Pesquisador associado da Rede CpE Fernando Louzada (UFPR) participou do debate transmitido no dia 10/2 que teve como tema a invenção da adolescência.

A adolescência, hoje em dia, é vista como uma etapa importante do desenvolvimento humano. No entanto, esse momento da vida já foi visto como o início da vida adulta. Esse assunto pautou a conversa do programa Linhas Cruzadas, da TV Cultura, no dia 10 de fevereiro. Disponível no YouTube, o vídeo contou com a participação de Fernando Louzada (UFPR e Rede CpE), coordenador do Laboratório de Cronobiologia Humana da UFPR.

O programa debateu a partir de quando esse período depois da infância deixou de ser o começo da vida adulta para ser uma nova fase do desenvolvimento humano. O que isso representou dentro das dinâmicas familiares? Como a juventude movimenta a sociedade e quando, exatamente, a juventude termina?

Segundo Louzada, o cérebro não está plenamente maduro na adolescência. “Ao longo da adolescência, com o amadurecimento do córtex pré-frontal do cérebro, a gente observa mudanças comportamentais. Aos poucos, é como se o futuro fosse incorporado aos nossos pensamentos e às nossas ações”, explicou.

Para assistir ao episódio completo, clique no link abaixo! A fala de Louzada aparece a partir do minuto 4:26.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado