Aliança pretende influenciar opções políticas globais sobre educação

Em 2023, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) formalizou a criação de uma Aliança Global que visa a influenciar e embasar as políticas globais e nacionais sobre a transformação da educação e da aprendizagem com base em evidências científicas. A proposta da Aliança é funcionar como uma “rede das redes”, agregando instituições regionais e nacionais. Entre os participantes brasileiros, a Rede e a Cátedra Unesco de Ciência para Educação se destacaram desde o início como integrantes da equipe dirigente da Aliança.

“A Rede CpE fez parte do grupo fundador da Aliança e, por isso, ocupa uma das posições no seu Comitê Gestor. Além da Rede CpE, a Cátedra Unesco de Ciência para a Educação atuará em paralelo e em sintonia com a Rede na promoção de iniciativas internacionais que aproximem a Ciência da Educação”, conta Roberto Lent, coordenador da Rede e da Cátedra Unesco, e membro do Comitê Gestor da Aliança.

A Aliança se propõe a aproximar a relação entre a pesquisa científica e a formulação de políticas públicas, sempre buscando assegurar uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade – Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Sua atuação será na discussão, construção e implementação de políticas educacionais, práticas pedagógicas, formação de professores e desenvolvimento profissional.

Aliança Global sobre Educação com ciência

Os primeiros encontros realizados para debater a criação da Aliança ocorreram ainda em 2023, a partir do “Chamado à ação – transformando nosso mundo rumo a 2030”. Na ocasião, foram discutidas algumas das recomendações do relatório da Comissão Internacional sobre os Futuros da Educação, além do papel que a integração do conhecimento científico com o “chão da escola” poderia desempenhar para apoiar uma aprendizagem de qualidade.

O foco da Aliança Global agora é trabalhar em rede, de forma setorial e global, atuar em todos os níveis e aspectos da educação e aprendizagem. Entre as áreas de destaque estão: a produção ou a síntese de evidências sólidas de múltiplas disciplinas, a exploração do nexo ciência-política-prática e a implementação de descobertas científicas para melhorar a aprendizagem. Para Lent, a iniciativa é “um grande passo no sentido de universalizar o entendimento de que a Educação avançará mais rápido em todos os países se for baseada em evidências científicas”.

Ao todo, são sete objetivos específicos que a Aliança da Unesco sobre a Ciência da Aprendizagem para Educação se propõe a realizar. E esses vão desde utilizar ferramentas baseadas em evidências para promover melhorias no ensino; a construir uma plataforma para cooperação internacional, troca de conhecimento, consenso e networking, buscando sinergias entre as múltiplas redes; e a fortalecer a capacidade, especialmente no Sul Global, de pesquisa e ação para enfrentar as crises e desafios na educação e aprendizagem que exigem soluções globais.

Confira dos documentos oficiais da Aliança: termo de referência e declaração inaugural.

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado