Em 8 de julho celebramos o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador no Brasil. A data marca também a fundação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 1948, e serve para chamar a atenção da sociedade para a produção científica do país.
Fazer ciência no Brasil vai além dos laboratórios, das reuniões de grupos de pesquisa e da publicação de artigos. A aproximação entre a academia e a sociedade, por meio de estratégias que permitam a colaboração e a comunicação entre elas, é fundamental para atender aos temas da agenda global.
Um artigo recente, publicado na PNAS defende que abordagens participativas são mais adequadas para lidar com os desafios atuais, como incerteza científica, polarização, falsa neutralidade de valores e estruturas reativas de comunicação. Investir em uma infraestrutura colaborativa é essencial, pois mesmo as descobertas científicas mais relevantes só têm impacto se forem bem comunicadas.
Foi pensando nesses aspectos que, em 2025, a Rede CpE, em seu 11º ano de atuação, reestruturou suas ações de divulgação científica. Pela primeira vez, o Encontro Anual será realizado simultaneamente em quatro diferentes regiões do País. Queremos valorizar a nossa vasta e diversa produção intelectual e científica, aproximar pessoas, saberes e sotaques. A nova temporada do podcast Educação tem Ciência, atualmente em etapa de pré-produção, também estará repleta de novidades e vozes de diferentes regiões (alerta de spoiler), e a próxima edição do nosso Curso EaD já está sendo planejada. Em relação aos Amigos da Rede, já ultrapassamos 700 pessoas engajadas na área de ciência para educação espalhadas por todo o país.
Esse ano também lançamos, pela Cátedra Unesco de Ciência para Educação, a revista de divulgação científica YVIRÁ, bilíngue e de acesso gratuito, atualmente em sua segunda edição.
Em um cenário de desafios crescentes para a ciência e a educação, reafirmamos nosso compromisso com a produção de conhecimento conectada à sociedade, acessível e com vozes plurais. Fortalecer a ponte entre ciência e escola, pesquisa e prática e a valorização dos diferentes saberes é o que move a Rede CpE — ontem, hoje e nos próximos anos.
Deixe um comentário