Baseado em uma extensa revisão da literatura científica sobre o tema, a publicação lançada pelo Instituto Alfa e Beto destaca a importância da fluência de leitura para as crianças e explica como desenvolver e medir essa habilidade de maneira eficiente.

Você sabe o que é fluência de leitura e por que é importante que os alunos desenvolvam essa habilidade logo após serem alfabetizados? O Instituto Alfa e Beto lançou o e-book “Fluência de Leitura” com o objetivo de esclarecer os principais conceitos e definições sobre o assunto para pais e professores.

Baseado em uma extensa revisão da literatura científica sobre o tema, o e-book destaca a importância da fluência de leitura para as crianças e explica como desenvolver e medir essa habilidade de maneira eficiente. O material foi escrito pelo pesquisador associado da Rede CpE João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto, com revisão do também pesquisador associado Márcio da Costa, além da pesquisadora Isabella Alves.

“Fluência de leitura é a habilidade de ler com precisão, fluidez e expressividade. Ela permite uma leitura ágil, capaz de dar ao cérebro informações em quantidade e qualidade suficientes para que ele possa compreender o que está sendo lido”, informa o livro.

No capítulo dedicado à relação entre fluência de leitura x compreensão, o professor João Batista Oliveira explica que, sem a velocidade proporcionada pela fluidez na hora de ler, o cérebro não recebe informações suficientes para criar sentido diante do conjunto de palavras e frases, tornando difícil – ou impossível – estabelecer o sentido do que se lê.

“O aluno precisa desenvolver uma velocidade crescente de leitura para que sua compreensão ocorra dentro do tempo esperado para aprender. Se o aluno sempre depende que o professor explique mais devagar, ele não se torna um aprendiz autônomo”, explica.

Como avaliar a fluência de leitura?

De acordo com o autor, para avaliar o nível de fluência de leitura é preciso verificar três indicadores: velocidade, erro e prosódia. Ou seja, a quantidade de palavras lidas, os erros (por exemplo, pular palavras) e a prosódia, que se refere à qualidade da leitura, incluindo entonação e outras variáveis.

O e-book também indica como pais e professores podem avaliar a fluência periodicamente e expõe os principais instrumentos disponíveis para essa avaliação, como os softwares “Craque da Fluência” e “Flui”, desenvolvidos pela Alfa e Beto Soluções.

Como desenvolver fluência depois que o aluno foi alfabetizado?

Outro importante tópico abordado no e-book é como desenvolver essa habilidade na idade correta – ou seja, já a partir da alfabetização. O aluno alfabetizado deve ser capaz de ler entre 60 e 80 palavras por minuto ao final do ano.

Para isso, há duas “regras de ouro” que podem auxiliar os alunos nesse processo:

1) Ler muito – O aluno que lê muito promove um círculo virtuoso. Quem lê muito, torna-se mais fluente. A leitura se torna menos penosa, mais prazerosa e isso estimula o aluno a ler mais;

2) Ler várias vezes o mesmo texto – A leitura é fluente quando o leitor não precisa parar para identificar a palavra ou identificar o seu sentido. Portanto, ao reler textos com palavras já conhecidas ou ao ler textos cujas palavras são familiares, esse processo ajuda a desenvolver a fluência.

Dentro do e-book, é possível encontrar links de diversos produtos desenvolvidos pelo Instituto Alfa e Beto que podem ajudar o aluno a desenvolver habilidades relevantes para identificar mais rapidamente as palavras.

Clique aqui e baixe de maneira gratuita o e-book “Fluência de Leitura”.

(Fonte: com informações do Instituto Alfa e Beto)

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado