A Rede Nacional de Ciência para a Educação tem como missão fomentar pesquisa translacional em educação. Isso significa levar conhecimentos científicos para a realidade da escola. Por isso, uma de nossas atividades é o Prêmio CpE na sala de aula.

O Prêmio contempla relatos de experiências de professoras e professores da rede de ensino básico de escolas públicas e privadas sobre temas específicos no formato de vídeo.

Nosso objetivo é estimular o compartilhamento de experiências e o desenvolvimento pedagógico incentivando o interesse, a participação e a formação de professoras(es) da rede de ensino básico. Além disso, visamos diminuir a distância entre a academia, a educação básica e a sociedade, aproximando a ciência e o conhecimento científico da população e conectando escolas, pesquisadores e instituições de ensino superior.

Já foram realizadas duas edições do Prêmio. Na primeira, foram laureados nove professores que contaram suas experiências desafiadoras durante a pandemia de covid-19 ainda em 2021, além de menções honrosas.

Os temas norteadores dos vídeos dessa edição eram:
1– Experiências remotas de ensino e aprendizagem que podem permanecer após a pandemia;
2 – Propostas para recuperar as perdas de aprendizagem após a pandemia ou
3 – Medidas para mitigar os prejuízos sociais, físicos e mentais de professores e alunos após a pandemia.

Já em 2023, foram três professores premiados, que receberam as homenagens durante o VI Encontro da Rede CpE. Dessa vez, seis temas direcionaram os concorrentes:

1 – Meninas em STEM
2 – Neurodiversidade na sala de aula
3 – Saúde mental e competências socioemocionais
4 – Interação entre a escola e a comunidade
5 – Funções executivas na escola
6 – Diversidade e inclusão social na escola

Você, professor, acompanhe nossas redes e fique atento às informações sobre o próximo edital!

Sobre o Autor

Avatar photo

Vanessa Brasil é mestra em Comunicação e doutora em Divulgação Científica. Na Rede CpE, é a jornalista responsável pela comunicação.