Pesquisadora lidera secretaria que vai se dedicar à alfabetização com dados científicos

A psicóloga Maria Regina Maluf,  pesquisadora da Rede CpE , foi nomeada pelo Ministério da Educação (MEC) para exercer o cargo de Diretora de Alfabetização Baseada em Evidência, uma instância recém criada pelo governo dentro da nova Secretaria de Alfabetização. A secretaria está estruturada numa subdivisão em diversas diretorias, dentre outras a Diretoria de Suporte Estratégico à Alfabetização e a Diretoria de Desenvolvimento Curricular e Formação de Professores Alfabetizadores.

Maria Regina é professora titular da PUC-SP e Professora associada aposentada do Instituto de Psicologia da USP. Desde o início de sua carreira, trabalhou como professora e pesquisadora no campo da Psicologia da Educação e do Desenvolvimento. Tem grande interesse e comprometimento com a internacionalização do conhecimento em Psicologia e participa ativamente, como convidada, de simpósios e colóquios sobre o tema, em diferentes países.

Colabora como parecerista de periódicos científicos em português, espanhol, francês, inglês e na avaliação de projetos de pesquisa dentro e fora do país.Tem mais de 70 artigos publicados, 40 livros/capítulos de livros; orientou 45 teses de doutorado. Na Rede CpE foi autora do nosso documento temático sobre Alfabetização infantil, fluência de leitura e competências linguísticas.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado