Tema foi o foco de webinário realizado em abril

Os Diálogos entre Ciência e Educação já estão de volta em 2024. No dia 18 de abril, a Cátedra Unesco de Ciência para Educação realizou o webinário “Avaliação educacional importa”, destacando a importância do tema para a educação. Para o debate, foram chamados os pesquisadores Tiago Bartholo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Natália Mota, da Mobile Brain.

Bartholo apresentou dados de pesquisa de sua equipe que acompanhou o desenvolvimento escolar de crianças antes, durante e após a pandemia de covid-19 – entre os anos de 2019 e 2022. Os pesquisadores mediram vários fatores de desenvolvimento, que incluem elementos de dimensão cognitiva, aptidão física e desenvolvimento pessoal, social e emocional – entre outros.

Segundo o estudo, as crianças que ficaram mais tempo sem aulas presenciais foram as mais prejudicadas, mas com um diferencial importante. “A impossibilidade de frequentar a pré-escola nos anos de pandemia afetou de forma mais intensa o aprendizado das crianças vulneráveis”, disse o pesquisador. E completa: “quando a política publica falha, quem perde são os mais pobres”.

Natália Mota apresentou dados e reflexões sobre seus estudos relacionados a representação de narrativas orais por meio de grafos. Segundo ela, “desenvolvimento cognitivo tem a ver com habilidade de leitura” e, por isso, é importante monitorar a aprendizagem de forma contínua.

Diálogos entre Ciência e Educação e a Cátedra Unesco

O evento faz parte de uma série de palestras denominadas “Diálogos entre Ciência e Educação” promovida pela Cátedra, que tem a proposta de trazer para o diálogo entre pesquisadores parceiros.

A Cátedra Unesco CPE busca promover integração internacional, estabelecendo uma rede de produção e divulgação de conhecimento sobre ciência para educação entre pesquisadores latino-americanos, norte-americanos e europeus durante quatro anos. Hospedada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) junto com o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e operada pela Rede CpE, possui representantes da Argentina, Bélgica, Canadá, Chile, Cuba, Finlândia, França, Reino Unido, Estados Unidos, Uruguai e, claro, Brasil.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado