Rede CpE e Cátedra Unesco de Ciência para Educação fazem propostas para a Estratégia Nacional de Ciência e Tecnologia

A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5CNCTI) foi realizada de 30 de julho a 1º de agosto e encerrou os seus debates com propostas para enfrentar os grandes problemas do país e os desafios globais. A proposta do evento era construir a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Encti), que direcionará o setor até 2030, e a Rede Nacional de Ciência para Educação e a Cátedra Unesco de mesmo nome contribuíram nessas discussões.

Roberto Lent, coordenador a Rede CpE e da Cátedra Unesco destacou: “a nossa participação na V CNCTI foi importante porque significou a inclusão, pela primeira vez, do tema da Ciência para Educação, na pauta de discussões sobre Ciência e Tecnologia. Além disso, essa participação coloca a Rede CpE e sua Cátedra Unesco como interlocutores relevantes nessa área”.

Lent coordenou a sessão “Ciência para a Educação e a Educação para a Ciência”, realizada no dia 1º de agosto. Participaram do debate: Marcelo Viana (IMPA), Rodrigo Arantes Reis (UFPR), Alexsandro Santos (MEC), Jaqueline Moll (UFRGS/URI/Cátedra Cidade que Educa e Transforma); com a relatoria de Claudia MaYa (MCTI)

A 5CNCTI é uma conferência de caráter consultivo e, por isso, foram realizadas várias conferências temáticas e regionais em preparação ao evento nacional. No caso da Rede e da Cátedra, a conferência temática aconteceu em março e várias propostas surgiram desse debate.

Como a ciência pode contribuir com a educação?

O resultado dessas discussões está consolidado no livro Educação tem ciência: como a ciência pode contribuir com a educação?”, escrito pelos pesquisadores associados à Rede Naercio Menezes Filho (Insper), Janaína Weissheimer (UFRN), Sidarta Ribeiro (UFRN) e Edmundo de Souza e Silva (UFRJ). A coordenação da publicação é de Roberto Lent e a edição, de Marília Zaluar Guimarães – coordenadores geral e adjunta da Rede CpE.

O livro oferece uma visão abrangente e interdisciplinar sobre a integração da ciência na educação, abordando temas como alfabetização, cognição, inteligência artificial, neurociência, nutrição e inteligência artificial. A obra é destinada a educadores, pesquisadores e formuladores de políticas, apresentando pesquisas de ponta e recomendações práticas para implementar descobertas científicas no ambiente escolar.

Para Lent, a inclusão do tema “ciência para educação” Estratégia Nacional de CTI já é um primeiro passo. Acesse o conteúdo no link.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado