Pesquisadora associada da Rede CpE lidera grupo de pesquisa com atividades voltadas para a inclusão de pessoas com deficiência

O grupo de pesquisa “A educação em saúde para a inclusão social” tem suas origens ainda em 2018, com as primeiras atividades direcionadas para a inclusão de pessoas com deficiência. Hoje, já cadastrado Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o grupo visa aprofundar o conhecimento e apresentar soluções relativas à inclusão social.

Os estudos no âmbito do grupo destacam a importância da educação da pessoa com deficiência, como forma deles próprios poderem aprender e compreender os fatores que favorecem a promoção de sua saúde.

O objetivo “é promover uma real inclusão, para que a educação não seja apenas um instrumento administração do indivíduo em relação a suas diferenças, mas que possibilite a abertura de nova dimensão no processo de aprendizado”, destaca Dionéia Monte-Serrat, pesquisadora associada da Rede CpE e líder do grupo.

Desdobramentos – O grupo já produziu dissertações de mestrado e artigos científicos, mostrando seu processo de consolidação e importância na formação de recursos humanos na área. As pesquisas são direcionadas para ações pedagógicas que transformam o contexto sócio-histórico através da atuação do profissional da área de saúde e educação.

Exemplo disso é o projeto de Marcos Serafim dos Santos, orientado por Monte-Serrat, que se destina a ensinar a Língua Portuguesa para cegos, no município de Humaitá, no Amazonas. Serafim também oferece treinamento para professores, como forma de contribuir na capacitação do ensino da língua portuguesa para pessoas com deficiência.

“O objetivo a longo prazo [do grupo de pesquisa] é o de que essa pessoa com deficiência, assimilando esses fatores de promoção e manutenção de sua própria saúde, possa viver uma realidade de inclusão”, resume Monte-Serrat.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado