrica em 1976 também pela PUC-RJ, e o doutorado em Ciência da Computação pela Universidade da California, Los Angeles (UCLA) em 1984. Edmundo foi professor/pesquisador visitante de renomados centros de pesquisa e universidades, incluindo IBM T.J. Watson research Center, IBM Tokyo Research Laboratory, UCLA Department of Computer Science, Computer Science Department at USC, Politecnico di Torino, Chinese University of Hong Kong, IRISA/INRIA-Rennes, University of Massachusetts at Amherst. Foi co-presidente do Comitê Técnico de Programa de importantes conferências internacionais do IEEE, ACM e IFIP, incluindo IEEE/Globecom1999, ITC2001, ACM/Sigmetrics2002, IEEE/Infocom 2009. No Brasil, foi Presidente do Comitê de Programa do SBRC2008 e Coordenador Geral da XXI Escola de Computação de 1998. Edmundo foi eleito para o ACM/SIGMETRICS Board of Directors por 2 períodos (2001-2005), e Chair do IFIP WG 7.3 de Jan/2008 a Jul/2014. Edmundo foi do Editorial Board do Journal of the Brazilian Computer Society durante 1993-2010 e pertence ao Editorial Board do Journal of Internet Services and Applications desde 2011 e do recém criado ACM Transactions on Modeling and Performance Evaluation of Computing Systems. Foi membro do Comitê Assessor do CNPq (1991-1994 e 1999-2001), na CAPES foi Coordenador-Adjunto e Coodenador de Área de Ciência da Computação nos triênios 2002-2005 e 2008-2010, respectivamente, e é membro do comitê de avaliação da RNP. Atualmente é Professor Titular do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ. Desde 2000 tem participado no projeto CEDERJ de educação a distância no estado do Rio de Janeiro. As suas áreas de interesse incluem redes multimídia, modelagem e análise de sistemas de computação. Edmundo é pesquisador I-A do CNPq. Recebeu a honraria Sócio Destaque do Ano da SBC em 2011 e o Prêmio Destaque SBRC/SBC 2012. Desde 2000 é Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. É membro da Academia Brasileira de Ciências, membro da Academia Nacional de Engenharia e em 2008 recebeu a comenda da Ordem Nacional de Mérito Científico.
Currículo Lattes
Edson Amaro, FN-USP
Área: Neurociência
Concluiu o doutorado em Medicina pela Universidade de São Paulo em 2000, é livre docente desde 2007. Atualmente é professor doutor MS-5 do Departamento de Radiologia da Universidade de São Paulo, honorary lecturer – King s College University Of London, médico radiologista do Setor de Ressonância Magnética do InRad do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Coordenador Científico do Instituto do Cérebro e médico neurorradiologista do Departamento de Imagem do Hospital Albert Einstein. Publicou mais de 100 artigos em periódicos especializados. Atualmente participa de 4 projetos de pesquisa, sendo que coordena 2 destes. Atua na área de Medicina, com ênfase em Ressonância Magnética Funcional. Em suas atividades profissionais interagiu com 405 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Ressonância Magnética funcional, ressonancia magnética, image analysis, radiologia, event-related fMRI, functional magnetic resonance imaging, parkinson, fmri, neuroimagem funcional e memória operacional.
Currículo Lattes
Eduardo Galembeck, Unicamp
Área: Ensino de Ciências
Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (1996), doutorado em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (1999), pós doutorado na University of Pennsylvania – EUA (2002) e Purdue University – EUA (2012/2013). Atualmente é professor da Universidade Estadual de Campinas, lotado no departamento de Bioquímica e Biologia Tecidual do Instituto de Biologia. É co-editor da Revista de Ensino de Bioquímica , editor da Biblioteca Digital de Ciências e da Química Nova Interativa . É membro do corpo editorial da Biochemistry and Molecular Biology Education e do comitê de educação da Associação Panamericana de Bioquímica e Biologia Molecular (PABMB). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Ensino de Bioquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: software educacional, ensino de bioquímica, ensino a distância, bioinformática e ensino de biologia.
Currículo Lattes

Eduardo Kenedy Nunes Areas, UFF

Área: Linguística

Possui doutorado e mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Durante seu doutoramento, realizou estágio na Universidade de Lisboa. É licenciado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2000 a 2008) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 2008 a 2009). Também atuou como docente na Educação Básica, tanto no Ensino Fundamental, nas Secretarias Municipais de Educação de Duque de Caxias (1999 a 2004) e de Niterói (2003 a 2004), quanto no Ensino Médio, na Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (1999 a 2004). Desde 2009, é professor de Linguística da UFF, atuando na Graduação em Letras presencial e à Distância, esta última vinculada à Universidade Aberta do Brasil (UAB). É membro do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Estudos da Linguagem da UFF. Orienta pesquisas de iniciação científica, de mestrado e de doutorado, bem como supervisiona estágios de pós-doutoramento. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Teórica e Experimental (GEPEX), por ele fundado em 2009. Atua como pesquisador nas áreas da Psicolinguística Experimental e da Sintaxe Gerativa das Línguas Naturais. Seus interesses de pesquisas atualmente são: (i) Psicolinguística translacional para a Educação; (ii) Processamento cognitivo da linguagem e (iii) Arquitetura do conhecimento linguístico em línguas naturais.
Currículo Lattes

Eliane Volchan, UFRJ
Área: Neurociência
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986). Realizou pós-doutorado na Rockefeller University (Nova York, EUA). Professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, chefe do Laboratório de Neurobiologia do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ, membro do Laboratório Integrado de Pesquisa do Estresse (LINPES/UFRJ) do Instituto de Psiquiatria da UFRJ e membro associado do NIMH Center for the Study of Emotion and Attention (Gainesville, EUA) . Tem experiência na área de Neurociências, atuando principalmente no tema da Neurobiologia da Emoção Humana.
Currículo Lattes
Eliseo Berni Reategui, UFRGS
Área: Ciência da Computação
Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Coordenador da Câmara de Sociais e Humanidades da CAPES (2017), área Interdisciplinar, professor permanente do Programas de Pós-Graduação de Informática na Educação (PGIE-UFRGS). Em 2013 foi professor visitante da Escola de Educação da Universidade da Califórnia Irvine (CAPES/Fullbright), desenvolvendo pesquisa na área de tecnologia para apoio aos processos de letramento. Eliseo é doutor em Computação pela Universidade de Londres, Inglaterra. No final da década de 1990, trabalhou no departamento de pesquisa e desenvolvimento da empresa de jogos digitais Kalisto em Bordeaux, França. Foi professor do Departamento de Informática da Universidade de Caxias do Sul por 6 anos, e também gerente de projetos da empresa GoDigital, em Porto Alegre, RS. Suas principais áreas de investigação estão relacionadas ao desenvolvimento e emprego de tecnnologia educacional para apoio ao processos de aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento.
Currículo Lattes
Elizeu Coutinho de Macedo, Mackenzie SP
Área: Psicologia
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor adjunto da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro da Academia Paulista de Psicologia (cadeira 32). É presidente da Comissão de Ética no Uso de Animais da Universidade Presbiteriana Mackenzie desde 2008 e foi presidente do Comitê de Ética em Pesquisa (2008-2016) da mesma universidade. Foi Coordenador do programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento (2008-2012). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Cognitiva, do Desenvolvimento e Neuropsicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação neuropsicológica, aprendizagem e métodos de ensino, estudos dos processos cognitivos e sensoriais subjacentes à leitura e escrita, desenvolvimento de instrumentos para avaliação psicológica e reabilitação cognitiva.
Currículo Lattes
Eloisa Nascimento Silva Pilati, UnB
Área: Linguística
Licenciada e Bacharel em Letras-Português (1998), realizou mestrado e doutorado em Linguística, na Universidade de Brasília (2000-2006) e pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology – MIT (2015). Atualmente é professora da Universidade de Brasília, no Departamento de Linguística Português e Línguas Clássicas (LIP), atuando na graduação e na pós-graduação. Foi coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras-Português noturno (2014), coordenou a equipe do Curso de Letras no Projeto Prodocência/CAPES (2013). Atualmente é Coordenadora de Integração das Licenciaturas da UnB, coordenadora do PIBID-Letras (2018) e lidera os Grupos de Pesquisa: “O Centro-Oeste na história do Português Brasileiro” e “Novas perspectivas para a língua portuguesa na sala de aula”, ambos registrados no CNPq. Desenvolve pesquisas em duas áreas principais: linguística teórica e educação. No campo teórico, investiga a sintaxe da ordem de palavras, ordem verbo-sujeito, sujeitos nulos e fenômenos de concordância nas línguas naturais e, na área educacional, pesquisa temas relacionados a metodologias de ensino de língua portuguesa, neurociências e aprendizagem e uso de materiais concretos no ensino de gramática. Faz parte do Comitê Científico da Revista da Associação Brasileira de Linguística e é pesquisadora produtividade PQ, nível 2, do CNPq..
Currículo Lattes
Enicéia Gonçalves Mendes, UFSCar
Área: Educação
Possui Doutorado em Psicologia pelo IP-USP (1995), Mestrado em Educação Especial na UFSCar, Graduação em Psicologia na FCLRP-USP. Professora Titular da Universidade Federal de São Carlos, docente do Depto de Psicologia, do Programa de Pós-Graduaçao em Educação Especial, coordenadora da rede de pesquisadores do Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP), líder do Grupo de Pesquisa sobre Formação de Recursos Humanos em Educação Especial (GP-FOREESP). Coordenadora do Programa de Extensão sobre Formação Continuada em Educação Especial PROEX/UFSCAR) . Estágios no exterior (Estados Unidos, França, México e Peru), e pós-doutorado na Université Paris V- Sorbonne na França (2007-2008) e na Universidade de Salamanca na Espanha (2017). Atua na área de Educação com ênfase em Educação Especial. Desenvolve e orienta pesquisas sobre inclusão escolar, formação e política educacional. Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores da Educação Especial- ABPEE (2013-2016). Presidente da comissão Organizadora do IV, V, VI, VII e VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE). Membro do Comitê Assessor do CNPq (2015-2016). Bolsista Produtividade em Pesquisa 1B do CNPq.
Currículo Lattes
Erica dos Santos Rodrigues, PUC-Rio
Área: Linguística
Graduou-se em Letras Português-Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1991, completando sua Licenciatura Plena em Letras (Port.-Literaturas), pela mesma instituição , em 1993. Concluiu mestrado em Letras, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em 1996. Defendeu, em março de 2006, tese de doutorado em Letras, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, na área de Psicolingüística, a respeito do processamento da concordância de número entre sujeito e verbo na produção de sentença. É professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro desde 1992 e ministra disciplinas da área de Lingüística, na graduação do Departamento de Letras. Integra o Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem, ligada à linha de pesquisa “Língua e Cognição: Representação , Processamento e Aquisição da Linguagem”. Desenvolve projetos vinculados ao grupo de pesquisa do Laboratório de Psicolingüística e Aquisição da Linguagem (LAPAL) e também ao grupo interdisciplinar de Neurociências e Cognição (INCog). Coordena a equipe de Leitura e Escrita do Núcleo de Orientação e Atendimento Psicopedagógico (NOAP), da PUC-Rio. Tem interesse pelas áreas de Psicolingüística, Lingüística Teórica, Sintaxe do Português, Educação. Coordenou o GT de Psicolinguística da ANPOLL (2014-2016) e foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem (PPGEL), PUC-Rio, de jan. 2016 a fev. 2019.
Currículo Lattes
Esper Abrão Cavalheiro, Unifesp
Área: Neurociência
Médico e professor titular do departamento de neurologia e neurocirurgia da escola paulista de medicina da universidade federal de são paulo. é membro titular da academia brasileira de ciências, da International League Against Wpilepsy, do International Bureau of Epilepsy. Foi presidente do CNPq e secretário de politicas e programas de ciência e tecnologia do ministério de ciência e tecnologia. Foi presidente do forum de pró-reitores de pesquisa e pós-graduação, coordenador do programa de pós-graduação em neurologia e neurociência da Uiifesp e vice-presidente da academia de ciências do estado de São Paulo. Desenvolve pesquisas em neurociências com foco nos mecanismos subjacentes aos principais distúrbios neurológicos, área em que publicou mais de 420 artigos em periódicos especializados. Possui 20 capítulos de livros e 5 livros publicados. Recebeu 8 prêmios e/ou homenagens, entre os quais destacam-se a grã-cruz da ordem do mérito científico nacional e o título de comendador da ordem do rio branco. Atuou como assessor do centro de gestão e estudos estratégicos em ciência tecnologia e inovação onde liderou estudos de prospecção estratégica em várias áreas do conhecimento. entre 2010 e 2015 foi presidente do conselho científico do Instituto Apae de São Paulo. Em 2013 assumiu a pró-reitoria de planejamento da Unifesp. é membro do conselho de administração do Cnpem e membro do conselho superior da fundação Péter Murányi.
Currículo Lattes
Evely Boruchovitch, FE-Unicamp
Área: Psicologia
Professora Titular do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).Obteve o título de Livre-Docente em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Estadual de Campinas (2006). É Ph.D em Educação pela University of Southern California (1993), tendo como área de concentração a Psicologia Educacional. Possui Bacharelado (1983), Licenciatura (1983) e Graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984).Foi cordenadora do GT Pesquisa em Avaliação Psicológica da ANPEPP (2010-2012) e sua vice-coordenadora (2008-2010). É uma das criadoras e principais organizadoras do I Seminário Internacional de Aprendizagem Autorregulada e Motivação (2016), organizadoras de vários eventos e membro de diversos comitês científicos de congressos. Foi coordenadora geral do Projeto de Pesquisa: Motivação no contexto escolar: uma proposta de investigação voltada para a Educação Básica, em caráter de intercâmbio interinstitucional (PROCAD-CAPES). Foi membro da Comissão Central de Pesquisa da Pro-reitoria de Pesquisa da Unicamp (2008-2014). È membro do Comitê Assessor do PIBIC da Pro-reitoria de Pesquisa e Graduação (PRP/PRPG) da Unicamp. Foi membro da Congregação da Faculdade de Educação da Unicamp ( 2009-2015). É membro da Comissão de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Unicamp. Foi membro da Comissão de Avaliação da Produção Docente (CPG/FE). É coordenadora da linha Psicologia Educacional do Programa de Pós-graduação em Educação da Unicamp. É editora associada da revista Psicologia: Reflexão e Crítica. Foi editora da Revista Educação e Ensino da Universidade São Francisco e organizadora de Volume Temático da Revista Educação Temática Digital (Faculdade de Educação-Unicamp).É membro do corpo editorial do European Journal of Education and Psychology e do International Journal of Psychology. É membro do Comitê Editorial Consultivo da Revista Educação Temática Digital. Foi do conselho científico da revista Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE-2004-2009) e da Revista Portuguesa: Sonhar, Comunicar, Repensar a Diferença (2010-2012). É membro da American Educational Research Association da Divisão C-Learning and Instruction e dos grupos de trabalho Study and Self-regulated Learning e Motivation in Education. È membro da Divisão 15 – Educational Psychology da American Psychological Association (APA). È consultora ad hoc do CNPq, Capes, Fapesp, Fabesp, Fapemig e Faepex. É membro do conselho consultivo científico da Associação Educação e Psicologia AEPSI (Funchal-Portugal). É membro da Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação-ADIPSIEDU ( Braga, Portugal ) e sua representante no Brasil. É membro da Rede Nacional de Ciência para a Educação -CpE..É assessora ad hoc da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica do Conselho Federal de Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, atuando principalmente com seguintes temas: aprendizagem autorregulada, estratégias de aprendizagem, motivação para aprender,afetividade, metacognição, variáveis afetivo-motivacionais, bem como na construção e validação de instrumentos para avaliação psicoeducacional.
Currículo Lattes
Fabrício Bruno Cardoso, CENSUPEG
Área: Neuropsicopedagógica escolar
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (2002) e mestrado em Ciencia da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (2007) e Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Atualmente é coordenador do Curso de Educação Física e Líder do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos -LIEENP da Faculdade CENSUPEG; Professor Convidado da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Pesquisador Associado da Rede Nacional de Ciência para Educação; Diretor de Pesquisa e Inovação da Organização Ciências e Cognição; Pai da Júlia (Jujuba) de 11 anos e da Luiza ( Lulu) de 06 anos.
Currículo Lattes

Felipe Beijamini, UFFS
Área:Cronobiologia

Sou licenciado em Ciências Biológicas pela UNIOESTE (2005), mestre e doutor em Biologia Celular e Molecular, com área de concentração em Fisiologia pela UFPR (2008, 2014). Em 2011 passei um período na Universidade de Toronto como estágio sanduíche do doutorado. Fiz dois pós-doutorados, um no Instituto de Psicologia Médica e Neurobiologia da Universidade de Tuebingen, Alemanha (2014-2015) e outro no Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2015-2017). Fui professor visitante do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Surrey (2018-2019). Sou Pesquisador Associado da Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE). Atualmente sou professor da UFFS do campus Realeza onde estudo cronobiologia e sono. Especialmente, estou interessado em como fatores biológicos, ambientais e socioculturais influenciam o sono e, por sua vez, a vigília subsequente.
Confira o currículo Lattes.

 

Fernanda Franzolin, da UFABC
Área: Pedagogia
Pedagoga, bióloga, mestre e doutora em educação graduada e pós-graduada pela Universidade de São Paulo (2000, 2006, 2007, 2012), tendo realizado estágio de intercâmbio como pesquisadora visitante na Western Michigan University, nos EUA (2009-10). Durante sua formação, dedicou sua dissertação e tese à análise de livros didáticos de ciências e biologia, assim como à discussão de tópicos curriculares para o ensino de genética. Atualmente, atua no cargo de professora adjunta do Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC, onde atuou como Coordenadora da Licenciatura em Ciências Biológicas (2016-2019). Integrou-se em 2015 ao CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, Portugal, realizando estágio de pesquisa no exterior enquanto bolsista BPE (Bolsa de Pesquisa no Exterior) pela FAPESP. Foi professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (2012-2013), pesquisadora do Núcleo de Pesquisa das Novas Tecnologias da Comunicação Aplicadas à Educação (A Escola do Futuro – USP) (2001-2008) e atuou durante 10 anos como professora da Rede Municipal de Educação de São Bernardo do Campo na área de Educação Infantil. Tem experiência em capacitação de professores (presencial e à distância); desenvolvimento de projetos pedagógicos, elaboração de materiais e livros didáticos e avaliação de softwares educacionais. Em sua produção, trata de tópicos como: ensino de ciências e biologia, avaliação de livros didáticos, ensino de genética, ensino de ciências para crianças, educação à distância e atividades investigativas no ensino de ciências.
Confira o currículo Lattes.

Fernanda Freire Tovar Moll, UFRJ/IDOR
Área: Neurociência
Possui Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Ciências Morfológicas (2002) e residência médica em Radiologia (2003) pela mesma universidade. Doutorado em Ciências Morfológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (investigação de neuroplasticidade em humanos, utilizando ressonância magnética e imagem do tensor de difusão) (2007). "Post-doctoral visiting fellowship" no National Institutes of Health (2004-2007), na área de neuroimagem (ressonância magnética; imagem do tensor de difusão) e neuroimunologia. Atualmente, na UFRJ, é professora adjunta do Instituto de Ciências Biomédicas e diretora da Unidade de Bioimagem de Pequenos Animais do CENABIO. É co-fundadora e diretora científica / coordenadora da Unidade de Conectividade Cerebral do Instituto DOr de Pesquisa e Ensino (IDOR – Rede DOr).
Currículo Lattes
Fernando Cesar Capovilla, IP-USP
Área: Psicologia
Tem graduação em Psicologia, mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1984), doutorado PhD Experimental Psychology pela Temple University of Philadelphia (1989), e livre docência em Neuropsicologia pela Universidade de São Paulo (2000). É professor titular (MS-6) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Atua na área de Avaliação de Desenvolvimento e Distúrbios de Cognição e Linguagem com Intervenção Preventiva e Remediativa, principalmente nos seguintes temas: avaliação de competências de leitura e escrita, diagnóstico e prevenção de dislexia, métodos de alfabetização, dicionarização da língua de sinais brasileira, avaliação de desenvolvimento escolar de surdos, avaliação do desenvolvimento e distúrbios de competências lingüísticas de fala e escrita e sinais.
Currículo Lattes
Fernando Mazzilli Louzada, UFPR
Área: Neurociência
Possui mestrado em Psicologia (Neurociências e Comportamento) pela Universidade de São Paulo (1996), doutorado em Psicologia (Neurociências e Comportamento) pela Universidade de São Paulo (2000) e pós-doutorado pela Harvard Medical School (2006). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Fisiologia da Universidade Federal do Paraná. É coordenador do Laboratório de Cronobiologia Humana da UFPR, que têm como principal objetivo o estudo das relações entre sono, aprendizagem e desempenho escolar. É associado fundador da Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE) e do comitê científico do Núcleo Ciência pela Infância (NCPI).
Currículo Lattes
Filomena Elaine Paiva Assolin, da USP
Área: Linguística
Possui graduação em letras pela Instituição Moura Lacerda (1992), graduação em pedagogia pela mesma instituição (1987), mestrado em psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto USP (FFCLRP-USP / 1999) e doutorado em ciências pela FFCLRP-USP (2003). Concluiu o Pós-Doutorado no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL- UNICAMP). É docente da FFCLRP-USP desde 2005. Atua na interface Educação e Linguística, desenvolvendo pesquisas sobre alfabetização, letramento, leitura, escrita, formação de professores e prática pedagógica escolar. Atualmente, é professora livre-docente da FFCLRP-USP; membro titular da Comissão do Curso de Pedagogia; membro da Comissão de Monografia da FFCLRP-USP, membro do Conselho do Departamento-DEDIC. Ministra disciplinas regulares e optativas na graduação e na pós-graduação em educação. Desenvolve pesquisas relacionadas à interface Educação e Linguística e orienta estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado. É responsável por vários projetos de cultura e extensão universitária, com destaque para a Incubadora Cultural. É líder e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Alfabetização, Leitura e Letramento (GEPALLE), regulamentado no CNPq. É membro da Academia Ribeirãopretana de Educação, além de autora de vários livros e artigos científicos. Ministra disciplinas na UNIVESP desde 2018.
Confira o currículo Lattes.
Flavia Alcantara Gomes, UFRJ
Área: Neurociências
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). É Professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro e chefe do Laboratório de Neurobiologia Celular do Instituto de Ciências Biomédicas. Cientista do Estado do Rio de Janeiro (CNE/FAPERJ) e Membro do Instituto Nacional de Neurociência Translacional (INNT). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfológicas (PCM) da UFRJ de 2011 a 2016 E membro titular do Comitê de Assessoramento de Morfologia do CNPq (CA-MORFO) (2013-2017). Atualmente, é membro da Diretoria International Society for Neurochemistry (ISN). É membro do corpo editorial das revistas Developmental Neuroscience, Neurochemical International e Frontiers in Cellular Neuroscience e Anais da Academia Brasileira de Ciências (2013-2017). Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Neurobiologia Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: interação neurônio-glia, diferenciação glial, astrócito e sinapses, TGFbeta e fatores de crescimento. Sua linhas de pesquisa visam investigar o papel das interações neuro-gliais durante o desenvolvimento do sistema nervoso central e como déficits nessas interações estão associados a doenças do sistema nervoso.
Currículo Lattes
Giseli Donadon Germano, Unesp
Área: Fonoaudiologia
Professor Assistente Doutor do Departamento de Educação Especial Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho FFC/UNESP. Possui Graduação em Fonoaudiologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho FFC/UNESP (2005). Mestrado (2008) e Doutorado (2011) em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho FFC/UNESP. Pós-Doutora pelo Laboratoire de Psychologie et NeuroCognition Grenoble/ França (CAPES/BEX-3183/13) (2014).Pós-Doutora em Fonoaudiologia (Departamento de Fonoaudiologia FFC/UNESP-Marília-SP). Bolsista Jovem Pesquisador pela Pró-Reitoria de Pesquisa FFC/UNESP (PROPe- Edital 005/2014). Desenvolveu atividades de Professora Assistente Doutora Substituta do Departamento de Fonoaudiologia FFC/UNESP-Marília-SP. Fonoaudióloga Pesquisadora Colaboradora do Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem LIDA do Departamento de Fonoaudiologia FFC/UNESP-Marília-SP. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, avaliação das habilidades metafonológicas, programas de intervenção, percepção viso-motora, dislexia, disgrafia, transtornos de aprendizagem e transtornos do déficit de atenção com hiperatividade.
Currículo Lattes
Grace Schenatto Pereira Moraes, ICB-UFMG
Área: Neurociências
Graduada em Ciências Biológicas pela PUCRS com mestrado e o doutorado pela Bioquímica pela UFRGS e pós-doutorado em Farmacologia Bioquímica e Molecular pela UFMG. Iniciou sua linha de pesquisa em neurobiologia do aprendizado e da memória em 2006, quando juntou-se ao Núcleo de Neurociências do Departamento de Fisiologia e Biofísica da UFMG. Realizou dois pós-doutorados, um na área de biologia molecular da memória no Centre for the Cellular Basis of Behaviour, Neuroscience Department, Institute of Psychiatry, Kings College London. E o segundo em Neurociências na área de modulação optogenética de circuitos neurais no Picower Institute for Learning and Memory do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Atualmente, tem buscado com seus projetos de pesquisa investigar as bases neurofisiológicas e moleculares da memória, usamos abordagem comportamental, ferramentas bioquímicas, moleculares e camundongos geneticamente modificados. Também investiga memória e aprendizado no domínio da Educação, através de projetos desenvolvidos em escolas.
Currículo Lattes
Grégoire Borst
Área: Psicologia do desenvolvimento e da educação da criança
Gregoire Borst é professor titular de psicologia do desenvolvimento e neurociência cognitiva da educação na Université Paris Cité em Paris na França. Ele é o diretor do Laboratoire de Psychologie du Développement et de l’Éducation de l’enfant (LaPsyDÉ – CNRS) na Sorbonne e é membro senior do Institut Universitaire de France (IUF). Grégoire Borst completou o doutorado em 2005 pela Paris Sud University e foi pós-doutorado na Universidade de Harvard de 2006 à 2010. Seu trabalho investiga o papel do controle cognitivo e emocional no desenvolvimento cognitivo e socioemocional de crianças e adolescentes e na aprendizagem na escola e na vida cotidiana. Ele publicou mais de 80 artigos científicos em revistas cientificas de grande importância internacional e 8 livros, incluindo dois para crianças para explicar os conceitos básicos do cérebro e da mente. Grégoire Borst trabalha em estreita colaboração com a comunidade educativa. Ele é membro sênior do Bureau Internacional de Educação (IBE) da UNESCO.
Currículo
Guilherme Vanoni Polanczyk, USP
Área: Psiquiatria
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), Residência em Psiquiatria (2005) e em Psiquiatria da Infância e Adolescência (2007) pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Mestrado (2005) e Doutorado (2008) em Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pós-Doutorado no Institute of Psychiatry, Psychology & Neuroscience at King’s College London (2008) e na Duke University, EUA (2008-9), Livre Docência em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela Universidade de São Paulo (2016). É Professor Associado, Disciplina de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Orientador Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria da FMUSP. Coordena o Núcleo de Pesquisa em Neurodesenvolvimento e Saúde Mental da USP. É Chefe da Unidade de Internação do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Instituto de Psiquiatria (Hospital das Clínicas, FMUSP) e Coordenador do Programa de Diagnóstico e Intervenções Precoces do Instituto de Psiquiatria. É Editor Associado da Revista de Psiquiatria Clínica e Co-Editor do European Child & Adolescent Psychiatry. Atua na área de Psiquiatria da Infância e Adolescência.
Currículo Lattes
Ingrid Finger, UFRGS
Área: Linguistica
Professor Associado da UFRGS (Departamento de Línguas Modernas) com vínculo permanente ao PPG Letras. Possui Mestrado e Doutorado em Letras pela PUCRS (1995/2000), tendo realizado Estágio Doutorado-Sanduíche na City University of New York – CUNY (1998). Realizou Estágio Senior no Exterior no Brain and Language Lab, da Georgetown University, trabalhando em conjunto com Michael Ullman (2010/2011). Tem atuação nas áreas de Bilinguismo, Psicolinguística, Linguística Aplicada e Neurociência e Educação. Seus interesses de pesquisa incluem a investigação do processamento da linguagem e dos processos cognitivos subjacentes ao processamento da linguagem no bilinguismo unimodal e bimodal,a partir da análise da atenção, do controle cognitivo e dos sistemas de memória.
Currículo Lattes

Isabel Cristina Michelan de Azevedo, UFSE
Área: Letras
Doutora em Letras Clássicas e Vernáculas pela FFLCH da Universidade de São Paulo, mestre em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP), graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo e Letras. Realizou pós-doutorado na Universidad de Buenos Aires (UBA), sob a supervisão de María Alejandra Vitale entre 2018-2020. Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no Departamento de Letras Vernáculas (DLEV). No PPGL, orienta pesquisas na linha de Descrição, análise e usos linguísticos. No PROFLETRAS, atuou como coordenadora, entre 2017 e 2019, e ministra as disciplinas Aspectos sociocognitivos e metacognitivos da leitura e escrita e Gêneros Discursivos/Textuais e Práticas Sociais. Na graduação, trabalha nas seguintes disciplinas: Linguística, Análise do Discurso, Introdução às Teorias do Discurso, Sociolinguística, Língua Portuguesa e Legislação e Ensino. É líder do grupo de pesquisa GPARA (Grupo de Pesquisas em Argumentação e Retórica Aplicadas) e do grupo Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso (ELAD) e integra o Grupo de estudos em linguagem, interação e sociedade (GELINS). No período de 2019-2020, assumiu a presidência da diretoria do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE); entre 2016 e 2018, compôs o Conselho do – GELNE, compondo o Conselho Titular. Tem concentrado a pesquisa na área de Linguagem, com foco nas teorias do discurso e da argumentação, e Educação, com trabalhos publicados em torno dos seguintes temas: ensino-aprendizagem da argumentação, ensino de leitura e literatura, produção textual, linguística aplicada, análise do discurso e formação de professores. Desenvolve projetos de extensão em parceria com a Secretaria de Educação (SE) e com escolas públicas de diferentes municípios em torno da leitura em perspectiva interdisciplinar. Trabalhou como professora substituta de Língua Portuguesa na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (campus Curitiba) e foi Diretora Educacional de dezesseis colégios da Rede Marista da Província Marista Brasil Centro-Sul. Até 2007 foi responsável pela direção educacional do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo e, antes disso, atuou como assessora psicopedagógica na Associação Brasileira de Educação e Cultura por três anos, tendo também ministrado aulas na educação básica.
Currículo Lattes
Izabel Augusta Hazin Pires, UFRN
Área: Neuropsicologia
Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (1994), Especialista em Neuropsicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), Mestre (2000), Doutora (2006) em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco e Pós-Doutorado pela Universitè René Descartes – Paris V (2010). Atualmente é professora Associada 3 do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Coordena o Grupo de Pesquisa LAPEN (Laboratório de Pesquisa e Extensão em Neuropsicologia da UFRN), Coordenadora do Programa Talento Metrópole do Instituto Metrópole Digital da UFRN. Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFRN, Vice Presidente da Sociedade Latino-Americana de Neuropsicologia (SLAN), Membro do XVIII Plenário (Conselheira) do Conselho Federal de Psicologia, integrante do GT da Anpepp Neuropsicologia.Bolsista de Produtividade do CNPq – Nível 2.
Currículo Lattes
Jaderson Costa da Costa, PUCRS
Área: Neuropsiquiatria
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1972), mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), Research Fellowship – Childrens Hospital Harvard Medical School (1979) mestrado em Neurociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986) e doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993). Atualmente é professor associado no Programa de Treinamento de Alunos e Professores da América Latina – University of Miami, professor titular de neurologia da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Diretor do Instituto do Cérebro do RS.Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologia, atuando principalmente nos seguintes temas: epilepsia, cirurgia da epilepsia, distúrbios neurocomportamentais e terapia celular em doenças neurodegenerativas. Tomou posse em 9 de dezembro de 2016 para o cargo de vice-reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Currículo Lattes
Janaina Weissheimer, UFRN
Área: Linguística
Possui graduação em Letras Português-Inglês pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002) e doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Realizou estágio pós-doutoral (bolsista CAPES) no Kutas Cognitive Electrophysiology Lab na University of California San Diego (UCSD) de 2014 a 2015. É professora associada do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em Natal, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL-UFRN), atuando na linha de pesquisa sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, e colaboradora no Instituto do Cérebro da UFRN. Tem experiência na área de Psicolinguística, com ênfase em Aprendizagem de Inglês como Segunda Língua (L2), atuando principalmente nos seguintes temas: Memória Operacional e desenvolvimento de habilidades na L1 e L2, especialmente da fala, leitura e escrita e aprendizagem mediada por tecnologias digitais. Seus interesses atuais de pesquisa estão voltados para o estudo dos correlatos neurais e comportamentais da leitura, da dislexia e do bilinguismo através de estudos de eletroencefalografia e neuropsicológicos.
Currículo Lattes
Jane Correa, UFRJ
Área: Psicologia
Graduada em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui mestrado em Psicologia Cognitiva pelo ISOP-Fundação Getúlio Vargas, doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade de Oxford, Inglaterra e Estágio Pós-doutoral realizado no Instituto de Educação da Universidade de Londres, Inglaterra. Professora Titular, é docente permanente da Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora Nível 2 do CNPq, tem como áreas de pesquisa a Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo e a Psicologia da Aprendizagem. Seus temas de interesse são: construção de conceitos matemáticos; aprendizagem da língua escrita e dificuldades de aprendizagem.
Currículo Lattes
Jerusa Fumagalli de Salles, UFRGS
Área: Psicologia
Possui mestrado e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade, e do Programa de Pós-GRaduação em Psicologia da UFRGS. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Bolsa Nível 1D). Coordena o Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (Neurocog) e o Curso de Especialização em Neuropsicologia desta universidade. É membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp). Suas linhas de pesquisa concentram-se nas áreas de Neuropsicologia Cognitiva, Psicologia Cognitiva e Psicologia Experimental Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento/adaptação de instrumentos de avaliação das funções neuropsicológicas, estudo do desenvolvimento das funções neuropsicológicas, memória implícita , linguagem escrita, transtornos específicos de aprendizagem (dislexias e discalculias de desenvolvimento) e dislexias adquiridas, perfil neuropsicológico de amostras clínicas.
Currículo Lattes
Jesus Landeira Fernandez, DP-PUC Rio
Área: Psicologia
Possui graduação em Psicologia pela PUC-Rio (1981-1985), mestrado em Psicologia Experimental pela USP (1986-1988) e doutorado em Neurociência Comportamental pela UCLA (1989-1994). É fundador e atual presidente do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (IBNeC). Fundador e atual diretor do Núcleo de Neuropsicologia Clínica e Experimental (NNCE), que é composto pelo Laboratório de Neurociência Comportamental (LANEC), Laboratório de Análise de Dados (LAND) e Laboratório de Clínica e Neurociências (LACLIN). Fundador e atual editor do periódico Psychology & Neuroscienc. Atual presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) e compõe a diretoria da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP). É Professor Associado do Departamento de Psicologia da PUC-Rio onde é o atual diretor. Atua e possui ampla experiência em pesquisa básica, onde utiliza modelos animais para investigar circuitarias neurais envolvidas na origem dos transtornos de ansiedade e desenvolve duas linhagens de animais com baixa e alta ansiedade. Em relação às pesquisas em seres humanos, tem interesse na validação de instrumentos capazes de quantificar diferentes características emocionais e cognitivas, com recente foco em aspectos neuropsicológicos do desenvolvimento infantil.
Currículo Lattes
Jesus Pascual Mena Chalco, UFABC
Área: Ciência da Computação
Professor Doutor na UFABC desde 04/2012 e Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação e do Bacharelado em C&T da UFABC. Atua nas áreas de Ciência da Computação e Ciência da Informação, com ênfase nos seguintes temas: Reconhecimento de Padrões, Prospecção de dados acadêmicos, Bibliometria e Cientometria. Seus projetos de pesquisa atuais estão relacionados à descoberta de conhecimento sobre grandes volumes de dados acadêmicos, principalmente da Plataforma Lattes (scriptLattes), do Banco de teses e dissertações da CAPES e dos registros históricos de genealogia de acadêmicos/cientistas. Possui graduação em Engenharia de Sistemas pela Universidade Nacional de San Agustín (2000), mestrado (2005), doutorado (2010) e pós-doutorado (2011) em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo. Seu trabalho de mestrado ganhou o Primeiro lugar no XIII Concurso Latino-americado de Tesis de Maestria do CLEI/UNESCO-2006. Seu trabalho de doutorado foi selecionado entre as 10 melhores da área de Computação Gráfica e Processamento de Imagens no SIBGRAPI-2011. Atualmente é Professor Adjunto e membro dos seguintes grupos de pesquisa: (i) Grupo de Análise de Redes Sociais e Cientometria da EACH-USP; (ii) Núcleo Estratégico NUVEM (Universos Virtuais, Entretenimento e Mobilidade) da UFABC; e (iii) Lab4u da UFSCAR.
Currículo Lattes
João Batista de Oliveira
Área: Alfabetização
Presidente do Instituto Alfa e Beto.
João Ricardo Sato, UFABC
Área: Neurociências
Professor Adjunto da Universidade Federal do ABC. Por cinco anos, foi coordenador do Núcleo de Cognição e Sistemas Complexos, unidade estratégica vinculada diretamente à reitoria da UFABC que tem como objetivo a realização de atividades em equipes interdisciplinares voltadas para a pesquisa, ensino e extensão na área de neurociências e cognição. Linha de pesquisa atual é interação entre neurociências e ciências exatas, com principal foco no neurodesenvolvimento, bases neurais de transtornos psiquiátricos, conectividade cerebral, inteligência artificial e processamento de sinais neurais. Formou-se no Bacharelado em Estatística pela USP em 2002, tendo concluído três iniciações científicas como bolsista PIBIC/CNPQ na área de séries temporais financeiras, com o intuito de atuar no mercado financeiro. No doutorado que se iniciou em 2004, decidiu focar sua pesquisa no desenvolvimento de novos métodos estatísticos para modelar a conectividade cerebral por meio de sinais de ressonância magnética funcional. Este trabalho interdisciplinar realizou-se sob a orientação de um docente do Departamento de Estatística um docente da Faculdade de Medicina da USP. Em 2006, realizou estágio de pesquisa (doutorado-sanduíche) no Instituto de Psiquiatria do King’s College London, onde integrou técnicas computacionais de aprendizado de máquina à sua linha de pesquisa. Após a conclusão do doutorado em 2007, atuou como consultor estatístico e pesquisador do Hospital das Clínicas de São Paulo. Além disso, também atuou como professor no curso de pós-graduação lato sensu da Universidade Metodista em São Bernardo do Campo. Em janeiro de 2009, foi contratado pela UFABC para o cargo de professor adjunto do Centro de Matemática, Computação e Cognição. Em julho de 2009 tornou-se o coordenador do Núcleo de Cognição e Sistemas Complexos (NCSC). Os docentes associados ao NCSC foram a equipe idealizadora do Bacharelado em Neurociências (pioneiro no Brasil) e do programa de pós-graduação em Neurociências e Cognição da UFABC. Esta equipe também foi responsável por todo o planejamento da infra-estrutura para pesquisa científica em neurociências, hoje disponível no primeiro andar do Bloco Delta no Campus de São Bernardo do Campo.
Currículo Lattes
John Fontenele Araujo, UFRN
Área: Neurociências
Graduação em Medicina na Universidade Federal do Piauí (1991), e mestrado e doutorado em Psicologia (Área de Concentração Neurociências e Comportamento) no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, mas desenvolveu projetos de pesquisa no GMDRB do Departamento de Fisiologia do ICB da USP. Seu mestrado foi um estudo teórico em Cronobiologia, onde sistematizei o conceito de Intermodulação de Frequências e no doutorado um estudo sobre o papel do metabolismo no Sistema de Sincronização Circadiana. Em 2002 fez estágio de pós-doutorado no Grupo de Cronobiologia da Universidade de Barcelona, e desde então mantém forte colaboração este grupo onde estudamos os mecanismos funcionais e as implicações comportamentais da dissociação da ritmicidade biológica. Sou pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Estuda a fisiologia do Sistema Circadiano, sobre o papel do Sistema circadiano na memória e na emoção, destacando o papel do ciclo sono-vigília na memória e na aprendizagem bem como o papel dos sistema circadiano nas doenças afetivas, em especial na depressão na desordem bipolar. Estes estudos são realizados em modelos animais, roedores e primatas e também em modelos humanos. Além disso, tem uma forte colaboração com grupos de pesquisa na área clínica, em especial a neurologia e a fisioterapia e também com pesquisadores da área de exatas, em estudos com modelos matemáticos e análises da dinâmica de séries temporais do ciclo sono-vigília. No ensino, dedico-se à neurofisiologia e neurobiologia do sono em nível de graduação e pós-graduação, além do estudo de metodologias ativas centradas no estudante para o curso de medicina, e faço parte do Núcleo Docente Estruturante do curso de medicina-UFRN.
Currículo Lattes
Jorge Neval Moll Neto, IDOR
Área: Neurociências
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e completou residência médica em Neurologia na mesma universidade em 1997. Doutorado em Ciências (Fisiopatologia Experimental -Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo (2003). Especializou-se na área de neurociência cognitiva, com pós-doutorado na Cognitive Neuroscience Section, National Institute of Neurological Disorders and Stroke, NIH, EUA (2004-2007). Sua pesquisa focaliza as áreas de: bases neurais do comportamento e cognição moral, neurociência & psicologia social, emoções morais e comportamento anti-social, através de estudos clínicos em pacientes com distúrbios neuropsiquiátricos e experimentos de ressonância magnética funcional. Editor associado dos periódicos Social Neuroscience e Dementia & Neuropsychologia, e revisor da Science, Trends in Cognitive Sciences, Archives of General Psychiatry, Journal of Neuroscience, Journal of Cognitive Neuroscience, entre outros. Membro do board científico da Nielsen Neuro. Membro afiliato da Academia Brasileira de Ciências. É fundador e coordenador da Unidade de Neurociência Cognitiva e Comportamental e co-fundador/ presidente do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), Rio de Janeiro, Brasil.
Currículo Lattes
José Armando Valente, Unicamp
Área: Educação
Livre Docente pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre e Doutor pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Professor Titular do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação, Instituto de Artes, e Pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da UNICAMP. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Coordenador do Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE) da UNICAMP. Prémio Ordem Nacional do Mérito Educativo, Presidência da República Federativa do Brasil, 2002 e Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz, Universidade Estadual de Campinas, 2002. Membro do Comitê de Assessoramento de Educação do CNPq (2011-2014); Membro de Conselho Editorial de 10 periódicos, sendo 3 internacionais; Coordenador de dois projetos temáticos: O Laptop Educacional e a Educação Baseada na Investigação: do estudar fatos científicos para o fazer ciência (financiado pelo CNPq, envolvendo UFPA e Unicamp); Projeto Um Computador por Aluno (UCA) UNICAMP (financiado pelo MED e envolvendo UFPA, UNIR, UFAC, e Unicamp).
Currículo Lattes
José Garcia Ribeiro Abreu Junior, ICB-UFRJ
Área: Neurociências
Professor Titular do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro que atua em ensino, pesquisa e extensão universitária. Doutor em Neurobiologia do Desenvolvimento (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) com Pós-Doutorado em Biologia do Desenvolvimento realizado na UCLA como Latin American PEW Fellow. Diretor do ICB/UFRJ, coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Morfológicas. Publicou 60 artigos em revistas indexadas e foi citado 3000 vezes aproximadamente. É Cientista do Nosso Estado FAPERJ. Realizou Estágio Sênior como Research Scholar no Childrens Hospital Boston, Harvard Medical School e no MBL – Woods Hole,MA, USA.Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Embriologia Molecular de Vertebrados, particularmente nos mecanismos moleculares e celulares que controlam eixos embrionários, embriogênese e morfogênese do Sistema Nervoso. É orientador de mestrado e Doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciências Morfológicas da UFRJ e supervisiona posdocs com bolsa PAPD-FAPERJ. As linhas de pesquisa buscam entender a padronização de eixos em vertebrados e a via de sinalização Wnt/beta-catenina no desenvolvimento embrionário, nas malformações e no câncer. Estes estudos fornecem bases para o conhecimento das alterações que resultam em patologias congênitas e câncer, bem como para o desenvolvimento de alternativas terapêuticas.
Currículo Lattes
José Guilherme de Oliveira Brockington, UFABC
Área: Neurociências
Graduado em Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000), Mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade de São Paulo (2005) e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2011). Professor Adjunto no Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC, tem vasta atuação em pesquisas com inserção de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio. Lecionou em inúmeros cursos de formação continuada para professores da rede pública e é autor de diversos materiais didáticos. Foi um dos autores da nova proposta curricular do Estado de São Paulo bem como escreveu material para professores e alunos referentes aos conteúdos de Física do 2º ano do Ensino Médio. Tem experiência na área de Educação e Ensino de Ciências, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Física Moderna e Contemporânea, ensino de Física Quântica e Teoria da Relatividade, Filosofia da Ciência, Realismo, Educação, Transposição Didática, recursos instrucionais para o Ensino de Física, simulações e modelagem. Atualmente tem se dedicado à compreensão dos mecanismos subjacentes aos processos emocionais envolvidos na aprendizagem. Sua pesquisa busca estabelecer links entre Neurociências e Educação. Durante quase dois anos ficou sob orientação do neurocientista Antonio Damasio, no Brain and Creativity Institute, durante o doutoramento. Agora utiliza o arcabouço teórico e metodológico das Neurociências para investigar o papel da emoção na construção de conhecimentos científicos e a influencia de elementos afetivos nas tomadas de decisão.
Currículo Lattes
José Morais, CRCN
Área: Neurociência cognitiva e leitura

Os transtornos mentais são doenças crônicas e incapacitantes. A maioria dos transtornos inicia cedo representando altíssimo custo econômico e social. Além disto, os tratamentos, farmacológicos ou psicoterápicos, são ainda pouco eficientes para a maioria dos casos. Um dos grandes desafios da psiquiatria atual é a detecção precoce de sintomas ou sinais que representem risco a transtornos mentais. Se estes sinais puderem ser detectados mais cedo, antes do aparecimento completo da doença, os pacientes poderiam receber um tratamento precoce com potencial de interromper o transtorno. A inteligência artificial pode trazer grandes contribuições para a psiquiatria quando aplicada à neuroimagem funcional. Esta abordagem tem o potencial de capturar mudanças sutis no padrão de ativação cerebral identificando alterações muito antes do aparecimento completo dos transtornos.
Currículo Lattes

José Neander Silva Abreu, da UFBA
Área: Psicologia
Bolsista de produtividade do CNPq, professor do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e psicólogo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), além de mestre (2002) e doutor (2007) em Neurociências e Comportamento pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Tem pós-doutorado pela Université du Luxembourg e The University of York. É membro da International Neuropsychological Society (INS) e da Sociedade Brasileira de Psicologia. Coordena o Programa de Pós-graduação em Psicologia (Mestrado/Doutorado) da UFBA, o curso de Especialização Avançada em Neuropsicologia do Instituto de Psicologia da UFBA e o Laboratório de Neuropsicologia Clínica e Cognitiva (CNPq-UFBA). Tem desenvolvido nos últimos anos interesse e conhecimento em psicometria, no desenvolvimento de testes e instrumentos cognitivos para avaliação de indivíduos com desempenho normal e ou deficitário, em função de dificuldades desenvolvimentais. Isso resultou em artigos e materiais publicados tanto no Brasil quanto em colaboração internacional. Abreu tem interesse no treinamento de pessoas para prestação de serviços em saúde em psicologia, principalmente no campo da neuropsicologia e neurociências.
Confira o currículo Lattes.
Josely Correa Koury, UERJ
Área: Nutrição
Possui Doutorado em Ciências pelo Instituto de Química – Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professora associada do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e docente do núcleo permanente do Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde – UERJ. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em bioquímica da nutrição, composição corporal, adolescência, e impedância bioelétrica (BIA).
Currículo Lattes
Julia Beatriz Lopes Silva, UFMG
Área: Neuropsicologia, Matemática

Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia do Desenvolvimento. Tem interesse em transtornos de aprendizagem, principalmente em dislexia e discalculia e na interface entre neurociências e educação. É pesquisadora colaboradora do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento (LND) da Universidade Federal de Minas Gerais e Professora Adjunta do departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais.
Currículo Lattes

Karin da Costa Calaza, UFF
Área: Neurociência

Karin da Costa Calaza possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado (1995-1997) e doutorado (1997-2001) em Ciências Biológicas (Biofísica) pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Participou do programa de Doutorado Sanduiche com estágio na Cornell University (2000-2001) sob a supervisão do prof. Robert Duvoisin e realizou o pós-doutorado no Visual Neuroscience Departament do Ophtalmology Institute da University College London no laboratório do Dr. Glen Jeffery. Atualmente é professora titular do Departamento de Neurobiologia, orientadora permanente e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Neurociências e docente permanente da Pós-graduação em Ciências Biomédicas da Universidade Federal Fluminense, bolsista de produtividade do CNPq (nível 2/2020-2023) e Cientista do Nosso Estado (FAPERJ/2018-2021; 2021-2024). Foi vice-presidente do Grupo de Trabalho Mulheres na Ciência da UFF (2018-2022), membro do Fórum dos GT de Gênero e Parentalidade do RJ e do Comitê de Diversidade da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (2020- 2023). Atualmente é vice-presidente da Comissão Permanente de Equidade de Gênero da UFF -CPEG (2023-). Membro da Rede Nacional de Ciência para a Educação (Rede CpE) e coordenadora dos Projetos de Extensão “UFF nas escolas” e “Viés implícito e Ameaça pelo estereótipo: o que a Neurociência tem a nos dizer?” e vice-coordenadora do projeto de divulgação científica “Pega visão”. Colaboradora nos projetos de extensão “Include meninas” e “Mulherio” da UFF e “Descontruindo estereótipos para uma sociedade mais justa” da UFRJ Coordenadora do laboratório de Neurobiologia da Retina, tem experiência na área de Morfologia e fisiologia da retina. Desenvolve estudos que avaliam o papel da cafeína e dos canabinoides no desenvolvimento da retina e mecanismos de morte de celular em disfunções retinianas (isquemia e hiperglicemia), com foco na busca de novos alvos moleculares para prevenção/cura. Mãe de duas filhas nascidas em 2004 e 2007.
Currículo Lattes

Kelly Samara da Silva, da UFSC
Área: Educação Física
Mestrado e doutorado em educação física na área de Atividade Física Relacionada à Saúde pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É bolsista de Produtividade do CNPq, docente do Departamento de Educação Física da UFSC e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Líder do Núcleo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde (NuPAF/UFSC). Editora associada da Revista de Saúde Pública e da Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano. Integra o Projeto de Internacionalização liderado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do CAPES-PRINT da UFSC. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFSC de 2017 a 2020 e presidiu o XI Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde em 2017.Tem pesquisado tópicos relacionados à atividade física e saúde pública, com ênfase em epidemiologia e programas de promoção da atividade física e redução do comportamento sedentário.
Confira o currículo Lattes.
Leda Verdiani Tfouni, USP
Área: Linguística
Possui graduação em Letras Anglo Germânicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, é Master of Arts in Language Acquisition (MA) pela University of California (individual Major), doutora em Ciências (Linguística) pela Universidade Estadual de Campinas IEL). Livre-docente e Associada pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é professora Titular sênior da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto. Realizou estágio de pós-doutorado na Universitá di Bologna, com Carlo Ginsburg, e, em duas ocasiões, na Université de la Sorbonne Nouvelle (Paris III), com Jacqueline Authier.. Oferece seminários, grupos de estudo e orientação de iniciação científica, mestrado e doutorado. Supervisiona pós-doutorados. Atua na pós-graduação nas áreas de letramento, análise do discurso, autoria, psicanálise lacaniana, genéricos discursivos. Tem formação em psicanálise. É pesquisadora (produtividade em pesquisa) do CNPq, e líder do grupo de pesquisa ?A Análise do Discurso e suas interfaces?, do diretório. Tem mais de uma centena de artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais; capítulos de livros e livros publicados. Participa regularmente de congressos e reuniões científicas no Brasil e no exterior.
Currículo Lattes
Leilah Santiago Bufrem, UFPE
Área: Ciências da Computação
É graduada e licenciada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1964), graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Paraná (1963). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1981), doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1991), pós-doutora pela Universidad Autónoma de Madrid (1995). Especialização em Ação Cultural pela Universidade de São Paulo(1987), especialização em Cultura Portuguesa pela Universidade de Lisboa (1975), especialização em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Federal do Paraná (1975), especialização em Teoria do Conhecimento pela Universidade Federal do Paraná (1974). Professora Titular aposentada do Curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná. Atualmente, é professora Permanente na qualidade de Professora Visitante Sênior no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília) e colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. É Membro do Conselho Assessor da Revista Brasileira de Biblioteconomia, da Revista Educação Temática Digital – ETD e da IRIS – Revista de Informação, Memória e Tecnologia. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação, Pesquisa e Produção Científica, pesquisadora do Grupo de Pesquisa Cultura, práticas escolares e educação histórica, do Grupo de Estudos métricos da Informação e do grupo SCIENTIA. Avaliadora de instituições de educação superior e de cursos de graduação do Ministério de Educação, com experiência na área de Ciência da Informação e Educação, com ênfase em Metodologia e Produção Científica, atuando principalmente nos seguintes temas: ciência da informação, manuais didáticos, metodologia científica, educação e pesquisa em ciência da informação. É vice-coordenadora do GT7 da ANCIB – Produção e Comunicação da Informação em Ciência, Tecnologia & Inovação.
Currículo Lattes
Leonor Scliar-Cabral, UFSC
Área: Linguística
É doutor em Linguística pela USP, Professor Emeritus, titular aposentada pela UFSC e pós-doutorada pela Universidade de Montréal. Eleita em julho de 1991 na Univ. de Toronto, Presidente da International Society of Applied Psycholinguistics, reeleita na Universidade de Bolonha, é atualmente Sócia Honorária. Foi presidente da União Brasileira de Escritores em Santa Catarina (1995-1997) e presidiu a ABRALIN, no biênio 1997-1999. Pertence ao Conselho Editorial de: International Journal of Psycholinguistics, Cadernos de Estudos Linguísticos, Letras de Hoje (fundadora), Revista da ABRALIN entre outros. Coordenou os projetos Ler & Ser: Combatendo o Analfabetismo Funcional. Cátedra UNESCO MECEAL na UFSC e criou e coordena o Sistema Scliar de Alfabetização (SSA). Com dezenas de trabalhos publicados no Brasil e no exterior, citam-se Introdução à Linguística (Globo, 7ª edição); Introdução à Psicolinguística (Ática, 1990); Romances e Canções Sefarditas – Sec. XV ao XX (Massao Ohno, 1990); Memórias de Sefarad (Athanor, 1994); De senectute erotica (Massao Ohno, 1998); Poesia espanhola do século de ouro (Letras Contemporâneas, 1998); ?O outro, o mesmo? (In J.L. Borges, Obra completa, Globo, 1999); Cruz e Sousa, o poeta do desterro (versão poética para o francês com M.-H. Torres das legendas do filme de Sylvio Back, Sete Letras, 2000); Princípios do sistema alfabético do português do Brasil e Guia Prático de alfabetização (Contexto, 2003), O sol caía no Guaíba (Prym, 2006); com C. R. Caldas-Coulthard (Orgs.), Desvendando discursos: conceitos básicos (EDUFSC, 2008),; Psycholinguistics Scientific and technological challenges (Org., Porto alegre: EDIPUCRS, 2010). Foi pesquisadora do CNPq (1A) desde a década de 1970, atualmente é coordenadora do Grupo de Pesquisa Produtividade Lingüística Emergente, alimentando o banco mundial de dados CHILDES com dados do PB em transcrição fonética e áudio.Ultimamente vem se dedicando à prevenção ao analfabetismo funcional, com a proposta do Sistema Scliar de Alfabetização. Seus últimos livros são ,Sagração do Alfabeto (São Paulo: Scortecci, 2009, finalista na categoria Poesia, Prêmio Jabuti), Sistema Scliar de Alfabetização ? Fundamentos (Florianópolis: Editora Lili, 2013, Aventuras de Vivi (Florianópolis: Editora Lili, 2014), José (Florianópolis: Editora Lili, 2016, Prêmio Elisabete Anderle, na categoria literatura, da Fundação Catarinense de Cultura, 2015), Sistema Scliar de Alfabetização ? Roteiros para o professor: Módulo 1, v. 1 e 2 (ANEXOS) (Florianópolis: Editora Lili, 2018) . Entre suas inúmeras traduções científicas e poéticas, cabe registro a da obra de Stanislas Dehaene, Os Neurônios da Leitura (Penso, 2012). Com 133 artigos publicados em periódicos, destaca-se o artigo “Neurons recycling for learning the alphabetic principles” em Folia Phoniatrica et Logopaedica, v. 66, n. 1-2, p. 58-66, 2014.
Currículo Lattes
Leticia de Oliveira, UFF
Área: Neurofisiologia

Realizou mestrado na Faculdade de Medicina da USP/RP e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, ambos na área de Neurofisiologia. Realizou seu pós-doutoramento no Kings College London (Inglaterra) na área de Neuroimagem Funcional e Machine learning (sub-área da Inteligência Artificial). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal Fluminense. Foi Honorary Senior Research Associate na University College London entre 2017 e 2022. É Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ e foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências Biomédicas (Fisiologia e Farmacologia) no período de 2014-2018. Atualmente é coordenadora da área biológicas da FAPERJ onde exerce ainda a presidência da Comissão de Equidade, Diversidade e Inclusão. Desenvolve trabalhos na interface entre ciência básica e clínica, especialmente no estudo de transtornos de ansiedade e humor com neuroimagem e inteligência artificial.Coordena a Comissão Permanente de Equidade de Gênero da UFF e é membro do movimento Parent in Science. Vencedora do Prêmio Mercosul em Ciência e Tecnologia em 2020 na área de Inteligência Artificial e do Prêmio 25 Mulheres na Ciência – América Latina pela 3M – 2021. Em 2021 ganhou também o “Nature Research Awards for Inspiring Women in Science”, Parent in Science Moviment promovido pela Nature. Vencedora do prêmio “Nise da Silveira” concedido pela Assembleia Legislativa do RJ. Em 2023, ganhou moção de aplauso pela Câmara Municipal de Niteroi representando a Comissão de Equidade de Gênero da UFF. É mãe de uma moça nascida em 2005.

Currículo Lattes

Leticia Rocha Machado, UFSC

Área: Tecnologias  Digitais na Educação

Possui graduação em Pedagogia Multimeios e Informática Educativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005), Mestrado em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007), Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013) e Doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019). Atualmente é prof colaboradora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professora visitante da Universidade Federal de Santa Catarina , atuando principalmente nos seguintes temas: idosos, inclusão digital, educação, tecnologias digitais na educação, competências digitais e educação a distância. É pesquisadora associada na Rede Nacional de Ciência para Educação.
Currículo Lattes

Lia Rita Azeredo Bittencourt, Unifesp
Área: Medicina do Sono
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (1987), concluiu residência em Clínica Médica pelo Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes-UFES (1988), residência em Pneumologia pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual-HSPE (1991), obteve título de especialista em Pneumologia pela Associação Médica Brasileira (1992), de mestrado em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1995), de doutorado em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1999) e obteve título de área e atuação em Medicina do Sono pela Associação Médica Brasileira (2012). Atualmente é professor Associado III e Livre-docente da Disciplina de Medicina e Biologia do Sono do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo, Coordenadora da Liga Acadêmica do Sono da Universidade Federal de São Paulo e Preceptora administrativa da Residência Médica na área de atuação em Medicina de Sono pela Pneumologia da Universidade Federal de São Paulo. Assumiu o cargo de Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (2018). Foi coordenadora Médica do Instituto do Sono da Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (1992-2018). Bolsista 1 C e parecerista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, pesquisador e parecerista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Editora-associada do periódico Sleep Breathing, Sleep Science, Brazilian Journal of Otorhinolaryngolog, British Journal of Sports Medicine e do Boletim da Associação Brasileira do Sono, parecerista dos periódicos Sleep, Sleep Medicine, Journal of Clinical Sleep Medicine, Plos One, Cephalalgia, British Joutnal of Sports Medicine,Sleep Science, Journal of Clinical Monitoring and Computing (JCMC),Anais da Academia Brasileira de Ciências, Brazilian Journal of Medical and Biological Research, International Journal of Endocrinology, Journal of Epidemiology and Community Health, Nature and Science of Sleep, Revista Brasileira de Psiquiatria, Revista de Psiquiatria Clínica, Brazilian Journal of Otorhinolaryngology e Jornal Brasileiro de Pneumologia. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pneumologia e Medicina do Sono, atuando principalmente nos seguintes temas: fisiopatologia, diagnóstico e tratamento dos distúrbios respiratórios relacionados ao sono, sonolência excessiva, alterações cognitivas e cardiovasculares da síndrome da apnéia obstrutiva do sono, distúrbios do centro respiratório, ensino em Medicina do Sono e epidemiologia dos distúrbios do sono.
Currículo Lattes
Liane Margarida Rockenbach Tarouco, UFRGS
Área: Ciência da Computação
Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1970), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976) e doutorado em Engenharia Elétrica/Sistema Digitais pela Universidade de São Paulo (1990). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação onde assumiu em 2017 a função de Coordenadora e onde atua como docente e desenvolvendo pesquisa em mundos virtuais imersivos e mobile learning. Desenvolve atividade de pesquisa na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores.
Currículo Lattes
Lilian Cristine Hubner, PUCRS
Área: Luiguística
Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras Habilitação Português-Inglês – Univates Centro Universitário (1993), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) com bolsa CAPES e doutorado em Letras (Inglês e Linguística Aplicada) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Concluiu o Doutorado Sanduíche (com bolsa CAPES) em 2006 na Universidade de Montreal, mais especificamente no CRIUGM (Centre de Recherche institute universitaire de gériatrie de Montreal). Em 2009-2010 desenvolveu Estágio Pós-Doutoral na mesma universidade, com bolsa CAPES. Desenvolve projetos em parceria com pesquisadores do CRIUGM e da Universidade de Montreal, da City University of New York (CUNY) e da University of Boston. Atualmente é professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e coordenadora do Departamento de Estudos Linguísticos da PUCRS Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: compreensão leitora, discurso no envelhecimento (incluindo Alzheimer) e na afasia, aquisição de língua estrangeira, bilinguismo e multilinguismo, processos cognitivos ligados ao processamento da linguagem, adaptação e elaboração de instrumentos de avaliação linguística infantil, nas afasia e na Doença de Alzheimer.
Currículo Lattes
Lucianne Fragel Madeira
Área: Neurociências e divulgação e popularização científica
A pesquisadora possui graduação em Ciências Biológicas – Modalidade Médica (1996-2000) e doutorado em Ciências – Biofísica (2000-2004) ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e realizou seu pós-doutoramento no Instituto de Biofísica da UFRJ de 2004 a 2009. Atualmente, é professora Associada do Departamento de Neurobiologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), pesquisadora chefe do Lab. Desenvolvimento e Regeneração Neural e membro das Pós-graduações stricto sensu em Neurociências, Ciências e Biotecnologia, Ciências Tecnologias e Inclusão desta instituição. Tem experiência na área de Biologia Celular, com ênfase em Neurobiologia e sinalização celular. Sua principal linha de pesquisa consiste no estudo do desenvolvimento do sistema nervoso em diferentes modelos celulares como linhagens tumorais e células progenitoras neurais, bem como estudos pré-clínicos de retinopatias. Atua também em divulgação e popularização científica, bem como na formação continuada e sensibilização para a inclusão educacional. A pesquisadora é fundadora e diretora do programa de extensão Ciências Sob Tendas da UFF. Também é membro do Comitê Científico do INCT de Comunicação Pública em Ciência e Tecnologia e membro da Rede Nacional Leopoldo de Meis de Educação e Ciência: Novos Talentos da Rede Pública (RNEC). Ademais, possui linha de pesquisa associada à divulgação científica e ensino de ciências tendo, nos últimos anos, orientado teses de doutorado, dissertações de mestrado e monografias de graduação relacionadas com a temática.
Currículo Lattes

Luiz Guilherme Dácar da Silva Scorzafave, USP
Área: Economia
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Teoria Econômica pela USP (2001) e doutorado em Economia pela USP (2004). Atualmente é professor da Universidade de São Paulo, no câmpus de Ribeirão Preto. Atua principalmente nos seguintes temas: economia do crime, economia do trabalho, desigualdade de renda, pobreza, avaliação de políticas e economia da educação.
Currículo Lattes

Luiz Roberto Liza Curi, CNPq/CNE

Área: Políticas Públicas Educacionais
Sociólogo e Doutor em Economia pela Unicamp. É Conselheiro do Conselho Nacional de Educação, desde 2016, tendo sido reconduzido em 2020. Foi Presidente da Câmara de Educação Superior por dois mandatos, de agosto de 2016 a agosto de 2018 e Presidente do Conselho Nacional de Educação de outubro de 2018 a julho de 2020. É membro do Conselho Superior da CAPES e da Comissão de Acompanhamento do Plano Nacional de Pós-Graduação, PNPG/CAPES. Foi membro do Conselho do IPHAN até 2019. No âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, é Analista de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Sênior III, aposentado, do CNPq. Foi, ainda no CNPq, Chefe de Gabinete adjunto e substituto e Chefe da Assessoria Especial do Presidente, foi Diretor da Revista Brasileira de Tecnologia e Secretário Executivo do Programa Avaliação e Perspectivas em Ciência e Tecnologia, tendo participado da organização de projetos estruturantes de ciência e pesquisa no país. No Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, CGEE, foi Chefe de Gabinete e Assessor Especial do Presidente, responsável por programas de formação de recursos humanos em ciência, tecnologia e inovação. No CNPEM, Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, participou do programa Ciência que trata da criação de projeto de formação graduada de recursos humanos de alta qualificação vinculado à Ciência, Tecnologia e Inovação. No Ministério da Educação foi Presidente do INEP, Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, e Diretor Geral de Políticas de Educação Superior, onde foi responsável pela proposta de regulamentação da LDB, no âmbito da avaliação, regulação e supervisão da Educação Superior e responsável pelo processo avaliativo e regulatório das instituições de educação superior. Foi membro do Comitê de Avaliação da OEA e responsável pela representação brasileira no Comitê Mercosul de Educação Superior. No Governo do Estado de São Paulo foi membro do Conselho Superior da Unicamp, Diretor Geral de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Chefe da Cooperação Internacional em Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Cooperação Internacional do Estado de São Paulo. Na Prefeitura de Campinas, SP, ocupou o cargo de Secretário de Cultura, Presidente do Conselho do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural e Presidente da Companhia do Polo de Alta Tecnologia de Campinas, CIATEC. Na Companhia Paulista de Força e Luz, CPFL, foi Sociólogo e responsável pelo Projeto Cultural Força e Luz onde, além de extensa programação cultural, implantou o Centro de Memória da CPFL.
Currículo Lattes
Luiz Roberto Giorgetti Britto, ICB-USP
Área: Neurociências
Possui graduação em Ciências Biomédicas pela Universidade Federal de São Paulo, Aperfeiçoamento na Università di Pisa, Itália, Mestrado em Fisiologia e Biofísica pela Universidade Estadual de Campinas, doutorado em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo, Livre-Docência em Fisiologia pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado em Neurociências na University of California, San Diego. Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Foi Chefe do Departamento de Fisiologia e Biofísica do ICB/USP por três mandatos, Diretor do ICB/USP, Vice-Diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP e Presidente das Comissões de Pesquisa e de Pós-Graduação do ICB/USP. É membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e da Academia Brasileira de Ciências. Atuou nas diretorias da Sociedade Brasileira de Fisiologia, Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento e Federação de Sociedades de Biologia Experimental. Sua atividade principal em pesquisa envolve as neurociências, com uma abordagem multidisciplinar, sendo o cerne de sua atuação a comunicação celular no sistema nervoso e as doenças neurodegenerativas.
Currículo Lattes
Mailce Borges Mota, UFSC
Área: Linguística
Possui doutorado em Letras /Inglês e Literatura Correspondente (UFSC, 2000). É Professora Associada III do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da UFSC. É também membro do Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente e do Programa de Pós-Graduação em Linguística, na mesma instituição. Realizou estágio pós-doutoral no Brain & Language Lab, Departamento de Neurociência, Georgetown University (2008-2009). Foi professora visitante na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve (2010/1) e no Departamento de Linguística da Universidade de Minnesota (1998-1999). Coordena o Laboratório da Linguagem e Processos Cognitivos (LabLing). Sua linha principal de pesquisa tem como foco os aspectos cognitivos e neurocognitivos, típicos e atípicos, da relação entre aprendizagem/processamento da linguagem (L1, L2 e outras) e sistemas de memória.
Currículo Lattes
Marcelo Borges Rocha, CEFET/RJ
Área: Saúde
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), Mestrado em Educação em Ciências e Saúde – Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Possui Pós-doutorado em Administração Pública pela EBAPE na Fundação Getúlio Vargas.Atuou como Professor Assistente do Centro Universitário Augusto Motta e da Universidade Estácio de Sá. Tem experiência na área de Educação, Biologia Marinha e Zoologia, atuando principalmente nos seguintes temas: divulgação científica, taxonomia, biologia marinha e biologia molecular. Leciona disciplinas relacionadas à Bioquímica,Biologia Marinha, Pesquisa e Prática na área de Biologia, Ecologia e Microbiologia. Atualmente atuo como professor no Ensino Superior e no Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Além disso, sou chefe da Divisão de Editoração, responsável pela Revista Tecnologia e Cultura e coordeno o Laboratório de Divulgação Cientifica e Ensino de Ciências (LABDEC). Atuo como avaliador junto ao INEP/MEC para credenciamento e recredenciamento de cursos superiores no Brasil.
Currículo Lattes
Marcelo de Meira Santos Lima, UFPR
Área: Fisiologia
Professor Associado do Departamento de Fisiologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenador do Laboratório de Neurofisiologia da UFPR. É orientador credenciado do Programa de Pós-Graduação em Fisiologia (UFPR) e Programa de Pós-Graduação em Farmacologia (UFPR). Atualmente é vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Fisiologia (UFPR). É Pesquisador Associado da Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE). Tem experiência na área de Neurociências, com ênfase nos estudos do sistema dopaminérgico utilizando modelos animais da doença de Parkinson. Atualmente dedica-se ao estudo da via dopaminérgica nigroestriatal e de seu papel na regulação do sono REM. Outra linha de pesquisa a ser destacada diz respeito à regulação olfatório promovida pelo sistema dopaminérgico, principalmente associado a um contexto de Parkinsonismo e/ou privação de sono REM. Além disso, também atua na busca de biomarcadores precoces para a doença de Parkinson, incluíndo abordagens metabolômicas e neuroquímicas e recentemente tendo grande interesse no núcleo oculomotor. Os seguintes temas são de principal interesse: regulação do sono, modelos animais da doença de Parkinson induzidos por neurotoxinas, privação de sono REM, sistema olfatório, marcadores prodrômicos, neuroquímica, biologia molecular dos neurônios dopaminérgicos.
Currículo Lattes
Marcio da Costa, UFRJ
Área: Educação
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1982), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Sociologia pelo IUPERJ (1998). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenador do GT Educação e Sociedade da Sociedade Brasileira de Sociologia, desde 2004. Atualmente, é assessor especial na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia da educação, política educacional, teoria sociológica, avaliação de políticas públicas e avaliação educacional.
Currículo Lattes

Márcio Flávio Dutra Moraes, UFMG

Área: Linguística
Possui graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1992) e doutorado em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo (1998). Fez treinamento em Ciências da Vida Espacial, Space Life Sciences Training Program – National Aeronautics and Space Administration (SLSTP-NASA), foi Visiting Scholar na University of Illinois College of Medicine at Peoria, Senior Research Fellow no King’s College London e Research Fellow da Harvard Medical School/ Massachusetts General Hospital – Boston. Membro titular da Neurobiology Commission da International League Against Epilepsy (NBC-ILAE). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais: Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Neurociências (NNC) e Diretor do Centro de Tecnologia e Pesquisa em Magneto Ressonância (CTPMAG). Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em neurofisiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: redes neurais, epilepsia e eletrofisiologia.
Currículo Lattes
Márcio Martins Leitão, UFPB
Área: Linguística
Possui graduação em português – Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e Pós-doutorado em Psicolinguística pela Universidade de Lisboa (Financiado pela CAPES). Atualmente é professor associado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e coordena o LAPROL (Laboratório de Processamento Lingüístico), Além disso, foi coordenador do GT de Psicolinguística da ANPOLL no biênio 2013-2014. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Psicolingüística Experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento da correferência, processamento anafórico, processamento linguístico e patologias relacionadas a linguagem (Afasia, Alzheimer, Gagueira), e processamento linguístico em aprendizes de L2. Tem interesse também na interface entre Processamento Linguístico e Educação, além de divulgação científica.
Currículo Lattes
Marco Antonio Ferreira Randi, da UFPR
Área: Ciências Biológicas
Possui graduação em Ciências Biológicas (1986), mestrado (1990) e doutorado (2011) em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, é professor da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Biologia Celular, atuando principalmente nos temas toxicologia celular e ecotoxicologia. Também atua na área de educação em Biologia Celular através do uso de jogos cooperativos, tema sobre o qual desenvolveu seu doutorado.
Confira o currículo Lattes.
Marcus Antonio Rezende Maia FL-UFRJ
Área: Linguística
É doutor em Lingüística pela University of Southern California – USC, (1994). Realizou estágio de pós-doutorado na área de Processamento da Linguagem como pesquisador visitante na City University of New York – CUNY (2003-2004). Atualmente é Professor Titular de Lingüística do Departamento de Lingüística e do Programa de Pós-graduação em Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Linguística entre 2010 e 2015. Representou o Centro de Letras e Artes da UFRJ no Conselho Superior de Pós-graduação (CEPG/UFRJ), por dois mandatos, entre 2009 e 2015. É bolsista de Produtividade em Pesquisa, nível 1C (CNPq) e Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) no triênio 2015-2018. Foi professor visitante no Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas e no Language Acquisition Research Center (LARC), da University of Massachusetts, Amherst, no primeiro semestre de 2012 e no Departamento de Linguística da Massey University, Nova Zelândia, em setembro/outubro de 2015. Fundou e coordena o Laboratório de Psicolingüística Experimental (LAPEX), grupo de pesquisa da UFRJ, registrado no CNPq, em 2001. Coordenou o Grupo de Trabalho de Psicolingüística da ANPOLL no biênio 2006-2008. Organizou a Conferência e a Escola de Altos Estudos Recursion in Brazilian Languages & Beyond, na UFRJ, com apoio da CAPES, CNPq e FAPERJ, em agosto de 2013. Atua nas áreas de Psicolingüística, Teoria e Análise Lingüística e Línguas Indígenas Brasileiras, desenvolvendo pesquisas e orientando projetos sobre processamento sintático e lexical, sintaxe experimental, teoria da gramática, línguas indígenas brasileiras.
Currículo Lattes
Marcus Vinicius Chrysóstomo Baldo, ICB-USP
Área: Neurociências
Médico pela Universidade de São Paulo (1985) e Bacharel em Física, também pela USP (1989), doutorou-se em Fisiologia Humana (Neurofisiologia) pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP (1990), realizando seu pós-doutoramento na Universidade da Califórnia, Berkeley (1993-1995). Docente do ICB-USP desde 1988, é Professor Associado 3 (livre-docente) do Departamento de Fisiologia e Biofísica, onde coordena o Laboratório de Fisiologia Sensorial "Roberto Vieira", dedicado à neurofisiologia da percepção e cognição. Exerceu os cargos de Tesoureiro e Presidente da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) nas gestões 2005-2008 e 2008-2011, respectivamente, e de Secretário Geral da Federação de Associações Latino-Americanas de Neurociências (FALAN), no biênio 2009-2011. É Associate Fellow da Higher Education Academy (AFHEA), Reino Unido, atuando, no momento, como pesquisador visitante do Laboratório de Neuropsicologia e Neurociência Cognitiva, no Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de Oxford.
Currículo Lattes
Maria Beatriz Martins Linhares, USP-RP
Área: Psicologia
Professora Associada (Livre-Docente, MS-5) do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Graduada em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1977), com especialização em Psicologia Clínica Infantil pelo Hospital das Clínicas da FMRP-USP (1978-1979), títulos de especialista em Psicologia Clínica e e Psicologia Hospitalar, conferidos pelo CFP, Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1983) e Doutorado em Ciências (Psicologia Experimental) pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1988). Pós-Doutorado na University of British Columbia (Vancouver, Canadá) realizado em 2002 com Dra Ruth E. Grunau. Livre-Docência na FMRP-USP em 2009. Docente das Disciplinas de Psicologia Médica e Introdução à Comunicação com paciente no Curso de Medicina da FMRP-USP e Psicologia do Desenvolvimento nos Cursos de Terapia Ocupacional, Fisioterapia Nutrição e Metabolismo e Fonoaudiologia da FMRP-USP. Docente-orientadora, Vice-cordenadora (2004-2010) e membro titular da Comissão Coordenadora (2010-2012;2013-2015), do Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental da FMRP-USP (Conceito 7 CAPES). Docente-orientadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FFCLRP-USP (Conceito 5 CAPES ). Docente coordenadora do Serviço de Psicologia Pediátrica do HC Criança do HCFMRP-USP. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Prevenção em Problemas de Desenvolvimento e Comportamento da Criança – LAPREDES (FMRP-USP). Coordenadora de dois Programas de Aprimoramento Profissional do Hospital das Clínicas da FMRP-USP (Psicologia do Desenvolvimento na área da Saúde e Psicopedagogia Clínica). Tem experiência em ensino, assistência e pesquisa na área de Psicologia, com ênfase na área de Tratamento e Prevenção Psicológica, focalizando os seguintes temas: prevenção de problemas de desenvolvimento e comportamento da criança, fatores de risco e proteção ao desenvolvimento de crianças vulneráveis nascidas pré-termo; avaliação do desenvolvimento infantil; avaliação de dor e manejo não-farmacológico da dor em neonatos e crianças; abordagem bio-comportamental no estudo da dor em bebês; temperamento da criança; Cuidado Desenvolvimental em UTI-Neonatal; o impacto psicológico de enfermidades e hospitalização na criança e na família.
Currículo Lattes

Maria Clotilde Henriques Tavares, UnB
Área: Neurociências e Comportamento

Professora Titular do Lab. de Neurociência e Comportamento do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília (UnB). Tem formação em Psicologia (UFPB), Mestrado em Psicologia da Aprendizagem e Desenvolvimento (UnB), Doutorado em Neurociência e Comportamento (USP), especialização em Musicoterapia (em finalização) Treinamento em Musicoterapia Neurológica pelo International Neurologic Music Therapy Training Institute. Como pesquisadora na área de neurociência e comportamento tem utilizado medidas comportamentais e fisiológicas para a investigação de processos cognitivos e perceptuais ao longo do ciclo de vida utilizando humanos e primatas. Orienta em nível de graduação (Iniciação Científica) e de pós-graduação na UnB (PPG em Biologia Animal; PPG em Ciências da Saúde). É revisora de agências de fomento (FAP-DF; CNPq; Capes) e de periódicos nacionais e internacionais, membro da Sociedade Brasileira de Neurospicologia (SBNp), da Sociedade Brasileira de Primatologia, e da Associação Brasileira de Cognição Musical (ABCM). Coordena o projeto de extensão Neurociência da Música voltado para fins de divulgação científica da área, e realizado com outras instituições de ensino superior (UFG, UFABC, UEMG) e a Escola de Música de Brasília. Tem 74 artigos publicados em periódicos internacionais e nacionais. Integra o corpo docente do Conservatório Brasileiro de Músico do Rio de Janeiro.

Currículo Lattes

Maria Cristina Lobo Name, UFJF
Área: Linguística
Possui graduação em Letras Português/Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). É professora associada da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando no Programa de Pós-Graduação em Linguística e no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Psicolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição da linguagem, aquisição lexical, categorias lexicais e funcionais, processamento prosódico. Coordena o NEALP – Núcleo de Estudos em Aquisição da Linguagem e Psicolinguística. Desenvolveu estágio pós-doutoral no Laboratoire de Recherche sur le Langage, na Université du Québec à Montréal (UQAM, Montreal, Canadá), com Rushen Shi (Ago/2009-Jul/2010).
Currículo Lattes
Maria Regina Maluf, PUC SP
Área: Psicologia
Doutora em Psicologia pela Université Catholique de Louvain (1972). Pós-doutorado na University of California, Los Angeles (UCLA), e no Institut National de la Recherche Pédagogique, INRP-CRESAS, Paris. Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde é docente e pesquisadora no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação, área de Psicologia da Educação. Professora livre docente da Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia. Presidente da Sociedade Interamericana de Psicologia (SIP) no período 2008-2010; membro da Diretoria 2005-2013. Membro da Diretoria da International Association of Applied Psychology, IAAP (2003-2010; 2010-2018). Membro da Academia Paulista de Psicologia (Cadeira n. 28); vice-presidente na gestão 2016-2018. Atua na área da Psicologia da Educação e do Desenvolvimento, com publicações em livros e periódicos científicos. Principais temas de estudo e pesquisa: Motivação e perspectiva temporal do futuro, formação do psicólogo para o trabalho na educação, alfabetização e metalinguagem, desenvolvimento sociocognitivo e educação infantil.
Currículo Lattes
Maria Teresa Carthery-Goulart, UFABC
Área: Neurologia
Possui graduação em Fonoaudiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Psicologia (Neurociências e Comportamento) pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Ciências (Neurologia) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2005). Realizou estágio pós-doutoral no Medical Research Council – Cognition and Brain Sciences Unit, Cambridge, Reino Unido (2008). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do ABC (UFABC), Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC) e pesquisadora colaboradora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento – HCFMUSP. Tem experiência na área de Linguagem Oral e Escrita, Memória e Atenção; adaptação transcultural de instrumentos para avaliação de linguagem, cognição e atividades de vida diária e em estudos que investigam a influência da escolaridade e alfabetismo funcional sobre o desempenho em testes cognitivos.Coordena o Grupo de Estudos em Neurociência da Linguagem e Cognição (GELC – UFABC).
Currículo Lattes
Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante, UFPB
Área: Linguística
Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco (1989), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Aquisição da Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição da linguagem, interação mãe-bebê, prosódia, multimodalidade, letramento. É Bolsista de produtividade em pesquisa pelo CNPq.
Currículo Lattes
Marianne Rossi Stumpf, UFSC
Área: Educação
Possui graduação em tecnologia de informática pela Universidade Luterana do Brasil (2000), graduação em Educação de Surdos pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2004) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio na Universidade de Paul Sabatier e Universidade de Paris 8 (2001-2005). Pós-doutorado na Universidade Católica Portuguesa (2013-2014). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina, Chefe de departamento de Libras (2016-2018), membro do Grupo de especialistas em línguas de sinais – World Federation of the Deaf (2016-2019), professora de pós graduação em linguística da USFC. Vice coordenadora do Grupo de Trabalho: Linguagem e surdez ANPOLL (2016-2018). Lider do Grupo de Pesquisa de Estudos sobre o SignWriting registrado no CNPq. Lider do Grupo de Pesquisa Léxico e terminologia em Libras: tradução, validação e tecnologia registrado no CNPq. Tem experiência de 20 anos na área de Educação, com ênfase em Educação de Surdos, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de libras, escrita de sinais pelo sistema SignWriting, sinais internacionais e formação de intérpretes de libras. Membro da comissão de educação bilíngue do MEC. Membro da comissão técnica do Pro-Libras (MEC).
Currículo Lattes
Marilia Zaluar Passos Guimarães, ICB-UFRJ
Área: Neurociências
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Teve bolsa da Pew Latin American Fellows no seu estágio de pós-doutorado em farmacologia molecular na UCSF. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Farmacologia Molecular, com ênfase em Neurofarmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: receptores canabinoides e vaniloides e dor. Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisadora colaboradora no Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino e Coordenadora Científica da Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE).
Currículo Lattes
Marina Leite Puglisi, Unifesp
Área: Fonoaudiologia
Fonoaudióloga graduada pela Universidade Federal de São Paulo (2002); especialista em Desenvolvimento da Linguagem e suas Alterações pela Universidade de São Paulo (2003); doutora em Ciências da Reabilitação pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2010), pós-doutora pela mesma instituição (2012 e 2014) e pela University of Oxford – UK (2013). É atualmente Professora Adjunto do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP e Newton International Fellow pela British Academy, vinculado à University of Oxford. Tem experiência em Linguagem Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento da linguagem e cognição, diagnóstico dos distúrbios de linguagem e programas de intervenção precoce.
Currículo Lattes
Marisa Bittar, UFSCar
Área: Educação
Graduada em História (Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso), Mestra em Educação (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e doutora em História Social (USP). Professora Titular de História, Filosofia e Políticas da Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Realizou Pós-Doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Londres onde também foi Professora Visitante (2014). Fundadora e primeira presidente da ANPUH de Mato Grosso do Sul (Associação Nacional de História). Fundadora e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR, UFSCar. Foi coordenadora do PPGE/UFSCar (2007-2010). Recebeu o Prêmio CAPES 2008 pela melhor tese orientada na área da Educação. Participa do projeto internacional “Mapping the History of Education” e do Centro Internacional de Pesquisas Históricas em Educação (ICHRE/Institute of Education, Londres). É pesquisadora bolsista do CNPq desde 2008.
Currículo Lattes
Martin Pablo Cammarota, IC-UFRN
Área: Neurociências
Biólogo (Biologia Molecular) e Doutor em Medicina (Fisiologia) pela Universidade de Buenos Aires, com Pós-Doutorado em Neuroquímica pela Universidade de Newcastle, é Professor Titular de Psicofarmacologia e Neuroetologia do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde desenvolve pesquisas nas áreas de neuroquímica, neurofisiologia e neurofarmacologia com ênfase no estudo dos processos decorrentes da formação e evocação de memórias.
Currículo Lattes

Maurício Garcia, Solvertank
Área: Ciência Digital
Maurício Garcia é cientista digital na consultoria Solvertank. Pesquisa tecnologias ligadas à inteligência artificial e análise de dados, auxiliando instituições, empresas e organizações a inovar e se transformar digitalmente. Durante quase 40 anos de carreira profissional, atuou em diversos grupos educacionais públicos e privados no Brasil, na Índia e nos Estados Unidos. É Mestre e Doutor pela Universidade de São Paulo e MBA pela Fundação Getúlio Vargas. Realizou projetos, cursos e estágios em instituições como a Universidade de Milão, a Escola Nacional de Alfort em Paris, a Universidade de Montreal no Canadá, a Universidade de Stanford e o Massachusetts Institute of Technology nos Estados Unidos
Currículo Lattes

Miguel Nathan Foguel, PUC Rio
Área: Economia
Possui graduação em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1989) , mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (2007). Atualmente é pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia dos Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: economia do trabalho, salário mínimo, pobreza, desigualdade e avaliação de programas sociais.
Currículo Lattes
Miriam Struchiner, NUTES-UFRJ
Área: Tecnologias digitais
Professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Diretora do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde – NUTES/UFRJ (2002-2010 e 2013-2015), coordenadora do Laboratório de Tecnologias Cognitivas (LTC/NUTES) desde 1995, líder do grupo de pesquisa "Pesquisa e Desenvolvimento de Ambientes Construtivistas de Aprendizagem Presenciais e a Distância com o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação. Atua na área de Tecnologia Educacional, com ênfase na pesquisa e desenvolviimento de Ambientes de Aprendizagem baseados em Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na Educação em Ciências e Saúde, principalmente nos seguintes temas: educação a distância, Internet e Educação, aprendizagem colaborativa, construtivismo social, formação de recursos humanos em saúde e educação em ciências e saúde na escola básica. Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Educação – Boston University (1986) e doutorado em Educação – Boston University (1992).
Currículo Lattes
Monica Carolina de Miranda
Área: Psicologia
Possui graduação em Psicologia pela Universidade São Marcos (1995), mestrado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (2000) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2004). Foi membro fundadora do Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil (NANI), ligado a AFIP. Foi Professor Associado Visitante na Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, Depto de Psicologia (2016-2017). Professor Afiliado (colaborador) da UNIFESP. Atualmente é Professora da Universidade Ibirapuera, atuando no Programa de Mestrado em Psicossomática. Integrante do GT da ANPEPP Psicobiologia, Neurociências e Comportamento; Integrante do GT da ANPEPP Neuropsicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia Cognitiva e do Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção, memória, funções executivas, avaliação, neuropsicologia e desenvolvimento neuropsicológico.
Currículo Lattes
Naercio Aquino Menezes Filho, Insper
Área: Economia
Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1986), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Economia pela University College London (1997). Atualmente é Professor Titular (cátedra IFB) e Coordenador do Centro de Políticas Públicas do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, Professor Associado da Universidade de São Paulo e Consultor da Fundação Itaú Social. Membro do Comitê Científico do Núcleo Ciência pela Infância. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Capital Humano e Organização Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, mercado de trabalho, distribuição de renda, produtividade, tecnologia e desemprego.
Currículo Lattes
Naomar Monteiro de Almeida Filho, UFBA
Área: Saúde Digital, Ensino Superior
Professor Titular de Epidemiologia no Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. Médico, Mestre em Saúde Comunitária, Ph.D. em Epidemiologia. Doctor of Science Honoris Causa: McGill University, Canadá. Professor Visitante nas seguintes universidades: Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, Universidade da Califórnia em Berkeley, Universidade de Montreal e Universidade Harvard. Primeiro Titular da Cátedra Juan Cesar Garcia da Universidad de Guadalajara, México; Professor Convidado da Maestría en Epidemiología da Universidad Nacional de Lanús, Argentina. Pesquisador no campo da epidemiologia de transtornos mentais, particularmente o efeito de raça, racismo, gênero e classe social sobre a saúde mental. Pesquisador nível I-A do CNPq a partir de 1986. Sua produção científica totaliza 375 trabalhos publicados, incluindo 213 artigos em periódicos científicos com peer-review (65 em revistas estrangeiras) e 118 capítulos em coletâneas especializadas (19 no exterior), além de 25 livros técnicos (5 no exterior). Recebeu 29 láureas e comendas de âmbito nacional e internacional. Em sua produção acadêmica, destaca-se uma série de livros-texto sobre o método epidemiológico: Epidemiologia & Saúde (com Zélia Rouquayrol, Rio: Guanabara-Koogan, 6. ed. 2003); Introdução à epidemiologia (com Zélia Rouquayrol, Rio: Guanabara-Koogan, 4. ed. 2006); Epidemiologia & Saúde: Fundamentos, Métodos, Aplicações (com Maurício Barreto, Rio: Guanabara-Koogan, 2011); e sobre aspectos epistemológicos da Epidemiologia e do campo da Saúde Coletiva: Epidemiologia sem números (Rio: Campus, 1989; tradução em espanhol, Buenos Aires: Paltex/Opas, 1992); A Clínica e a Epidemiologia (Rio: Abrasco/ APCE, 2. ed. 1997); A Ciência da Saúde (São Paulo: Hucitec, 2000); La ciencia tímida: ensayos hacia la deconstrucción de la epidemiología (Buenos Aires: Editorial Lugar, 2000); O que é Saúde? (Rio: Fiocruz, 2011); Saúde Coletiva: teoria e prática (com Jairnilson Silva Paim, Rio de Janeiro: Medbook, 2014). Foi Reitor da Universidade Federal da Bahia (2002-2010) e da Universidade Federal do Sul da Bahia (2013-2017). Desde então, tem focalizado sua produção acadêmica em estudos sobre a universidade e sua relação com a sociedade, destacando-se os seguintes livros: Universidade Nova: Textos Críticos e Esperançosos (Brasília: Editora UnB, 2007), em co-autoria com Boaventura Sousa Santos, A Universidade no Século XXI: Para uma Universidade Nova (Coimbra: Almedina, 2008) e, em co-autoria com Fernando Seabra Santos, A Quarta Missão da Universidade (Coimbra: Editora da Universidade de Coimbra, 2012). Atualmente é Professor Aposentado do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, onde atua como Coordenador do INCTI Inovação, Tecnologia e Equidade em Saúde – INTEQ-Saúde, e Professor Visitante no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), onde ocupa a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica, desenvolvendo estudos sobre a relação entre universidade, educação, história e sociedade.
Currículo Lattes
Nara Côrtes Andrade, da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Área: Psicologia
Graduada em psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em neuropsicologia do desenvolvimento (UFBA), doutora em psicologia experimental (USP) e pós-doutorado pela Harvard University. Professora da Universidade Federal de Juiz de Fora, coordenadora do Laboratório Interdisciplinar em Neurodesenvolvimento Humano (LINHA) e pesquisadora associada do Laboratory for Developmental Studies (Harvard University). É representante do Brasil na Sociedade Latino-americana de Neuropsicologia (SLAN), membro do Conselho Diretor da International Neuropsychological Society (INS) e vice-coordenadora do GT de Neuropsicologia da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Tem experiência na área de Psicologia e Saúde Coletiva, com ênfase em Neuropsicologia do Desenvolvimento, Promoção, Prevenção e Reabilitação em Saúde. A sua investigação centra-se na neuropsicologia do desenvolvimento da infância à adolescência, abordando temas como cognição social, emoção e comunicação. Volta-se à análise de fatores de vulnerabilidade e proteção em condições de neurodesenvolvimento típico e atípicos, com ênfase na construção de metodologias de intervenção e reabilitação numa perspectiva interdisciplinar. O seu campo de investigação abrange, também, as relações entre mindfulness, música e neurociências. Tem especial interesse em elaboração, implementação e avaliação de políticas públicas para infância e adolescência.
Confira o currículo Lattes.
Natália Bezerra Mota, UFRJ
Área: Neurociências
Mãe de dois filhos, professora substituta no Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da UFRJ, possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), residência em Psiquiatria pela UFRN (2011), mestrado em Neurociências pelo Programa de Neurociências da UFRN (2013), doutorado em Neurociências pelo Programa de Neurociências da UFRN (2017) e pós-doutorado no mesmo programa (2020). Atualmente, concluindo pós-doutorado pelo Departamento de Física da UFPE (FADE), em colaboração com ICe-UFRN e PUC-RJ, e iniciando pós-doutorado no IPUB UFRJ, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, grafos, diagnóstico, desenvolvimento, esquizofrenia, sonho, EEG. Durante minha formação desenvolvi estratégias computacionais para identificar sinais de sofrimento mental na fala, conseguindo diagnóstico de desordens como a esquizofrenia com mais de 90% de acurácia. Além disso verifiquei o papel da educação formal no desenvolvimento cognitivo de crianças na escola, além de estudar computacionalmente relatos de sonhos e correlatos neurais associados com o processamento de memórias afetivas no início do sono. Sigo atualmente desenvolvendo estratégias de rastreio remoto de sinais de sofrimento mental, e como essas ferramentas podem ser utilizadas dentro do contexto da pandemia do COVID-19.
Currículo Lattes
Natália Martins Dias, UFSC
Área: Psicologia
Psicóloga pela Universidade São Francisco, Mestre e Doutora (com pós-doutorado) em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – São Paulo. Professora (classe A) do Departamento de Psicologia _ Centro de Filosofia e Ciências Humanas _ da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.;Membro do grupo de pesquisa do CNPq: ‘Grupo de Investigação em Neuropsicologia e Desenvolvimento Infantil’ – GINDI e ‘Grupo de Estudos em Psicodiagnóstico e Intervenção em Distúrbios do Desenvolvimento’ – GEPID;Membro do GT ‘Neuropsicologia’ da ANPEPP.;Coordenadora do Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva e Escolar – LANCE-UFSC;Dirige seus estudos à área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Cognitiva, Neuropsicologia e Avaliação Neuropsicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação e intervenção neuropsicológica cognitiva, funções executivas (autorregulação) e desenvolvimento de intervenções remediativas e precoce-preventivas em neuropsicologia infantil. É uma das pesquisadoras pioneiras em ‘Neuropsicologia Escolar’ no Brasil. Bolsista de Produtividade do CNPq.
Currículo Lattes

Nelio Marco Vincenzo Bizzo, FE-USP
Área: Educação
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia – Genética) pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1991). Foi aluno bolsista de pós-graduação da Liverpool University (1990-1) e realizou estágio na Leeds University (1992-3), com bolsa de pós-doutoramento da CAPES/MEC. Foi aprovado no concurso de Livre Docência em Metodologia de Ensino de Ciências (1994) e no concurso de Professor Titular de Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas (2000). Foi Visiting Professor da Università Degli Studi di Verona (2010-1) e da Università Degli Studi di Padova (2014-5). É professor titular (MS6) de Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde atua na graduação e na pós-graduação. Foi membro do Conselho Nacional de Educação, nomeado Secretário de Educação de São Paulo (2003), eleito vice-diretor da Faculdade de Educação da USP (2002-2006), em exercício da direção entre dez/2005 e abr/2006, quando implantou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação `a Docência (DOE 11/Mar/2006), que se tornou referência para o programa nacional (PIBID) implementado quase dois anos depois (DOU 13/Dez/2007). Foi selecionado como perito do Painel Internacional de Biodiversidade e Serviços de Ecossistemas (Intergovernmental Platform on Biodiversity and Ecosystem Services – IPBES, 2014-8), órgão ligado à ONU, e é coordenador científico do Núcleo de Pesquisa em Educação, Divulgação e Epistemologia da Evolução (EDEVO-Darwin), da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, história da ciência aplicada ao ensino de ciências, ensino de evolução, e metodologia de ensino da ciência.
Currículo Lattes
Olga Rolim Rodrigues, Unesp
Área: Psicologia
Possui graduação em Psicologia pela Fundação Educacional de Bauru, mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos, doutorado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (IP/SP) e livre-docência em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, da Faculdade de Ciências, campus de Bauru, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Tem vários livros publicados (Psicologia da saúde: perspectivas interdisciplinares; Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem:investigações e análises), capítulos de livros e artigos publicados em periódicos com referee. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, especificamente desenvolvimento infantil e as variáveis que o influenciam. Entre as temáticas de desenvolvimento infantil estão: avaliação de desenvolvimento, interação mãe-bebê, prematuridade, impacto de mal formações e síndromes e, também, a influência de variáveis maternas como escolaridade, saúde emocional materna e práticas educativas. É bolsista Produtividade em Pesquisa, do CNPq (Pq-2).
Currículo Lattes
Pâmela Billig Mello Carpes, Unipampa
Área: Fisiologia
Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq/BF nível 1D. Senior fellow IBRO/IBE-UNESCO Science of Learning 2018. Ganhou o Prêmio Para Mulheres na Ciência L’Oreal/UNESCO/Academia Brasileira de Ciências em 2017. Professora Associada na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), onde lidera o Grupo de Pesquisa em Fisiologia da UNIPAMPA, coordena o Programa “POPNEURO: Ações para divulgação e popularização da Neurociência” e participa do grupo Cientistas do Pampa. É docente orientadora do Programa Multicêntrico de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas/Unipampa, do PPG Bioquímica da UNIPAMPA, e do PPG Fisiologia da UFRGS. Atualmente é coordenadora do Programa Multicêntrico de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas/Unipampa, coordenadora substituta do curso de especialização em Neurociência Aplicada à Educação, e membro da Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis). Além da SBFis, é sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento e membro regular da American Physiological Society. Tem experiência em pesquisa na área de neurofisiologia da memória e ensino de fisiologia e divulgação da (neuro)ciência. É pesquisadora associada da Rede Ciência para a Educação (CpE). Mãe de um filho de 14 anos, é atuante na causa das mulheres na ciência.
Currículo Lattes
Patricia Alejandra Behar, UFRGS
Área: Educação
Professora Titular da Faculdade de Educação e dos Cursos de Pós Graduação em Educação (PPGEdu) e em Informática na Educação (PPGIE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui bolsa de Desenvolvimento Tecnológico e Expansão Inovadora (DT), nível I. Mestre (1991-1993) e Doutora (1994-1998) em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância (EAD) e Informática na Educação. Atua, principalmente, nos seguintes temas: desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), produção e avaliação de materiais educacionais digitais, arquiteturas pedagógicas, modelos pedagógicos para EAD, construção do conhecimento em AVAs, formação de professores em AVAs. Coordena o Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação (NUTED) da Faculdade de Educação (FACED) e vinculado ao Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED). Desenvolveu o ambiente virtual ROODA, utilizado como uma das plataforma de EAD da UFRGS em cursos presencias, semi e totalmente a distância, por mais de 52000 usuários. Membro do comitê IFIP (International Federation for Information Processing) Technical Committee 3-Education. Autora dos Livros MODELOS PEDAGÓGICOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. ArtMed: Porto Alegre, 2009 e COMPETÊNCIAS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Penso: Porto Alegre, 2013. Ganhadora do Prêmio CAPES de TESE EDIÇÃO 2012 na área INTERDISCIPLINAR, como orientadora. Membro da Rede Nacional de Ciência para Educação. Coautora de um dos documentos temáticos;Competências Socioemocionais, Metacognição e Tecnologia Educacional
Currículo Lattes
Patrícia Augustin Jaques Maillard, Unisinos
Área: Ciência da Computação
Patrícia Jaques Maillard é bolsista de produtividade tecnológica (nível 2) do CNPq. Doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio de doutorado no Laboratório de Informática de Grenoble, na França. Realizou pós-doutorado na Carnegie Mellon em 2012, no Human Computer Interaction Institute. Atualmente é professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), onde orienta alunos de mestrado, doutorado, trabalho de conclusão e iniciação científica. Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial aplicada à Educação. Publicou diversos artigos em periódicos especializados e vários trabalhos em anais de eventos, além de editar livros e escrever capítulos de livros voltados ao tema de Inteligência Artificial aplicada à Educação e Informática na Educação. Recebeu dois prêmios de melhor artigo de conferência, sendo a apresentadora: (1) na conferência internacional IBERAMIA 2004 e (2) no SBIE 2008. Foi orientadora dos seguintes trabalhos premiados: (2) Prêmio ASSESPRO de melhor TCC do curso de Sistemas de Informação, 2017/2; (1) Prêmio Assespro de melhor TCC 2016/1 no curso de Análise; (2) dissertação de mestrado de Henrique Seffrin, que ganhou o terceiro lugar no Concurso de Dissertações de Mestrado em Informática na Educação (CTD-IE) do IV CBIE 2015; (3) trabalho de Conclusão de Graduação de Fábio Alves, que ganhou o primeiro lugar no concurso de TCCs do CBIE 2014; (4) dissertação de mestrado de Tiago Kautzmann, que ganhou o segundo lugar no Concurso de Dissertações de Mestrado em Informática na Educação (CTD-IE) do V CBIE 2016. Foi Coordenadora do Comitê de Programa do CSBC-WIE 2010, chair da Trilha de Inteligência Artificial do SBIE-WIE 2011 e coordenadora geral do DesafIE 2016. A profa. Patrícia também foi avaliadora externa da Agência Nacional de Pesquisa da França e faz parte do Editorial Board do Springer Journal on Multimodal User Interfaces e da Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), além de participar do comitê de programa de várias conferências nacionais e internacionais renomadas em Informática na Educação, Inteligência Artificial e Computação Afetiva (tais como ITS, ACII, SBIE, SBIA, etc). Foi membro da Comissão Especial de Informática na Educação do SBC nos anos de 2011, 2012, 2015, 2016 e 2017. Patricia foi coordenadora do projeto CAPES/COFECUB PRAIA (2006-2010), coordenadora do lado brasileiro do projeto STIC-AMSUD ACAI (2011-2012) e é coordenadora internacional de projeto STIC-AMSUD Empatia em andamento (2018-2019). Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial aplicada a Educação.
Currículo Lattes
Patricia Coelho de Velasco, da Uerj
Área: Nutrição
Atualmente, é professora em Nutrição Clínica do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), bem como coordenadora da Pós-graduação Lato Sensu de Nutrição Clínica – modalidade Residência (2021- atual). É bacharel em nutrição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO-2006), mestre em Neuroimunologia pelo Programa de Pós-graduação em Neuroimunologia da Universidade Federal Fluminense (UFF-2009) e doutora em Neurociências pelo Programa de Pós-graduação em Neurociências da UFF (2013). Sua formação também inclui dois pós-doutorados no Laboratório de Bioquímica Nutricional do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014 e 2019). Tem experiência nas áreas de nutrição, bioquímica e neurociências, com ênfase em: lipídios dietéticos; desenvolvimento do sistema nervoso central; programação metabólica; e nutrição clínica pediátrica.
Currículo Lattes.
Patricia Pestana Garcez, IDOR/UFRJ
Área: Neurociência
Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Ciências Morfológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutorado sanduiche na Friederich-Schiller Universitaet Jena (2008). Completou seu postdoc no National Institute for Medical Research (Mill Hill- Londres) no período de 2009 até 2015. Atualmente é pesquisadora e professora adjunta no Instituto de Ciências Biomédicas (UFRJ). Tem experiência na área Neurociências, com ênfase nos mecanismos moleculares e celulares das principais etapas do desenvolvimento do cortex cerebral: Neurogênese, Migração neuronal e Direcionamento axonal.
Currículo Lattes
Paula Campello Costa Lopes, UFF

Área: Neurociências

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), Bolsista de produtividade do CNPq nível 2 desde 2010. Foi Jovem Cientista do Nosso Estado no período de 2010_2013 e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Neurociências da Universidade Federal Fluminense de 2018_2022. Atualmente é Professora Titular, Cientista do Nosso Estado (FAPERJ – 2019) e chefia o Laboratório de Neuroplasticidade vinculado ao Programa de pós-graduação em Neurociências da UFF, onde é orientadora permanente. Tem experiência na área de Biofísica, com ênfase em Neurobiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento, neuroplasticidade, via visual, sistema purinérgico e citocinas. Mais recentemente vem trabalhando com modelos animais de Retinose Pigmentar e Ansiedade. É mãe de 2 meninos e esteve de licença maternidade em 2003 e 2008.

Currículo Lattes

Paulo Eduardo Luiz de Mattos, IDOR/UFRJ
Área: Neuropsiquiatria
Graduado em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), doutorado em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), pós-doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenador da Disciplina de Psiquiatria e Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFRJ (2005 até o presente). Pesquisador do Instituto Dor de Pesquisa e Ensino – IDOR (2011 até o presente). Membro do Comitê Editorial das revistas Jornal Brasileiro de Psiquiatria (Instituto de Psiquiatria – UFRJ), Revista de Psiquiatria Clínica (Instituto de Psiquiatria – USP) e Journal of Attention Disorders. Coordenador do GEDA. Grupo de Estudos do Deficit de Atenção do Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (2003-2005 e 2007-2009)
Currículo Lattes
Paulo Henrique Rosado de Castro, ICB-UFRJ
Área: Neurociências
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), doutorado em Medicina (Radiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) através do Programa de Formação em Pesquisa Médica (MD/PhD), pós-doutorado pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014) e residência médica pelo Instituto Nacional de Câncer (2015). Atualmente é Professor Adjunto A do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação em Medicina (Radiologia) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Currículo Lattes

Paulo Sergio Boggio, Mackenzie SP
Área: Neurociências
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1998), especialização em Neuropsicologia pela divisão de Neurologia da FM-USP, mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Psicologia (Neurociências e Comportamento) pela Universidade de São Paulo (2007). Coordena o Laboratório de Neurociência Cognitiva e Social. É Professor do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento e do Curso de Psicologia da UPM. É pesquisador colaborador do Laboratory of Neuromodulation, Harvard Medical School. Em 2011, foi eleito Membro Afiliado da Academia Brasielira de Ciências. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia e Neurociência Cognitiva, Social e Afetiva Tem experiência com o uso de técnicas não-invasivas de estimulação cerebral, eletroencefalografia de alta densidade, eye-tracking, entre outras.
Currículo Lattes
Priscilla Oliveira Silva Bomfim, UFF

Área: Neurociências aplicada à educação

Pós- doutorado (2008) pelo laboratório de pesquisa sobre o timo na Fiocruz (RJ). Doutora em Ciências (Biofísica – área de concentração neurobiologia) pelo programa de pós-graduação em Biofísica do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Mestre em Neuroimunologia pela Universidade Federal Fluminense (2003). Graduada em Fisioterapia pela Escola Superior de Ensino Helena Antipoff (2000). Esteve em intercâmbio científico no Nencki Experimental Biology Institute em Varsóvia (2010 e 2012). Atualmente ocupa o cargo de Professor Associado III na Universidade Federal Fluminense no Departamento de Neurobiologia e é Professora Colaboradora do Programa de pós-graduação em Neurociências da UFF, além de pesquisadora responsável pelo NuPEDEN (Núcleo de Pesquisa, Ensino, Divulgação Científica e Extensão em Neurociências) da UFF. Ocupou a chefia do departamento de Neurobiologia (2012-2014) e é subcoordenadora do bacharelado em Neurociências do curso de ciências biológicas da UFF desde 2014. Tem experiência nos seguintes temas: desenvolvimento, período crítico, plasticidade neural, matriz extracelular, proteínas sinápticas e transtornos do desenvolvimento. Seus projetos de pesquisa estão voltados a Neurociência básica e aplicada, com enfâse em ensino (Neurociências aplicadas ao aprendizado) e a comunicação pública das neurociências. Coordenou a Olimpíada Brasileira de Neurociências para Graduandos (OBNG)- parceria UFF e UFRJ. Coordenadora geral do Academia na Escola (UFF-Fiocruz). É membro associado ao INCT em Neuroimunomodulação (INCT-NIM/CNPq) e à Rede de Neuroinflamação do Rio de Janeiro (RENEURIN/FAPERJ).É pesquisadora associada à Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE). Assinou a coluna “Como diria o cérebro” (2020-2023) e assina a coluna ” De onde vem…” da revista Ciência Hoje das Crianças (CHC) vinculada ao Instituto Ciência Hoje (ICH).

Currículo Lattes

Raquel Meister Ko Freitag, UFS
Área: Linguística
Professora do Departamento de Letras Vernáculas, do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Sergipe. Graduada em Letras, mestre e doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina, área de concentração Sociolinguística. Tenho me dedicado à documentação sociolinguística, com descrição de fenômenos na perspectiva da produção, da percepção e do processamento, considerando as dimensões perceptual-cognitiva e pragmática da variação linguística. Tenho discutido aspectos metodológicos da documentação sociolinguística, especialmente a questão dos deslocamentos e contatos dos falantes e o seu trânsito em comunidades de práticas. Também desenvolvo atividades de popularização da ciência e estímulo à pesquisa na educação básica, com o projeto Cienart e com a organização da Feira Científica de Sergipe durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Coordeno o Condomínio de Laboratórios Multiusuário de Informática e Documentação LAMID da Universidade Federal de Sergipe. Fui secretária da Associação Sergipana de Ciência ASCi, biênio 2016-2018. Sou Pesquisadora Associada da Rede Nacional de Ciência para Educação (CpE) e editora-chefe da Revista da ABRALIN. Tenho coordenado projetos pesquisa interinstitucionais aprovados por agências de fomento que resultam em publicações científicas de impacto (o que pode ser conferido não só pela classificação nos estratos mais altos do Qualis/CAPES, mas também pelo número de citações no Google Acadêmico) e na formação de recursos humanos em nível de graduação, mestrado e doutorado, além da criação e fortalecimento de redes de colaboração científica e popularização da ciência.
Currículo Lattes
Régine Kolinsky, Université Libre de Bruxelles
Área: Neurociência cognitiva
Os principais temas de investigação da professora Régine Kolinsky são as consequências cognitivas e cerebrais da literacia e da escolarização, bem como as interações entre a linguagem escrita e oral, assim como entre a linguagem e a música. Para esse efeito, estuda tanto crianças com dislexia de desenvolvimento e típicas como adultos em vários níveis de literacia, daqueles que ficarem totalmente iletrados por motivos socioculturais até altamente letrados. Esta também envolvida em pesquisa a respeito dos métodos de alfabetização, sobretudo de jovens e adultos. Mais recentemente começou a estudar as implicações sociocognitivas da literacia e da escolarização, tais como o pensamento crítico e a autodefesa intelectual. Mais especificamente, esta interessada em compreender as raízes sociocognitivas da crença nas notícias falsas (“fake news”) e do apoio às teorias da conspiração. O seu trabalho baseia-se numa combinação de métodos comportamentais, fisiológicos e neurocientíficos (registo dos movimentos oculares, eletrofisiologia – potenciais evocados-, ressonância magnética funcional, etc.).
Currículo Lattes
Ricardo Mario Arida, Unifesp
Área: Neurociências
Mestrado em Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo (1995), Doutorado em Medicina (Neurologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1999) e Pós-Doutorado pela Universidade de Oxford-UK. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de São Paulo. É pesquisador 1C do CNPq. É Vice-Coordenador do Programa de Pós-graduação em Neurologia-Neurociências EPM-UNIFESP (Nota 6 CAPES). Tem experiência nas áreas de Neurociências e Fisiologia do Exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: epilepsia, epilepsia e atividade física, sistema nervoso central e exercício físico e desenvolvimento cerebral e atividade física.
Currículo Lattes
Ricardo Paes de Barros, Insper/IAS
Área: Economia
É graduado em engenharia eletrônica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), com mestrado em estatística pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e doutorado em Economia pela Universidade de Chicago. Possui pós-doutorado pelo Centro de Pesquisa em Economia da Universidade de Chicago e pelo Centro de Crescimento Econômico da Universidade de Yale. Integrou o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA) por mais de 30 anos, onde realizou inúmeras pesquisas focadas em questões relacionadas aos temas de desigualdade e pobreza, mercado de trabalho e educação no Brasil e na América Latina. Em 2015, Ricardo PB deixou o serviço público, assumindo a Cátedra Instituto Ayrton Senna no Insper, onde se dedica ao uso de evidência científica para identificação de grandes desafios nacionais e para a formulação e avaliação de políticas públicas, cobrindo os temas de produtividade do trabalho, educação, primeira infância, juventude, demografia, imigração, além dos tradicionalmente recorrentes em sua trajetória, desigualdade, pobreza e mercado de trabalho.
Currículo Lattes
Ricardo Primi, USF
Área: Psicologia
É Psicólogo pela PUC-Campinas, Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo com parte desenvolvida na Yale University (EUA) sob orientação de Robert J. Sternberg. Coordenador do Laboratório de Avaliação Psicológica e Educacional (LabAPE). As pesquisas que coordena recebem financiamento do CNPq (produtividade em pesquisa), FAPESP, CAPES e Instituto Ayrton Senna (IAS). É Professor Associado do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade São Francisco (Mestrado e Doutorado em Avaliação Psicológica). Foi presidente do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP) e membro da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica do Conselho federal de Psicologia. É membro da Comissão da Área de Psicologia do MEC/INEP e da CAPES. É membro do comitê diretivo do EduLab21 Centro de Conhecimento do IAS. Em 2009 foi professor visitante na University of Toledo (Ohio, EUA) com bolsa Fulbright/CAPES. Leciona disciplinas de Avaliação Psicológica, Estatística, Psicometria, Teoria de Resposta ao Item e Modelagem com Equações Estruturais e desenvolve trabalhos de pesquisa em Avaliação da Inteligência e Avaliação da Personalidade.
Currículo Lattes
Roberta Ekuni de Souza, UENP
Área: Psicologia
Professora Adjunta na Universidade Estadual do Norte do Paraná. Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá; Mestre em Ciências (bolsista FAPESP) e Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo com período sanduíche no Memory Lab na Washington University in St. Louis (Bolsa PDSE – CAPES). Editora da coleção “Caçadores de Neuromitos”. Também é Professora convidada em cursos de pós-graduação e palestras em eventos científicos, lecionando temas como: neuropsicologia, neurociência e educação. Coordena o ” Grupo de Estudos em Neurociência” na UENP com várias ações de divulgação científica. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: memória, cognição, neurociência e educação. Mãe do Luke (Licença maternidade de Nov/2018 à Maio/2019).
Currículo Lattes
Roberto Giugliani, IB-UFRGS
Área: Genética
Professor Titular do Departamento de Genética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pesquisador I A do CNPq e Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Genética Médica Populacional (INAGEMP). Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizou seu Doutorado na área de Genética na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e o Pós-doutorado no Guy?s Hospital, em Londres, onde complementou sua formação sobre Erros Inatos do Metabolismo, tema ao qual já se dedicava desde o início do curso de graduação. Teve treinamentos adicionais de pós-doutorado em Gênova, Paris, Zurich, Oakland e Sydney. Fundou e chefia o Serviço de Genética Médica no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, um dos centros mais completos nessa área no continente, reconhecido pela Organização Mundial da Saúde como Centro Colaborador para o Desenvolvimento de Serviços de Genética na América Latina, do qual é Diretor. Projeta-se internacionalmente pelas suas atividades de pesquisa nos erros inatos do metabolismo, focalizando aspectos bioquímicos, genéticos e clínicos dessas anormalidades, em especial das doenças lisossômicas. Seu interesse estende-se também ao desenvolvimento de métodos inovadores de tratamento de doenças genéticas, incluindo reposição enzimática e terapia gênica. Criou e coordena a Escola Latino-Americana de Genética Humana e Médica, que promove cursos anuais para jovens estudantes de pós-graduação, residentes e pós-doutorandos de toda a América Latina. Contribui como assessor ou participa como membro ou consultor de numerosas entidades e iniciativas internacionais, como a Organização Mundial da Saúde. Foi fundador e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Genética Clinica e da Rede Latino-Americana de Genética Humana. Foi Secretário Regional da SBPC-RS e Membro do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia do RS. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina. Entre outros reconhecimentos, recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico e o Prêmio FAPERGS/Copesul – Pesquisador Destaque na área de Ciências da Saúde. É Vice-Presidente da Sociedade Latino-Americana de Erros Inatos do Metabolismo e Triagem Neonatal e Coordenador do seu Conselho Administrativo. Foi designado coordenador global do International Committee;, que reúne os representantes das sociedades de erros inatos do metabolismo de cada continente. Participa do Conselho Editorial de várias publicações científicas, sendo editor-chefe do Journal of Inborn Errors of Metabolism and Screening. Desenvolve intensa atividade de formação de recursos humanos, tendo orientado mais de 100 teses e dissertações. Tem mais de 450 publicações, a maioria em revistas internacionais.
Currículo Lattes
Roberto Lent, ICB-UFRJ
Fundador e atual coordenador geral da Rede CpE.
Área: Neurociências
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973), doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), e pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (1979-82). É professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e ex-diretor do Instituto de Ciências Biomédicas (2007-2014). É membro titular da Academia Brasileira de Ciências, presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ciência Hoje, e Coordenador da Rede Nacional de Ciência para Educação. Chefia o Laboratório de Neuroplasticidade do Instituto de Ciências Biomédicas. Atua na área de Morfologia, com ênfase em Neuroembriologia, desenvolvendo as seguintes linhas de pesquisa: desenvolvimento e plasticidade do córtex e comissuras cerebrais, quantificação de estruturas cerebrais de diferentes espécies, e estudos do córtex cerebral humano. Atua também em Divulgação Científica para adultos e crianças, com livros publicados para ambos.
Currículo Lattes
Rochele Paz Fonseca, PUCRS
Área: Psicologia
É graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Luterana do Brasil (2000) e em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Possui especialização em Motricidade Oral pelo CEFAC-SP e pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2002), em Cinesiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS(2002) e em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2006). É especialista em Neuropsicologia (CFFa). É Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e Doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), com Doutorado sanduíche no Centre de Recherche do Institut Universitaire de Gériatrie de Montréal, Faculdade de Medicina, Universidade de Montreal (2005-2006). Tem Pós-Doutoramento em Clínica e Neurociências (PUC-Rio, 2007), em Medicina (Neurorradiologia) (UFRJ, 2010) e em Ciências Biomédicas (Centro de Neuroimagem) na Universidade de Montreal (Canadá, 2011). Recebeu Prêmio CAPES de Teses em Psicologia em 2007. Atualmente é Professora Adjunta da Faculdade de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, área de concentração Cognição Humana da PUCRS. Coordena o Grupo de Pesquisa Neuropsicologia Clínica e Experimental (GNCE), PUCRS, sendo Bolsista Produtividade 2 do CNPq. É editora da Revista Neuropsicologia Latinoamericana, periódico internacional oficial da Sociedade Latinoamericana de Neuropsicologia (SLAN). É membro da diretoria gestão 2016-2018 da Associação Brasileira de Editores Científicos de Psicologia (ABECiPsi). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia, Avaliação neuropsicológica, Psicologia cognitiva e Psicologia experimental. Na área de Fonoaudiologia, tem experiência em linguagem e motricidade orofacial. Suas principais linhas de pesquisa são (1) Avaliação neuropsicológica: construção e adaptação de instrumentos e tarefas de neuroimagem, (2) Neuropsicologia do desenvolvimento: da infância ao envelhecimento, (3) Neuropsicologia Cognitiva, (4) Perfil neuropsicológico de populações neurológicas e psiquiátricas e (5) Reabilitação neuropsicológica: estudos comportamentais e de neuroimagem. Possui cooperação de pesquisa com investigadores internacionais (Université de Montréal, University of Ottawa, Universidad de Salamanca, Universidade Católica Portuguesa, entre outras) e nacionais (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de São Paulo, Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal de Minas Gerais, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Currículo Lattes

Rogerio Arena Panizzutti, ICB-UFRJ
Área: Neurociências
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutorado pelo Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ, com período sanduíche no Novartis Biomedical Institute, na Suíça, pós-doutorado na Universidade da California, San Francisco com Human Frontier Science Program Fellowship e Título de Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Atualmente é Professor Associado do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) e do Instituto de Psiquiatria (IPUB) da UFRJ, bolsista de produtividade do CNPq nível II, Jovem Cientista da FAPERJ e Coordenador do Programa de Pesquisa em Neurociência Básica e Clínica do ICB-UFRJ. Tem experiência na área de Neurociências e Psiquiatria, atuando principalmente nos seguintes temas: treino cognitivo, neuroterapia cognitiva, neuroplasticidade, esquizofrenia, demências e aminoácidos neurotransmissores. É co-fundador da NeuroForma Tecnologias, empresa pioneira no Brasil no desenvolvimento de treino cognitivo computadorizado.
Currículo Lattes
Ronice Muller de Quadros, UFSC
Área: Linguística
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Caxias do Sul (1992), mestrado (1995) e doutorado (1999) em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com estágio na University of Connecticut (1997-1998). Pós-doutorado na University of Connecticut e Gallaudet University (2009-2010). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina; pesquisadora 1D do CNPq; líder do Grupo de Pesquisa do CNPQ, Corpus de Libras; participa no Grupo de Pesquisa do CNPQ de Literatura em Línguas de Sinais; é membro editorial dos seguintes periódicos: Espaço (INES) (0103-7668), Journal of Deaf Studies and Deaf Education (1465-7325) e Sign Language & Linguistics (1387-9316). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Psicolinguística e Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: língua de sinais brasileira, aquisição da língua de sinais, bilinguismo bimodal, línguas de herança, educação de surdos e tradução e interpretação de língua de sinais.
Currículo Lattes
Rosa Maria Vicari, UFRGS
Área: Ciências da Computação
Associado da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Possui graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1980), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985) e doutorado em Engenharia Electrotécnica e Computadores pela Universidade de Coimbra (1990). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no Instituto de Informática da UFRGS (INF) e também coordenadora da Cátedra UNESCO em Tecnologias de Comunicação e Informação na Educação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: tutores inteligentes, sistemas multiagentes, sistemas tutores inteligentes e informática na educação.
Currículo Lattes
Rosângela Gabriel, UNISC
Área: Linguística
Professora e pesquisadora do curso de graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), área de concentração “LEITURA: estudos linguísticos, literários e midiáticos”, da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), RS, Brasil. Possui Graduação em Letras pela Fundação Alto Taquari de Ensino Superior (1993), Mestrado em Letras, área de concentração em Lingüística, pela PUCRS (1996), Doutorado em Letras / Linguística, pela PUCRS (2001), tendo realizado doutorado-sanduíche no Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de Oxford / Inglaterra (1999-2000). Coordenadora de Pós-Graduação Stricto Sensu (2009-2012) e Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (2013) da Unisc. Coordenadora do GT Linguística e Cognição da ANPOLL nos biênios 2012-2014 e 2016-2018. Pesquisadora visitante no Centre de Recherche Cognition & Neuroscience (CRCN), da Universidade Livre de Bruxelas (BEX CAPES), no período de fev/2015 a jan/2016. Editora da revista Signo – ISSN 1982 2014, do CEPELL UNISC, desde 2006. Líder do Grupo de Pesquisa Linguagem e Cognição CNPq desde 2003. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq desde 2015. Coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado, da Unisc (2016-2017/2018-2019). Membro da Society for the Scientific Study of Reading – SSSR. Membro da ABRALIN – Associação Brasileira de Linguística. Pesquisadora Associada à Rede Nacional de Ciência para a Educação – RNCE. Tem experiência na área de Linguìstica, com ênfase em Ciências Cognitivas, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura (alfabetização, compreensão e avaliação em leitura), cognição, memória, aquisição e processamento da linguagem oral e escrita.
Currículo Lattes
Rosinda Martins Oliveira, UFRJ
Área: Psicologia
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Psicologia Experimental – University of Oxford (1994). Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora nas áreas da psicologia cognitiva, neuropsicologia e testes neuropsicológicos. Neuropsicóloga com experiência em avaliação neuropsicológica e reabilitação cognitiva na área clínica e do trabalho.
Currículo Lattes
Rosita Edler Carvalho
Área: Educação
Possui graduação em Orientação Educacional pela Universidade Santa Úrsula(1966), graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula(1972), graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(1965), especialização em Neuropsicologia pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro(2009), especialização em Teoria e Técnicas Psicopedagógicas pelo Centro de Estudos Psicopedagógicos do Rio de Janeiro(2008), especialização em Especialização em Psicopedagogia pelo Instituto de Pesquisas Educacionais, Serviço de Ortofrenia e Psicologia(1962), mestrado em Políticas Públicas pela Escola Superior de Guerra(1984), mestrado em Psicologia pelo Fundação Getúlio Vargas(1977), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1996), ensino-medio-segundo-graupelo Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro(1956), aperfeicoamento em Teoria e Prática Psicopedagógica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(1982) e aperfeicoamento em Planejamento em Educação Especial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1977). Atuando principalmente nos seguintes temas: transtorno de aprendizagem.
Currículo Lattes
Rubem Carlos Araújo Guedes, UFPE
Área: Neurociência
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1971), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975) e doutorado em Medicina Humana – Georg-August Universitat Gottingen/Alemanha (1981). Realizou estágios pós-doutorais (1)no Max-Planck Institute for Chemical Biophysics, em Göttingen/Alemanha (1988-89), (2)no Kyushu Institute of Technology, no Japão (2000), (3) no Department of Clinical Neurophysiology, Faculty of Medicine of the University of Göttingen (em 2005) e (4) no Department of Pharmacology, University of Oxford, UK (Agosto-Novembro de 2015). Desde 1993 é professor titular da Universidade Federal de Pernambuco, mediante aprovação em concurso público de títulos e provas com defesa de tese experimental. Foi Presidente Nacional da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC), no período 1999-2002. Foi eleito Membro Titular da Academia Pernambucana de Ciências em 2003. É professor permanente dos Programas de PG em Nutrição e em Bioquímica e Fisiologia, ambos da UFPE. É Editor Associado das 3 seguintes revistas: 1) “Nutritional Neuroscience” (USA), 2) “Frontiers in Aging Neuroscience” (Switzerland) e 3) Brain Sciences (Manchester-UK), nas três com a prerrogativa de conduzir o processo editorial (indicando revisores) e ao final decidir pela aceitação ou rejeição dos manuscritos. Tem experiência na área de Fisiologia e Nutrição, com concentração em Neurofisiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: (1)Neurofisiologia, (2)Desnutrição e desenvolvimento fisiológico, (3)Depressão alastrante cortical, (4)Nutrição e neurotransmissores; (5)Neurofarmacologia e Nutrição. Tornou-se professor aposentado da UFPE em abril de 2022.
Currículo Lattes

Sabine Pompéia, Unifesp
Área: Psicobiologia
Possui graduação em Ciência Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1988), mestrado em Psicologia (área de concentração "Neurociências e Comportamento") pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Ciências pelo Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (2000). Foi Profa. Afiliada da Universidade Federal de São Paulo de 2006 a 2009, Profa. Adjunta Substituta (Psicofarmacologia, Dep. de Psicobiologia) da Universidade Federal de São Paulo de 2009 a 2010 e é atualmente Profa. Adjunta na área de Cognição Humana no Dep. de Psicobiologia, UNIFESP. É também revisora de vários periódocos internacionais como Psychopharmacology, Farmacology Biochemistry and Behavior, British Journal of Clinical Pharmacology, Addiction (Toronto), BMC Medical Ethics, e The Quarterly Journal of Experimental Psychology. Sua área original de investigação foi Psicofarmacologia, bem como adaptação de testes cognitivos para uso no Brasil, mas atualmente investiga a cognição humana (em geral, de pessoas saudáveis) e correlatos fisiológicos dos seguintes processos: memória, funções executivas, atenção e sono. Ela é Chefe da área da Disciplina de Psicobiologia do Departamento de Psicobiologia da UNIFESP, membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFESP desde 2011 e da Rede Nacional de Ciência para Educação. Ela está engajada no momento em uma ampla investigação sobre o desenvolvimento da autorregulação do comportamento na adolescência/puberdade.
Currículo Lattes

Seiji Isotani, USP
Área: Ciência da Computação
Seiji Isotani é Professor Associado (Livre-Docente) e Vice-Chefe do Departamento de Sistemas de Computação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP). Possui Bacharelado e Mestrado em Ciência da Computação pelo IME-USP. Fez especialização em Aprendizagem Colaborativa e Engenharia de Ontologias. E concluiu seu doutorado em Engenharia da Informação na Osaka University (Japão). Realizou seu Pós-Doutorado em Ciência Cognitiva na Carnegie Mellon University (EUA) onde foi contratado e permaneceu no quadro docente (Faculty) até 2011. É fundador e atual co-coordenador do Laboratório de Computação Aplicada à Educação e Tecnologia Social Avançada (CAEd). É também co-fundador de duas empresas de base tecnológica (startups), sendo uma na área de tecnologias educacionais (MeuTutor) e outra na área de tecnologias semânticas (Linkn – Boa Moradia). Ambas premiadas em diferentes oportunidades pela produção e aplicação de inovações tecnológicas no setor. Tem realizado pesquisas sobre os seguintes temas: sistemas tutores inteligentes, CSCL, gamificação, engenharia de ontologias,dados abertos conectados (linked open data), web semântica e mineração de dados educacionais. Publicou mais de uma centena de artigos científicos, possui mais de 1000 citações e, de acordo com o Google Scholar, está na lista dos 40 pesquisadores mais citados em suas áreas de atuação. Recebeu diversos prêmios em sua carreira de entidades como a SBC, IBM, ACM, IEEE, dentre outras. Atua como Membro do Comitê de periódicos e eventos científicos nacionais e internacionais, além de ser sistematicamente convidado como palestrante (keynote speaker). Foi Editor Chefe da Revista Brasileira de Informática na Educação, Membro da Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE-SBC), Representante Brasileiro no Technical Committee on Education (TC3) da IFIP e Membro do Conselho Municipal da Secretaria da Educação do Município de São Carlos. Atuou como Professor Visitante na Tokyo Institute of Technology, Japan Advanced Institute of Science and Technology, e Pompeu Fabra University. Atualmente, é ACM Distinguished Speaker, IEEE Senior Member, bolsista produtividade do CNPq e Editor Associado da IEEE Transactions on Learning Technologies.
Currículo Lattes
Sergio Almeida Rego, Fiocruz RJ
Área: Saúde Coletiva
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1982), mestrado (1994) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é pesquisador titular da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz, editor da Revista Brasileira de Educação Médica. É membro da comissão de Bioética do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, é presidente da Sociedade de Bioética do Estado do Rio de Janeiro -regional da SBB. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Bioética, atuando principalmente nos seguintes temas:bioética, bioética clínica, bioética em pesquisa, educação moral, ensino de bioética, educação médica, profissão médica e educação e desenvolvimento moral. Atualmente é o coordenador geral do Programa de Pós-graduação por associação da Fiocruz, UFRJ, UERJ e UFF em Bioética, ética aplicada e saúde coletiva. Foi o primeiro Coordenador do Fórum de Ética em Pesquisa da Fiocruz e é o primeiro Coordenador do Comitê de Integridade em Pesquisa da Fiocruz. Foi membro ad hoc da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). Foi membro colaborador da Comissão de Bioética e Biodireito da OAB-RJ. Coordenador do GT de Bioética da Abrasco. Atua como consultor para: CNPq, Capes, Faperj, Fapemig, Fapepe. Membro do GT da Conep que propõe uma regulamentação específica sobre ética em pesquisa em ciências humanas e sociais.
Currículo Lattes
Sergio de Mello Arruda, UEL
Área: Neurociências
É Bacharel em Física (USP, 1976), Mestre em Ensino de Ciências (USP, 1994) e Doutor em Educação (USP, 2001). Professor da Universidade Estadual de Londrina de 1978 a 2016 (atualmente professor senior da UEL). Aprovou diversos projetos de pesquisa e extensão no CNPq, CAPES, Vitae. Possui diversos artigos e trabalhos publicados em Ensino de Ciências. Orientou diversas dissertações de mestrado e teses de doutorado em ensino de ciências. Coordenou o projeto de extensão RENOP – Rede de Disseminação em Educação Científica do Norte do Paraná entre 1994-1997 [CAPES/PADCT]; coordenou o projeto de extensão PROCIÊNCIAS entre 1997-2000 [CAPES/PADCT]. Coordenou a implantação do Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL. Coordenou a implantação do Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina, órgão suplementar da UEL. Coordenou a implantação do projeto PIBID/UEL. Cargos exercidos: coordenador do Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática de 2002 a 2004; diretor do Museu de Ciência e Tecnologia da UEL de 2009 a 2014; coordenador institucional do projeto PIBID/UEL de 2009 a 2013; Pró-reitor de extensão da UEL de 2014 a 2016. É lider do grupo de pesquisa EDUCIM, criado em 2002.
Linhas de pesquisa atuais: Relação com o saber em sala de aula; Formação de professores; Educação informal; Psicanálise e ensino de Ciências.
Currículo Lattes

Sergio Gomes da Silva, INSCER-Einstein
Área: Neurociências
Doutor em Neurologia/Neurociência pela Universidade Federal de São Paulo (2010), mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade de Mogi das Cruzes (2007) e graduado em Fisioterapia pela Universidade Iguaçu Campus V Itaperuna (2004). Realizou pós-doutorado no Departamento de Fisiologia da Universidade Federal de São Paulo (2013). É membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) e da Society for Neuroscience (SfN). Tem formação complementar em Epilepsia pela Universidade Federal de São Paulo (2010) e em Neurociências pelo Instituto Internacional de Neurociências de Natal, Edmond e Lily Safra e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Realizou treinamento no Institut de Neurobiologie de la Méditerranée (INMED) em Marselha, França (2011), e no Centro de Biología Celular y Molecular da Universidad Nacional de Córdoba (UNC), Argentina (2008), ambos patrocinados pela International Brain Research Organization (IBRO). Atualmente é docente da Faculdade do Clube Náutico Mogiano e pesquisador do Núcleo de Pesquisas Tecnológicas da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e do Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein. É orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Neurologia e Neurocirurgia da Universidade Federal de São Paulo e no Programa Integrado em Engenharia Biomédica. Tem experiência na área de Neurociências, com ênfase em plasticidade e desenvolvimento cerebral.
Currículo Lattes

Sergio Tufik, Unifesp
Área: Neurociências
É graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1972), Mestre em Fisiologia pela Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto (1976) e Doutor em Psicofarmacologia pela Escola Paulista de Medicina (1978). Professor Titular do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo. É Diretor do Instituto do Sono. Ocupa também o cargo de assessor científico da FAPESP e da CAPES, sendo também Pesquisador 1A do CNPq. Preside a Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa – AFIP e é membro, entre outras, da Sociedade Brasileira de Sono, Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, Federação Latino-americana de Sociedades de Sono, American Association of Sleep Medicine, Sleep Research Society, World Federation of Sleep Research and Sleep Medicine, World Association of Sleep Medicine, European Sleep Research Societies e American Association of Clinical Chemistry. Membro do Conselho Editorial da revista Sleep Medicine, é parecerista das revistas Brazilian Journal of Medical and Biological Research, Sleep, Psychopharmacology, Life Sciences, Sleep Research Online, European Archives of Psychiatry & Clinical Neuroscience entre outras.
Currículo Lattes
Sidarta Tollendal Gomes Ribeiro, Instituto do Cérebro - UFRN
Área: Neurociências
Professor Titular de Neurociências e Diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (1993), Mestre em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), Doutor em Comportamento Animal pela Universidade Rockefeller (2000) com Pós-Doutorado em Neurofisiologia pela Universidade Duke (2005). Tem experiência nas áreas de neuroetologia, neurobiologia molecular e neurofisiologia de sistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: Sono, sonho e memória; plasticidade neuronal; comunicação vocal; competência simbólica em animais não-humanos; psiquiatria computacional e neuroeducação. Membro permanente das Pós-Graduações da UFRN em Psicobiologia (conceito Capes 6), Bioinformática (conceito Capes 5) e Neurociências (conceito Capes 4). Exerceu no triênio 2009-2011 a função de secretário da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC). De 2011-2015 foi coordenador do comitê brasileiro do Pew Latin American Fellows Program in the Biomedical Sciences. Desde 2011 é membro do comitê científico da Latin American School of Education, Cognitive and Neural Sciences (LA School), que em 2014 recebeu o prêmio inaugural Exemplifying the Mission of the International Mind, Brain and Education Society. Coordenador de núcleo do projeto de avaliação de crianças em risco para transtorno de aprendizagem (ACERTA – CAPES/Observatório da Educação). Investigador associado sênior do Centro FAPESP de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (Neuromat). Membro do Conselho Consultivo da Plataforma Brasileira de Política de Drogas, criada em 2015. Editor associado dos periódicos Frontiers in Integrative Neuroscience, Frontiers In Psychology – Language Sciences, Neurobiologia e Basic and Clinic Neuroscience. Membro do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (NEIP) e da OSCIP Plantando Consciencia. Eleito em 2016 membro da Academia de Ciências da América Latina (ACAL). Membro desde 2016 do Conselho Consultivo da Rede Nacional de Ciência para a Educação (CpE). É a favor da manutenção e valorização do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Currículo Lattes
Silvia Helena Koller, UFRGS
Área: Neurociências
Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Orientadora de Doutorado e Mestrado do Programa de Pós-graduação em Psicologia, Professora Honorária da Universidade de Chiclayo, Peru e da Universidade Autónoma de Peru; Coordenadora do Centro de Estudos Psicológicos CEP-Rua desde 1994, Professora Associada na North-West University, Vanderbijlpark, África do Sul. Atualmente em estágio senior na Harvard Graduate School of Education e na Harvard T.H. Chan School of Public Health, CAPES. Foi presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP) (2004-2006) e da Sociedade Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (2000-2002); Consultora da European Research Council Executive Agency desde 2014, Consultora ECD para a África do Sul (Conselho de Pesquisa de Ciências Humanas) e da UNICEF na Zâmbia. Conselheira da SBPC (2011-2015); Representante Latino Americana no Children´s Rights University Network (2005-2011); Consultora World Bank (2004); World Childhood Foundation (2004 -); EveryChild (2007); Kellogg Foundation Grantee (2003-2004); Jacobs Foundation grantee (2011-2015). Editora da Revista Temas em Psicologia (2012-2013); Interamerican Journal of Psychology (SIP) (2003-2010) e Psicologia: Reflexão e Crítica(1996-2002, 2008, 2009); Editora Associada International Journal of Behavioral Development (ISSBD; 2005-2008) e do Child Development Abstracts and Bibliography (SRCD; 1997-2001); Membro International Affairs Council of SRCD (1999-2000, 2008-2012) e International Affairs Council of SRA (2013- ); Representante ad hoc América Latina no Comitê Executivo da ISSBD (2000-2011) e Membro atual eleito (2013-2018); Membro do European Research Council (2014-2016). Parecerista de revistas e agências nacionais e internacionais (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Peru, Portugal e USA). Coordenadora do GT ANPEPP Juventude, resiliência e vulnerabilidade. Publicações em revistas e livros internacionais e nacionais. Membro titular e Coordenadora do Comitê de Assessoramento de Psicologia e Serviço Social do CNPq (CA-PS, 2009-2011). Membro da Comissão de Assessoramento Técnico-Científico do CNPq (CATC, 2009-2010), do Comitê de Editoração Científica (2013-2016) e do Comissão Nacional de Avaliação da Iniciação Científica do CNPq (CONAIC, 2012-2015). Sua pesquisa tem foco no desenvolvimento humano, abordagem bioecológica, direitos das crianças e adolescentes, resiliência e pró-socialidade. Lecionou em diversas universidades ao redor do mundo. Participou de vários programas de dimensão internacional, incluindo programa para prestar serviços a crianças vítimas de violência e suas famílias, implementado no Rio Grande do Sul e Peru e um programa que visa ao combate à violência sexual contra crianças e jovens dentro dos países do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai). Seus estudos têm sido foram usados para desenvolver programas de capacitação e promoção dos direitos e políticas sociais dentro dos Ministérios da Saúde, Educação, Habitação, Assistência Social e Justiça. Exemplos dessas iniciativas incluem um programa nacional de juventude preparação profissional e um programa nacional de combate à exploração sexual infantil nas estradas do país, trabalhando com motoristas, empresas de transporte, postos de gasolina, e outros envolvidos.
Currículo Lattes
Simon Schwartzman, IETS
Área: Gestão
Possui graduação em Sociologia e Política e Administração Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (1961), mestrado em Sociologia pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO) (1963) e doutorado em ciências políticas pela University of California Berkeley (1973). Atualmente é pesquisador do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade no Rio de Janeiro. Foi Presidente da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1994-1998). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em políticas sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: política comparada, educação superior, ciência e tecnologia, educação, e sociologia da ciência. É membro da Academia Brasileira de Ciências e do Conselho Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES).
Currículo Lattes
Simone Aparecida Capellini, Unesp
Área: Fonoaudiologia
Possui Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade do Sagrado Coração (1992), Mestrado em Educação-Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (1996), Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas – FCM-UNICAMP-Campinas-SP (2001), Pós-Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas – FCM-UNICAMP-Campinas-SP (2008). Pós-Doutorado pelo Discovery Centre – University of South Wales – Reino Unido – UK (2012). Livre-Docência em Linguagem Escrita pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – FFC/UNESP-Marília-SP (2011). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Fonoaudiologia, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – FFC/UNESP-Marília-SP. Coordenadora do Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem – LIDA do Departamento de Fonoaudiologia – FFC/UNESP-Maríília-SP. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Linguagem, Aprendizagem, Escolaridade. Pesquisadora do Ambulatório de Neurologia Infantil – Desvios da Aprendizagem do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da UNESP/Botucatu-SP. Editora Científica Revista CEFAC no período de 2012 a 2015. Visiting Professor 2015-2016 no Dipartimento di Scienze dell Educacione della Formazione presso lUniversità di Macerata, Macerata, Itália. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Linguagem Escrita, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, avaliação da leitura e escrita, avaliação de habilidades metalingüísticas, programas de intervenção, dislexia, disgrafia, distúrbio de aprendizagem, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade e transtorno do desenvolvimento da coordenação em comorbidade com transtornos de aprendizagem e transtornos do comportamento.
Currículo Lattes
Sylvia Maria Ciasca, UNICAMP
Área: Neuropsicologia
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1979), mestrado em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Neurociencias pela Universidade Estadual de Campinas (1994), Livre Docência em Neurologia Infantil (2005). Atualmente é Professora Associado III da Universidade Estadual de Campinas e consultor científico da Universidade Estadual de Londrina. Membro da Academia Ibero-Americana de Neurologia Pediátrica (AINP), Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins (ABENEPI), Academia Brasileira de Neurologia. Presidente da Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins, biênio 2009-2011, Vice-Presidente da ABENEPI, biênio 2013-2015, Presidente do III Congresso Internacional e XXIII Congresso Nacional da ABENEPI, 2015. Assessora técnica de vários periódicos nacionais e internacionais, Assessora técnica Fapesp e CNPq Coordenadora do Laboratório de Distúrbios de Aprendizagem e Transtornos de Atenção – DISAPRE, Faculdade de Ciências Médicas/UNICAMP, Coordenadora dos Cursos de Especialização em Neuropsicologia e Fisioterapia aplicada a Neurologia Infantil, Faculdade de Ciências Médicas/UNICAMP; Coordenadora dos Cursos de Aprimoramento em Psicologia e Psicopedagogia aplicada a Neurologia Infantil, Faculdade de Ciências Médicas/Unicamp . Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neuropsicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, avaliacao, neuropsicologia, leitura e disturbios.
Currículo Lattes
Tania Cremonini de Araujo Jorge, Fiocruz RJ
Área: Biologia
Tania Cremonini de Araújo-Jorge é formada em Medicina pela UFRJ (1980 ) e Pesquisadora Titular em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz desde 1983. Concluiu Mestrado e Doutorado em Ciências (Biofísica) pela UFRJ e fez Pós-doutorado em 1989-90 na Bélgica (ULB) e na França (Inserm). Atua nas áreas de inovações em doenças negligenciadas, farmacologia aplicada e ensino de ciências, com foco em criatividade e artscience. Foi Diretora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) de 2005 a 2013 (eleita e reeleita, primeira mulher em 105 anos), com diversas iniciativas inovadoras em gestão participativa. Atualmente é coordenadora da Área de Pós-Graduação em Ensino na CAPES e membro do seu Conselho Técnico Científico do Ensino Superior. Na Fiocruz é chefe do Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos do IOC. Publicou mais de uma centena de artigos em periódicos especializados, organizou 4 livros e redigiu mais de 20 capítulos em livros publicados. Organizou diversos cursos, oficinas e programas de ensino e possui produtos tecnológicos registrados para proteção de direitos autorais, processos e técnicas sistematizadas. Ministra desde 2000 a disciplina Ciência e Arte; no IOC, além de outras em suas demais áreas de competência. Atua como consultora e parecerista da OMS/TDR, do Ministério da Saúde/Decit, de agências estrangeiras, do CNPq e de Fundações de Apoio a Pesquisa em diversos estados brasileiros. É membro do corpo editorial de periódicos científicos no Brasil e no exterior e parecerista regular em revistas nacionais e internacionais. Em suas atividades profissionais participou de diversos eventos no exterior e no Brasil, e interagiu com centenas de colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. Orientou integral ou compartilhadamente a formação de docentes e cientistas registradas em dezenas de dissertações de mestrado e teses de doutorado, além de trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso. Recebeu homenagens e prêmios, com destaque para o prêmio Baldacci 2012 de pesquisa em doença de Chagas. Formulou e coordenou a implantação da Pós-graduação em Ensino de Biociências e Saúde, onde é docente permanente. Orienta também na PG em Biologia Celular e Molecular e em Medicina Tropical do IOC-Fiocruz e no Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da UFF. Atua no desenvolvimento de materiais educativos e de tecnologias sociais articulando ciência, arte, saúde e alegria.
Currículo Lattes
Thaiane Moreira de Oliveira, UFF
Área: Informação e desinformação científica

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense e professora permanente do programa de Pós-graduação em Comunicação pela mesma instituição. Coordenadora do Laboratório de Investigação em Ciência, Inovação, Tecnologia e Educação (Cite-Lab). Membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências. Pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC) e pesquisadora da Cátedra Unesco de Políticas para o Multilinguismo da Unesco. É membro do Global Artificial Intelligence Network for Social Good, do programa Information For All Programme, da Unesco. Fundadora da rede Latmetrics, consolidada em 2018, que reúne mais de 200 pesquisadores da América Latina para discutir e desenvolver métricas e indicadores alternativos para avaliação da ciência. Co-coordenadora de projeto de cooperação internacional com a Universidade de Zurique (Suíça) sobre Teorias da Conpiração relacionadas à ciência a partir de perspectiva comparada e é membro de projetos de cooperação internacional com India Centre of Excellence in Information Ethics (ICEIE), Centre for Digital Learning, Training and Resources (CDLTR), University of Hyderabad (India), Information Ethics Network for Africa (IEN4A), Future Africa, University of Pretoria (South Africa), Russian National IFAP Committee, Interregional Library Cooperation Centre (Russian Federation), International Centre for Information Ethics (ICIE) e l?Institut International de la Recherche Scientifique (Morocco), além de coordenação de projetos nacionais envolvendo diversas instituições do Brasil. Tem pesquisado desinformação relacionada à ciência, disputas globais, políticas e epistêmicas sobre a informação científica e os processos interacionais na produção do conhecimento, a partir de uma perspectiva voltada desenvolvimento estratégico da comunicação e tecnológico para enfrentamento à desinformação, com foco em administração de conflitos informacionais. Seus atuais interesses de pesquisa são: desinformação relacionada à ciência, disputas sobre a informação e comunicação científica, educação científica e circulação e políticas de avaliação da produção de conhecimento.
Currículo Lattes

Thiago Oliveira da Motta Sampaio, Unicamp
Área: Linguística, Psicologia cognitiva

Atualmente é professor MS3.2 do Departamento de Linguística e coordenador associado do curso de Fonoaudiologia da Unicamp. Atua como divulgador de ciência nos diversos programas em pdocast do Portal Deviante (Scicast) e na rede de Blogs de Ciência da Unicamp, com atuação especial nas áreas da Linguística, da Fonoaudiologia e da Ética em Pesquisa. Tesoureiro do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL), gestão 2023-2025. Membro da Rede Nacional de Ciência para Educação. Desde 2016 coordena o Laboratório de Aquisição, Processamento e Sintaxe (Lapros), dirigindo trabalhos de monografia, iniciação científica, mestrado, doutorado e estágios. Também, é colaborador no laboratório ACESIN da UFRJ e no grupo Brain Dynamics do NeuroSpin (França).Doutor em Linguística na linha Linguagem, Mente e Cérebro pela (UFRJ) em 2015. Realizou estágio no Instituto da Saúde e das Pesquisas Médicas da França (Inserm) onde atuou no NeuroSpin Center, laboratório membro do Human Brain Project. Atuou na Unidade de Neuroimagem Cognitiva do Instituto de Imagem Biomédica (atual Instituto Frédéric Joliot) do Comissariado de Energia Atômica e Alternativa da França (CEA, Paris-Saclay). Foi coordenador do Comitê de Ética nas Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) entre 2018 e 2022. É embaixador da Olimpíada Brasileira de Linguística.Minha principal contribuição para a ciência é minha tese de doutorado e atual pesquisa na Unicamp, que busca estabelecer a relação entre a semântica da duração de eventos e o processamento de palavras e de sentenças. A tese ganhou menção honrosa sendo a única tese de Linguística no Prêmio Capes de Tese 2016;Interesses de Pesquisa: Semântica de eventos, Processamento de Sentenças, Heterocronia; Percepção do Tempo, Integração Multissensorial e Linguística Evolucionária.Interesses além da Pesquisa: Comunicação e Divulgação Científica, Ética e Integridade em Pesquisa Científica.
Currículo Lattes

Ubiratã Kickhöfel Alves, UFRGS

Área: Linguística, Psicolinguística, Fonética e Fonologia

Professor do Departamento de Línguas Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Convidado (“Docente Invitado”) do Programa de Doutorado em Letras da Universidad Nacional de Mar del Plata – Argentina. Possui graduação em Letras – Habilitação Português – Inglês pela Universidade Federal de Pelotas (2002), mestrado em Letras – Lingüística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas (2004) e doutorado em Letras – Lingüística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008), tendo realizado estágio de Doutorado-Sanduíche na University of Massachusetts – Amherst, USA (2007). Realizou estágio de pós-doutorado na Universidad Nacional de Mar del Plata (Argentina – 2014). É coeditor-chefe da GRADUS – Revista Brasileira de Fonologia de Laboratório (ISSN 2526-2718). É Editor Assistente de Língua Estrangeira na Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso (ISSN 2176-4573). É membro do Comitê Editorial (biênio 2022-2024) da Revista Applied Linguistics (ISSN 0142-7164). É coordenador da comissão científica da área de Fonologia da ABRALIN (biênios 2020-2022 e 2022-2024). Foi coordenador do GT de Fonética e Fonologia da ANPOLL (biênio 2016-2018), tendo atuado como vice-coordenador no biênio 2014-2016. Tem experiência na área de aquisição fonológica de L2, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição do inglês , do espanhol e do português como Línguas Estrangeiras, fonologia de laboratório, teoria fonológica e modelos de análise, ensino de LE, instrução explícita e treinamento perceptual dos aspectos fonético-fonológicos, elaboração de materiais didáticos para o ensino de pronúncia, abordagens cognitivas referentes à aquisição de LE.

Currículo Lattes

Valdir Heitor Barzotto, da USP
Área: Linguística

É professor titular da Faculdade de Educação da USP. Tem doutorado em linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP – 1998), com estágio na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris – França, 1996-1997), mestrado em linguística pela Unicamp (1992), especialização em metodologia e prática do ensino de língua portuguesa pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1988) e graduação em letras pela Universidade Federal do Paraná (1986). Ministra, desde 2001, as disciplinas “Metodologia do Ensino de Português”, “Metodologia do Ensino de Linguística”, “Metodologia do Ensino de Português: a alfabetização” e “Leitura e Produção de Textos”. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/USP e de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da FFLCH/USP. É presidente de honra da ANPGL (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras), entidade que organiza o FALE (Fórum Acadêmico de Letras), do qual foi um dos criadores. É também presidente de honra da AINPGP (Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia). É um dos criadores do Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa da FE/USP. Foi membro da diretoria da Associação de Leitura do Brasil-ALB.

Confira o currículo Lattes.

Vânia D'Almeida, da Unifesp
Área: Linguística

Tem graduação em ciências biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1984), mestrado em ciências biológicas (biologia molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP – 1988) e doutorado na mesma área pela UNIFESP (1993). Realizou pós-doutorado no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (1993 a 1996) e Livre Docência pelo Departamento de Genética da UNIFESP (2008). É professora do Departamento de Psicobiologia da UNIFESP e, atualmente, trabalha como coordenadora acadêmica da Unidade de Extensão Santo Amaro da UNIFESP/Campus São Paulo e como coordenadora do Laboratório de Erros Inatos de Metabolismo da mesma instituição. Tem experiência nas áreas de bioquímica e genética, atuando, principalmente, nos seguintes temas: ritmos biológicos, sono, estresse oxidativo, epigenética, modelos animais de doenças, erros inatos de metabolismo e doenças de depósito lisossômico.

Confira o currículo Lattes.

Vera Lucia Menezes de Oliveira e Paiva, UFL-UFMG
Área: Letras
Possui graduação em Português e Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1971), graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1973), mestrado em Inglês pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987), doutorado em Linguística e Filologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e pós-doutorado na PUCMinas. Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisadora nível 1 do CNPq. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição de língua inglesa, pesquisa narrativa, ensino de línguas mediado por computador, gêneros digitais. É uma das pioneiras no ensino e pesquisa em educação a distância na área de Letras e, atualmente, coordena o Núcleo de Pesquisa Lingtec e o Curso de Especialização em Linguagem Tecnologia e Ensino. Foi uma das editoras da Revista Brasileira de Linguística Aplicada, revista Qualis A1, de 2001 a 2016 . Foi agraciada com a Medalha Santos Dumont, Categoria Prata em 2010.
Currículo Lattes
Vitor Geraldi Haase, UFMG
Área: Neuropsicologia
Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981), mestrado em Lingüística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990) e doutorado em Psicologia Médica (Dr. rer. biol. hum.) pela Ludwig-Maximilians-Universität zu München (1999). É professor titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de neuropsicologia, tendo interesse por correlação estrutura-função em neuropsicologia, modelos de processamento de informação em neuropsicologia (cognição matemática, processamento lexical, processamento visoespacial, funções executivas), reabilitação neuropsicológica, desenvolvimento humano e qualidade de vida, epidemiologia clínica e psicologia evolucionista.
Currículo Lattes