O Instituto Ayrton Senna e a Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE) divulgam os projetos selecionados pelo edital de pesquisas sobre “Avaliação e mitigação de perdas na educação durante a pandemia de Covid-19”.

O Instituto Ayrton Senna (IAS) e a Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE) divulgam os projetos selecionados pelo edital de pesquisas sobre Avaliação e mitigação de perdas na educação durante a pandemia de Covid-19. Dois projetos de pesquisa foram aprovados para receber financiamento das organizações, que apoiam a produção de conhecimento nacional em educação. O edital foi divulgado em agosto e buscou selecionar projetos com capacidade de avaliar as perdas na educação durante pandemia de Covid-19 e levantar as soluções propostas para mitigá-las, em âmbito nacional e internacional. O IAS e a Rede CpE compreendem que o aprofundamento nesse tema permitirá compreender o cenário mundial no contexto escolar durante a pandemia de Covid-19, e propor alternativas de atuação mais eficaz no retorno às aulas e na aprendizagem efetiva dos estudantes, levando a uma melhoria das práticas de ensino-aprendizagem e políticas educacionais e públicas.

A fase de seleção contou com a participação de uma comissão ad-hoc convidada pela Rede Nacional de Ciência para Educação e pelo Instituto Ayrton Senna para avaliar as propostas submetidas ao edital. Esta comissão foi composta pelos pesquisadoras Ana Carla Crispim (Instituto Ayrton Senna), Enicéia Mendes (Universidade de São Paulo) e Naercio Menezes (INSPER Instituto de Ensino e Pesquisa). Os projetos deveriam se enquadrar em uma das linhas de trabalho: (i) um estudo sobre a avaliação internacional (quali e quantitativa) de perdas na educação durante a pandemia de Covid-19, especialmente relacionadas a fatores socioeconômicos e de desigualdade racial, psicológicos, pedagógicos e socioemocionais; e (ii) pesquisa com objetivo de realizar levantamento internacional de propostas de superação das perdas na educação, desde políticas públicas até estratégias de sala de aula.

Os projetos de pesquisa aprovados pela Comissão foram das pesquisadoras:

Jerusa Salles
Título do projeto: Impacto diferencial da pandemia de COVID-19 no desempenho acadêmico de crianças brasileiras e alemãs do ensino fundamental e sua associação com aspectos psicológicos

Rachel Riera
Título do projeto: Estratégias para mitigar o impacto da pandemia de Covid-19 no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil e fundamental

Para participar, o pesquisador deveria ser associado à Rede CPE, estar em exercício de atividades de pesquisa relacionadas à educação e/ou apresentar experiência e produtividade científica compatíveis com a liderança de um projeto de pesquisa.

A Rede CPE e o Instituto Ayrton Senna agradecem aos demais proponentes que submeteram seus projetos.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado