Segundo pesquisadoras associadas à Rede CpE, o correto é estudar sem distrações, mas, caso aconteça, busque aplicar, depois, a técnica “Prática de Lembrar”!

Você sabe o que é a Prática de Lembrar? Nesta entrevista, nossas pesquisadoras associadas Roberta Ekuni de Souza, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, e Sabine Pompéia, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), explicam o que é e como ativá-la para obter benefícios na hora do estudo. Em colaboração com a cientista Ohana Turcato, elas tiveram um artigo aprovado na revista Schorlaship of teaching and learning in Psychology, que ficará disponível em breve para leitura! De acordo com Ekuni, muitos estudantes realizam multitarefas enquanto estudam e, por isso, a pesquisa delas investigou uma forma de reduzir os efeitos negativos da multitarefa durante o aprendizado on-line ou EAD. Saiba como aplicar a técnica!

Rede CpE: Quais são os prejuízos causados por estudar com distrações (realizando multitarefas) no ensino on-line ou EAD?

Resposta: Não é nada bom para o aprendizado realizar multitarefas enquanto tentamos aprender algo. Um exemplo é assistir a uma aula fazendo outra coisa ao mesmo tempo, como ouvir música ou ficar parando toda hora para dar aquela espiadinha nas redes sociais. Isso, normalmente, faz com que os alunos gastem mais tempo estudando, mas isso não é o pior. Assistir à aula com essas distrações faz com que as pessoas lembrem menos do conteúdo.

Rede CpE:  O que é a “Prática de Lembrar”?

Resposta: A “Prática de Lembrar” é um nome sofisticado para uma estratégia de estudo que todo mundo usa, mas deveria usar mais. Quando estudamos tentando lembrar as coisas, estamos praticando lembrar. Isso é diferente de estudar só tentando adquirir informações, como lendo o material ou revendo videoaulas, ou seja, estudando apenas tentando colocar informações para dentro da cabeça.

Rede CpE: Como a pessoa pode colocá-la em prática?

Resposta: Podemos praticar lembrar de muitas formas, e todas funcionam bem. Alguns exemplos são responder a quizzes, testes, perguntas ou resumir de cabeça numa folha de papel – ou contando para alguém -, tudo que lembramos de alguma matéria, sem olhar o conteúdo. Conta também como prática de lembrar fazer esquemas e mapas mentais, e muitas outras formas, contanto que os alunos estejam de fato tentando tirar de cabeça as informações, e não somente tentando “absorver” conteúdo, como ficar relendo e relendo o caderno. Outra coisa importante é refazer exercícios de matemática, física e química do zero, sem olhar como os exercícios foram resolvidos antes. Essas formas de estudar envolvem procurar na mente as respostas, o que ajuda a memorizar informações. Após praticar lembrar é importante checar se a gente acertou ou errou a resposta e se faltou alguma informação. Idealmente, isso deve ser feito aos poucos, em vários momentos para cada matéria. Quanto mais fazemos isso, mais aprendemos e mais dura a memória.

Rede CpE: Como a prática de lembrar ajuda a mitigar os efeitos da distração durante as aulas on-line?

Resposta: Em nossa pesquisa, confirmamos que distrações durante uma aula reduzem a capacidade das pessoas de lembrarem informações. Mas fomos além. No caso, as distrações nessa pesquisa envolviam olhar mensagens que chegavam no celular enquanto se tentava aprender informações apresentadas em um texto. Em alguns casos, logo após lerem o texto, os alunos estudavam o conteúdo lendo pequenos trechos do texto, que é a forma mais comum de estudar. Em outros casos, os mesmos alunos liam o texto com as mesmas distrações e, em seguida, respondiam perguntas sobre ele, ou seja, praticavam lembrar as informações. Cada aluno via uma combinação diferente de texto e de tipo de estudo (prática de lembrar ou leitura). Verificamos que, na semana seguinte, houve maior retenção das informações dos textos seguidos de prática de lembrar do que de leitura. Portanto, para quem não consegue assistir à aula sem distrações, como ficar espiando o celular – o que reduz nossa capacidade de aprender -, é importante estudar depois praticando lembrar o conteúdo da aula, ou seja, responder a exercícios, fazer resumo de cabeça, essas coisas. O ideal mesmo para aprender é combinar: assistir à aula sem distrações e estudar praticando lembrar.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado