Pesquisadores e educadores se reuniram para debater ciência para educação

A abertura do evento já indicava a mensagem principal do V Encontro da Rede, que foi, na verdade, um reencontro após duas edições remotas em razão da pandemia de covid-19. No dia 17, o coordenador geral da Rede, Roberto Lent, iniciou sua fala lembrando que é preciso fazer um caminho, uma ponte “da bancada até o chão da sala de aula”. E essa foi uma mensagem que perpassou por várias atividades ao longo dos dias seguintes.

Entre palestras, mesas redondas, momentos de debate entre pesquisadores e professores do ensino básico e até sessões de divulgação científica, as sessões do Encontro mostraram que é preciso pensar e repensar em inovações na educação, mas sem nunca esquecer do papel primordial dos professores no processo de aprendizagem.

Para Janaina Weissheimer, uma das coordenadoras do evento, o “Encontro Anual foi um sucesso! Destaco, principalmente, a participação expressiva dos professores da rede básica de ensino, entre eles os afiliados à categoria Amigos da Rede. Ficamos muito felizes, pois o Encontro deste ano foi especialmente pensado para eles”, novamente ressaltando o ponto alto que foi ter a presença de educadores.

O evento reuniu mais de 400 inscritos entre pesquisadores, professores do ensino básico, estudantes de graduação e pós-graduação no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro nos dias 17, 18 e 19 de novembro. Mais da metade do público era composta por professores, profissionais da educação e professores afiliados à Rede CpE, os chamados Amigos da Rede.

 

Da sala de aula – Do lado dos educadores, foi perceptível esse envolvimento e reconhecimento. A amiga da Rede, Karinne Rodrigues, destaca: “muita gratidão por compartilharem tanto conhecimento e demonstrarem confiança e respeito para com os professores. Foi demais! Ficará para sempre em minha memória”.

Já para Mirela Ramacciotti, também amiga da Rede e participante da Sessão Comunique-se, “nós, que fazemos da Educação com base em evidências um propósito de vida, temos um momento como esse como um marco. É nele que encontramos os ‘grandes’ da área. É lá que bebemos na fonte. É de lá que saímos fortificados para o fazer melhor que nossa Educação precisa”.

Outra amiga da Rede, Adriana Araújo faz um resumo: “V Encontro CpE foi excelente. A troca de experiências e informações proporcionada pelos Momentos Translacionais, Comunique-se e Apresentações de Pôsteres foi muito enriquecedora. A participação das professoras da educação básica foi de grande importância para a construção da ponte entre a ciência e a educação”.

Do lado da bancada – Na opinião de Lilian Hübner (PUC-RS), pesquisadora associada da Rede, houve “uma interação extremamente rica entre pesquisadores, professores e amigos da Rede, engajando igualmente os alunos/jovens pesquisadores em diferentes níveis de especialização de universidades espalhadas pelo país”.

O pesquisador associado Sergio Gomes da Silva (Fundação Cristiano Varella e FAMINAS), que participou do Momento Translacional, também destacou participação dos professores do ensino básico no Encontro. “Eles apresentaram trabalhos, palestraram e interagiram com cientistas nacionais e internacionais. Discutiram ciência com muita criatividade e inovação. Foi entusiasmante ouvir suas histórias de superação e ideias para o futuro. O amor pela educação contagiou a todos”, completa.

Roberto Lent, coordenador da Rede, resume dizendo que “o nosso V Encontro sinaliza para a possibilidade de novos tempos na Educação brasileira, agora que uma nova onda de esperança nos envolve, visando ao resgate da tranquilidade, da racionalidade e do planejamento educacional”.

(Fotos Sidcley Lyra)

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado