Nossa ferramenta de busca foi atualizada em outubro com base na API ChatGPT

A Plataforma Ciência para Educação (CpE) possibilita identificar pesquisadores da área de educação e de diversas áreas do conhecimento, cujos trabalhos têm potencial de impactar os problemas da educação. A ferramenta é gratuita e foi atualizada em outubro por sua equipe desenvolvedora, do Grupo de Cientometria da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Por meio da plataforma, é possível identificar cientistas cadastrados no currículo Lattes através de termos de busca. Entre eles, estão os quase 200 que são membros da Rede CpE e outros cientistas que atuam em áreas de intersecção entre ciência e educação.

Segundo Jesús Mena-Chalco (UFABC), um dos desenvolvedores, não existe uma ferramenta similar que permita identificar pessoas baseadas em tópicos. Para a mais recente atualização, foram incluídos métodos de classificação de conteúdos com base na API ChatGPT – ferramenta atual e que vem ganhando espaço nas áreas educacionais e científicas.

“Um dos principais desafios é classificar de forma precisa e coerente os artigos [científicos] sem usar um especialista humano. Os artigos, geralmente, têm poucas palavras e são bem específicos. Nesse sentido, aproveitando o ‘oráculo computacional’ decidimos por aproveitar esse algoritmo que já aprendeu e foi treinado para questões genéricas”, conta Mena-Chalco.

Por sua contribuição com a Rede CpE, Mena-Chalco foi homenageado durante o nosso VI Encontro Anual.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado