O evento acontece de 19 a 21 de outubro na Universidade de Brasília

A Rede Nacional de Ciência para Educação reuniu hoje, 19 de outubro, cerca de 200 participantes em seu VI Encontro Anual. Este ano, o evento é realizado em Brasília com a proposta de percorrer outras regiões do país.

“Ficamos fascinados com as atividades de hoje, em que foram compartilhadas pesquisas inspiradoras sobre aprendizagem. E isso é uma demonstração das próximas sessões, que prometem ser muito ricas”, ressalta Janaina Weissheimer (UFRN), uma das organizadoras do evento.

O primeiro dia de programação oficial contou com a participação da Decana de Pesquisa e Inovação da Universidade de Brasília, Maria Emília Machado Telles Walter, que destacou a importância da ciência e da educação para a democracia. Além disso, enfatizou que “não existe inovação sem produção de conhecimento”, valorizando o papel das universidades públicas nesse processo.

 Ponte entre ciência e educação

Em seguida, Andréa Chiba, da Universidade da Califórnia San Diego (EUA), fez a palestra de abertura, falando um pouco sobre “A ponte entre ciência e educação”. Qual ponte estamos construindo? Qual o objetivo dela? Essas foram algumas questões citadas pela pesquisadora para refletir sobre a relação entre ciência e educação.

Para Chiba, devemos educar os estudantes para o futuro deles – ao invés de educá-los para o nosso passado. Ou seja, precisamos pensar no que esses estudantes vão enfrentar nos próximos anos, em quais desafios eles devem enfrentar em um cenário que, ainda, desconhecemos. Esse é um grande desafio e, por isso, a pesquisadora recomenda: sonhem alto!

Programação do VI Encontro

Como uma das atividades do evento, foi feita uma visita ao recém-criado Sesi Lab – um museu interativo que conecta arte, ciência e tecnologia para construir processos de aprendizagem criativa com foco na experimentação. Também tivemos, neste primeiro dia, apresentações de pós-graduandos e um encontro com nossos professores parceiros, os amigos da Rede.

O VI Encontro Anual da Rede CpE segue até o dia 21 de outubro, no Centro Cultural da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB).  Na programação, temos palestras, mesas-redondas e sessões de divulgação científica com a proposta de diálogo entre pesquisadores associados e professores.

Aproveite a oportunidade e participe das discussões atuais sobre a ciência para educação no nosso Encontro.

 

Serviço:

VI Encontro Anual da Rede Nacional de Ciência para Educação

Data: 19 a 21 de outubro de 2023

Local: Centro Cultural da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB).

 

Fotos de Gustavo Moreno e equipe

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado