Nota técnica de pesquisadores compara aprendizagem escolar antes e depois da pandemia de covid-19 em Sobral (CE)

A cidade de Sobral, no Ceará, destaca-se nos índices de alfabetização do Brasil. Há quase 20 anos, os estudantes da cidade são alfabetizados já no primeiro ano escolar, mostrando um diferencial do seu sistema educacional. Por essa razão, Sobral foi escolhida para se realizar um estudo de aprendizagem, que acabou se tornando uma comparação dos cenários pré e pós-pandêmico.

A pesquisa foi realizada com mais de 900 estudantes do 2º ao 5º ano da rede municipal de ensino a partir de dois recortes: comparação entre alunos da mesma série escolar em 2019 e 2022 e acompanhamento do desenvolvimento dos alunos que estavam no 2º ano em 2019 e que, em 2022, estavam no 5º.

Os resultados apontam que, após a pandemia, os estudantes tiveram um desempenho menor nos quesitos de alfabetização e leitura e fluência de leitura. Por outro lado, a maioria dos alunos que estavam no 2º ano 2019, e que foram alfabetizados nesse período, teve progresso significativo nos mesmos quesitos. “Ou seja, os alunos não tiveram perdas nas habilidades de leitura durante o fechamento das escolas devido à COVID-19”, indica a nota.

Os autores da nota técnica concluem, então, que a pandemia trouxe prejuízos especialmente acentuados para os alunos que passaram pelo 1º e 2º ano na modalidade de ensino remoto, quando as escolas estavam fechadas ou com restrições. “Por outro lado, os alunos que liam adequadamente continuaram progredindo”, destacam os autores Isabella Starling Alves, Guilherme Hirata e João Batista Araújo e Oliveira – este último, pesquisador associado da Rede CpE.

O estudo é intitulado “Pandemia: atraso escolar ou perdas de aprendizagem?” e foi desenvolvido pelo Instituto Alfa e Beto em parceria com IDados Consultoria.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado