Nova versão da ferramenta de busca da Rede Nacional de Ciência para Educação lista mais de 9 mil pesquisadores brasileiros e um milhão de publicações

 

Identificar pesquisadores da área de educação e cientistas de diversas áreas do conhecimento, cujos trabalhos impactem os problemas da educação. Este é o intuito da Plataforma CpE, uma ferramenta de busca online da Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE) lançada em 2016 e agora em sua terceira atualização. 

A plataforma contém mais de 9 mil pesquisadores de todo o país que atendem a critérios como: ter doutorado, pelo menos 5 orientandos e pelo menos 5 publicações com termos relacionados à interseção de ciência e educação. As publicações listadas somam mais de 1 milhão.

O projeto teve o apoio do Instituto Ayrton Senna e foi desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Cientometria da Universidade Federal do ABC (UFABC) com coordenação do pesquisador associado da Rede CpE Jesus Mena Chalco. 

A nova versão da ferramenta possibilita a busca de pesquisadores através de termos ligados a temas gerais em educação. Ao digitar um termo (ex: alfabetização), a plataforma retorna uma lista de pesquisadores com publicações relacionadas à palavra-chave. A lista exibe ainda métricas de produtividade do pesquisador, como a frequência de publicações com o termo buscado e o número de artigos, capítulos e livros publicados sobre o tema.

Ao clicar no nome do pesquisador, o usuário consegue ainda ver detalhes de seu grupo de pesquisa, seus co-autores mais frequentes, seu número de publicações por ano e a lista completa de suas publicações relacionadas ao termo de busca.

Há também um link para a genealogia acadêmica de cada indivíduo, mostrando os seus “pais” e “filhos” acadêmicos, ou seja, quem os orientou e quem eles orientaram ao longo de suas carreiras. É possível ainda checar os descendentes indiretos do pesquisador, “netos” e “bisnetos” acadêmicos. Esses dados vêm de uma integração com a Plataforma Acácia, também desenvolvida pelo grupo da UFABC.

 

Acesse a Plataforma CpE aqui

 

Sobre o Autor

Avatar photo

Jornalista carioca guiada pela curiosidade e fascinada pela ciência. Especializada na cobertura de ciência, saúde, tecnologia e meio ambiente, atuou como repórter da Ciência Hoje durante maior parte de sua carreira. Na Rede CpE, toca a assessoria de imprensa e a produção de conteúdo.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado