No episódio de retorno do podcast, o tema em discussão é a importância do cuidado e do ensino na educação infantil.

Como as evidências científicas podem contribuir para práticas educativas em sala de aula? O que a experiência dos professores pode ensinar à ciência? A interface entre esses dois mundos é explorada no podcast “Educação tem Ciência”, da Rede Nacional de Ciência para Educação.

Lançado em 2020, o programa entra em sua segunda temporada em março de 2022. O episódio de reestreia contextualiza a importância dos primeiros mil dias da criança – do momento em que ela nasce até a época em que completa dois anos -, além de abordar a educação infantil como etapa importante para o desenvolvimento de todo e qualquer ser humano.

Nos primeiros mil dias, as células cerebrais podem fazer até mil novas conexões a cada segundo. A formação acelerada do cérebro segue durante toda a primeira infância: 90% das conexões cerebrais são formadas até os seis anos de idade. Por isso, é nesta fase que o cérebro precisa de estímulos – intelectuais, afetivos, físicos e sociais -, e a criança, de muitos cuidados.

Para conversar sobre esses assuntos, convidamos a pesquisadora associada à Rede CpE Olga Rolim Rodrigues, do programa de pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Faculdade de Ciências da Unesp, além de Juliana Palma, professora da rede municipal de São Paulo e criadora do canal @papodepro no Instagram.

O episódio já está disponível em diversas plataformas de streaming de áudio, como o Spotify, o Apple Podcasts e o Google Podcasts. No site Anchor FM, é possível ter acesso a todos os serviços que disponibilizam o programa.

A cada episódio, os ouvintes serão recebidos pela jornalista Ocimara Balmant, que conduz a conversa entre um professor e um cientista e entrelaça a teoria e prática científica com a realidade da sala de aula. A segunda temporada irá ao ar de março a junho, sempre na segunda quarta-feira de cada mês.

Queremos ouvir a sua opinião sobre o podcast. Se você tem elogios, críticas ou sugestões, envie um email para: comunicacao@cienciaparaeducacao.org.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado