A publicação “Reabrindo as Escolas em 2022 – Desafios para o Gestor Escolar” traz dicas e evidências científicas sobre a reabertura das escolas.

(Fonte: Instituto Alfa e Beto)

Já está disponível para download gratuitamente o e-book “Reabrindo as Escolas em 2022 – Desafios para o Gestor Escolar”, produzido pelo Instituto Alfa e Beto. Escrito pelo pesquisador associado da Rede CpE João Batista Araujo e Oliveira, o material é destinado a gestores das Secretarias de Educação, mas pode ser lido por todos que se interessam em compreender e ajudar de maneira efetiva a lidar com os desafios da educação nos próximos anos. Para acessar o conteúdo ou baixar o e-book, basta preencher o formulário disponível ao final deste link.

As recomendações se baseiam em três pilares: as evidências científicas sobre o que funciona em educação, as lições que podemos aprender a partir da experiência de outros países e as providências práticas que podemos e devemos tomar para colocar nossas escolas para funcionar a pleno vapor.

O e-book começa reforçando a ideia de que é preciso abrir e manter as escolas abertas, com protocolos de segurança básicos que permitam seu funcionamento normal. Ao longo dos capítulos, são feitas recomendações sobre como os gestores da educação podem proceder para reabrir as escolas e diminuir o atraso de aprendizagem que infelizmente atingiu muitas crianças no Brasil.

Dentre as recomendações, estão práticas que toda escola pode adotar, como acolher professores, funcionários e alunos de braços abertos; instaurar hábitos relacionados a rotina de estudos; e pensar uma nova forma de se relacionar com os pais – ouvindo e informando com clareza a respeito do programa de ensino, expectativas e estratégias.

Outras sugestões presentes no e-book remetem à importância de se realizar um diagnóstico de aprendizado dos alunos para orientar a rede de ensino e as escolas sobre a reorganização das classes – ou reenturmação. O foco na alfabetização ao final do 1º ano e na fluência de leitura também precisa estar nos planos dos gestores da educação para essa reabertura das escolas.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado