Pesquisadores de instituições públicas ou privadas podem se inscrever em colaboração com educadores de escolas da rede pública até 4/11.

(Texto com informações da Ascom Faperj)

A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) lançou, no dia 14 de outubro, o programa Apoio à melhoria das escolas da rede pública sediadas no Estado do Rio de Janeiro — 2021. O edital visa apoiar iniciativas voltadas à melhoria da escola pública, por meio de projetos que abordem temas educacionais relevantes e que permitam o aprimoramento da qualidade das escolas da rede pública (municipais, estaduais e federais) do estado do Rio de Janeiro (níveis fundamental e médio).

Como proponentes são elegíveis pesquisadores doutores ou grupo de pesquisadores com vínculo empregatício ou funcional em instituições públicas ou privadas de ensino superior e/ou pesquisa sediadas no estado do Rio de Janeiro, sempre em colaboração com profissionais de escolas da rede pública. As propostas podem ser enviadas até 4 de novembro.

Leia o edital disponível neste link.

O programa tem um orçamento que pode chegar a cerca de R$ 8 milhões. Do total de recursos disponibilizados, pelo menos 30% serão destinados a projetos envolvendo escolas públicas sediadas fora da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Uma das principais finalidades desse edital é superar e mitigar os impactos da pandemia na educação, visando diminuir as disparidades e diferenças educacionais geradas pelo fechamento das escolas. O edital busca ainda favorecer projetos de formação continuada dos professores, de elaboração de propostas curriculares inovadoras, bem como contribuir para a melhoria da infraestrutura necessária à educação da rede pública do Estado.

O presidente da Faperj, Jerson Lima Silva, aposta no sucesso do programa ao incentivar o intercâmbio de instituições de ensino superior e pesquisa com escolas da rede pública: “Precisamos trazer os profissionais das universidades para dialogar com os professores da rede de ensino pública. Acredito que assim, juntos, nós conseguiremos atenuar o impacto da pandemia na rede pública de ensino no geral”, falou.

A vice-presidente do Conselho Superior da Faperj, professora Alice Casimiro Lopes, destacou a importância da educação pública no enfrentamento das dificuldades geradas pela pandemia: “Não é apenas com o ensino de conteúdos científicos que a escola contribui para a melhoria da qualidade de vida. É, sobretudo, pela interação entre professores e alunos, pelo debate das questões sociais que atingem a vida das pessoas. A escola não é apenas para dar respostas, mas para ajudar a formular perguntas.”

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado