Novos pesquisadores associados foram aprovados pelo Conselho de Administração em reunião conjunta com o Conselho Técnico-Científico, em 1º de dezembro de 2021.

A Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE) tem o prazer de informar os novos pesquisadores associados de 2021, cujas candidaturas foram aprovadas pelo Conselho de Administração em reunião conjunta com o Conselho Técnico-Científico no início de dezembro. As candidaturas foram propostas por diversos de nossos membros em processo de escolha que seguiu as normas do estatuto da Rede. A Rede CpE passa a ser composta por 169 pesquisadores associados.

Conheça os novos membros!

  • Andrei Mayer de Oliveira, da Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em ciências biológicas (Modalidade Médica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – 2010), mestrado em ciências biológicas (Fisiologia) e doutorado em ciências pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF, 2016). Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde leciona disciplinas de Fisiologia Geral e Neurofisiologia. Desenvolve linhas de pesquisa dentro de dois grandes temas: (1) comportamentos manuais e de uso de ferramentas em primatas não humanos; e (2) neurociência aplicada ao ensino/aprendizado. Para isso, utiliza múltiplas abordagens, com técnicas de eletrofisiologia, anatomia e testes comportamentais, em modelo animais (saguis e macacos prego) e humanos. Além disso, desenvolve também atividade de divulgação científica, com foco em materiais de texto, podcast, vídeos e transmissões ao vivo, em mídias sociais como Instagram (@profandrei.neuro) e Youtube (Culpa do Cérebro). Credenciado aos Programas de Pós-Graduação em Neurociências (PPGN) e Multicêntrico em Ciência Fisiológicas (PMPGCF).

Confira o currículo Lattes.

  • Caroline de Oliveira Cardoso, da Universidade Feevale

Psicóloga, é doutora em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre em psicologia com ênfase em cognição humana pela PUCRS, especialista em Neuropsicologia (PROJECTO) e professora do curso de Psicologia da Universidade FEEVALE. É docente permanente do Mestrado Acadêmico em Psicologia da Universidade Feevale, além de coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Intervenção em Neuropsicologia Escolar e do Desenvolvimento (LAPINED). É, também, a professora líder do projeto de extensão “Intervenção Neuropsicológica no Contexto Escolar (PRINCE)” da Universidade Feevale. Membro do conselho diretivo da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp), de 2019 a 2021, e membro do Grupo de Trabalho “Neuropsicologia” da Associação Nacional de Pesquisadores em Psicologia (ANPEPP). Dirige seus estudos às áreas de psicologia, com ênfase em avaliação psicológica e neuropsicológica, estimulação e reabilitação neuropsicológica, neuropsicologia escolar, funções executivas, desenvolvimento infantil e da aprendizagem. Atua como psicóloga e neuropsicóloga clínica em consultório particular e é sócia-fundadora na Conectare NeuroPsi – Atendimento, formação e conexões em Neuropsicologia.

Confira o currículo Lattes.

  • Cintia Alves Salgado Azoni, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo – USP/Bauru (1999), mestrado em ciências médicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP – 2005), doutorado em ciências médicas pela UNICAMP (2010) e pós-doutorado em ciências médicas pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP (2013). É docente do curso de Graduação em Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia e do Programa em Psicologia da UFRN, coordenadora-geral do programa Associado de Pós-Graduação em Fonoaudiologia UFPB/UFRN/UNCISAL e psicomotricista pelo ISPE-GAE/FMABC (2010), com título reconhecido pela Université Dété, de Paris. É membro de algumas instituições: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), da qual é coordenadora do Departamento de Linguagem na gestão 2020-2022; integra a diretoria da Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria infantil e Profissões afins (ABENEPI) na gestão 2019-2021 e atual vice-presidente do capítulo norteriograndense da ABENEPI. Vice-líder do LAPEN – Laboratório de Extensão e Pesquisa em Neuropsicologia (UFRN). É coordenadora do grupo CNPq e laboratório “LEIA – Linguagem Escrita, interdisciplinaridade e Aprendizagem”, com enfoque no atendimento a crianças e adolescentes com dificuldades e transtornos de aprendizagem. Tem experiência na área de fonoaudiologia, com ênfase em linguagem oral e escrita, atuando principalmente nos seguintes temas: neurociências, educação, neuropsicologia, dislexia do desenvolvimento, aprendizagem, distúrbios de linguagem, aprendizagem e intervenção – principalmente com uso de programas de remediação -, capacitação de professores e profissionais da área de aprendizagem.

Confira o currículo Lattes.

  • Daniela Cid de Garcia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Linguística pela UFRJ (bolsista CAPES). É professora adjunta de inglês no departamento de Anglo-germânicas da Faculdade de Letras (UFRJ). Foi, também, pesquisadora visitante Fulbright no Laboratório de Neurolinguística da Universidade de Nova York (NYU). É mãe e esteve em licença-maternidade em 2017. Tem interesse pelas seguintes áreas: psicolinguística, processamento de palavras, composicionalidade semântica, aquisição de L2 e bilinguismo, processamento da leitura, educação.

Confira o currículo Lattes.

  • Fernanda Franzolin, da Universidade Federal do ABC

Pedagoga, bióloga, mestre e doutora em educação graduada e pós-graduada pela Universidade de São Paulo (2000, 2006, 2007, 2012), tendo realizado estágio de intercâmbio como pesquisadora visitante na Western Michigan University, nos EUA (2009-10). Durante sua formação, dedicou sua dissertação e tese à análise de livros didáticos de ciências e biologia, assim como à discussão de tópicos curriculares para o ensino de genética. Atualmente, atua no cargo de professora adjunta do Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC, onde atuou como Coordenadora da Licenciatura em Ciências Biológicas (2016-2019). Integrou-se em 2015 ao CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, Portugal, realizando estágio de pesquisa no exterior enquanto bolsista BPE (Bolsa de Pesquisa no Exterior) pela FAPESP. Foi professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (2012-2013), pesquisadora do Núcleo de Pesquisa das Novas Tecnologias da Comunicação Aplicadas à Educação (A Escola do Futuro – USP) (2001-2008) e atuou durante 10 anos como professora da Rede Municipal de Educação de São Bernardo do Campo na área de Educação Infantil. Tem experiência em capacitação de professores (presencial e à distância); desenvolvimento de projetos pedagógicos, elaboração de materiais e livros didáticos e avaliação de softwares educacionais. Em sua produção, trata de tópicos como: ensino de ciências e biologia, avaliação de livros didáticos, ensino de genética, ensino de ciências para crianças, educação à distância e atividades investigativas no ensino de ciências.

Confira o currículo Lattes.

  • Filomena Elaine Paiva Assolin, da Universidade de São Paulo

Possui graduação em letras pela Instituição Moura Lacerda (1992), graduação em pedagogia pela mesma instituição (1987), mestrado em psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto USP (FFCLRP-USP  / 1999) e doutorado em ciências pela FFCLRP-USP (2003). Concluiu o Pós-Doutorado no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL- UNICAMP). É docente da FFCLRP-USP desde 2005. Atua na interface Educação e Linguística, desenvolvendo pesquisas sobre alfabetização, letramento, leitura, escrita, formação de professores e prática pedagógica escolar. Atualmente, é professora livre-docente da FFCLRP-USP; membro titular da Comissão do Curso de Pedagogia; membro da Comissão de Monografia da FFCLRP-USP, membro do Conselho do Departamento-DEDIC. Ministra disciplinas regulares e optativas na graduação e na pós-graduação em educação. Desenvolve pesquisas relacionadas à interface Educação e Linguística e orienta estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado. É responsável por vários projetos de cultura e extensão universitária, com destaque para a Incubadora Cultural. É líder e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Alfabetização, Leitura e Letramento (GEPALLE), regulamentado no CNPq. É membro da Academia Ribeirãopretana de Educação, além de autora de vários livros e artigos científicos. Ministra disciplinas na UNIVESP desde 2018.

Confira o currículo Lattes.

  • José Neander Silva Abreu, da Universidade Federal da Bahia

Bolsista de produtividade do CNPq, professor do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e psicólogo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), além de mestre (2002) e doutor (2007) em Neurociências e Comportamento pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Tem pós-doutorado pela Université du Luxembourg e The University of York. É membro da International Neuropsychological Society (INS) e da Sociedade Brasileira de Psicologia. Coordena o Programa de Pós-graduação em Psicologia (Mestrado/Doutorado) da UFBA, o curso de Especialização Avançada em Neuropsicologia do Instituto de Psicologia da UFBA e o Laboratório de Neuropsicologia Clínica e Cognitiva (CNPq-UFBA). Tem desenvolvido nos últimos anos interesse e conhecimento em psicometria, no desenvolvimento de testes e instrumentos cognitivos para avaliação de indivíduos com desempenho normal e ou deficitário, em função de dificuldades desenvolvimentais. Isso resultou em artigos e materiais publicados tanto no Brasil quanto em colaboração internacional. Abreu tem interesse no treinamento de pessoas para prestação de serviços em saúde em psicologia, principalmente no campo da neuropsicologia e neurociências.

Confira o currículo Lattes.

  • Kelly Samara da Silva, da Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrado e doutorado em educação física na área de Atividade Física Relacionada à Saúde pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É bolsista de Produtividade do CNPq, docente do Departamento de Educação Física da UFSC e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Líder do Núcleo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde (NuPAF/UFSC). Editora associada da Revista de Saúde Pública e da Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano. Integra o Projeto de Internacionalização liderado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do CAPES-PRINT da UFSC. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFSC de 2017 a 2020 e presidiu o XI Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde em 2017.Tem pesquisado tópicos relacionados à atividade física e saúde pública, com ênfase em epidemiologia e programas de promoção da atividade física e redução do comportamento sedentário.

Confira o currículo Lattes.

  • Marco Antonio Ferreira Randi, da Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Ciências Biológicas (1986), mestrado (1990) e doutorado (2011) em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, é professor da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Biologia Celular, atuando principalmente nos temas toxicologia celular e ecotoxicologia. Também atua na área de educação em Biologia Celular através do uso de jogos cooperativos, tema sobre o qual desenvolveu seu doutorado.

Confira o currículo Lattes.

  • Nara Côrtes Andrade, da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Graduada em psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em neuropsicologia do desenvolvimento (UFBA), doutora em psicologia experimental (USP) e pós-doutorado pela Harvard University. Professora da Universidade Federal de Juiz de Fora, coordenadora do Laboratório Interdisciplinar em Neurodesenvolvimento Humano (LINHA) e pesquisadora associada do Laboratory for Developmental Studies (Harvard University). É representante do Brasil na Sociedade Latino-americana de Neuropsicologia (SLAN), membro do Conselho Diretor da International Neuropsychological Society (INS) e vice-coordenadora do GT de Neuropsicologia da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Tem experiência na área de Psicologia e Saúde Coletiva, com ênfase em Neuropsicologia do Desenvolvimento, Promoção, Prevenção e Reabilitação em Saúde. A sua investigação centra-se na neuropsicologia do desenvolvimento da infância à adolescência, abordando temas como cognição social, emoção e comunicação. Volta-se à análise de fatores de vulnerabilidade e proteção em condições de neurodesenvolvimento típico e atípicos, com ênfase na construção de metodologias de intervenção e reabilitação numa perspectiva interdisciplinar. O seu campo de investigação abrange, também, as relações entre mindfulness, música e neurociências. Tem especial interesse em elaboração, implementação e avaliação de políticas públicas para infância e adolescência.

Confira o currículo Lattes.

 

  • Patricia Coelho de Velasco, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Atualmente, é professora em Nutrição Clínica do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), bem como coordenadora da Pós-graduação Lato Sensu de Nutrição Clínica – modalidade Residência (2021- atual). É bacharel em nutrição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO-2006), mestre em Neuroimunologia pelo Programa de Pós-graduação em Neuroimunologia da Universidade Federal Fluminense (UFF-2009) e doutora em Neurociências pelo Programa de Pós-graduação em Neurociências da UFF (2013). Sua formação também inclui dois pós-doutorados no Laboratório de Bioquímica Nutricional do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014 e 2019). Tem experiência nas áreas de nutrição, bioquímica e neurociências, com ênfase em: lipídios dietéticos; desenvolvimento do sistema nervoso central; programação metabólica; e nutrição clínica pediátrica.

Confira o currículo Lattes.

  • Valdir Heitor Barzotto, da Universidade de São Paulo

É professor titular da Faculdade de Educação da USP. Tem doutorado em linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP – 1998), com estágio na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris – França, 1996-1997), mestrado em linguística pela Unicamp (1992), especialização em metodologia e prática do ensino de língua portuguesa pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1988) e graduação em letras pela Universidade Federal do Paraná (1986). Ministra, desde 2001, as disciplinas “Metodologia do Ensino de Português”, “Metodologia do Ensino de Linguística”, “Metodologia do Ensino de Português: a alfabetização” e “Leitura e Produção de Textos”. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/USP e de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da FFLCH/USP. É presidente de honra da ANPGL (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras), entidade que organiza o FALE (Fórum Acadêmico de Letras), do qual foi um dos criadores. É também presidente de honra da AINPGP (Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia). É um dos criadores do Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa da FE/USP. Foi membro da diretoria da Associação de Leitura do Brasil-ALB.

Confira o currículo Lattes.

  • Vânia D’Almeida, da Universidade Federal de São Paulo

Tem graduação em ciências biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1984), mestrado em ciências biológicas (biologia molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP – 1988) e doutorado na mesma área pela UNIFESP (1993). Realizou pós-doutorado no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (1993 a 1996) e Livre Docência pelo Departamento de Genética da UNIFESP (2008). É professora do Departamento de Psicobiologia da UNIFESP e, atualmente, trabalha como coordenadora acadêmica da Unidade de Extensão Santo Amaro da UNIFESP/Campus São Paulo e como coordenadora do Laboratório de Erros Inatos de Metabolismo da mesma instituição. Tem experiência nas áreas de bioquímica e genética, atuando, principalmente, nos seguintes temas: ritmos biológicos, sono, estresse oxidativo, epigenética, modelos animais de doenças, erros inatos de metabolismo e doenças de depósito lisossômico.

Confira o currículo Lattes.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado