Evento reuniu mais de 250 pessoas na Universidade de Brasília

Pela primeira vez fora do eixo Rio-São Paulo, a Rede Nacional de Ciência para Educação realizou a sexta edição de seu encontro anual em outubro na Universidade de Brasília. Os mais de 250 participantes presentes puderam assistir a diversas palestras, mesas redondas e apresentações de trabalho que pautaram a importância da colaboração e das transdisciplinaridades para a construção da ponte entre ciência e educação.

Para Fernando Louzada (UFPR), um dos organizadores do evento e integrante da coordenação da Rede, foi “um evento marcado pela pluralidade de temas e perspectivas e que possibilitou o diálogo entre pesquisadores/as e professores/as”.

De fato, várias sessões contaram com a participação de professores, incluindo a sessão do II Prêmio CpE na sala de aula, com a presença dos três vencedores: Diogo Jordão Silva (RJ); Maria Gabriela Pires de Souza (RS); e Saulo Kayron Medeiros de Araújo (RN). Na ocasião, cada premiado contou um pouco do seu projeto e emocionaram muitos participantes.

Professores, pesquisadores e tomadores de decisão

A sessão “Conversas em Rede” também foi um espaço com a participação de professores, com a proposta de criar uma troca entre pesquisadores e profissionais da educação. A partir do tema “Digitalização e Inteligência Artificial na Educação”, Seiji Isotani (Havard/USP) e Mauricio Garcia (Inteli-SP) apresentaram dados recentes sobre o uso e o potencial da IA na educação, enquanto as professoras de ensino básico Luciellen de Carvalho e Simone Santos mostram como aplicam a IA em sala de aula.

“Fiquei feliz em perceber o quanto o nosso Brasil está cheio de pesquisadores e professores que tem doado o seu tempo para discutir políticas públicas e intervenções na educação com base na ciência”, contou nossa amiga da Rede, Simone.

De fato, também tivemos uma sessão especial para debater as políticas públicas sobre educação no nosso VI Encontro. Nela, Alexandre Brasil Fonseca, da Diretoria de Políticas e Programas de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), destacou a complexidade do cenário brasileiro na perspectiva da educação e os problemas recentes. Mas enfatizou: “o papel das universidades é central para o país”.

Outro debate importante, sobre a reforma do ensino médio, foi abordado por Gregório Grisa, diretor de programa também do MEC. Muito questionado por professores, Grisa apontou alguns encaminhamentos da atual proposta que segue para aprovação no parlamento.

Momentos de aprendizagem e discussão

Durante o evento, várias palestras foram apresentadas sobre temas relacionados à ciência para educação. Guilherme Brockington (UFABC) mostrou ao público que “Aprender é se emocionar”, em uma palestra instigante e, claro, emocionante! “Ou a gente leva as emoções a sério ou a educação não se transformará nunca”, destacou.

Já a criatividade foi o tema das palestras de Ana Luiza Amaral (Rede SESI) e Denise Fleith (UNB), que apresentaram modelos para incentivar a criatividade na educação. Eloísa Pilati, também professora da UNB, enfatizou a importância do conhecimento sobre língua portuguesa. “Compreender a língua é fundamental para justiça social”, contou ela.

Por fim, a palestra de encerramento foi com Janaina Weissheimer (UFRN), uma das coordenadoras do VI Encontro. Janaina destacou características que não podem faltar na escola do futuro, a partir de evidências científicas e sugestões com professores. Destacou, principalmente, que ciência se faz com colaboração. “A ciência é feita de amizade”, finalizou – citando Sidney Strauss e demonstrando a importância de construir uma ponte colaborativa entre ciência e educação.

Atividades da Rede CpE

Durante o evento, também foi possível conhecer mais os projetos de pesquisa apoiados pela Rede CpE em parceria com o Instituto Ayrton Senna. São projetos relacionados ao impacto da pandemia e à motivação escolar que apresentaram atualizações dos seus dados.

Além disso, também foram apresentadas algumas iniciativas da Rede e as pessoas por trás dessas atividades. Jesus Mena-Chalco apresentou a nossa plataforma CPE de busca de pesquisadores brasileiros, que é gratuita. Já Cristine Barreto contou um pouco do nosso Curso EaD de Ciências da Aprendizagem e os nossos professores parceiros, os amigos da Rede, foram representados por Leonor Bezerra e Mirela Ramacciotti.

Para Mirela, o encontro foi marcante e a localização em Brasília foi emblemática. “Em tempos de recuperação de pensares e fazeres que se coadunam com a Ciência, participar de um evento cuja tônica é a ponte entre Ciência e Educação no Centro Cultural da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília deixará lembranças. A Rede CpE cresceu, seu alcance tem aumentado e a presença dos seus membros – associados (pesquisadores) e afiliados (Amigos) – atestou sua importância. Ficou a alegria da participação, o gosto pela satisfação do trabalho realizado e a vontade de mais”, finaliza.

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado