Por Roberto Lent, coordenador da Cátedra Unesco de Ciência para Educação, e Marilia Zaluar Guimarães, coordenadora-adjunta da Cátedra

A palavra “Cátedra” tem um peso formal gigante, e a palavra “Catedrático” mais ainda – essa última remete aos idos do século XX quando essa era a unidade básica das universidades. Hoje tem outro sentido, e está entrando em moda outra vez, para designar iniciativas originais de compartilhamento de conhecimento em temas específicos. Nessa linha, a Rede Nacional de Ciência para Educação opera atualmente uma Cátedra que leva seu nome, e que nestes dias completa um ano em atividade.

Aprovada em meados de 2022, a Cátedra Unesco de Ciência para Educação começou suas atividades, de fato, no início de 2023. A ideia principal era criar um canal de comunicação entre pesquisadores, professores e gestores para incentivar o uso das evidências científicas na Educação e apoiar políticas públicas educacionais e intervenções pedagógicas nessa linha.

Além disso, a Cátedra foi criada a partir de uma perspectiva internacional, buscando criar um instrumento de interações Norte-Sul, especialmente beneficiando os países do chamado Sul Global. Ao todo, a proposta original teve a assinatura 15 pesquisadores de 10 países, além do Brasil.

Atividades da Cátedra CpE

Durante o V Encontro Anual da Rede CpE, que aconteceu no Rio de Janeiro em novembro de 2022, esses proponentes puderam se reunir – de forma híbrida – e conversar sobre suas linhas de pesquisa. O encontro foi realizado na Academia Brasileira de Ciências e também serviu como um primeiro espaço de planejamento das próximas atividades.

Já em 2023, a programação da Cátedra adquiriu maior intensidade a partir da realização da série de webinários chamada “Diálogos entre Ciência e Educação”. Neles, foram discutidos vários assuntos relevantes para as duas áreas, como bilinguismo, sono, inteligência artificial, a importância do livro e da leitura, os impactos da pobreza na educação e, claro, os prejuízos causados pandemia de Covid-19.  Foram mais de dois mil inscritos nos sete webinários, realizados de forma híbrida ou inteiramente remota ao longo de todo o ano.

Ainda em 2023, realizamos um Simpósio sobre os temas de “Educação Infantil – Uma Visão Multidisciplinar”, e “Conectando Ciência e Educação”. Para debater temas tão relevantes, contamos com a participação do economista Naercio Menezes Filho (INSPER), da neurocientista Alejandra Carboni (Uruguai), da psicóloga Maria Beatriz Linhares (USP), da diretora de Educação da Unesco no Brasil Maria Rebeca Gomes, da então presidente da CAPES Mercedes Bustamante, da presidente da Academia Brasileira de Ciências Helena Nader e do presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência Renato Janine.

Atuação internacional

Mais recentemente, a Cátedra Unesco de Ciência para Educação foi convidada a participar de uma outra iniciativa, da própria Unesco, a Aliança Global sobre Ciências da Aprendizagem para a Educação. Como fundadores, a Cátedra e a Rede CpE passaram a ter um representante no Comitê Gestor da Aliança, que iniciou suas atividades em 2024.

Próximas atividades

Para os próximos três anos, a Cátedra tem ainda muitos planos. Há a proposta de fazer um levantamento sobre os pesquisadores latino-americanos dedicados a contribuir com a Educação nas suas diversas especialidades. Além disso, um e-book sobre temas básicos de Educação por evidências também está entre as metas – e já tem um capítulo publicado.

Em 2024, uma versão inovadora do Simpósio está sendo planejada: pretendemos organizar um evento síncrono híbrido multinacional, com conferências de pesquisadores em formato virtual, associadas a mesas-redondas realizadas simultaneamente em diversos países, principalmente na América Latina.

Para o futuro

Não há dúvida que a experiência tem sido frutífera, não apenas para difundir os conhecimentos sobre as ciências da aprendizagem e do ensino, mas também por permitir uma articulação internacional. Esperamos que essa articulação possa produzir a criação de outras redes de pesquisadores e professores nos diversos países, principalmente naqueles que mais precisam de Educação.

Podemos dizer que, a partir da Cátedra, a Rede CpE protagoniza uma expansão de sua rede para além das fronteiras do Brasil, confirmando mais ainda a importância da pesquisa científica multidisciplinar voltada para a educação.

O significado da palavra “Cátedra” mudou para melhor!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado