Edital financiará estudos com potencial para subsidiar políticas públicas e implementar abordagens pedagógicas inovadoras.

(Fonte: site da Fapesp)

A Fapesp e a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) lançaram o primeiro edital do programa PROEDUCA, de apoio a pesquisas em educação básica, com o objetivo de subsidiar o aprimoramento e o desenvolvimento de políticas públicas e de abordagens pedagógicas que visem a melhoria do aprendizado e a redução das desigualdades educacionais. O total do aporte é de R$ 30 milhões para o financiamento de projetos selecionados.

O PROEDUCA deverá contribuir para a solução de problemas cruciais do ensino público, desde as desigualdades de acesso e de trajetória educacional até as altas taxas de abandono e de evasão escolar, passando pela baixa participação dos sistemas públicos de educação básica na educação técnica e profissional.

Estão previstos três editais do PROEDUCA entre 2022 e 2024. O primeiro edital lançado apoiará projetos de pesquisa com foco em seis eixos estratégicos: processo de ensino e aprendizagem na educação básica pública; formação e desenvolvimento profissional docente; gestão da aprendizagem e avaliação; gestão educacional: escolas e a rede de ensino; equidade, diversidade e redução das desigualdades na educação; e tecnologia, inovação e educação profissional no currículo da educação básica. Os projetos selecionados poderão abarcar uma ou mais das seis linhas prioritárias.

Pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa do Estado de São Paulo, públicas ou privadas, poderão submeter os projetos ao primeiro edital do PROEDUCA até o dia 16 de maio.

A íntegra do edital está disponível em: https://fapesp.br/15317.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado