Estamos elaborando o projeto de um Centro Nacional de Ciência para Educação, concebido como um espaço físico equipado, de utilização multiusuária e multipropósito, coordenado por um Comitê Gestor multidisciplinar e multi-institucional, aberto a grupos de pesquisa para a realização de pesquisas de diversas disciplinas com potencialidade para beneficiar a Educação, e a empresas com alta capacidade de inovação para o desenvolvimento de produtos e processos com esse mesmo objetivo.

A princípio, esse espaço será constituído por 3 laboratórios:

(1) Laboratório de Imageamento por Ressonância Magnética;

(2) Laboratório de Tecnologias Digitais para Educação;

(3) Laboratório de Multirregistro Fisiológico.

Cada laboratório será composto por uma sala principal de comando, onde se localizariam os equipamentos (Ressonância Magnética, Eletroencefalograma de alta densidade, Registro de movimentos oculares, Óculos de realidade virtual, Computadores, Dispositivos móveis, etc), e ambientes anexos para a realização de experimentos com sujeitos humanos (sala de aula, sala para estudos sobre sono, sala de testes). Além disso, o trabalho do Centro será articulado com os laboratórios da UFRJ e de outras universidades, que utilizam modelos animais para o estudo de variáveis que impactam a aprendizagem, como por exemplo a memória e outras funções.

Cada um desses laboratórios será coordenado por um Pesquisador habilitado na utilização dos equipamentos aí instalados, assessorado por técnicos especializados, alguns deles contratados pelas instituições parceiras, outros financiados por meio de bolsas das agências federais e estaduais. A atividade dos laboratórios será realizada mediante projetos de pesquisa submetidos ao Comitê Gestor por parte de Pesquisadores de qualquer instituição de pesquisa do país, devidamente avaliados quanto ao mérito, com custeio financiado por recursos do proponente. O funcionamento dos laboratórios será administrado pelo Comitê Técnico do Centro CpE. A manutenção dos equipamentos será realizada por recursos obtidos nas agências de fomento nacionais e estaduais e, sempre que possível, por recursos adicionais provenientes de fontes privadas ou do terceiro setor.

Comitê Técnico

Roberto Lent

Professor Titular do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, Pesquisador 1A do CNPq

Miriam Struchiner

Professora Associada do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES) da UFRJ, Pesquisadora 1C do CNPq

Jorge Moll Neto

Pesquisador do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), Bolsista 1D do CNPq

Fernanda Tovar-Moll

Professora Adjunta do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ (ICB) e Pesquisadora do Instituto D’Or  (IDOR), Pesquisadora 2 do CNPq