Você conhece os Amigos da Rede CpE? Um grupo diversificado de profissionais que promove voluntariamente encontros e atividades para discutir formas de integrar ciência à educação. Hoje são mais de 600 amigos, presentes em todas as regiões no Brasil. 

Em entrevista à Rede CpE, a coordenadora do grupo, Mirela C. C. Ramacciotti, conta como os Amigos surgiram, quais atividades são realizadas, o perfil dos integrantes, entre outros detalhes. Confira a seguir.

Rede CpE: Como surgiu o grupo dos Amigos?

Mirela Ramacciotti: O surgimento dos Amigos da Rede CpE resulta de um convite do professor Roberto Lent à professora Leonor Bezerra Guerra, da Universidade Federal de Minas Gerais, para criar um braço da Rede voltado à disseminação do conhecimento científico na educação. O grupo foi formado inicialmente por cerca de 90 pessoas.

Rede CpE: Hoje, são quantos membros? Qual é o perfil predominante? E a distribuição regional?

MR: Atualmente, somos mais de 600 Amigos da Rede CpE. Para realizar a gestão e promover a integração desse grande grupo, contamos com uma equipe de 14 voluntários, entre monitores e mentores. O perfil é bastante variado — há educadores, clínicos, gestores e pesquisadores, todos unidos pelo desejo de levar evidências científicas ao fazer educacional. Temos membros em todas as regiões do Brasil, com grande representatividade no Nordeste e no Sudeste. Os encontros presenciais incentivam a participação regional. Após um evento realizado em Brasília, observamos um aumento no número de integrantes da capital federal e das cidades do entorno.

Amigos no VII Encontro Anual da Rede CpE

Rede CpE: Como é o processo de ingresso ao grupo? Quais são os critérios?

MR: Qualquer membro da sociedade civil com interesse em educação e ciência pode se candidatar, desde que seja graduado. O processo de admissão é mensal e inclui a verificação dos dados e a confirmação do interesse em participar do grupo.

Rede CpE: De quais atividades os amigos participam? Qual a frequência? Como é feita a curadoria?

MR:  Realizamos mensalmente reunião online e clube de leitura, nos quais discutimos temas relacionados à ciência para a educação. Para o clube de leitura, é feita uma curadoria de materiais que leva em conta o perfil dos participantes. Textos em línguas estrangeiras representam um desafio para muitos, então priorizamos conteúdos em português — capítulos de livros, artigos científicos, entre outros.

Uma das atividades realizadas mensalmente pelo grupo é o clube de leitura.

Rede CpE: Fale um pouco sobre o seu perfil e como você chegou à Rede CpE e  se tornou coordenadora dos amigos. 

MR:  Minha formação acadêmica é bastante diversificada. Sou graduada em Direito, com complementação pedagógica em inglês, formação em tradução e especializações em neurociência e educação. Fiz mestrado em educação interdisciplinar na Johns Hopkins University e tenho dois doutorados: um em Distúrbios da Comunicação Humana, pela UNIFESP, e outro em Neurociência e Comportamento, pela USP. Atuo há mais de 30 anos na educação, como professora e gestora. Já participava ativamente do grupo dos Amigos e, em junho de 2021, assumi a coordenação a convite da professora Leonor Bezerra Guerra.

Rede CpE: Há algo que você gostaria de acrescentar?

MR:  Os Amigos da Rede CpE são um grupo de muita troca e aprofundamento, e o acesso a tudo isso é gratuito e feito por voluntários. 

*Para mais informações, acesse https://www.cienciaparaeducacao.org/sobre/amigos-da-rede-cpe/ 

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado